erro ao iniciar Pc

FireFox.Rui

Power Member
Boa noite.
Ultimamente tem aparecido este erro quando ligo o PC

https://ibb.co/0K0YPxb

Tenho uma motherboard Z390 ultra

já substitui a fonte alimentação e tentei trocar as memória em cada socket. Tentei com uma de cada vez tambem.. este inicio continua a dar o mesmo erro quando ligo o PC

Quando fico umas horas sem ligar o pc. Quando ligo o pc fica ecrã escuro... e volta a reiniciar. Até chegar a esse erro novamente.

outras vezes passa á primeira e vai para o windows.

Mas maior parte das vezes anda neste erro

E quando vai a essa pagina a falar do erro. Eu clico no LOAD OPTIMIZED DEFAULTS THEN BOOT.
Logo de seguida vai para o windows



O que eu uso no computador
Material/info:

CPU INTEL - i9K 9900K 3.60GHZ

GPU Palit RTX 2080 TI 11gbRAM

32gb hyper x predator DDR4 2666 2x8gb + 2x8gb total 32gb

MotherB Z390 AORUS ULTRA

SSD kingstone 240gb (ssd normal)SSD Kingston A2000 (SA2000M8/1000G)

SSD NVMe PCIe M.2 2280, 1 TBHDD 3.5" Seagate Barracuda 1TB 7200RPM 64MB SATA III

Fonte Alimentação Corsair xt 650w

Caixa ATX CUBE

Water cooler - COLER MASTER - Radiador de 2 fans
 
Última edição:
Boa noite.
Ultimamente tem aparecido este erro quando ligo o PC

https://ibb.co/0K0YPxb

Tenho uma motherboard Z390 ultra

já substitui a fonte alimentação e tentei trocar as memória em cada socket. Tentei com uma de cada vez tambem.. este inicio continua a dar o mesmo erro quando ligo o PC

Quando fico umas horas sem ligar o pc. Quando ligo o pc fica ecrã escuro... e volta a reiniciar. Até chegar a esse erro novamente.

outras vezes passa á primeira e vai para o windows.

Mas maior parte das vezes anda neste erro

E quando vai a essa pagina a falar do erro. Eu clico no LOAD OPTIMIZED DEFAULTS THEN BOOT.
Logo de seguida vai para o windows



O que eu uso no computador
Material/info:

CPU INTEL - i9K 9900K 3.60GHZ

GPU Palit RTX 2080 TI 11gbRAM

32gb hyper x predator DDR4 2666 2x8gb + 2x8gb total 32gb

MotherB Z390 AORUS ULTRA

SSD kingstone 240gb (ssd normal)SSD Kingston A2000 (SA2000M8/1000G)

SSD NVMe PCIe M.2 2280, 1 TBHDD 3.5" Seagate Barracuda 1TB 7200RPM 64MB SATA III

Fonte Alimentação Corsair xt 650w

Caixa ATX CUBE

Water cooler - COLER MASTER - Radiador de 2 fans

Boas,

Antes deste problema aparecer, estavas a fazer Oc no CPU e Ram?

Ao fazeres load á default e fores pro Windows, se reniciares ou desligares e voltares a ligar, isto acontece novamente?

Tens a BIOS com o último update?

As Rams já eram estás ou acrescentas-te mais tarde 2x8 e isto é que passou acontecer?

Convém detalhares como estava a máquina a correr a nivel de opções antes de o problema aparecer

Cumps, Wolf
 
Boas,

Antes deste problema aparecer, estavas a fazer Oc no CPU e Ram?

Ao fazeres load á default e fores pro Windows, se reniciares ou desligares e voltares a ligar, isto acontece novamente?

Tens a BIOS com o último update?

As Rams já eram estás ou acrescentas-te mais tarde 2x8 e isto é que passou acontecer?

Convém detalhares como estava a máquina a correr a nivel de opções antes de o problema aparecer

Cumps, Wolf

Não nunca fiz OC

Sim já fiz load á default. Desligo e inicio novamente e acontece novamente

Sim fiz o último update da bios á 2horas atrás e continua a acontecer isto

As rams sempre foram 4 módulos de 8gb

Nunca fiz nada...
 
