Erro ao gravar/formatar DVD+RW

J_NUK_A

El Patinador
Olá,

Tenho um problema com os meus DVD+RW. Há algum tempo atrás gravei dados em 3 DVD+RW e agora decidi reutilizá-los, para gravar dados novamente. Só que deparei-me com dois problemas, ao tentar formatar esses DVDs o Nero 8 diz-me, que não são DVDs regraváveis e se tentar gravar por cima, ocorre uma falha na gravação e o nero diz-me que não é possível gravar no disco inserido. Recentemente gravei um DVD+RW, em forma de dados, para verificar se também acontecia o mesmo... e dava os mesmos erros que nos outros 3.
Agradecia que me ajudassem a resolver este problema.

Muito obrigado
 
Boas...
Ja tentaste limpar a lente do gravador, com aqueles cds de limpeza?
Os dvd's são todos da mesma marca/caixa? ja me aconteceu de tentar gravar dvd-rw de um lote e 5 deles deram erro...os outros gravaram normalmente.
Ja tens os dvd's há muito tempo?
Fiquem!
 
Ainda não tentei limpar mas duvido que seja da lente do gravador, porque senão não lia DVDs de jogos, nem os corria, aliás nem gravava bem, não é verdade? O problema está mesmo na gravação de DVD+RW, que foram gravados anteriormente, e na sua formatação, porque consigo gravar DVD+RW virgens, DVD+R, DVD-R e DVD-R DL.
A marca dos DVDs é Memorex, sim são todos da mesma caixa e já os tenho há uns dois anos.
O mais esquisito é que já tentei noutro computador com uma versão anterior do Nero, acho que é o 6, e diz-me a mesma coisa.

Uma coisa, quando gravamos DVD+/-RW fecha-se o DVD ou é necessário deixá-lo aberto (disco de multi-sessão)?
 
Última edição:
Uma coisa, quando gravamos DVD+/-RW fecha-se o DVD ou é necessário deixá-lo aberto (disco de multisessão)?

Em DVD-R é necessário deixar aberto para adicionar conteúdos, em RW não sei mas acredito que o procedimento seja idêntico. Como os RW sempre me deixaram ficar mal não utilizo há já algum tempo mas lembro-me de fazer apenas copy/paste, não utilizava nenhum programa de gravação.

Como dizes terem já 2 anos podem estar danificados também.
 
Descarreguei o CDBurnerXP e tentei formatar os meus discos DVD+RW com ele e quando clico em "apagar disco" o programa diz-me, que tenho inserido um DVD-R e, logo, não é possível apagá-lo, mas isso não faz nenhum sentido pois eu tenho inserido um DVD+RW... é realmente muito estranho o programa/leitor reconhecer o disco como DVD-R, quando ele é na verdade um DVD+RW...
Tentei inclusivé com um DVD+RW de uma amiga e diz exactamente a mesma coisa! O estranho é que ela consegue gravar por cima, nesse mesmo DVD, mas eu não...
Alguém sabe de alguma solução?
 
Última edição:
Ouch.
Se calhar tens mesmo avaria no gravador :(

O outro DVD+RW é de outra marca?
Já tentaste com outras marcas?
 
Última edição:
O DVD que me foi emprestado era da marca mitsai.
Achas mesmo que posso ter o gravador estragado? É que o engraçado é que ele só passa a reconhecer os DVD+RW como DVD-R, segundo o CDBurnerXP, depois de gravados... não é um bocado estranho?
 
Pois é.
Não sei que te diga...
Mas também, por 20€ arranjas um gravador e poupa as dores de cabeça.
Se bem que estou curioso acerca do que possa ser.
 
Pedi à minha amiga para ela tentar gravar alguma coisa por cima dos meus DVD+RW para ver-se é realmente um problema do gravador, ou ficar mais convencido e assim trocá-lo.
 
Última edição:
Hoje comprei DVD+RW Verbatim e um CD para limpar o leitor. Depois de usar o cd para o limpar, gravei em forma de dados 4 ficheiros, que ocupavam cerca de 1 GB e tal, e ainda escolhi a opção de deixar o disco aberto, como já tinha dito o olly. Infelizmente o resultado foi mesmo que com os Memorex. Os DVD+RW passam a ser reconhecidos como DVD-R e não se consegue gravar por cima nem formatar. O mais estranho é que eu escolhi a opção de deixar o disco aberto e ele fechou-o, senão ele deixar-me-ia gravar mais alguma coisa... parece ser mesmo do gravador.
Estou só à espera de notícias da minha colega e logo verei o que fazer...
 
Lembram-se de eu ter dito que tinha experimentado gravar num outro computador, que tinha uma versão anterior do nero?(a minha 2ª mensagem) Esse computador era o meu portátil e dizia-me exactamente a mesma coisa que me dizia o meu pc, só que recentemente tive que o formatar e hoje decidi ver, com o CDBurnerXP, se o portártil continuava a não reconhecer os DVD+RW e o engraçado é que agora já reconhece. Portanto pode ser do Nero, mas talvez nem seja, visto que a versão do portátil era diferente da do meu pc, ou pode até ser um programa que tinha no portátil, e que ainda tenho no pc, que me estava a causar este problema. Agora resta saber qual...
A minha colega conseguiu gravar por cima dos dados que tinha nos meus DVD+RW na perfeição.
 
A desinstalção do Nero 8 não deu em nada... ainda desinstalei o CDBurnerXP e voltei a instalar, mas continua a reconhecer os DVDs+RW como DVDs-R.
Talvez formate o pc neste fim-de-semana, porque tenho medo de comprar um gravador novo e isto continuar na mesma e também tenho a impressão de que há algum programa a interferir com o gravador, pois isto também me dava erro no portátil antes de o formatar.
 
Depois de formatar o computador e voltar a instalar o windows o meu leitor/gravador já reconhece os DVD+RW como tal. Agora gostava era de saber qual seria o programa que estava a interferir com o leitor/gravador de tal forma para ele reconhecer os DVD+RW como DVD-R... Bem agora já não é possível, visto que o formatei. Espero não ter o mesmo problema outra vez.

Muito obrigado
 
Talvez o erro estivesse no controlador.
Algum ficheiro do windows corrompido... se a formatação resolveu era definitivamente problema de software.

Assim como assim, ainda bem que ficou resolvido.
 
Com essa marca Mitsai, deixa lá, que tb é uma boa treta.......

Mas ainda bem que a coisa resolveu-se...

No meu caso, tenho 2 gravadores, e o Plextor, tb anda um pouco "passado" com os RW`s...mas tb já tem mtos aninhos...e mta rodagem...

Bons Burns,
 
Back
Topo