Erro Dr.Debug A2 Na Board Asrock Z77 Extreme 4 (ajuda)

pcpt

Power Member
Boa malta.
-Entao ontem a noite estive montar/formatar o Pc com novos componentes que comprei na *****, So que quando faço Test de Boot no motherboard deu me um Erro de A2 no Dr.debug , fui ver no manual A2= IDE Detect.
-Que problema seria? é que pc arranca normalmente.

Desde ja obrigado.

cumprimentos.
 
Boas, tenho CD/DVD ROM e um WD caviar Black editon 1TB ligado ao Sata3, mas CD/DVD meti no Sata2, Na Sata3 da mesmo erro.

cumrpimentos
 
Motherboard : Asrock z77 Extreme4
CPU: i5-3570k
Memoria: 2x4GB Samsung 1600Mhz
Placa Video: Sapphire HD6870
1 TB WD caviar Black Edtion
Asus CD/Dvd ROM

cumprimentos
 
Exprimenta a ir á bios e desactivar a placa gráfica onboard, se se manter desmonta a placa gráfica e usa so a onboard.
Vê se o erro se mantém.

Cumps.
 
Entao estive formatar o pc, será que é normal quando ligo pc e os leds parecem , depois no fim pareçe A2 durante uns 5 segundos depois apaga led, isso quer dizer que está funciona bem?

cumps
 
Acho que isso é normal, tens o controlador ide da mb ligado sem nenhum cdrom/hd lá ligado, ao ligares o pc o controlador procura o que esta ligado como não tem nada o led desliga e dá o erro porque não encontra nada. Procura no manual da board qual é o chip do controlador ide e depois é só procurares por ele na bios e desligas, na bios tambem costuma haver um sitio onde configuras o tempo que o controlador ide tem para encontrar algo ligado, deves ter isso com 5 segundos, podes por 0 a ver se resolve.
 
Boas, Se o erro apaga e consegues fazer o boot está tudo ok.
Mas por sombra de dúvidas, estive a ler sobre isso, tnta ver se há alguma bios mais recente para a tua board e tenta actualizar isso.

Cumps.
 
Pessoal para não abrir um tópico desnecessário fiz um search e como neste tópico se fala de portas SATA e afins, decidi que era um tópico adequado para colocar a minha questão:

Formatei o PC e instalei as seguintes drivers da motherboard: INF driver, 4 portas USB 3.0 (2 da Intel e 2 da Asmedia), e a Tecnologia de Armazenamento Intel. As drivers de som e video não preciso porque tenho outras placas.

Tudo bem, sem problemas, após ter instalado tudo reparei que, se for às notificações do sistema (a seta ao lado das horas) está lá um ícone do "remover hardware com segurança" e o meu leitor de DVD's e o meu disco rígido SATA são considerados como dispositivos USB. Reiniciei o computador e a drive de DVD's desapareceu das notificações. Mas o meu disco rígido continua a ter a opção para remover com segurança e eu gostaria de saber o que fazer para corrigir isso e tirar o ícone dessa notificação. É igual ao ícone quando introduzimos uma pen e depois fazemos remover com segurança. Será que tenho que ir à UEFI configurar algo?

Ambos os componentes (disco rigido e drive DVD's) estão ligados às entradas SATA3 6 GBps da motherboard.
 
Amigo, se fores á tua bios deverás encontrar uma função chamada Hot Plug, que quando activa te permite ejectar um disco interno, sem que seja necessário desligar o PC (como se de uma pen se tratasse)
Deves ter essa característica activa... Se a desactivares solucionará com certeza o teu "problema"

Cumprimentos,
 
Amigo, se fores á tua bios deverás encontrar uma função chamada Hot Plug, que quando activa te permite ejectar um disco interno, sem que seja necessário desligar o PC (como se de uma pen se tratasse)
Deves ter essa característica activa... Se a desactivares solucionará com certeza o teu "problema"

Cumprimentos,

Boas. A minha UEFI (BIOS) não tem nenhuma opção com o nome que tu disseste (Hot Plug) nem nada parecido a isso. Estive a vasculhar todos os sub-menus e não encontrei nada de nada. :(
 
Estranho, porque nas especificações da tua board salientam essa característica...

- 2 x SATA3 6.0 Gb/s connectors by Intel® Z77, support RAID (RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10, Intel® Rapid Storage and Intel® Smart Response Technology), NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions
- 2 x SATA3 6.0 Gb/s connectors by ASMedia ASM1061, support NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions (SATA3_A1 connector is shared with eSATA3 port)
 
Estranho, porque nas especificações da tua board salientam essa característica...

- 2 x SATA3 6.0 Gb/s connectors by Intel® Z77, support RAID (RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10, Intel® Rapid Storage and Intel® Smart Response Technology), NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions
- 2 x SATA3 6.0 Gb/s connectors by ASMedia ASM1061, support NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions (SATA3_A1 connector is shared with eSATA3 port)

Vi lá uma opção que tinha o AHCI, isso sim está lá, mas Hot Plug não está nada.
 
Aproveitando este tópico, passo a detalhar o meu problema:

O meu pc tem cerca de 1 ano e meio, e à uns dias atrás começou a dar este mesmo problema, A2 na board e nada aparece no ecrã. Durante estes últimos dias ainda pensei que fosse do pó e cheguei mesmo a limpar o pc e ele voltou a arrancar normalmente, mas hoje faça o que eu fizer o computador arranca mas não aparece nada no ecrã...

Se alguém tiver alguma solução por favor que me esclareça.

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Back
Topo