Erro Fatal Windows -_- durante instalação do Xp ou Vista

luisf_machado

Power Member
Boas tenho uma board pk5-e
Ao instalar o windows, da me erro fatal!

Penso que o problema seja no disco rigido, como troquei de sistema aproveitei o disco rigido IDE... penso que o problema ta aí, fiz um reset ao CMOS da bios

e acho que nao sei configurar bem o disco rigido, alguma ajuda?




PS: Acabei agora de investigar qq coisa acerca de um controlador JMB363 mas nao sei como faze-lo
PS (22-01-2009): Agora estou a usar um SATA e é a mesma coisa.
 
Última edição:
Já lá vai o tempo em que tinhas de configurar manualmente as cabeças, sectores e cilindros e capacidade, fazendo muitas vezes algumas contas para lá chegar em modelos que não apresentavam tudo.

Arrisco-me a dizer que, hoje, qualquer motherboard te detecta automáticamente o disco, e se não o fizer é porque o disco não está nas melhores condições.

O "errro fatal" pode surgir de muitas fontes, desde configuração de hardware como incompatibilidade entre memórias até teres bad sectors no disco.
Já me aconteceu um problema semelhante e o problema estava na flat cable.
Terás de rastrear o problema: tenta o disco noutro ambiente, se puderes. Exprimenta com outras flat cables, enfim, não há precisão neste tipo de rastreios.
 
Que vai ser dificil descobrir ja eu sei :confused:
Sera que o facto de tar a usar no mesmo barramento IDE .....o disco IDE + Drive CD .....da problemas?





Ja me disseram que caso quisesse instalar IDE nesta board tinha de instalar qq coisa do tipo
ATA-100/133 - 1 ATA-133 channel
(via JMicron JMB363 controller, with RAID support)​
Tinha de activar esse controlador e instalar o respectivo driver - e que visse na bios a opcao




Sera?
 
Que vai ser dificil descobrir ja eu sei :confused:
Sera que o facto de tar a usar no mesmo barramento IDE .....o disco IDE + Drive CD .....da problemas?
Mais lento talvez. Alguns problemas de compatibilidade também...
Ainda que desanconselhe, não deve ser por aí... ou não.
Mas porque não tens isso em canais separados? A mobo não tem dois canais IDE ?

Ja me disseram que caso quisesse instalar IDE nesta board tinha de instalar qq coisa do tipo
ATA-100/133 - 1 ATA-133 channel
(via JMicron JMB363 controller, with RAID support)​
Tinha de activar esse controlador e instalar o respectivo driver - e que visse na bios a opcao
Sinceramente não conheço a board, mas se consegues instalar o Windows, já estás a usar dois dispositivos IDE, logo o controlador está no mínimo a funcionar.
O driver serve provavelmente para as opções RAID.

Já exprimentaste trocar a flat cable?
Estás a usar flat cables de 80 pistas para ligar o disco?

EDIT: Agora que me lembro, não só pode ficar mais lento, como cheguei a presenciar drives que não se gramavam uma à outra no mesmo canal.
 
Última edição:
Eu acho que ja me aconteceu algo parecido por usar drive + disco no mesmo cabo, mas nem tenho certeza, e acho que nunca chegou a erro fatal



O problema é que so tenho um IDE, e preciso de ligar o disco


E pa instalar Windows, nao tenho outra hipotse sem ser por cd ne?
Ou da pa ligar tipo ao portatil, e instalar em rede :007::007:





PS: O cabo que to a usar, diz CD-DRIVE, mas penso que da para o disco ser ligado tb ne? ...sao cabos pretos da ASUS
 
Última edição:
Se tiveres o disco e a drive em master não vai arrancar.
Põe a drive em slave.
Cumps


Nao é a questão de arrancar, pk ele arranca, neste momento estou a usar Windows XP pois o vista ainda era pior de instalar
Eu sei que nao se pode colocar tudo a Master, neste caso apenas o disco

No xp, ele consegue fazer a treta de criar particao, formatar, copia os ficheiros ate ao fim! quando vai a reiniciar automaticamente, da um erro fatal apos ligar.
 
