1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Erro na facturação da Netcabo

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por PrOdG, 25 de Setembro de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 1392)

1. PrOdG

PrOdG Power Member

Estou com um problema em relação à facturação da Netcabo, mais especificamente no que toca aos consumos, que alguns de vocês podem já ter tido também. Fiz uma procura, mas como não encontrei nada de relevante criei um post novo.

Tenho há vários anos (4, 5, não faço ideia) o tarifário SpeedOn. Até 15 de Maio de 2006, este tarifário permitia apenas 10Gb de consumo internacional, passando para 30Gb depois dessa data. Sempre tive algum cuidado com os consumos que fazia e, ainda assim, todos os meses me cobravam um pequeno valor de tráfego adicional (que eu julgava ter gasto no último dia - nunca foi um valor exorbitante).

Em Julho excedi-me um pouco nos dowloads, chegando perto dos 30Gb (não me lembro se os ultrapassei ou não). O problema é que no fim de Agosto, quando a factura relativa aos consumos de Julho chegou a casa, tinha para pagar a módica quantia de 492 euros. O problema é que só abri a carta em Setembro, altura em que os consumos de Julho já nao estavam disponíveis para consulta (só os de Setembro e Agosto estão disponíveis), e portanto sem possibilidade de reclamar com a Netcabo. Telefonei para a assistência técnica a perguntar qual tinha sido o meu consumo internacional do mês de Julho, e respondem-me que não estavam disponíveis para consulta os consumos desse mês, apenas os que estão online. Convencido que seria um engano, não paguei essa conta e deixei passar este mês.
    Hoje fui verificar a factura electrónica relativa aos consumos de Agosto, e vejo mais 11€ para pagar de consumos adicionais - o que é impossível, visto que de certeza que nem a metade dos consumos tinha chegado, pois estava fora do país. Fui consultar os consumos online, e qual não é o meu espanto quando lá vejo os consumos para Agosto: 10976Gb.

Moral da história: estão-me a cobrar consumos indevidos provavelmente desde Maio (a altura da mudança do tarifário), pois consideram excesso a partir dos 10Gb quando o meu tarifário permite consumos internacionais de 30Gb. O meu problema agora é o seguinte: eles são obrigados a manter registo dos consumos de cada cliente por mais que um mês? É que de certeza que não vou pagar os 492€ de consumo extra quando sei que foi um erro, mas eles podem alegar que devido a não terem registo o erro pode ter sido só neste mês. Tenho legitimidade e/ou possibilidade de pedir a devolução do dinheiro que paguei a mais desde Maio ?

Hoje já não vai ser possível, mas amanhã telefono para lá para dar conta do problema e gostava de ter algumas ideias sobre o que posso ou não exigir.

2. luikki

luikki Power Member

para provarem o consumo tem de ter e de disponibilizar os registos!

3. tolinhas

tolinhas Suspenso

os 30G não entraram em vigor só 1 setembro ? que eu saiba speed on em maio ficou com 10G, só agora em sembro ficou com os 30G

Já ouvi falar pessoal com problemas de consumos não efectuados e eles tinham os consumos , até detalhado por dias e protocolos usados

ps: eu todos meses no final do mês faço printscreen desse mês, com atrasos CTT vezes quando recebemos factura já não estão online

Última edição: 25 de Setembro de 2006
  4. PrOdG

PrOdG Power Member

A 1 de Setembro entrou em vigor foi o tráfego internacional ilimitado. Segundo a página da Netcabo:
    A minha dúvida é se posso obrigá-los a mostrarem-me os consumos desde o mês de Maio (não garanto que não metam a pata neles assim que os informe do erro, mas isso é outra história), e se posso exigir que me devolvam o dinheiro que paguei a mais desde esse mês.

5. tolinhas

tolinhas Suspenso

em setembro houve 2 alterações, 1º passaram o 4 megas e speed on para 30G e o 8 megas para 60G, semana passada que saiu o ilimitado com efeito rectroactivo a 1/9, andas mal informado. Teu speed on de maio a agosto só tinha 10G internacionais

6. tolinhas

tolinhas Suspenso

7. PrOdG

PrOdG Power Member

Não é o que diz na página da Netcabo (ver quote acima). O que lá está escrito é que o tarifário (Ilimitado + 30Gb) está em vigor desde 15 de Maio de 2006. E se isto estiver errado tenho razão de queixa à mesma, pois estão a informar-me erradamente no site oficial.

Em relação à data do ilimitado internacional posso estar enganado, mas não interessa para a história.