Não nunca fiz OC

Sim já fiz load á default. Desligo e inicio novamente e acontece novamente

Sim fiz o último update da bios á 2horas atrás e continua a acontecer isto

As rams sempre foram 4 módulos de 8gb

Nunca fiz nada...

Então... Basicamente isto aconteceu da noite pro dia, certo?

Faz na mesma clear á CMOS, tira a pilha, espera uns 30s e volta a colocar.

No Windows vais desactivar o fast startup: www.windowscentral.com/how-disable-windows-10-fast-startup

Experimenta e diz alguma coisa.

Cumps, Wolf
 
Tenho que ir casa tentar.

Isto é o que acontece. Parece que é muito frequente. Até no google se vê muitos com o mesmo problema

Olha o vídeo:

Indo por partes, pra fazer despiste ao que realmente pode ser, pois basta pesquisar pelo "boot failure detected" e apenas envolve esta board em questão Z390 e em todos os casos n vejo uma solução em especifico.

Antes de qualquer coisa, ver se de facto tens as configs na BIOS todas em stock "load default".

Pelo video dá para ver que usas apenas um cabo PCIe para alimentar a 2080 Ti, o mais correto deveria ser dois cabos PCIe separados e n usar o "extra" 8 pins como tens.

Já experimentaste ligar o Pc em dual-channel em vez de quad-channel? Uma vez que já experimentaste um stick de RAM á vez...

O problema tb poderá ser do XMP (mas tb o mesmo acontece sem XMP enable), á pessoal a activar o XMP, o problema mantem-se e aumentam a voltagem para 1.35V e fica resolvido.

Os cabos da parte superior esquerda do CPU estão bem connectados? O mesmo para o de 24 pins da Motherboard?

Experimenta ligar o Pc sem o HDD ligado.

Que outras opções tens para perfis da RAM? Para mta gente apenas activar o XMP de nda faz e têm que ainda fazer alterações manualmente.

Cumps, Wolf
 
Indo por partes, pra fazer despiste ao que realmente pode ser, pois basta pesquisar pelo "boot failure detected" e apenas envolve esta board em questão Z390 e em todos os casos n vejo uma solução em especifico.

Antes de qualquer coisa, ver se de facto tens as configs na BIOS todas em stock "load default".

Pelo video dá para ver que usas apenas um cabo PCIe para alimentar a 2080 Ti, o mais correto deveria ser dois cabos PCIe separados e n usar o "extra" 8 pins como tens.

Já experimentaste ligar o Pc em dual-channel em vez de quad-channel? Uma vez que já experimentaste um stick de RAM á vez...

O problema tb poderá ser do XMP (mas tb o mesmo acontece sem XMP enable), á pessoal a activar o XMP, o problema mantem-se e aumentam a voltagem para 1.35V e fica resolvido.

Os cabos da parte superior esquerda do CPU estão bem connectados? O mesmo para o de 24 pins da Motherboard?

Experimenta ligar o Pc sem o HDD ligado.

Que outras opções tens para perfis da RAM? Para mta gente apenas activar o XMP de nda faz e têm que ainda fazer alterações manualmente.

Cumps, Wolf


O video não é dele suponho eu. Esse workaround dos cabos pci-e da fonte tem muito que se lhe diga. Depende do gauge do cabo e da ampere do rail a que está ligado. Tens fontes com rails e cabos capazes de alimentar uma 2080ti num só cabo com capacidade de sobra.
 
Uma pergunta esse kit de ram é um 4x8gb ou compraste 2x8gb e mais tarde adicionaste outros 2x8gb ?

No segundo post dele, ele menciona que sempre foram 4 sticks, apesar de ele no inicio mencionar 2x8 + 2x8, quando podia ter logo dito 4x8GB.

O video não é dele suponho eu. Esse workaround dos cabos pci-e da fonte tem muito que se lhe diga. Depende do gauge do cabo e da ampere do rail a que está ligado. Tens fontes com rails e cabos capazes de alimentar uma 2080ti num só cabo com capacidade de sobra.

Se o video é dele ou n, n sei, sei que é uma board bastante problematica para tudo o que aparece no google e n vejo uma solução á vista, a n ser testar uma data de coisas e ver o que acontece... Caso contrário o mais facil será ir a uma loja e testar com outra board.

