Erro Instalação

SOAD

Power Member
Boas pessoal,
eu sou novo em linux e estou com uma problema na instalaçao de programas.
neste momento estou a tentar instalar o compilador ghc e ocorre-me o seguinde erro durante a instalaçao.

checking build system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking host system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking target system type... i686-pc-linux-gnulibc1
Which we'll further canonicalise into: i386-unknown-linux
checking for perl... /usr/bin/perl
checking if your perl works in shell scripts... yes
checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c
checking whether ln -s works... yes
checking for sed... /bin/sed
checking for gcc... gcc
checking for C compiler default output... configure: error: C compiler cannot create executables
See `config.log' for more details.


alguem me pode ajudar?
 
sacaste mesmo o binário (ou algo que lhe valha) ou tás a tentar instalar pelo app-get? tenta pelo app-get, o app-get vai-te buscar as dependências todas, e cheira-me que isso é falta de uma dependência.

Desculpa "ajudar" dando um caminho mais fácil do que tentar "ensinar" a resolver..., mas também não saberia fazer doutra forma :(

abraços, HecKel
 
é apt-get e não app-get e isso só bomba se ele tiver derivados de debian
;)

Para o prob deve tar no gcc ... tenta reinstalar isso e cuidado para n instalares uma versão instável ..
 
antes de mais muito obrigado pelas ajudas, mas so queria pedir, se poderem claro, para tentar dar uma esplicação passo a passo de como e isso do apt-get eu n faco mm ideia do que e isso, e a 1a vez que tenho linux.

obrigado
 
O apt-get é o gestor de pacotes do debian e distros baseadas nele (como o ubuntu).
Para usares o apt-get tens algums comandos muito básicos:

apt-get install <programa> - para instalar
apt-cache search ... - para procurar nos repositórios por tudo o que contenha ...
apt-get remove <programa>
etc

Recomendo-te a leres os mans das coisas. Podem dar uma grande ajuda e quase todos os comandos de linux têm man(uais).

man <comando>

Cumps
 
xtr3me disse:
O apt-get é o gestor de pacotes do debian e distros baseadas nele (como o ubuntu).
Para usares o apt-get tens algums comandos muito básicos:

apt-get install <programa> - para instalar
apt-cache search ... - para procurar nos repositórios por tudo o que contenha ...
apt-get remove <programa>
etc

Recomendo-te a leres os mans das coisas. Podem dar uma grande ajuda e quase todos os comandos de linux têm man(uais).

man <comando>

Cumps
ja resolvi o problema...era a falta de muitos pacotes...instalei com o sypnatic
 
Back
Topo