1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

erro php + mysql

Discussão em 'Web Development' iniciada por toblesu, 27 de Março de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1532)

1. toblesu

toblesu Power Member

Tenho uma query para inserir dados numa tabela, mas nao entendo o erro que me dá! Diz que é um erro de sintaxe, mas se testo a query no Heidi, ela corre bem.. nao dá erro nenhum... não entendo!

o erro é:

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'Resource id #3' at line 1

o código que diz respeito a este erro é:

$sql = "INSERT INTO noticias (id,comentarios_id,categorias_id,titulo,sub_titulo,conteudo,autor,data_not,hora_not,ativar,id_foto,nome_foto)
    VALUES ('','0','$categoria','$titulo','$sub_titulo','$conteudo','$autor','$data_not','$hora_not','$activar','$id_foto','$nome_foto')";

os campos estão correctos, as variáveis também... nao percebo!

se me puderem ajudar??

Obrigado!

2. mascker

mascker Power Member

Boas,

O nome do campo nome_foto está separado

n ome_foto

Saudações

3. DanielGomes

DanielGomes Power Member

e "$con teudo"

Quando tens um erro podes sempre usar um echo para ver o que está a sair.

4. fil79

fil79 Power Member

aliás essa é uma das melhores maneiras de fazer debug quando se trata de erros de sql..

5. toblesu

toblesu Power Member

Nops... no código está tudo junto.. nao sei como é que ao copiar os campos apareceram dessa forma!!

já utlizei echo em muitos sitios, nas variáveis para ver se estavam a ser bem passadas, antes e depois das queries para verificar se "passava".. e nesse echos percebi que não passa dessa query.. e o erro nao está msm nesses campos, porque estão bem escritos!

Mais alguma sugestão?

obrigado

6. mascker

mascker Power Member

Boas,

Como já segurido, altera

PHP:
    $sql "INSERT INTO noticias (id,comentarios_id,categorias_id,titulo,sub_titulo ,conteudo,autor,data_not,hora_not,ativar,id_foto,n ome_foto) 
    VALUES ('','0','
    $categoria','$titulo','$sub_titulo','$con teudo','$autor','$data_not','$hora_not','$activar' ,'$id_foto','$nome_foto')";
    para

PHP:
    $sql "INSERT INTO noticias (id,comentarios_id,categorias_id,titulo,sub_titulo ,conteudo,autor,data_not,hora_not,ativar,id_foto,nome_foto) 
    VALUES ('','0','
    $categoria','$titulo','$sub_titulo','$conteudo','$autor','$data_not','$hora_not','$activar' ,'$id_foto','$nome_foto')";

mysql_query($sql) or die(mysql_error());

E coloca o resultado

Saudações

7. toblesu

toblesu Power Member

o resultado é o mesmo!!

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'Resource id #3' at line 1

a parte do mysql_query($sql) or die(mysql_error());

está numa parte mais "em baixo" do código!.....

8. mascker

mascker Power Member

Boas,

Vê as conexões à base de dados e a selecção da base de dados

PHP:
    mysql_connect('....') or die(mysql_error());
    mysql_select_db('...') or die(mysql_error());
    Mas cheira-me que o erro não está aí. Podes colocar o código todo?
    Saudações

9. toblesu

toblesu Power Member

código todo:

PHP:
    <?
    // Mensagem de Erro

$msg[0] = "Conexão com o banco falhou";

$msg[1] = "Não foi possivél selecionar o banco de dados!";

require(
    "../../config/conect_mysql.inc");

//Tipo de transação se é "Inclusão ou Alteração"
    $tipo             mysql_real_escape_string($_POST["t"]);
    if(
    $tipo <> "e")
    {

$id             mysql_real_escape_string($_POST["id"]);

$autor           mysql_real_escape_string($_POST["autor"]);

$conteudo        mysql_real_escape_string($_POST["conteudo"]);

$categoria        mysql_real_escape_string($_POST["categoria"]);

$data_not        mysql_real_escape_string($_POST["data_2"]);

$hora_not        mysql_real_escape_string($_POST["hora"]);

$sub_titulo        mysql_real_escape_string($_POST["sub_titulo"]);

$titulo            mysql_real_escape_string($_POST["titulo"]);

$ativar            mysql_real_escape_string($_POST["ativar"]);

$id_foto        mysql_real_escape_string($_POST["nome_foto"]);

$nome_foto        $id_foto;

[
    falta aqui um código relativo a uma cena de imagensmas que tá em comentário pk ainda nao tá acbado]

}
    //Monta a Query de Inclusão
    if($tipo == "i")
    {    

$activar"off";
        echo 
    $sql "INSERT INTO noticias (id,comentarios_id,categorias_id,titulo,sub_titulo ,conteudo,autor,data_not,hora_not,ativar,id_foto,nome_foto) 
    VALUES ('','0','
    $categoria','$titulo','$sub_titulo','$conteudo','$autor','$data_not','$hora_not','$activar' ,'$id_foto','$nome_foto')";

mysql_query($sql) or die(mysql_error());  

