Erros ao ligar ao servidor SMTP

hellaxe

Power Member
Boas pessoal:
Estou com um problema chato e não tenho a certeza de onde vem.
É o seguinte:
Estou a dar formação numa escola (EB 2,3) sobre Email e outros serviços da Internet.
Acontece que criámos uns emails no Sapo e configuraram-se os Outlook Express/Thunderbirds para essas contas.
Os primeiros a configurar os clientes conseguiram enviar emails, depois disso, chapéu....... deu sempre erro nos servidores SMTP.
Ora bem estamos dentro da rede da escola e presumo que tenha as protecções do costume (firewall, anti-virus e anti tudo o resto).
A minha dúvida é: será a firewall que ao detectar um tráfego anormal na porta 25 fecha aquilo?

Por outro lado tentou-se criar uns mails e acreditar outros no Live MSN e somente os 4 primeiros foram aceites, os restantes 10 ou 11 deram erro na criação.

Agradeço o vosso contributo.
 
faz telnet ao porto 25 do smtp server do sapo e injecta os comandos de mail tipo isto:

ehlo sapo.pt
mail from: [email protected]
rcpt to: [email protected]
data
teste de envio
.



Ele irá no fim quando meteres o . te dar uma mensagem sobre o status do que estas a tentar enviar... faz o post aki do resultado.
 
Sim vou fazer isso mas só ás 18:30. Agora estou em casa.
Mas é estranho já que quando cheguei a casa (depois da formação) liguei o portátil e enviei os mails que estavam em espera e foram logo.
Será que o sapo tem é que tem filtros e detecta que, do ip publico que estamos a usar, está a enviar alguns mails em demasia e bloqueia por pertenço SPAM?

EDIT: estive agora a fazer o teste aqui em casa e o telnet dá time out.
 
Última edição:
Sim vou fazer isso mas só ás 18:30. Agora estou em casa.
Mas é estranho já que quando cheguei a casa (depois da formação) liguei o portátil e enviei os mails que estavam em espera e foram logo.
Será que o sapo tem é que tem filtros e detecta que, do ip publico que estamos a usar, está a enviar alguns mails em demasia e bloqueia por pertenço SPAM?

EDIT: estive agora a fazer o teste aqui em casa e o telnet dá time out.

em relacao ao spam... duvido!

tens adsl sapo? se sim qual é o servidor de smtp q tas a usar para fazer telnet ao proto 25?
 
Aqui em casa tenho clix.
smtp.sapo.pt é o servidor deles.
Na escola é PT ou sapo

Pode ser de estares na clix... embora duvide... de qq forma cmg funciona sem problemas:

npar0:/var/tmp# telnet smtp.sapo.pt 25
Trying 212.55.154.44...
Connected to smtp.sapo.pt.
Escape character is '^]'.
220 sapo.pt ESMTP SPF1
quit
221 sapo.pt
Connection closed by foreign host.
 
Pode ser de estares na clix... embora duvide... de qq forma cmg funciona sem problemas:

npar0:/var/tmp# telnet smtp.sapo.pt 25
Trying 212.55.154.44...
Connected to smtp.sapo.pt.
Escape character is '^]'.
220 sapo.pt ESMTP SPF1
quit
221 sapo.pt
Connection closed by foreign host.

Ok agora vou para lá e vejo o que pode ser.
Estive a ver com um colega e também pode ser do MTU do router.
Depois digo qq coisa.
 
Eu sei mas trás constrangimentos não é? pode impedir o trafego se estiver entupido.
Não consegui ver aquilo do MTU pq está administrado pelos gajos da PT e não deram a pass à escola. Lindo.
OK siga!!!!!!!!!
 
Eu sei mas trás constrangimentos não é? pode impedir o trafego se estiver entupido.
Não consegui ver aquilo do MTU pq está administrado pelos gajos da PT e não deram a pass à escola. Lindo.
OK siga!!!!!!!!!

e o teste q eu pedi? ja experimentaste? Outra coisa... por norma qd a PT e qq outro operador instala um router com gestão por eles, normalmente limitam o numero de conexões a um dado IP.
No caso da PT é no máximo 5 ligações por que porto for a um host.
 
Back
Topo