1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Erro I/O help

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ||Red_Evil||, 14 de Setembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1239)

1. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

Boas,

Bem não percebo, ontem estava tudo a funcar, hoje de manha (deixei o pc ligado de noite), está-me a ocorrer erro I/O (deduzo que seja input/output) a escrever para os discos externos.

Rebootei para windows, funcionam sem qualquer problema, voltei ao ubuntu e continua na mesma, cada vez que tenho escrever algo para os discos dá-me erro I/O.......

Alguma ideia de como resolver isto?

Obrigado.

2. xupetas

xupetas Banido

faz backup com urgencia ao que tens nesses discos pq estao a ir pro sitio onde os discos vao e não voltam mais...

3. ||Red_Evil||

dois discos externos diferentes, inclusive um deles esteve desligado durante a noite e só liguei de manha para confirmar e ambos funcionam lindamente em windows e em linux consigo ler o conteudo dos dois sem qualquer problema, não me parece que seja problema dos discos mas sim de algo no ubuntu.......

4. madskaddie

madskaddie Power Member

Não sabes se houve algum kernel upgrade?? É que nem todos os kernel novos têm menos bugs que os anteriores e há problemas que desaparecem, mas problemas novos que surgem de vez em quando.

Arranja um livecd de uma distro diferente (até pode ser ubuntu mas outra versão) e vê o que se passa...

Um comentário em relação ao que o xupetas disse: ele pode ter razão! Por várias vezes já vi problemas no Linux que não haviam no Windows. Os problemas estavam defacto no hardware. O windows, como user friendly que é, prefere rebentar do que se preocupar em avisar o utilizador com mensagens estranhas :S

5. xupetas

xupetas Banido

nao fizeste nenhum upgrade de kernel a isso? nem a dependencias de usb?

6. ||Red_Evil||

nop, não houve actualizações, o kernel que tenho é o 2.6.0.36 ou algo assim, não me recordo(estou no trabalho agora) mas não é versão mais recente.

Se fosse qualquer problema de hardware, não acham estranho no mesmo dia, dois discos externos, ficarem assim, estando um inclusive desligado e só foi ligado hoje de manha e em ambos os discos conseguir ler sem qualquer problema a informação que contem?

Esqueci-me de referir, os discos estão em NTFS.

7. ||Red_Evil||

e eu que queria aguentar(quero dizer sem formatar) isto até sair o 7.10.....parece que não tive muita sorte.

8. VuDu

VuDu Power Member

Dude, n tás em windows.
    Se as partições são NTFS, podes tentar reinstalar o ntfs-3g e o ntfs-config. Se algum update lixou alguma dependência, isso deve de resolver.

9. ||Red_Evil||

Isso foi a primeira coisa que experimentei.

10. ||Red_Evil||

mais alguma ideia pessoal?

11. xupetas

xupetas Banido

faz assim:

rebotas o pc em linux, ligas os discos, e tentas montar eles.

vai dar erros.

faz dmesg e pasta aki os erros sff.

12. ||Red_Evil||

hummm, ok, quando chegar a casa faço isso (ás 20h já devo lá estar)

13. xupetas

xupetas Banido

ve se consegues antes senao so consigo ver isto amanha....

14. ||Red_Evil||

Infelizmente estou no trabalho.....com o transito que deve estar vai ser bastante complicado antes. Mas se só vires amanha não ha problema.

Vou também experimentar um chkdsk com o win, tive a ler em alguns foruns, já houve pessoal com o mesmo problema que ficou resolvido dessa maneira.

15. xupetas

xupetas Banido

tenta fazer uma copia antes não va o diabo tecer

16. ||Red_Evil||

pois, mas os discos são os dois de 500gb, e estão quase cheios, não tenho como fazer backup. Para dvds ia demorar uma eternidade.

vou é fazer listagem do que lá está, se perder alguma coisa ao menos sei o que foi.

se perder alguma coisa.....bem ao menos depois sao formatados em ext3

17. xupetas

xupetas Banido

discos desse tamanho imploram por XFS ou JFS...

18. ||Red_Evil||

bem o disco está ali á 3h a fazer um chkdsk....está quase no fim

19. xupetas

xupetas Banido

mtos erros?

20. ||Red_Evil||

1 unico erro. acabou agora, já estou em ubuntu, situação resolvida.

LOL por incrivel que pareça.........

Obrigado a todos.

Partilhar esta Página