Erro de proteccção do Windows 98SE

Luis Jerónimo

Power Member
Olá,
Acabei meter um módulo de 64MBytes de RAM no meu computador (PIII-450MHz)
para acrescentar aos 64 que vieram de origem.
Acontece que o meu Windows 98SE, que nestes dois últimos anos (ou mais)
raramente me deixou ficar mal, agora, em cerca de 50% das vezes que
arranco,isto é, no processo de arranque, depois de preparar os códigos de
página... dá-me a seguinte mensagem:
"Erro de protecção do Windows. Tem de reiniciar o computador". Quando faço
CTRL+ALT+DEL sugere-me (obriga-me) a arrancar em modo de segurança.
Uma vez no modo de segurança, lá faço novamente CTRL+ALT+DEL e, por vezes,
lá consigo arrancar com o sistema normalmente.
Alguém me sabe dar uma dica sobre o que possa estar a acontecer e como
resolver?
Muito Obrigado.
Saudações.
Luis J.
 
Mas voltando a retirar a RAM o windows porta-se bem? E que se isso acontecer entao nao precisas e procurar mais.

Ve se tens o SPD ligado nas settings da BIOS e exprimenta torcar os dimms de slots pq ate podes encontrar uma posiçao na qual isso funcione bem ;)

Ja agora esse windows esta ai desde que compraste o PC? E que de vez em quando convem formatar e fazer uma bela duma fresh instalation :D

Ja agora tens feito o windows update?

Experimenta correr este programa com as duas mems ligadas a ver se te da algum erro...
 
No Windows, copia a pasta WIN98 do teu cd do windows para a raíz do disco (C:\). Depois, executa config.exe (não te preocupes, as tuas definições permanecerão inalteradas - isto é chamado de OS "refresh"...)
 
Obrigado a todos pelas vossas respostas.
Desde que pus a minha mensagem aqui no fórum, o problema só voltou a acontecer 1 vez (e já arranquei mais de 20 vezes), o que indicia que o sistema se está a adaptar às novas condições :-)
Caso o problema ressurja tentarei seguir as vossas dicas, que muito agradeço.
Respondendo às perguntas do korben_dallas:
De facto o SO está aqui no computador desde que o comprei, há mais de 2 anos e, embora seja muito cuidadoso (pelo menos tento), talvez um refresh/formatação fosse mesmo boa ideia. O problema é que isso implicaria muitos backups e novas instalações de software, ou seja, muito tempo dispendido. Tento evitar isso ao máximo mas, se calhar, qualquer dia lá terá que ser.
Updates do Windows 98SE, se bem me lembro, só fiz uma e já há muito tempo.
Para finalizar, só uma dúvida minha: O que é SPD ?
Mais uma vez obrigado.
Saudações.
Luis J.
 
2 anos sem formatar é um milagre :) pelo menos para mim :)

Nunca te apegues muito aos ficheiros que tens dentro do disco , podes te desiludir
 
kazuza,
eu penso que para formatar o disco e voltar a instalar o SO, terei de fazer backups dos meus dados/ficheiros e depois voltar a instalar o software.
Ou não?
Será que há outra maneira?
Peço desculpa por este tipo de perguntas, mas sou (quase) leigo nestas coisas.
Penso também que era a isto que te estavas a referir na mensagem anterior.
Abraços.
Luis J.
 
Originally posted by Luis Jerónimo
kazuza,
eu penso que para formatar o disco e voltar a instalar o SO, terei de fazer backups dos meus dados/ficheiros e depois voltar a instalar o software.
Ou não?
Será que há outra maneira?

Luis J.

Ao fazeres aquele "refrescamento" de que te falei, não perdes ficheiros, nem programas, nem sequer configurações...
Apenas tens que copiar a pasta WIN98 do CD para a raíz do disco e no Windows, clicares no executável "config" dentro dessa pasta.
Irão aparecer-te ecrãs parecidos de como quando instalaste o SO, mas apenas te vai alterar certos ficheiros de sistema para default, resolvendo possíveis problemas de configurações (maior responsável por BSOD's no 98 e ME!)
 
Podes fazer o que o kazuza sugere mas um format + install é sempre mais indicado especialmente para quem já tem o SO há tanto tempo. Acho que podias gastar uns cobres e comprar um CDRW que hoje em dia tão mt baratos. Depois é so queimar tudo em CD (ou num segundo disco, ou num PC que esteja em rede) e format para cima. Depois do format fazes o windows update completo e ficas com uma máquina fresquinha.

Convém também instalar as via 4in1 (se a tua board tiver chipset via) e os ultimos drivers dos componentes que tens no PC.

Enfim se não quiseres ter este trabalho todo (de tempos em tempos vale a pena) faz o que o kazuza disse e aproveita e faz tb o WINDOWS UPDATE que tb sp refresca um bocado a máquina ;)
 
Back
Topo