Erro nas 1ªs layers - AnetA8

w00dman

Power Member
Olá pessoal,

Finalmente lá estou a imprimir algo. Algo que até tem uma qualidade, digamos aceitável :).
No entanto, estou a ter erro na impressão das 1ªs layers.







Upgrades:
-Fixei o chassi numa placa de OSB 16mm
-Correias GT2 + Tensores
-Rolamentos Igus
-Reforços simples de estrutura superiores e inferiores
-Anti Z w0bble superior (aquelas capas simples)
-duto ventilador Spaceship

Estou a usar o Cura 3.2.
Já tentei alterar varias definições e nada. Alguma ajuda era bem-vinda.

Abraço
 
Talvez usar vidro e calibrar a distância do nozzle na primeira layer ajude.
Não me parece que seja problema do slicer .

Neste momento, estou a usar fita de pintor, da amarela. As peças ficam bem agarradas à cama.

Tendo o ABL, não deveria corrigir qualquer problema de desnivel? Aumentei os pontos para 5x5 e sai na mesma.

Posso jogar com o Z offset para seguir o seu conselho?
Sendo que os step motors fazem passos de 0,1mm, não puderei ter um offset de 0,15mm certo? terá que ser 0,1 ou 0,2mm correto?

Obrigado

Já agora, aquele link foi mel, 5* ;)
 
Eu não vejo problemas em testar o offset do Z.
Como é o seu ABL, sensor indutivo ou touch?

É o Roko SN04, OEM. Mandei vir agora o indutivo de 8mm para à posterior puder usar vidro. Vou buscar hoje o optocuplador e imprimir o circuito impresso para o ligar.

Vou testar imprimir a 1ª layer com varios offset. No entanto a duvida em relação aos passos está correto? Só posso ter incrementos de 0,1mm!
 
Não se preocupe com isso dos passos, comece por ir testando ate encontrar o melhor.
Aconselho que depois (com sensor 8mm) use um vidro+laca, a mesa da anet é propicia a ter empeno e o vidro minimiza isso.

Nas anet que se tem convertido para frame 3030, tenho aconselhado vidro de 4mm (pela razão anteriormente mencionada) e se possível a trocarem a mesa Y (o dito H).

Noto que ao calibrar a hetbed, raramente se consegue nivelar perfeitamente os 4 cantos e isso deve-se porque ao apertar o parafuso, em vez de subir e descer a heatbed, acaba por "torcer" a mesa H. Esta mesa, com corte a laser, ronda os 35€ em chapa de alumínio 5mm, e com toda a certeza, fará toda a diferença.
 
Não se preocupe com isso dos passos, comece por ir testando ate encontrar o melhor.
Aconselho que depois (com sensor 8mm) use um vidro+laca, a mesa da anet é propicia a ter empeno e o vidro minimiza isso.

Nas anet que se tem convertido para frame 3030, tenho aconselhado vidro de 4mm (pela razão anteriormente mencionada) e se possível a trocarem a mesa Y (o dito H).

Noto que ao calibrar a hetbed, raramente se consegue nivelar perfeitamente os 4 cantos e isso deve-se porque ao apertar o parafuso, em vez de subir e descer a heatbed, acaba por "torcer" a mesa H. Esta mesa, com corte a laser, ronda os 35€ em chapa de alumínio 5mm, e com toda a certeza, fará toda a diferença.

É uma das coisas que já está a caminho. Assim que montei vi logo que aquilo é uma caca. Tive problemas em acertar com o deslizamento dos embolos.

Para já não queria trocar a frame. Penso que primeiro vou trabalhar com esta base, talvez depois trocar o extruder e por ai. Só por fim trocar a frame.

Desculpe insistir mas continuo com a mesma duvida em relação aos passos. Sendo que o step do motor Z é de 0,1mm, se eu escolher um offset de 0,15 isto não puderá baralhar o sistema? Como ele só pode fazer 0,1 ou 0,2, os 0,15 fica ali no meio.
 

[[]]

Estive a analizar e penso que cheguei à solução do meu problema. Ao que me parece, a definição da skirt, sai perfeita logo não puderá ser um problema da 1ª layer a ser impressa.
Penso que o problema vem quando está a fazer a layers seguintes respeitantes à camada inferior. Como preenche a 100% esta não tem para onde expandir e penso que faz aqueles borrados. Além que noto o bico a raspar na superficie e deixa de o fazer quando começa a fazer o infill a X%
Existe maneira de baixar este infill/flow das 2ªs camadas?

Edit:

Estive a ver e existe em Quality - Line with: 0.4mm
Depois em Shell - Wall thickness - 0.8mm

Este ultimo tem que ser multiplo do anterior. Não me lembro de quando imprimi o cubo se coloquei em wall thickness 1mm. Estou a imprimir umas peças e tenho o wall thickness a 1mm e line with a 0.4 e fez a mesma coisa.

Quando acabar vou corrigir a ver se resulta.
Entretanto se existir resposta à primeira duvida digam.

Obrigado
[[]]
 
Última edição:
Problema resolvido. Problema de rolamentos.

Quando mudei os rolamentos Igus Drylin, coloquei também no eixo Z. Como os Igus são mais pequenos, comprimento que os que vem de fábrica coloquei dois em cada suporte Z. Quando o fiz notei alguma prisão mas não liguei, pensei que com um pouco de vaselina e o facto de serem novos, a coisa passasse.
Ora foi do genero set and forget. Mas não essa prisão veio a notar-se no erro que tinha. Como prendia, criava um ligeiro lag nos acopladores.
Estando cabeça em Z0, quando começava a subir devido à prisão só depois de fazer Z0,6 é que começava a subir na realidade. Só depois de amassar o acoplador :D até lá layer sobre layer.

Experimentei com dois Igus e tinha um lag de 0,6mm, 1 Igus tinha 0,4 e com os de fábrica nada.

Atenção que o erro não está nos Igus, são OEM (comprados em PT ). Pelo que penso, como os rolamentos entram à pressão nestes suportes, penso que isto tenha algum efeito nos rolamentos.


Abraço
 


Resultado Layer 0.2 60mm/s

A face de X tem 20.14mm
A face de Y tem 20.13mm
A face de Z tem 20.20mm

Isto é para corrigir certo?
Outra coisa, se repararem na foto de Y, veem as layers que incluem a letra um pouco recuadas. É feitio ou algo corrigivel?

Obrigado
 
Não se preocupe com isso dos passos, comece por ir testando ate encontrar o melhor.
Aconselho que depois (com sensor 8mm) use um vidro+laca, a mesa da anet é propicia a ter empeno e o vidro minimiza isso.

Nas anet que se tem convertido para frame 3030, tenho aconselhado vidro de 4mm (pela razão anteriormente mencionada) e se possível a trocarem a mesa Y (o dito H).

Noto que ao calibrar a hetbed, raramente se consegue nivelar perfeitamente os 4 cantos e isso deve-se porque ao apertar o parafuso, em vez de subir e descer a heatbed, acaba por "torcer" a mesa H. Esta mesa, com corte a laser, ronda os 35€ em chapa de alumínio 5mm, e com toda a certeza, fará toda a diferença.
Existe uma fita Tl Kapton que funciona muito bem sobre a mesa (https://produto.mercadolivre.com.br...ton-alta-temperatura-20-30-50-100-mm-leia-_JM). Não sabia que acontecem muitos problemas com a mesa de alumínio original da Anet A8. Como é esse vidro? Pode colocar no site algum link? Espero ter ajudado.
 
Back
Topo