1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Erro: System CMOS checksum bad ??

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por crossroads, 10 de Outubro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 8714)

1. crossroads

crossroads Power Member

Boas!

Hoje de manhã o portátil, um ACER Aspire 5101, simplesmente bloqueou. Nada funcionava pelo que se optou por desligá-lo pressionando uns segundos no botão on/off. Ao reiniciar apareceu isto:

WARNING 0251: System CMOS checksum bad - default configuration used ERROR
    WARNING 0290: Previous boot incomplete - Default configuration used
    Press F1 to resume, F2 to setup

Mas mesmo pressionando não deu. Pouco depois o windows começou a entrar mas o monitor estava muito pixelizado... Entrou a fazer o disk scan mas bloqueou novamente ao chegar aos 100%. Desligou-se novamente pelo botão mas esteve a fazer sempre um ruído estranho... a minha namorada descreveu-o como se fosse papel a ser dobrado.

Telefonei à Vobis, onde foi comprado. Tirando uns pormenores chatos, lá me disseram que lá não fazem reparações e que teriam que enviar para a ACER.
    Entretanto telefono à ACER e lá me atende uma "senhora" que mais valia ir cavar batatas. Digo-lhe qual o erro que me deu e o comportamento do computador e só me responde que não interessa o erro (?) e que devo formatar o computador: se der era do software e fica logo bom, se não der é do hardware e pode-se enviar para Barcelona. Ora eu preciso da informação que lá tenho e não posso formatar! De qualquer maneira lá vão formatá-lo.

Na net encontrei que este erro pode ser devido à pillha (bateria?) da BIOS, e que se pode trocar.
    Só que não encontrei ninguém que me confirme nada.

O computador ainda tem garantia por mais 10 dias, mas não posso dispensar novamente o computador por 15/30 dias pois preciso dele para trabalhar. Pois, disse novamente porque ele já foi para reparar uma vez.

Bem, alguma dica de como posso solucionar isto rapidamente?

P.S.: o dito cujo tem o Windows XP.

2. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Consegues entrar em modo de segurança no XP? carregas F8 ao iniciar.

Tentas salvar os dados que necessitas... esse barulho de "papel" pode ser o disco a arranhar a superficie física... ou seja o disco ardeu...

Espero que consigas recuperar os dados

3. zyThuM

zyThuM Power Member

Tenta faze aquilo que te disseram em cima.

Outra coisa se o teu portatil já foi para arranjar pela a garantia então a tua tua garantia prolonga-se pelo o tempo que esteve arranjar. Ou seja, se na primeira vez ele este 30 dias então a tua garantia estende-se por mais 30 dias.

A única solução é levares o portatil à Vobis, eles venderam te o portatil ele que orientem a reparação. Eles estão a tentar esquivar de serem eles a mandar o portatil para Acer porque já sabem como eles são e a Vobis dá sempre o periodo de reparação de 30 dias, no fim destes se o portátil não estiver pronto eles têm que arrajnar outra solução, ou seja, dão te o dinheiro ou um portátil no mesmo valor do teu.

4. olly

olly Power Member

Esse erro normalmente significa pilha fraca (como referiste) e, neste caso, basta trocá-la. Ou então, alguma instalação que tenha corrido mal e que tenha danificado/corrompido alguma definição na bios (o que acho um bocado difícil mas não impossível).
    Como dizes que ainda tens 10 dias de garantia abrir o portátil e procurar pela pilha vai, eventualmente, acabar com ela (garantia).
    Quanto aos dados, um LiveCD deve conseguir recuperá-los. Como precisas do pc, eu arriscava encontrar a pilha... mesmo podendo não vir daí o problema :eek:

5. crossroads

crossroads Power Member

Obrigado pelas respostas!

O problema é que não quero ficar sem o portátil (preciso mesmo dele) se for só mesmo caso da pilha. Eu falei com a Vobis mas como me disseram que lá não reparam nada não sei o que fazer. Espero é que não seja do HD.
    Se for só mesmo o trocar a pilha, não há nenhuma loja que me possa fazer isso?

