Erro/avaria em cartão Micro SDXC 64 GB Sandisk?

kinky

Power Member
Síntese: Já comprei por duas vezes na Amazon UK um cartão microSDXC de 64GB da Sandisk. Ambas as vezes tornou-se inutilizável no próprio dia em que o comecei a usar, nem formatar consigo.

Descrição do problema: Primeiro quis usá-lo no meu Samsung Galaxy SII. Consegui copiar alguns ficheiros através do adaptador fornecido, depois deixou de conseguir copiar ficheiros. Deixei de conseguir apagar/copiar ficheiros ou sequer formatar o cartão tanto no telemóvel como no PC.

Esta semana voltei a tentar adquirir o mesmo cartão (porque, afinal, a esmagadora maioria das reviews são boas), desta vez para usar no meu Samsung Galaxy Note II. Agora tentei copiar os ficheiros com o cartão inserido no telemóvel, através da ligação USB ao PC. Consigo encher perto de 30GB do cartão, desconecto o telemóvel do PC e o telemóvel mostra-me apenas cerca de 2GB utilizados. Mais uma vez, não consigo apagar esses 2GB de ficheiros e não consigo formatar o cartão, tanto no telemóvel como no PC. No telemóvel diz que consegue formatar, mas vou a ver e os mesmos 2GB de ficheiros continuam lá. No PC, o formatador do Windows diz logo que não consegue formatar o cartão, quase imediatamente. Se usar o formatador do site oficial dos cartões SD, diz-me que o cartão está bloqueado à escrita, o que não faz sentido, penso eu, visto tratar-se de um microSD (não tem aquele "interruptor" como os cartões SD normais).

Tentei copiar/apagar/formatar o cartão através das seguintes formas, todas sem sucesso (PC com Windows 7):
- telemóvel ligado ao PC via USB (apenas para cópia/eliminação de ficheiros; a formatação foi tentada no próprio telemóvel)
- cartão microSDXC inserido num adaptador SD da própria Sandisk (com o "lock" ligado e desligado), por sua vez inserido no leitor de cartões de memória do PC
- cartão microSDXC inserido num adaptador USB (também da própria Sandisk)

Alguém sabe o que se passa? Tenho assim mesmo tanto azar que apanhei com dois cartões defeituosos?

NOTA: Sim, fiz pesquisa antes de abrir esta "thread" nova, visto não ter encontrado resultados relativos a problemas com este tipo de cartões.
 
Última edição:
Síntese: Já comprei por duas vezes na Amazon UK um cartão microSDXC de 64GB da Sandisk. Ambas as vezes tornou-se inutilizável no próprio dia em que o comecei a usar, nem formatar consigo.

Descrição do problema: Primeiro quis usá-lo no meu Samsung Galaxy SII. Consegui copiar alguns ficheiros através do adaptador fornecido, depois deixou de conseguir copiar ficheiros. Deixei de conseguir apagar/copiar ficheiros ou sequer formatar o cartão tanto no telemóvel como no PC.

Esta semana voltei a tentar adquirir o mesmo cartão (porque, afinal, a esmagadora maioria das reviews são boas), desta vez para usar no meu Samsung Galaxy Note II. Agora tentei copiar os ficheiros com o cartão inserido no telemóvel, através da ligação USB ao PC. Consigo encher perto de 30GB do cartão, desconecto o telemóvel do PC e o telemóvel mostra-me apenas cerca de 2GB utilizados. Mais uma vez, não consigo apagar esses 2GB de ficheiros e não consigo formatar o cartão, tanto no telemóvel como no PC. No telemóvel diz que consegue formatar, mas vou a ver e os mesmos 2GB de ficheiros continuam lá. No PC, o formatador do Windows diz logo que não consegue formatar o cartão, quase imediatamente. Se usar o formatador do site oficial dos cartões SD, diz-me que o cartão está bloqueado à escrita, o que não faz sentido, penso eu, visto tratar-se de um microSD (não tem aquele "interruptor" como os cartões SD normais).

Alguém sabe o que se passa? Tenho assim mesmo tanto azar que apanhei com dois cartões defeituosos?

Pode parecer parvo mas... Tens o lock ligado? É que com o lock não consegues mexer em nada lol
Edit: Mete num adaptador de cartões SD que tenha o lock, e experimenta ligar/desligar o lock.
 
Já fiz isso, sem sucesso. Vou alterar o "post" original para incluir essa informação.

Pelo comportamento que descreves, compraste um cartão falso com o boot alterado para 64GB. Mesmo vindo da Amazon, existem 'fornecedores' que se comportam como se fosse um eBay (onde a incidencia deste tipo de problemas é elevado.

Deverias de reclamar os dois cartões e pedires a devolução do dinheiro e optares por uma aquisição directa na Amazon.
 
Pelo comportamento que descreves, compraste um cartão falso com o boot alterado para 64GB. Mesmo vindo da Amazon, existem 'fornecedores' que se comportam como se fosse um eBay (onde a incidencia deste tipo de problemas é elevado.

Deverias de reclamar os dois cartões e pedires a devolução do dinheiro e optares por uma aquisição directa na Amazon.

Estou a par disso, só compro cartões de memória vendidos pela própria Amazon, nunca a terceiros. Pedi a devolução do dinheiro relativamente ao outro cartão e não tive qualquer problema por parte da Amazon. Já estou a tratar do processo de devolução deste cartão, mas fiquei curioso, visto haverem tantas críticas positivas relativamente ao mesmo, incluido pessoas que o usam nos mesmos telemóveis em que eu tentei usar. Onde poderei adquirir um cartão destes genuíno e sem qualquer problema atrelado a ele? Se já nem na própria Amazon se pode confiar...
 
