Erro ao instalar ubuntu 12.10 64 bit em ssd

marco75

Power Member
Boas, pessoal. tenho vindo a tentar instalar ubuntu 12.10 64 bit num Portégé com disco ssd de 128g, mas não consigo de maneira nenhuma ora não entra em ambiente gráfico (sendo q a instalação corre bem), dá erro de montagem do /. e em instalação manual também dá erro ao criar ext4 em /. Alguma ideia, não tenho encontrado na net problemas com a instalação do os. será k tou a fazer algo mal??? Ajuda PFF.
 
Presumo que já tentas te quer a instalação automática como a manual.
Estás a tentar instalar em dual-boot?
Quando dizer que dá erro ao criar o ext4, o que é que é dito exactamente?
 
sem dual boot. Agora não dá erro apenas instala, reeinicia e fica com ecrã negro com o cursor a piscar sem aparecer ecrã de boot. sim já tentei automático e manual.
 
"Errors were found while checking the disk for /." fsck não corrige nada.
"failed command: read fpdma queued."
"failed command: write fpdma queued."

Alguém dá ideias?
 
Última edição:
Experimenta fazer as partições com o Gparted com os formatos certos e prontos como se tivesses logo a instalar, depois pede para instalar em cima da partição / sem formatares (não me lembro se dá, mas é capaz de dar).
 
O ssd é de 128G. Já experimentei com o Gparted: 120g; ext4; / + 8g; swap. e não deu. era isso que tinhas em mente, ou algo mais ?
Será que podes explicar melhor? brgado
 
Eu tenho um Kingston de 120GB e funcionou sem espinhas. O objectivo era antes de ires instalar o sistema, usasses o live cd do Gparted e particionavas o disco, essa configuração que tens é boa btw. E depois é que punhas o Ubuntu a fazer boot para instalar e escolhias para ele instalar na /. Ou seja criavas as partições e só depois é que ias instalar. Já experimentaste sacar outro iso? Pode ser esse iso corrompido e está a dar problemas. Se estiveres a usar uma pen é mais fácil para isto tudo que disse, cd/dvd´s dá muita trabalheira e é um gasto demais para o que é.
 
dvd da versao 12.10 32 bit, encrava ao instalar no processo "creating ext4 file system for / in partitions #1 ..." ???? instalação auto. já usei para instalar noutra máquina.
 
tentativa de instalar v 12.10 e 12.04 64 bit através de pen installer. sempre o mesmo problema a criar file systems quer automático quer manual (usando gparted ou não!). já não sei mais o q fazer vou voltar a instalar win 7 64b a ver se tb tenho probs.
 
instalei win 7 ultimate 64b. tudo ok. format; cd recover toshiba = tudo ok.
infelizmente poderá ser problemas com a distro 64b ou com o facto do disco (sda) ser ssd!!??
tenho a distro 12.10 32b instalada do desktop e nunca tive nenhum tipo de problemas como este.
Se alguém me ajudar a resolver o prob ficava muito grato e tinha a maior satisfação de instalar ubuntu no toshiba.
 
Não estou a ver porque haveria problemas por ser SSD. Eu próprio já instalei num a 12.04 e funcionou perfeitamente! Muito esquisito, consegues dar mais specs do PC? Pode ser de outra coisa e nós pensamos que seja do disco xD
 
Faz o seguinte, tira o SSD do portatil e coloca na torre, tentar instalar.

Digo isto porque tenho um portátil (antigo) que com o adaptador para CF, não consegue gravar no cartão. Mas usando um adaptador USB para discos, funciona na perfeição. O portátil usa discos PATA/IDE.

Pode estar a ocorrer algo semelhante contigo, o linux estar com problemas com o teu controlador.

Ah, não testei com windows, principalmente porque o disco do portátil já foi á vida. Mas penso que poderá ser útil esta informação.

Já agora, podes realizar a instalação no desktop e passar po portátil, o linux deve arrancar, pelo menos foi o que já fiz entre portáteis usando disco USB.
 
Faz o seguinte, tira o SSD do portatil e coloca na torre, tentar instalar.

Digo isto porque tenho um portátil (antigo) que com o adaptador para CF, não consegue gravar no cartão. Mas usando um adaptador USB para discos, funciona na perfeição. O portátil usa discos PATA/IDE.

Pode estar a ocorrer algo semelhante contigo, o linux estar com problemas com o teu controlador.

Ah, não testei com windows, principalmente porque o disco do portátil já foi á vida. Mas penso que poderá ser útil esta informação.

Já agora, podes realizar a instalação no desktop e passar po portátil, o linux deve arrancar, pelo menos foi o que já fiz entre portáteis usando disco USB.

já tentei isto e também não deu.
 
Não estou a ver porque haveria problemas por ser SSD. Eu próprio já instalei num a 12.04 e funcionou perfeitamente! Muito esquisito, consegues dar mais specs do PC? Pode ser de outra coisa e nós pensamos que seja do disco xD
Core i7 620M clock speed : 2.66 / 3.33 Turbo GHz
Front Side Bus : 1066 MHz
3rd level cache : 4 MB
4096 + 4096 DDR3 RAM 1066MHZ
DVD-RW SuperMulti drive (Double Layer)
13.3" ecrã
Solid State Drive 128G
Intel® Graphics Media Accelerator HD

Espero que seja suficiente.
 
tentei ubuntu 12.10 64b em hdd 2.5, como já li algures num forúm: "sem espinhas". instalou à 1ª e a bombar. o problema é quando tento instalar no ssd.
 
Back
Topo