Cumps, Wolf
 
No segundo post dele, ele menciona que sempre foram 4 sticks, apesar de ele no inicio mencionar 2x8 + 2x8, quando podia ter logo dito 4x8GB.



Se o video é dele ou n, n sei, sei que é uma board bastante problematica para tudo o que aparece no google e n vejo uma solução mais viavel a n ser testar uma data de coisas e ver o que acontece... Caso contrário só mesmo testando outra board diferente numa loja e ver.

Cumps, Wolf

Sim é uma board problemática. Eu perguntei acerca dos sticks de ram porque tens gente que tem problemas quando ativa o XMP, por isso suspeito que a gigabyte tenha usado uma topologia de memória manhosa. Algo nessa board causa problemas a nivel de memórias, mas no caso dele é um pouco estranho porque supostamente está a usar JEDEC e não XMP. No minimo deveria correr em velocidades JEDEC sem problemas, se estiver dentro da garantia é mandar isso para lá e o fabricante que trate disso porque definitivamente é uma board bastante suspeita.

Ele devia experimentar as rams em single rank ao invés do dual rank que está a usar agora. É uma questão de retirar os modulos do slot A1 e B1 e meter a máquina a funcionar com 16gb e ver se o problema se mantém. Como a topologia de memórias da board é manhosa pode ser que dê para confirmar efetivamente que o problema é da board se o problema não se mantiver.
 
Última edição:
Sim é uma board problemática. Eu perguntei acerca dos sticks de ram porque tens gente que tem problemas quando ativa o XMP, por isso suspeito que a gigabyte tenha usado uma topologia de memória manhosa. Algo nessa board causa problemas a nivel de memórias, mas no caso dele é um pouco estranho porque supostamente está a usar JEDEC e não XMP. No minimo deveria correr em velocidades JEDEC sem problemas, se estiver dentro da garantia é mandar isso para lá e o fabricante que trate disso porque definitivamente é uma board bastante suspeita.

Ele devia experimentar as rams em single rank ao invés do dual rank que está a usar agora. É uma questão de retirar os modulos do slot A1 e B1 e meter a máquina a funcionar com 16gb e ver se o problema se mantém. Como a topologia de memórias da board é manhosa pode ser que dê para confirmar efetivamente que o problema é da board se o problema não se mantiver.
Resolvido. Conclusão: meti umas rams da corsair 8gb 3200mhz (meti 2x 8gb) e funciona sem erros

Vou enviar fotos da lista de rams que dão na z390 ultra. E meter foto do pende da ram hyper x 8gb 2666mhz

https://ibb.co/RcHgN9D
https://ibb.co/1G8qtwt

e o estranho é que na lista esta 32gb destas rams

Será que só dava 2 pentes de 16gb? 2x 16gb?
 
Resolvido. Conclusão: meti umas rams da corsair 8gb 3200mhz (meti 2x 8gb) e funciona sem erros

Vou enviar fotos da lista de rams que dão na z390 ultra. E meter foto do pende da ram hyper x 8gb 2666mhz

https://ibb.co/RcHgN9D
https://ibb.co/1G8qtwt

e o estranho é que na lista esta 32gb destas rams

Será que só dava 2 pentes de 16gb? 2x 16gb?


O problema é que se compraste um kit de 2x8gb e depois mais tarde o mesmo kit de 2x8gb. É possivel que o fabricante num batch diferente use memórias diferentes e coloque o mesmos timings, mas numa board que já tem problemas de gestão de memórias colocar 2 kits essencialmente diferentes em dual rank (quanto maior o rank mais dificil é para a board gerir frequências elevadas da RAM e timings mais justos) pode dar problemas a nivel de XMP.

Eu por exemplo numa máquina em casa tenho um kit de 2x8gb G.Skill Trident Z que comprei quando montei a máquina, essas memórias são SK Hynix. Passado um ano comprei o mesmo kit para dar adicionar mais 2x8gb, e as memórias são Samsung B-Die. No meu caso não tive problemas porque a minha board tem uma topologia em T e dá-se bem com overclock de memórias.

O que podes fazer é despachar essas rams no mercado de usados, ram é algo que se vende facilmente e compras um kit de 32gb da QVL dessa board. Ou isso, ou então tens de ajustar manualmente os sub timings e voltagens para essas rams funcionarem em conjunto
 
Última edição:
Back
Topo