1º Certifica que os teus dispositivos (pc, telemóveis) suportem SDXC. Em particular o pc.

2º Usa o h2testw (no pc) para certificar da real capacidade do cartão. Se falhar tens mais uma prova para enviar à Amazon.

Boa sorte.
 
1º Certifica que os teus dispositivos (pc, telemóveis) suportem SDXC. Em particular o pc.

2º Usa o h2testw (no pc) para certificar da real capacidade do cartão. Se falhar tens mais uma prova para enviar à Amazon.

Boa sorte.

1º Quanto ao PC, não faço ideia, mas ele reporta a capacidade total do cartão e sugere sempre formatação via exFAT (desconheço se isto é informação relevante). Quanto ao telemóvel há inúmeros relatos por essa internet fora de gente que tem este cartão nos mesmos telemóveis e não apresentam qualquer problema.

2º Quando chegar a casa irei fazer isso, obrigado pela sugestão!
 
Eu tenho comprado atraves deste site: http://www.*****.co.uk/

É verdade que ainda nao comprei o de 64Gb, mas seria a minha proxima compra.
Com os teus relatos, deixaste-me com o pé atras :s
 
Eu tenho comprado atraves deste site: http://www.*****.co.uk/

É verdade que ainda nao comprei o de 64Gb, mas seria a minha proxima compra.
Com os teus relatos, deixaste-me com o pé atras :s

Já foram duas compras seguidas deste cartão (directamente à Amazon, supostamente genuíno da Sandisk), em que me dei mal... Já somos dois de pé atrás, agora (seja na Amazon ou noutro site qualquer) :(
 
1º Quanto ao PC, não faço ideia, mas ele reporta a capacidade total do cartão e sugere sempre formatação via exFAT (desconheço se isto é informação relevante). Quanto ao telemóvel há inúmeros relatos por essa internet fora de gente que tem este cartão nos mesmos telemóveis e não apresentam qualquer problema.

2º Quando chegar a casa irei fazer isso, obrigado pela sugestão!

Bem se há outros utilizadores com o mesmo telemóvel que funciona, o problema só poderia estar no pc. Mas se transferiste com o cartão no telemóvel leva-me a crer que é um cartão falsificado, daí a necessidade de usares o h2testw, porque aí ele tira todas as dúvidas.
 

Mas então porque não consigo formatá-lo?
E tentei agora o H2testw e o resultado foi este:

Error creating file 'F:\1.h2w'.
(Não foi possível concluir a operação porque o volume foi modificado. Execute chkdsk e tente novamente. Code 6851)
Warning: Only 59037 of 60874 MByte tested.
Writing speed: 0.00 KByte/s
H2testw v1.4


Penso que não conseguiu testar nada...
 
Mas então porque não consigo formatá-lo?
E tentei agora o H2testw e o resultado foi este:

Error creating file 'F:\1.h2w'.
(Não foi possível concluir a operação porque o volume foi modificado. Execute chkdsk e tente novamente. Code 6851)
Warning: Only 59037 of 60874 MByte tested.
Writing speed: 0.00 KByte/s
H2testw v1.4


Penso que não conseguiu testar nada...

Não consegues mesmo formatá-lo com nenhum software nem no windows nem no telemóvel? Em que formato está - exFAT?
 
Não consegues mesmo formatá-lo com nenhum software nem no windows nem no telemóvel? Em que formato está - exFAT?

Não consigo formatar nem no telemóvel, nem no PC através do Explorador do Windows, nem usando o software oficial do site sdcard.org. Este último diz-me que o cartão está protegido contra escrita, o que é ridículo, visto tratar-se de um microSDXC. E sim, já tentei com a "patilha" do adaptador SD nas duas posições e já tentei também com um adaptador USB próprio para cartões microSD. Está actualmente no formato exFAT.
 
Não consigo formatar nem no telemóvel, nem no PC através do Explorador do Windows, nem usando o software oficial do site sdcard.org. Este último diz-me que o cartão está protegido contra escrita, o que é ridículo, visto tratar-se de um microSDXC. E sim, já tentei com a "patilha" do adaptador SD nas duas posições e já tentei também com um adaptador USB próprio para cartões microSD. Está actualmente no formato exFAT.

Tenta fazer o chkdsk /f no cartão.
 
Tenta fazer o chkdsk /f no cartão.

Microsoft Windows [Versão 6.1.7601]
Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Windows\system32>j:

J:\>chkdsk /f
O tipo do sistema de ficheiros é exFAT.
Não é possível bloquear a unidade actual.

O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está a ser utilizado por
outro processo. O Chkdsk pode ser executado se este volume for primeiro
desmontado.
TODOS OS IDENTIFICADORES ABERTOS PARA ESTE VOLUME PASSARIAM A SER INVÁLIDOS.
Pretende forçar a desmontagem deste volume? (S/N) s
Volume desmontado. Todos os identificadores abertos para este volume são agora i
nválidos.
O número de série do volume é 3965-3234
O Windows está a verificar ficheiros e pastas...
Foram encontrados danos ao examinar o mapa de bits do volume.
Ocorreu um erro ao recuperar ficheiros perdidos.
 
Back
Topo