Artigo Ergonomia na Informática

Em Portugal usava uma estante de música, não é propriamente um suporte de documentos mas servia perfeitamente para o objectivo ;)

Infelizmente aqui já tenho de me amanhar com a secretária...
 
a maior parte das vezes não são 8, são 10 horas em frente ao PC. :S

Sem duvida que vão ser muito úteis estas advertências.

Obrigado.
 
ok estou a desenterrar algo que já tem barbas e tal... xD

pois é, estou com um problema e vou tentar ir ao médico logo que possa ...

então é assim, ultimamente têm doido bastante os dedos indicadores, mais o da mão direita...

doime bastante na zona da dobra, e é mais forte na mão direita (talvez por causa do rato? )

pus-me a pensar, será que o rato não é ergonomico ?

o rato é o microsoft 1.0A

microsoft_kybd_basic_white_mouse.jpg


fkb
 
Há algo excelente para problemas de tensão muscular causados pelo número exagerado de horas da mão no rato. Faz uma pesquisa por USB Far Infrared Thermal Patch, no Google, nas páginas portuguesas.
 
Eu a minha tendinite passou-me porque eu me esforcei mais no pulso.
Isto ou curava ou rachava.

Andei a treinar os pulsos todos os dias, para além de estar o dia todo agarrado ao rato e ainda andar de mota.

Se com treino isto não passa-se, não ia passar de modo algum. Andei mt tempo a tomar voltaren. Uma altura fartei-me, deixei de tomar, comecei um método de treino e não é que isto no espaço de 1 mês ficou quase bom ?

Hoje estou bem, faço karaté, flexões e tudo o resto sem qualquer dor.
 
Relativamente a este post acima, por acaso quando estou sentado na escola quer em casa, não paro de ter aqueles tiques das pernas estarem sempre a mexer. Se estiver com as pernas paradas muito tempo faz-me impressão :P Maior parte do tempo estou sentado a 135º, apesar das cadeiras só darem 90º :D (Só aquelas aulas de 90 mins chegam para dar umas dores de costinhas.....)
 
Quanto à cadeira, na univ estar sentado a 135 é regra geral nas aulas, a menos que esteja a resolver um exe qualquer. Em casa, se estiver a ver tv esparrameiro-me ali todo, é a 135º, é a 180º se for preciso. Agora ao PC é que fico para a frente que a maldita cadeira não deixa ir para trás, e estou sempre torto para os lados, tenho de arranjar uma cadeira como deve ser.
Começo-me a preocupar com a minha saude, porque estou sentado o dia todo (se o dia tem 24 horas, tiro as 8h (média) que durmo, e aquelas 2hora que estou nos transportes (faço os possíveis por ir de pé, só se estiver a "morrer") o resto do dia estou sentado, e exercício é 0.
 
Os 135º apenas reduz a pressão a nível das costas. Não queimam mais calorias por isso. Eu montei um posto de trabalho em pé. É algo que se tem visto falar muito mas a verdade é que é complicado. Só usando um portátil é que vejo que possa ser opção. Mas se conseguirem repartir o tempo entre sentado e em pé já é bom.
 
Um posto de trabalho de pé dá dores nas pernas para quem usa muito tempo. No entanto com desktop e uma estante é bastante fácil fazer um.
 
Só acredito nisso depois de um número considerável de pessoas morrer por estar sentada....:facepalm:

Ergonomia é uma coisa, agora isto ultrapassa o ridículo.

Passo a maior parte do tempo sentado e nunca padeci de tais patetices. Claro que faço exercício ao fim de semana mas não deixo de passar 9 horas sentado nos dias de semana (e 6 nos fins de semana).
Aliás toda a gente que conheço (familia, amigos, colegas de trabalho) têm mais ou menos a mesma rotina e não há relatos disso.

Numa coisa têm razão: Sentar não queima calorias. Mas daí a causar obesidade, também tem a ver com o que a pessoa come. Admito que como muito fast food e nunca ganhei mais do que 3 quilos do meu peso normal.

O resto é conspiração. Se tivesse alguma verdade científica:


  • Não fariam um ataque á TV, pois pode-se ver TV de pé (quem diria hã?)
  • Não transmitiam informação de forma a causar medo á população (efeitos imediatos)
  • Não associavam obesidade a estar sentado quando afirmam que as taxas de exercício permaneceram iguais nos ultimos 30 anos (e depois afirmam que o sentar aumentou 8%? então as taxas de exercicio não permaneceram iguais, ou as pessoas ficavam paradas de pé durante esses 8%?)
  • Não desmentiam noções básicas de ergonomia (e.g não sentar a 90º, sentar a 130º. Quem é o maluco que se vai sentar a 130º para trabalhar? Eu nem me consigo por a 130º no sofá, muito menos numa cadeira...
  • E finalmente, não começavam a falar que o homem não foi feito para sentar porque andava na labuta quando a nobreza e a familia real passavam muito pouco tempo de pé e viveram mais tempo que os tais que andavam na labuta. Além disso esforço a mais pode causar enfartes do miocárdio, e aliás é a causa nº1 de morte entre desportistas, seguida de overdose

Pensem nisso.

