1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Erro Fatal Windows -_- durante instalação do Xp ou Vista

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por luisf_machado, 20 de Janeiro de 2009. (Respostas: 33; Visualizações: 4121)

1. luisf_machado

luisf_machado Power Member

Boas tenho uma board pk5-e
    Ao instalar o windows, da me erro fatal!

Penso que o problema seja no disco rigido, como troquei de sistema aproveitei o disco rigido IDE... penso que o problema ta aí, fiz um reset ao CMOS da bios

e acho que nao sei configurar bem o disco rigido, alguma ajuda?

PS: Acabei agora de investigar qq coisa acerca de um controlador JMB363 mas nao sei como faze-lo
    PS (22-01-2009): Agora estou a usar um SATA e é a mesma coisa.

Última edição: 23 de Janeiro de 2009
  2. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Já lá vai o tempo em que tinhas de configurar manualmente as cabeças, sectores e cilindros e capacidade, fazendo muitas vezes algumas contas para lá chegar em modelos que não apresentavam tudo.

Arrisco-me a dizer que, hoje, qualquer motherboard te detecta automáticamente o disco, e se não o fizer é porque o disco não está nas melhores condições.

O "errro fatal" pode surgir de muitas fontes, desde configuração de hardware como incompatibilidade entre memórias até teres bad sectors no disco.
    Já me aconteceu um problema semelhante e o problema estava na flat cable.
    Terás de rastrear o problema: tenta o disco noutro ambiente, se puderes. Exprimenta com outras flat cables, enfim, não há precisão neste tipo de rastreios.

3. luisf_machado

Que vai ser dificil descobrir ja eu sei :confused:
    Sera que o facto de tar a usar no mesmo barramento IDE .....o disco IDE + Drive CD .....da problemas?

Ja me disseram que caso quisesse instalar IDE nesta board tinha de instalar qq coisa do tipo
    ATA-100/133 - 1 ATA-133 channel
    (via JMicron JMB363 controller, with RAID support)​
    Tinha de activar esse controlador e instalar o respectivo driver - e que visse na bios a opcao

Sera?

4. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Mais lento talvez. Alguns problemas de compatibilidade também...
    Ainda que desanconselhe, não deve ser por aí... ou não.
    Mas porque não tens isso em canais separados? A mobo não tem dois canais IDE ?

Sinceramente não conheço a board, mas se consegues instalar o Windows, já estás a usar dois dispositivos IDE, logo o controlador está no mínimo a funcionar.
    O driver serve provavelmente para as opções RAID.

Já exprimentaste trocar a flat cable?
    Estás a usar flat cables de 80 pistas para ligar o disco?

EDIT: Agora que me lembro, não só pode ficar mais lento, como cheguei a presenciar drives que não se gramavam uma à outra no mesmo canal.

Última edição: 20 de Janeiro de 2009
  5. luisf_machado

Eu acho que ja me aconteceu algo parecido por usar drive + disco no mesmo cabo, mas nem tenho certeza, e acho que nunca chegou a erro fatal

O problema é que so tenho um IDE, e preciso de ligar o disco

E pa instalar Windows, nao tenho outra hipotse sem ser por cd ne?
    Ou da pa ligar tipo ao portatil, e instalar em rede :007::007:

PS: O cabo que to a usar, diz CD-DRIVE, mas penso que da para o disco ser ligado tb ne? ...sao cabos pretos da ASUS

6. Imortal

Imortal What is folding?

Se tiveres o disco e a drive em master não vai arrancar.
    Põe a drive em slave.
    Cumps

7. luisf_machado

Nao é a questão de arrancar, pk ele arranca, neste momento estou a usar Windows XP pois o vista ainda era pior de instalar
    Eu sei que nao se pode colocar tudo a Master, neste caso apenas o disco

No xp, ele consegue fazer a treta de criar particao, formatar, copia os ficheiros ate ao fim! quando vai a reiniciar automaticamente, da um erro fatal apos ligar.

8. Pela minha experiência, é isso mesmo que tens de fazer. Tive um problema idêntico com essa board que necessitava desse driver. No site da asus http://pt.asus.com tens esse driver bem como as instruções de instalação

9. luisf_machado

BOas da para da uma ajuda como instalar?

Visto que tenho o disco formatado.... pronto a instalar windows, como instalo a driver?

10. Imortal

Imortal What is folding?

Suponho que terás que criar um cd do windows com esse driver incorporado com nlite, ou passar o driver para uma disquete para a instalares.

11. luisf_machado

Experimentei usar um SATA e da a mesma coisa, erro fata a instalar WIndows...

so se o Sata ta mal configurado na BIos

12. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Se tiveres possibilidade, tenta com outras memórias como próximo passo.

13. luisf_machado

Sim por acaso ia fazer isso, mas so amanha é que me conseguem emprestar umas...

Por enquanto vou usar o SATA
    configuro como?
    Sata as IDE ; Sata as Raid; Sata as AHCI

Suponho que seja a ultima nao?
    E o que é / o que coloco em Sata Detect Time Out (sec) ---> este tem opções de 0 até 35

PS: Acabei de fazer, e nao reconhece o disco, afinal qual é a opcao?

Última edição: 21 de Janeiro de 2009
  14. luisf_machado

Continua a mesma coisa, alguem sabe dizer se consigo chegar a algum lado sabendo que o erro é:

Stop: 0x00000050 (0xFFAE12FC, 0x00000000,0x805F51D4,0x00000000)

15. Imortal

Imortal What is folding?

Tenta outras memórias, se mesmo assim não der, outro cd do windows.
    (acho que já tive um problema assim e era das memórias)

Cumps

16. luisf_machado

Cd do Windows, nao é, pk tentei o Vista incialmente e foi logo erro fatal, do XP ja tentei 2 cd's
    A diferença é que o xp instala ate ao fim, eu só amanha afinal é que consigo ddr para substituir.

Mas acho mt esquisito, sao 3 modulos de 1 gb de ddr2, vendidas por um user ca do forum que diz que fazia parte do pc dele, mesmo que nao fizesse, nao ia estar logo as 3 danificadas nao era?

17. Imortal

Imortal What is folding?

Espera, então tira 2 modulos... fica só com um e testa... se não der testa com outro...

18. luisf_machado

Boas, é o que fiz, mal deu erro, desconfiei que fosse logo uma memoria, e de momento so estou a usar 1gb ddr2 Buffalo PC667 (sao os 3 modulos iguais da msm marca e Mhz)

Fui usando um de cada vez, e mantem se o problema, por isso exclui um bocado a hipotse de estar danificado. (A grafica é de 512mb, nao sei se influencia na instalacao so usar um modulo de 1gb, mas penso que nao)

So se houver a possibilidade de ser incompativel com a board, mas duvido a marca Buffalo nao é mt conhecida pelos menos de minha parte, mas ao que parece é bastante vendida.

19. Imortal

Imortal What is folding?

Não estou a ver mais nada... Experimenta fazer reset á bios.

20. luisf_machado

Lol foi a primeira coisa que fiz, mal deu erro fatal, um Clean Cosmus tirei pilhas troquei um jumper conforme diz no manual, etc... e ficou com as configuraçoes todas novas, e o erro mantem-se

Poderá ser do cpu?

Partilhar esta Página