Última edição: 10 de Outubro de 2008
  6. olly

olly Power Member

Qualquer uma te faz isso, perdes é a garantia (mas como está a terminar).
    Tens aqui um manual, penso que a pilha está na pag. 68 (pelo menos é o mais parecido com uma pilha que encontrei).

Última edição: 10 de Outubro de 2008
  7. m00s

m00s Power Member

ja foste ao setup da bios?

8. crossroads

crossroads Power Member

Olá!

Obrigado pelo ficheiro e pelas dicas.
    Cheguei a casa (o incidente não se passou comigo) e tentei aceder ao computador com um live cd do Ubunto. Não sei bem pq nem consegui ir ao menu. Ao tentar iniciar pela segunda vez consegui abrir o XP normalmente. Estou agora a copiar tudo o que posso para o disco externo mas já não sei que pensar.
    Devo ir à Vobis mas tb não acho que eles vão adiantar muito.

m00s, acho que posso ir ao setup da bios, mas não sei que possa fazer lá.

9. m00s

m00s Power Member

basicamente entras na bios e escolhes "save settings and exit" ...se correr bem ja n aparece o aviso ao ligar o portatil.

quanto a ser a pilha duvido bastante pois é um portátil com 2 anos...e não é normal teres de trocar a pilha com 2 anos!

de qualquer modo salva os documentos enquanto podes e depois partilha aqui as novidades.

10. crossroads

crossroads Power Member

Obrigado m00s, vou ver se faço isso.

Desde ontem à noite o computador tem-se portado mais ou menos. Já fiz o back-up que tudo o que lá tinha e até agora parece que funciona normalmente se bem que não puxei por ele. O único senão é que sempre que inicia pede para fazer um scan ao disco.
    Passei ontem na Vobis mas o único que podem fazer é enviá-lo para a garantia. Acho que vou lá entregá-lo daqui a uns dias.

Obrigado por toda a ajuda!

11. crossroads

crossroads Power Member

Desde sexta à noite que o computador tem-se portado bem, funcionando perfeitamente. Se não fosse todos os erros na sexta pensaria que o computador está bem.
    Parece que não tem lógica...

12. crossroads

crossroads Power Member

Alguém me pode confirmar isto? Telefonei agora à Vobis e disseram-me que este prolongamento da garantia não existe...

13. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Desconheço a existência dessa "extensão".

14. m00s

m00s Power Member

o que talvez queiras dizer é garantia da reparação.... isso depende das lojas.

15. zyThuM

zyThuM Power Member

Isso está na lei, mas penso que isso tem a ver com a marca. A mim aconteceu isso, o portatil teve que ir para arranjar e já tinha passado os dois anos desde que tinha comprado o portátil e eles aceiratam no ainda como se tivesse dentro da garantia.

16. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Seria interessante para todos que apontasse para algum local ou texto legal que sustente essa informação.

As extensões de garantia existem mas são propostas contra o pagamento de um determinado preço.

Zee

17. zyThuM

zyThuM Power Member

O google é nosso amigo e a techzone também...

18. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Obrigado, a terminologia é que estava incorrecta, não é extensão mas sim suspensão da contagem do prazo de garantia.

Faltará saber se o crossroads possui meios documentais de prova dessa suspensão (guias, facturas, recibos de entrega e levantamento do equipamento, ...).

De notar que ao fim dos 2 anos a obrigação da loja extingue-se, passando a responsabilidade para o fabricante do equipamento, embora neste caso seja de confirmar.

Zee

19. zyThuM

zyThuM Power Member

Sim essa questão é que eu não sei, se é responsabilidade da loja ou da marca. Se bem me lembro eu não tive que apresentar nenhuns documentos da primeira reparação.

Mas também o meu caso foi um bocado diferente, o portátil foi para arranjar (ainda dentro da garantia) e quando voltou (fora da garantia) continuava com problemas. Da primeira vez tratei a entrega do portatil para reparação com a loja a onde eu comprei o portatil da segunda vez tratei directamente com a marca.

Partilhar esta Página