EDIT: No quote é difícil de ver, está aqui a página do tarifário do SpeedOn :)

Última edição: 25 de Setembro de 2006
  8. VuDu

VuDu Power Member

Se eles não têm registos para poderes provar que não excedeste os limites, eles tabém não têm como provar que tu os excedeste ;)
    Essa data no site não quer dizer nada, eles podem alterar os tarifarios e alegarem que foi lapso não alterarem a data.
    Seja como for, 10GB/30GB não é com essa diferença que te devias de preocupar se recebes consumos de "10976 GB".
    492€ a 0,015€/MB dá 32Gb em excesso, é muita fruta para quem teve fora do país.
    Isso são erros de contagens deles tens de tentar resolver isso telefonando pra eles. ;)
    Boa sorte.

9. Spectr1

Spectr1 Banido

preparate para a guerra e provavelmente mtas chatices...

10. gafa

gafa Power Member

Só uma questão, acedes à net por wireless? Já ouvi falar de dezenas de reclamações de clientes que acabam por ver goradas as tentativas de justificar consumos quando descobrem que foram feitos por pessoas alheias a utilizarem o seu serviço através do router wireless não encriptado (e isto, e até tem a sua lógica, é da responsabilidade do cliente e não do ISP).

Cumps,

G

11. tolinhas

tolinhas Suspenso

essa data é uma gralha na página quando agora mudaram os tarifários. Eu não estou defender a netcabo, podem morrer todos queimados, mas se os teus excessos foram realmente efectuados e acima dos 10G , não vais ter hipotese nenhuma.

os 492€ é total factura ou só excessos ?

ps: e se vais lhes dizer que não tens a certeza dos teus consumos, que não consultavas a pagina,etc, etc, então estás mesmo feito ao bife, pois então que eles tem as costas quentes

Última edição: 26 de Setembro de 2006
  12. tolinhas

tolinhas Suspenso

os 492€ foi do mês que ele disse ter passado os 30G mas não tem certeza em quanto ( qd oficialmente o plano só tinha 10G).
    os 10976 que diz ter estado de ferias, pede o registo desse mês dia por dia, hora por hora, e logo vê quem andou usar pc/ip dele

13. fataemorganae

fataemorganae Power Member

quanto ao registo esquece... tou a 1 ano a espera do de julho e agosto do ano passado...
    eles nao mandam...
    mandaram-me apanas uma cartinha cerca de 5 meses depois a dizer que nao tinha havido engano deles.

14. Figuinhas

Figuinhas Power Member

Todos os IPS's são obrigados a manter toda a informação (inclusivamente os log's de ip's, etc.) durante o tempo em que uma factura pode ser "reclamada" ou paga. Pensam que sejam 6 meses...

Não tenho certezas, mas lembro-me de ler sobre isto num site da especialidade (Legislação) aqui há uns tempos, quando andava a receber uns e-mails um tanto ou quanto estranhos. :002:

15. Goldfinger_Guy

Goldfinger_Guy Power Member

tas enganado e la vão 492€ a voar. o Speed on so fiocu com 30 internacionais apartir de 1/9 postriormente foi passado a ilimitado. tal como ja foi dito

16. Goldfinger_Guy

Podes reclamar consumos ate 3 meses ou seja estamos em setembro podes declamar consumos de junho julho e agosto

17. Goldfinger_Guy

quanto aos IP's só os podes obter fazendo queixa as autoridades competentes (ou não estamos em PT) aka PJ so assim são fornecidos os dados

Última edição: 26 de Setembro de 2006
  18. Seavoices

Seavoices Power Member

Boas, por aquilo que percebo, cometeste o erro de consumires tráfego ao qual não tinhas direito, ou seja, efectuaste os consumos partindo de um pressuposto não válido.

Os 10 GB de tráfego existiram até 31 de Agosto. A partir de 01 de Setembro começou a contar o update para 30 Gb de tráfego. A partir de perto de dia 20 fomos informados que teriamos tráfego ilimitado até 31 de Março de 2007 com retroactivos desde 01 de Setembro.

Como tal, todo e qualquer tráfego excedentes do limite anterior a 01 de Setembro terás que pagar e não existe nada que consigas fazer para não o pagar.

Poderia haver a possibilidade de, se tivesses num tráfego com promoções activas (10 + 8 GB ou 30 + 18 GB) poderia ocorrer esse erro, mas se tinhas o Speed On, esse tarifário nunca teve possibilidade de bónus)

Boa sorte!

19. PrOdG

PrOdG Power Member

Percebo que possa estar enganado, mas se o estou é porque a própria Netcabo me informou mal. O que é dito no site (onde é suposto estar a informação exacta) é que os 30Gb de consumo internacional estão em vigor desde 15 de Maio. Mais, quando telefonei para a Assistência Técnica depois da primeira factura, disseram-me exactamente o mesmo!

Vou ligar para lá agora para me informar, já posto novidades.

20. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

fdx goldfinger, eu queria responder a algo, mas nao deixaste nada para mim, és um agarrado :p

Partilhar esta Página