Cumps.
 
Última edição pelo moderador:
Eu não vou descambar para uma discussão sobre conspirações.

Naturalmente que há uma enorme dose de erros alimentares e um aumento do sedentarismo. É disso que se trata.

Não é conspiração que a população mundial está cada vez mais obesa. Mas esta não é uma discussão que acho que valha a pena ter aqui.

Edit:

Removi a tua citação que não corresponde ao que escrevi Foi escrita por ti.
 
acho que este "conjunto de slides" acaba por misturar duas coisas: obesidade / maus habitos alimentares com saude (de um ponto de vista fisico)

eu passo o dia inteiro sentado, nao pratico exercicio fisico regular, como fast food, mas nao sofro do 1º caso (alias sou magro demais) :p

no entanto nao posso deixar de ter preocupacoes pelo tempo que passo (mal) sentado, nao por uma questao de peso mas pq sei que mais tarde vou mt provavelmente ter problemas de coluna.
 
É mais problemas de coluna, eu noto pela minha postura até.
Demasiado tempo encurvado sobre o pc faz bastante mal à nossa postura :S
 
Toca a desenterrar isto mais uma vez...

Recentemente voltei à debruçar-me sobre a questão da ergonomia no (meu) posto de trabalho, em particular, da cadeira.

Fiquei a conhecer os "clássicos" como a "Aeron" da "Herman Miller" e a "Freedom" da "Humanscale" que, pelo que dizem, são as "melhores". Não são nada baratas e comprá-las em Portugal parece que só com cunha (numa loja dizia "preço a negociar"). Será que só se vendem para equipar gabinetes de gestores públicos?

Também andei a ver a oferta disponível nas lojas do burgo. O melhor que vi foi uma "Flex Point" da "Topstar" por uns "módicos" $250. Embora me tivesse parecido muito bem construida e confortável pelo menos nos segundos em que estive sentado nela, não me agradou ser de uma marca pouco conhecida e ainda por cima ser um modelo que não aparece no catálogo oficial da marca (modelo desatualizado talvez?).

Pelo meio da minha pesquisa, encontrei soluções no mínimo intrigantes. Por exemplo:

3229535077_98b0a644ac.jpg

fonte: http://www.fourhourworkweek.com/blog/2009/01/27/office-chair-aeron-vs-mirra-vs-liberty/

E ainda (agora sem cadeira):
lazy-geeks.jpg

fonte: http://labnol.blogspot.com/2007/01/using-computer-while-lying-in-bed.html

E, a propósito do trabalhar em pé, encontrei um "meio termo": mesas com regulação eletrica da altura em combinação com cadeiras com a "Capisco" da HÅG onde ficamos meio sentados, meio em pé:

hag-neu-capisco-location-06-mittel.jpg

fontes: http://www.officechairadvice.com/of...t-adjustable-desks-for-healthier-working.html,
http://www.officechairadvice.com/ergonomic/stool-ball-stand/reviews/hag-capisco-chair.html
 
Última edição:
Excelente pesquisa.

Curiosamente a primeira opção acaba por resolver o problema que sinto com a bola suiça (é o nome dado à bola não sei porquê) que é o de estar sempre a ajustar e sentir falta de apoio para as costas. Para quem tem lombalgias vai rapidamente perceber que a bola suiça não é a solução. Neste sistema não sei.

Deitado não me parece. que seja uma boa solução de todo mesmo.

A última solução parece-me excelente. Há umas mesas bastante caras que podem ser usadas como posto de trabalho sentado e em pé e esta cadeira basicamente resolve a questão.

Eu tenho um posto de trabalho sentado e um em pé e uma destas cadeiras poderia ser uma excelente solução. Mas o preço que vi arruma a questão.

É mais um exemplo de que o preço resolve metade dos problemas que temos. Vemos o preço e esquecemos logo a ideia :)
 
Se ficar sentado aumenta o risco de morte utilizar uma secretaria para estar de pé só me ia aumentar o risco de ficar marreco, custa-me imenso estar horas a fio em pé a olhar para um ecrã, sinto dores no pescoço e tenho tendência a debruçar-me sobre a secretaria, só faz mal ás costas.
 
Back
Topo