Artigo Ergonomia na Informática

Se ficar sentado aumenta o risco de morte utilizar uma secretaria para estar de pé só me ia aumentar o risco de ficar marreco, custa-me imenso estar horas a fio em pé a olhar para um ecrã, sinto dores no pescoço e tenho tendência a debruçar-me sobre a secretaria, só faz mal ás costas.

A questão é outra. Nós não somos feitos para passar horas sempre na mesma posição. Nem sentados nem em pé. O problema é que cada vez mais há trabalhos onde se acaba por estar sentado horas a fio.
 
Vou aproveitar para deixar uma dica, que a mim me tem ajudado bastante nas dores de pulso, já que aqui também já se falou disso:

A Powerball.

Tenho uma há uns anos e ajuda-me bastante a prevenir dores no pulso e nos braços, porque infelizmente o meu local de trabalho não é certo nem possui sempre as melhores condições.
Para além disso quando acontece as dores ficarem um pouco mais fortes do que o que deviam, recorro a uma amiga que é fisioterapeuta para dar um jeitinho, e que já me ensinou umas técnicas de massagem dos tendões para acalmar a dor.

Apenas para partilhar algumas técnicas que uso.
 
Curioso, o Artigo que mostraram na pagina atras sobre " sitting is killing you ", foi mostrado e discutido por um professor convidado, na minha escola numa apresentação no cineteatro interactivo aqui da minha escola ..

De facto é uma coisa que nunca tinha pensado ou que nunca me ocorrera...
 
Na fase inflamatória o indicado é mesmo o repouso. Isso é uma regra básica.
A minha recomendação para quem tem dores a nível dos pulsos é que procure mudar a área de trabalho de modo a modificar os jestos. Isto pode ser tão simples como mudar de teclado e de rato ou aumentar e diminuir a distância os mesmos de modo a que a posição das mãos e pulsos seja diferente.

Sempre que tenham um bocadinho e estejam a ler um mail ou ma página façam exercícios com os dedos e punho.

Se costumam estar a beber algo enquanto estão no computador troquem pelo copo mais pequeno que tiverem em casa. Vão ter que se levantar mais vezes :)
 
Isto pode ser tão simples como mudar de teclado e de rato ou aumentar e diminuir a distância os mesmos de modo a que a posição das mãos e pulsos seja diferente.
ou baixar/levantar a altura da cadeira. se tiverem demasiado alto/baixo o pulso fica dobrado.
 
uma destas cadeiras poderia ser uma excelente solução. Mas o preço que vi arruma a questão.

É sintomático quando mais cedo compramos uma TV ou uma máquina fotográfica ou um i-gadget qualquer do que uma cadeira em condições. Daqui a uns anos, quando chegarem as achegas da velhice, será que nos vamos arrepender?

Outra coisa é se os custos justificam estes preços. Não me parece que justifique. Ou então estamos demasiado mal habituados à mão de obra barata chinesa e as réplicas ilegais.


A minha recomendação para quem tem dores a nível dos pulsos é que procure mudar a área de trabalho de modo a modificar os jestos.

Confirmo.

Até agora ainda só tive uma crise de tendinite no pulso. Solução de curto prazo: durante uns meses abandonei o rato e passei a usar uma Wacom (das mais baratas).

Entretanto mudei de mesa, para uma com o tampo mais baixo, e nunca mais voltou a acontecer e já lá vão uns anos.

ou baixar/levantar a altura da cadeira. se tiverem demasiado alto/baixo o pulso fica dobrado.

Nem pensar. A altura da cadeira depende apenas da postura do corpo, não pode estar dependente da posição das mãos. A mesa é que tem de acompanhar as mãos. Mas muita gente tem por costume trabalhar ao computador em mesas demasiado altas e depois admira-se de ter problemas nos pulsos.
 
Última edição:
nem pensar?! se a mesa nao é regulavel em altura (muito poucas são) que remedio temos senao ajustar a altura da cadeira... um dos pontos da postura correcta é ter os cotovelos ao nivel da mesa de forma aos bracos formarem um angulo de 90º... E o monitor ajusta-se a partir daí.
 
É sintomático quando mais cedo compramos uma TV ou uma máquina fotográfica ou um i-gadget qualquer do que uma cadeira em condições. Daqui a uns anos, quando chegarem as achegas da velhice, será que nos vamos arrepender?

Outra coisa é se os custos justificam estes preços. Não me parece que justifique. Ou então estamos demasiado mal habituados à mão de obra barata chinesa e as réplicas ilegais.

É dificil justificar o preço.
Na velhice vamos ter muitos achaques. Disso não há duvida. Mas a maioria deve ser do sedentarismo e excessos na alimentação :)
 
nem pensar?! se a mesa nao é regulavel em altura (muito poucas são) que remedio temos senao ajustar a altura da cadeira... um dos pontos da postura correcta é ter os cotovelos ao nivel da mesa de forma aos bracos formarem um angulo de 90º... E o monitor ajusta-se a partir daí.

Uma cadeira só tem uma altura correta, que é aquela em que os pés assentam no chão. Se vais elevar mais do que isso para que as mãos fiquem na posição certa vais deixar de ter dores nos pulsos para passar a ter dores nas pernas.

A solução mais razoável é trocar a mesa por uma com a altura correta. Não precisa de ser uma mesa regulável.


É dificil justificar o preço.
Na velhice vamos ter muitos achaques. Disso não há duvida. Mas a maioria deve ser do sedentarismo e excessos na alimentação :)

Pois eu acho que é muito mais sensato gastar 600€ numa cadeira que te permita ter uma posição confortável para trabalhar, do que gastar o mesmo dinheiro num LCD de 42" para ver a bola ou o preço certo ;) Em todo caso, uma coisa é o sedentarismo simples e outra é o que imposto pela função que desempenhamos.