}

Última edição pelo moderador: 28 de Março de 2008
  10. Doctor_Worm

Doctor_Worm Power Member

Código:
    INSERT INTO noticias (id,comentarios_id,categorias_id,titulo,sub_titulo ,conteudo,autor,data_not,hora_not,ativar,id_foto,nome_foto) 
    VALUES ('','0',[COLOR=DarkOrange]'$categoria'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$titulo'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$sub_titulo'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$conteudo'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$autor'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$data_not'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$hora_not'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$activar' [/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$id_foto'[/COLOR],[COLOR=DarkOrange]'$nome_foto'[/COLOR])"
    Ai essas aspas nas variáveis....

Resource id #3 quer dizer que o problema está no 3º campo. A categoria deve ser numérico e estás a passar a string '$categoria' e não o valor de $categoria. Claro que para os outros campos também.

Não será esse o problema?

Não te esqueças de validar os valores que vêm da form, senão, se alguém introduzir um valor não numérico, vais ter o mesmo problema. E para as datas também.

Última edição: 28 de Março de 2008
  11. toblesu

toblesu Power Member

como assim as aspas?? nao percebi??
    costumo trabalhar assim.. e nao tinha tido problemas, até agora!!

falta alguma aspa??

ou está a sugerir do tipo '".$categoria."' ? nesta ultima versão..tenho desta forma, mas continua o mesmo erro!

quanto ao campo, ele é numérico (é uma FK) e estou a passar numérico!!!
    este é o código da captar o valor de '$categoria' :

//gera a lista de categorias.
    require_once("../../config/conect_mysql.inc");
    echo"<option value=\"-------\" selected=\"selected\">-------------------</option>\n";
    $res = mysql_query("SELECT * FROM categorias");
    while($registro = mysql_fetch_row($res))
    {
    $id_cat = $registro[0];
    $nome = $registro[1];
    echo"<option value=\"$id_cat\" title=\"$nome\">$nome</option>\n";
    }

o valor que estou a passar é $id_cat.... ou seja $registro[0] que é a chave da tabela categorias....

12. Doctor_Worm

Doctor_Worm Power Member

Ok, já percebi...

nos campos que são numéricos não podes passar com aspas...

Se $categoria = 1, ao colocares '$categoria' o php vai passar ao mysql '1' (alfanumérico) e não 1 (numérico) como devia estar a passar.

Isso funciona para todos os campos numéricos

Experimenta assim:
    Código:
    echo $sql = "INSERT INTO noticias (id,comentarios_id,categorias_id,titulo,sub_titulo ,conteudo,autor,data_not,hora_not,ativar,id_foto,nome_foto) 
    VALUES ('','0',[COLOR=DarkOrange]$categoria[/COLOR],'$titulo','$sub_titulo','$conteudo','$autor', '$data_not' ,'$hora_not','$activar' ,[COLOR=DarkOrange]$id_foto[/COLOR],'$nome_foto')";
    Já não mexo no php há tanto tempo que esqueci-me que entre " " os as variáveis são alteradas para os valores (o que já não acontece entre ' ')

Última edição: 28 de Março de 2008
  13. toblesu

toblesu Power Member

vou tentar.. na verdade, tenho colocado smp aspas mesmo que os campos guardem valores numéricos e não tenho tido problemas..embora saiba que não é necessário... por isso é que nao entendi o problema!!!

nops!! não é esse o problema......

continua o mesmo erro!!!

Última edição pelo moderador: 29 de Março de 2008
  14. Doctor_Worm

Doctor_Worm Power Member

Então coloca aqui o resultado do echo $sql.

15. toblesu

toblesu Power Member

bolas...... problema resolvido..... mas nao tinha nada a ver com a query... nada a ver com o sql!! atão ainda menos entendi porque dava o erro relacionado com o SQl....

tinha a ver com uma variável para retirar o valor vindo do browser.. tinha $_POST e deveria ter usado $_GET.....

obrigado.

16. hostmake

hostmake Power Member

Claro que tinha erro no SQL, provavelmente não aceitas NULL's.

Eu ia-te dizer que o método mais fácil é sempre, fazeres um insert pelo PHPMyAdmin por exemplo, e depois comparares as sintaxes.

17. toblesu

toblesu Power Member

costumo usar o heidi para testar as minhas queries (é mais "rápido" na resposta!! <comentário>) e testei essa query e ele fazia o insert sem erros..... o unico campo que pode parecer que está aceitar valor NULL (que na verdade nao está), é o id que é a chave primária que é auto-incremental... dai ter colocado para o campo id -> '' .

obrigado na mesm! Erro era mesmo de ter colocado $_POST em vez de $_GET.... já que estou a passar valores plo url.. precisava logo do $_GET...

Obrigado

:-D

Partilhar esta Página