Ergonomia visual - distância para monitor de 27"

Slate

Membro
Boas,

Comprei recentemente um monitor de 27" e assim que comecei a usá-lo reparei que ficava muito cansado dos olhos passado pouco tempo de o utilizar (1h), ao ponto de deixar de ver bem. Tentei vários dias diferentes e com várias configurações de brilho e o resultado era o mesmo.

Sentia-me um bocado desconfortável porque, apesar do monitor estar ao fundo da mesa, parecia-me que estava demasiado próximo (60-70cm).

Vi na net e a distância recomendada de visualização para um monitor de 27" é entre 80 cm a 100cm.

Para me distanciar do monitor tive de puxar a mesa e colocar um banco à frente da mesa com o monitor. Agora estou a mais de 90cm e faz diferença, já não sinto cansaço.

Esta situação deve ser temporária porque o banco é instável. Estou a pensar comprar um suporte para monitor que vá até ao chão. São mais €75 que não queria gastar :nie2:. É a melhor solução que me lembrei.

Gostava de saber qual é a vossa experiência, tiveram alguns temas de adaptação a novos monitores?

Parece-me que a maior parte das pessoas que usa monitores 27" posiciona-se muito perto. Qual a distância que estão dos vossos monitores?
 
Eu tive o mesmo problema e conheço mais gente com queixas similares. As áreas grandes tornam-se cansativas porque tens uma maior quantidade de luz a incidir nos olhos e precisas de fazer mais movimentos para seguir o cursor.

Não me parece que exista grande solução solução.

Neste momento tenho monitor de 27 4k com a resolução reduzida a Full HD e letra a 150 a uma distância de uma 70cm. ( essencialmente Outlook, processamento de texto e softwares diversos de gestão)

Muitos vão dizer que não faz sentido mas é a solução que encontrei mais confortável sem ser perfeita.
 
Passo mais horas a trabalhar com 2 monitores de 24' a uns 70 cm dos mesmos.

Depois, noutro é 2 monitores de 32' e fico a uns 80~85 cm
Veio muito recentemente o 2° de 32' (4k), o primeiro que tinha é 1440p e em termos de área/resolução um único monitor mesmo sendo 32', era pouco.
Ainda estou em processo de mudança/arranjo da secretaria, mas utiliza-se bem.


Sendo 2 monitores fico de frente para um e o outro é mais 'secundário'.
Estar central com os 2 monitores não, devemos estar de frente para o monitor que utilizamos mais para não andar a torcer o pescoço/olhos.
 
O meu de 27" está a ~65-70 cm.
O brilho a que deves pôr varia de de monitor para monitor e da luminosidade onde estás, mas tenho quase sempre o brilho entre 15 e 25%. Acima já me incomoda.

A resolução também pode contribuir para o cansaço.
Não sei qual a resolução do teu monitor, mas de uma forma geral não aconselho a mudar a resolução, a imagem pode ficar esquisita, com pouca definição e blurry. Aconselho antes a mudar a escala nas definições do monitor. No caso do meu de 27", que é de 1440p, 125% resulta bem. É o que uso quando estou a trabalhar.
 
O conforto de um monitor depende de muitos fatores. Eu agora estou a usar 27" 1440p a 60-65cm sem problemas, mas mesmo assim acho 25" ligeiramente mais confortável.
Não percebo é a malta que usa 27" 1440p com scaling, não conseguem ver com 100% a 60-70cm?!?

4k 27" é colocar a 150%, 1080p e ainda 150%?!!?!? O problema não é do monitor, ida ao oftalmologista urgente.
 
Não percebo é a malta que usa 27" 1440p com scaling, não conseguem ver com 100% a 60-70cm?!?
Tal como depende de vários fatores. nem todas as pessoas são iguais.
Eu para uso pessoal, multimedia, web surfing, gaming, etc., 27" 1440p uso sem scaling e não me incomoda.

Para trabalho, e depois de muitos anos a usar sempre 24" 1080p em trabalho, para programação, office (em particular escrita, Word, E-mails, etc.), prefiro mesmo com 125%. E uso óculos com graduação adequada.

São gostos, preferencias, habituação ... é normal e não há nada de errado com isso.
 
Tal como depende de vários fatores. nem todas as pessoas são iguais.
Eu para uso pessoal, multimedia, web surfing, gaming, etc., 27" 1440p uso sem scaling e não me incomoda.

Para trabalho, e depois de muitos anos a usar sempre 24" 1080p em trabalho, para programação, office (em particular escrita, Word, E-mails, etc.), prefiro mesmo com 125%. E uso óculos com graduação adequada.

São gostos, preferencias, habituação ... é normal e não há nada de errado com isso.

Ok, uma coisa é usar 125% em algumas apps. Mas usar 125% geral com 1440p 27" tem muitos downsides e não vale a pena quando 100% se vê perfeitamente.

Eu por vezes também aumento dentro mesmo da app para 110-125%


Aumentar o texto não vai ser mais confortável a não ser que seja tão pequeno que mal consigas ler. O tipo de painel, acabamento, tamanho e brilho sim. NanoIPS por exemplo é conhecido por causar eye strain a muita gente, mas depois tem malta que não nota nada.

Resolução/refresh também afetam o conforto, ler texto com ppi mais elevado é mais confortável, o texto é mais sharp e clean. Refresh rate mais alto é mais confortável em tudo o que tenha movimento. Scrolling, gaming, etc.
 
Última edição:
O melhor talvez seja fazeres a troca por um mais pequeno de 24", tenho um Huawei e acho perfeito para trabalho de escritório.
A distância a que estou do monitor é o meu braço com o punho fechado.
 
O conforto de um monitor depende de muitos fatores. Eu agora estou a usar 27" 1440p a 60-65cm sem problemas, mas mesmo assim acho 25" ligeiramente mais confortável.
Não percebo é a malta que usa 27" 1440p com scaling, não conseguem ver com 100% a 60-70cm?!?

4k 27" é colocar a 150%, 1080p e ainda 150%?!!?!? O problema não é do monitor, ida ao oftalmologista urgente.

No meu caso consigo ver perfeitamente na resolução máxima. O problema, como foi já referido, é o cansaço ocular ao fim de alguma horas. Não é questão de "não conseguir ver" até porque já tenho óculos para isso mesmo :wvsore:

Por acaso fui testar configurações alternativas e mantenho a 1080p porque porque em 4k e com tamanho de letras grandes ( 200 a 300%) os icons do Outlook ficam enormes.

Com 1440p também dá para trabalhar mas não testei um dia inteiro ainda.
 
Obrigado a todos pelas respostas. Percebi que não sou o único com estes temas.. Notei uma grande diferença na transição de 24" para 27" + Nano IPS.

Como solução o que arranjei foi distanciar-me do monitor e resulta. Já não sinto eyestrain.

Como a minha secretária é pouco profunda comprei um suporte de monitor até ao chão. Infelizmente a placa VESA de conexão ao monitor não tem um bom fit (vou criar outro tópico para discutir "Suporte de monitor até ao chão").
 
Back
Topo