Erro: System CMOS checksum bad ??

crossroads

Power Member
Boas!

Hoje de manhã o portátil, um ACER Aspire 5101, simplesmente bloqueou. Nada funcionava pelo que se optou por desligá-lo pressionando uns segundos no botão on/off. Ao reiniciar apareceu isto:

WARNING 0251: System CMOS checksum bad - default configuration used ERROR
WARNING 0290: Previous boot incomplete - Default configuration used
Press F1 to resume, F2 to setup

Mas mesmo pressionando não deu. Pouco depois o windows começou a entrar mas o monitor estava muito pixelizado... Entrou a fazer o disk scan mas bloqueou novamente ao chegar aos 100%. Desligou-se novamente pelo botão mas esteve a fazer sempre um ruído estranho... a minha namorada descreveu-o como se fosse papel a ser dobrado.

Telefonei à Vobis, onde foi comprado. Tirando uns pormenores chatos, lá me disseram que lá não fazem reparações e que teriam que enviar para a ACER.
Entretanto telefono à ACER e lá me atende uma "senhora" que mais valia ir cavar batatas. Digo-lhe qual o erro que me deu e o comportamento do computador e só me responde que não interessa o erro (?) e que devo formatar o computador: se der era do software e fica logo bom, se não der é do hardware e pode-se enviar para Barcelona. Ora eu preciso da informação que lá tenho e não posso formatar! De qualquer maneira lá vão formatá-lo.

Na net encontrei que este erro pode ser devido à pillha (bateria?) da BIOS, e que se pode trocar.
Só que não encontrei ninguém que me confirme nada.

O computador ainda tem garantia por mais 10 dias, mas não posso dispensar novamente o computador por 15/30 dias pois preciso dele para trabalhar. Pois, disse novamente porque ele já foi para reparar uma vez.

Bem, alguma dica de como posso solucionar isto rapidamente?

P.S.: o dito cujo tem o Windows XP.
 
Consegues entrar em modo de segurança no XP? carregas F8 ao iniciar.

Tentas salvar os dados que necessitas... esse barulho de "papel" pode ser o disco a arranhar a superficie física... ou seja o disco ardeu...

Espero que consigas recuperar os dados
 
Tenta faze aquilo que te disseram em cima.

Outra coisa se o teu portatil já foi para arranjar pela a garantia então a tua tua garantia prolonga-se pelo o tempo que esteve arranjar. Ou seja, se na primeira vez ele este 30 dias então a tua garantia estende-se por mais 30 dias.

A única solução é levares o portatil à Vobis, eles venderam te o portatil ele que orientem a reparação. Eles estão a tentar esquivar de serem eles a mandar o portatil para Acer porque já sabem como eles são e a Vobis dá sempre o periodo de reparação de 30 dias, no fim destes se o portátil não estiver pronto eles têm que arrajnar outra solução, ou seja, dão te o dinheiro ou um portátil no mesmo valor do teu.
 
Esse erro normalmente significa pilha fraca (como referiste) e, neste caso, basta trocá-la. Ou então, alguma instalação que tenha corrido mal e que tenha danificado/corrompido alguma definição na bios (o que acho um bocado difícil mas não impossível).
Como dizes que ainda tens 10 dias de garantia abrir o portátil e procurar pela pilha vai, eventualmente, acabar com ela (garantia).
Quanto aos dados, um LiveCD deve conseguir recuperá-los. Como precisas do pc, eu arriscava encontrar a pilha... mesmo podendo não vir daí o problema :eek:
 
Obrigado pelas respostas!

O problema é que não quero ficar sem o portátil (preciso mesmo dele) se for só mesmo caso da pilha. Eu falei com a Vobis mas como me disseram que lá não reparam nada não sei o que fazer. Espero é que não seja do HD.
Se for só mesmo o trocar a pilha, não há nenhuma loja que me possa fazer isso?
 
Última edição:
Qualquer uma te faz isso, perdes é a garantia (mas como está a terminar).
Tens aqui um manual, penso que a pilha está na pag. 68 (pelo menos é o mais parecido com uma pilha que encontrei).
 
Última edição:
Olá!

Obrigado pelo ficheiro e pelas dicas.
Cheguei a casa (o incidente não se passou comigo) e tentei aceder ao computador com um live cd do Ubunto. Não sei bem pq nem consegui ir ao menu. Ao tentar iniciar pela segunda vez consegui abrir o XP normalmente. Estou agora a copiar tudo o que posso para o disco externo mas já não sei que pensar.
Devo ir à Vobis mas tb não acho que eles vão adiantar muito.

m00s, acho que posso ir ao setup da bios, mas não sei que possa fazer lá.
 
basicamente entras na bios e escolhes "save settings and exit" ...se correr bem ja n aparece o aviso ao ligar o portatil.

quanto a ser a pilha duvido bastante pois é um portátil com 2 anos...e não é normal teres de trocar a pilha com 2 anos!


de qualquer modo salva os documentos enquanto podes e depois partilha aqui as novidades.
 
Obrigado m00s, vou ver se faço isso.

Desde ontem à noite o computador tem-se portado mais ou menos. Já fiz o back-up que tudo o que lá tinha e até agora parece que funciona normalmente se bem que não puxei por ele. O único senão é que sempre que inicia pede para fazer um scan ao disco.
Passei ontem na Vobis mas o único que podem fazer é enviá-lo para a garantia. Acho que vou lá entregá-lo daqui a uns dias.

Obrigado por toda a ajuda!
 
Desde sexta à noite que o computador tem-se portado bem, funcionando perfeitamente. Se não fosse todos os erros na sexta pensaria que o computador está bem.
Parece que não tem lógica...
 
Outra coisa se o teu portatil já foi para arranjar pela a garantia então a tua tua garantia prolonga-se pelo o tempo que esteve arranjar. Ou seja, se na primeira vez ele este 30 dias então a tua garantia estende-se por mais 30 dias.

Alguém me pode confirmar isto? Telefonei agora à Vobis e disseram-me que este prolongamento da garantia não existe...
 
Isso está na lei, mas penso que isso tem a ver com a marca. A mim aconteceu isso, o portatil teve que ir para arranjar e já tinha passado os dois anos desde que tinha comprado o portátil e eles aceiratam no ainda como se tivesse dentro da garantia.
 
O google é nosso amigo e a techzone também...
Obrigado, a terminologia é que estava incorrecta, não é extensão mas sim suspensão da contagem do prazo de garantia.

Faltará saber se o crossroads possui meios documentais de prova dessa suspensão (guias, facturas, recibos de entrega e levantamento do equipamento, ...).

De notar que ao fim dos 2 anos a obrigação da loja extingue-se, passando a responsabilidade para o fabricante do equipamento, embora neste caso seja de confirmar.

Zee
 
Sim essa questão é que eu não sei, se é responsabilidade da loja ou da marca. Se bem me lembro eu não tive que apresentar nenhuns documentos da primeira reparação.

Mas também o meu caso foi um bocado diferente, o portátil foi para arranjar (ainda dentro da garantia) e quando voltou (fora da garantia) continuava com problemas. Da primeira vez tratei a entrega do portatil para reparação com a loja a onde eu comprei o portatil da segunda vez tratei directamente com a marca.
 
Back
Topo