Última edição:
Que vai ser dificil descobrir ja eu sei :confused:
Sera que o facto de tar a usar no mesmo barramento IDE .....o disco IDE + Drive CD .....da problemas?





Ja me disseram que caso quisesse instalar IDE nesta board tinha de instalar qq coisa do tipo
ATA-100/133 - 1 ATA-133 channel
(via JMicron JMB363 controller, with RAID support)​
Tinha de activar esse controlador e instalar o respectivo driver - e que visse na bios a opcao




Sera?

Pela minha experiência, é isso mesmo que tens de fazer. Tive um problema idêntico com essa board que necessitava desse driver. No site da asus http://pt.asus.com tens esse driver bem como as instruções de instalação
 
Se tiveres possibilidade, tenta com outras memórias como próximo passo.


Sim por acaso ia fazer isso, mas so amanha é que me conseguem emprestar umas...


Por enquanto vou usar o SATA
configuro como?
Sata as IDE ; Sata as Raid; Sata as AHCI


Suponho que seja a ultima nao?
E o que é / o que coloco em Sata Detect Time Out (sec) ---> este tem opções de 0 até 35












PS: Acabei de fazer, e nao reconhece o disco, afinal qual é a opcao?
 
Última edição:
Tenta outras memórias, se mesmo assim não der, outro cd do windows.
(acho que já tive um problema assim e era das memórias)

Cumps


Cd do Windows, nao é, pk tentei o Vista incialmente e foi logo erro fatal, do XP ja tentei 2 cd's
A diferença é que o xp instala ate ao fim, eu só amanha afinal é que consigo ddr para substituir.

Mas acho mt esquisito, sao 3 modulos de 1 gb de ddr2, vendidas por um user ca do forum que diz que fazia parte do pc dele, mesmo que nao fizesse, nao ia estar logo as 3 danificadas nao era?
 
Cd do Windows, nao é, pk tentei o Vista incialmente e foi logo erro fatal, do XP ja tentei 2 cd's
A diferença é que o xp instala ate ao fim, eu só amanha afinal é que consigo ddr para substituir.

Mas acho mt esquisito, sao 3 modulos de 1 gb de ddr2, vendidas por um user ca do forum que diz que fazia parte do pc dele, mesmo que nao fizesse, nao ia estar logo as 3 danificadas nao era?

Espera, então tira 2 modulos... fica só com um e testa... se não der testa com outro...
 
Boas, é o que fiz, mal deu erro, desconfiei que fosse logo uma memoria, e de momento so estou a usar 1gb ddr2 Buffalo PC667 (sao os 3 modulos iguais da msm marca e Mhz)


Fui usando um de cada vez, e mantem se o problema, por isso exclui um bocado a hipotse de estar danificado. (A grafica é de 512mb, nao sei se influencia na instalacao so usar um modulo de 1gb, mas penso que nao)




So se houver a possibilidade de ser incompativel com a board, mas duvido a marca Buffalo nao é mt conhecida pelos menos de minha parte, mas ao que parece é bastante vendida.
 
Boas, é o que fiz, mal deu erro, desconfiei que fosse logo uma memoria, e de momento so estou a usar 1gb ddr2 Buffalo PC667 (sao os 3 modulos iguais da msm marca e Mhz)


Fui usando um de cada vez, e mantem se o problema, por isso exclui um bocado a hipotse de estar danificado. (A grafica é de 512mb, nao sei se influencia na instalacao so usar um modulo de 1gb, mas penso que nao)




So se houver a possibilidade de ser incompativel com a board, mas duvido a marca Buffalo nao é mt conhecida pelos menos de minha parte, mas ao que parece é bastante vendida.
Não estou a ver mais nada... Experimenta fazer reset á bios.
 
Back
Topo