A minha outra questão é que o mobiliário é, em geral, caríssimo. Qualquer móvel feito por quatro tábuas custa ~400€. No caso do mobiliário "designer" então os preços são astronómicos. Os móveis do IKEA são excepção, mas usam a mesma receita dos produtos tecnológicos: mão de obra barata.

O nosso corpo até pode estar melhor a adaptado a caçar zebras do que a estar sentado à frente de um ecrã, mas o potencial do engenho humano está em ser capaz de ultrapassar as limitações inerentes ao corpo. Até pode ser que um dia o dispensemos completamente e façamos assim:

braininvat.jpg
 
Uma cadeira só tem uma altura correta, que é aquela em que os pés assentam no chão. Se vais elevar mais do que isso para que as mãos fiquem na posição certa vais deixar de ter dores nos pulsos para passar a ter dores nas pernas.

A solução mais razoável é trocar a mesa por uma com a altura correta. Não precisa de ser uma mesa regulável.
certo, mas tens sempre espaco de manobra (ajuste da cadeira) mantendo os pes no chão, só se a mesa for mesmo muito alta (e a pessoa pequena) é que ficas com as pernas a abanar no ar :)

Em casa ate podes trocar por uma mesa com a altura certa, mas no escritorio do trabalho (se for uma empresa grande) mts vezes torna-se impraticável. se ficares com os pes no ar a melhor solução é arranjar "um tijolo" para pousar os pes :)
 
tens sempre espaco de manobra (ajuste da cadeira) mantendo os pes no chão

Não me parece.


no escritorio do trabalho (se for uma empresa grande) mts vezes torna-se impraticável

Isso é verdade. E acontece igualmente nas empresas pequenas e médias. Tudo depende da sensibilidade para ergonomia da empresa.


a melhor solução é arranjar "um tijolo" para pousar os pes :)

Sim. Um pousa pés é a melhor opção para corrigir uma cadeira demasiado alta. Especialmente se der para usar um com o ângulo certo.
 
Não me parece.
falo por mim :p

alias, o meu problema no work é que ao ajustar a cadeira para ter os braços de forma correcta, as pernas nao ficam a 90º, ou tenho de as esticar para a frente ou as dobrar para tras. Se estico para a frente, vou "escorregando" e quando dou por mim ja estou sentado na ponta da cadeira quase deitado com as costas todas dobradas. se dobro para tras, prendo os pes nas rodas da cadeira e ultimamente ja tenho dores na articulacoes dos pes de os ter sempre a fazer força :(
 
falo por mim :p

alias, o meu problema no work é que ao ajustar a cadeira para ter os braços de forma correcta, as pernas nao ficam a 90º, ou tenho de as esticar para a frente ou as dobrar para tras. Se estico para a frente, vou "escorregando" e quando dou por mim ja estou sentado na ponta da cadeira quase deitado com as costas todas dobradas. se dobro para tras, prendo os pes nas rodas da cadeira e ultimamente ja tenho dores na articulacoes dos pes de os ter sempre a fazer força :(

Só confirmas o que disse: há uma altura "certa" para a cadeira e há pouca margem de manobra nesse ajuste, tanto para mais como para menos. No teu caso a cadeira fica demasiado baixa, o que dá todos os problemas de que falas. A mim normalmente acontece-me o contrário: cadeira muito alta. Encontro com frequência cadeiras reguláveis em altura que mesmo na altura mínima já são demasiado altas.

EDIT: Se calhar não fui suficientemente explícito quando disse que "uma cadeira só tem uma altura correta". Não basta os pés estarem assentes no chão de uma forma qualquer. É preciso que as pernas estejam aproximadamente a 90º e que não haja pressão nas coxas perto dos joelhos.

EDIT2: Este vídeo promocional da Herman Miller explica muito bem os conceitos por detrás das cadeiras - http://www.youtube.com/watch?v=-uuJ3_g2qNk.
 
Última edição:
haha, e acabo de concluir que a minha cadeira de 40€ faz o serviço dessa Mira (tirando a parte das costas regulávei). A unica coisa que tenho de mal na minha area de trabalho, agora, é a mesa que tem umas tráves por baixo que me impedem de chegar para a frente com a cadeira, pelo que tenhop de puxar o teclado.
 
acabo de concluir que a minha cadeira de 40€ faz o serviço dessa Mira (tirando a parte das costas regulávei).

Ou seja, dá para te sentares nela! :)

EDIT: Aproveito e meto mais umas propostas interessantes:

Surf-chair:
44765_ZKBZDsDl5HJkcP2c9dCjCc_OK.jpg


Daybed:
30408_2_468.jpeg


E finalmente, para de uma assentada contrariar todos os problemas associados à vida sedentária imposta pelo uso do computador: a Treadmill Desk
Walkstation_Press_Kit_photos%20001.jpg
 
Última edição:
1 img -> onde é que está o botão para ligar a nave espacial?
2 img -> provavelmente iria adormecer
3 img -> Patrão "Trabalha mais rápido" Eu "Mas já estou quase na velocidade máxima" Patrão "Mais rápido ainda que ainda podes abater essa barriga" :P

Agora a falar a sério, cada vez mais jovens e adultos começam a ter problemas de costas/pulsos devido ao tempo que passam sentados, muitas vezes em locais que propiciam estes problemas, podemos não sentir a curto prazo, mas a longo prazo vamos sofrer e bem.

Solução para todos os que já sofrem, a natação faz milagres em todas as partes do corpo, basta 1 hora por semana e passados uns meses já notam as diferenças.
 
Back
Topo