Erro CMOS!

FELiYCORA

1st Folding then Sex
isto é assim:

já me aconteceu varias vezes, nao estou a dizer que me acontece sempre mas de vez em quando acontece:

quando vou ligar o pc aparece isto ao carregar a bios (onde diz o processador, memoria,etc):

"CMOS cheksum error - defaults loaded"

a merd_a que me fod* é que sempre ke isso acontece tenho de ir à bios e alterar tudo ja que tudo volta ao default. de resto nao tem qualquer efeito secundário...

soluçoes...
 
A CMOS precisa de ser alimentada para manter a informação em memória.

Na melhor das hipoteses é a PILHA

Troca-a.

Quando desligas o PC, desligas da ficha também ??
 
Originally posted by Slowmottion
A CMOS precisa de ser alimentada para manter a informação em memória.

Na melhor das hipoteses é a PILHA

Troca-a.

Quando desligas o PC, desligas da ficha também ??

Há alguma problema em desligar o PC da ficha? eu faço-o de noite, por causa dos led's das cenas todas, mas n desligo na ficha, tenho dakelas tomadas com botão ligar/desligar, e desligo-o, vai dar ao mesmo, a partir do momento em q não há corrente!
No entanto percebi o q kerias dizer "se o computador n tiver ligado um certo tempo, há a possibilidade de a CMOS n ser alimentada como deve ser".
Mas é para isso mesmo q a pilha serve, para fornecer a energia necessaria qd o computador n ta ligado!!
:003:
 
Última edição:
O que te aconteceu deve ter sido o que me aconteceu a mim tb à uns tempos ao desligares esse botão o PC vai retirar toda a energia de que precisa da pilha levando assim a um consumo acelerado e exagerado da pilha, mesmo desligado o computador necessita de uma pequena quantidade de energia para manter por exemplo a hora do sistema certa, à partida basta trocares a pilha e nunca mais desligar no tal botãozinho.
 
Originally posted by goliath_2k
O que te aconteceu deve ter sido o que me aconteceu a mim tb à uns tempos ao desligares esse botão o PC vai retirar toda a energia de que precisa da pilha levando assim a um consumo acelerado e exagerado da pilha, mesmo desligado o computador necessita de uma pequena quantidade de energia para manter por exemplo a hora do sistema certa, à partida basta trocares a pilha e nunca mais desligar no tal botãozinho.


Se o prob for da pilha pode voltar a desligar o PC à vontade, dp de a trocar. A pilha está lá por alguma razão!
 
Originally posted by goliath_2k
O que te aconteceu deve ter sido o que me aconteceu a mim tb à uns tempos ao desligares esse botão o PC vai retirar toda a energia de que precisa da pilha levando assim a um consumo acelerado e exagerado da pilha, mesmo desligado o computador necessita de uma pequena quantidade de energia para manter por exemplo a hora do sistema certa, à partida basta trocares a pilha e nunca mais desligar no tal botãozinho.

Eu apenas fiz uma observação, a thread n foi posta por mim e eu tb n respondi directamente ao assunto, qt á alimentação da pilha, no meu caso nunca tive problemas nenhuns, inclusive a hora tá sempre certa mesmo desligando todos os dias a corrente no botãozinho. A pilha está lá mesmo para isso, para fornecer energia qd n há corrente!!
FELiYCORA a solução para o teu problema é apenas a troca de pilha
 
Última edição:
Eu tb desligo montes de vezes no "botãozinho" e nunca me aconteceu nd por isso a solução n deve de vir por ai mas sim a pilha k deve ter ido com os porcos troca isso e mais nd :P

Já agora verifica se n tens o jumper que pertence a CMOS, na opção Clear CMOS pk alguns computadores n ligam com essa opção activa mas outros continuam a ligar e a dar esse tipo de erros.

[]'z :003:
 
Back
Topo