Avaria Erros memoria ram

register13

Power Member
boa tarde,
eu tenho pc com:
board foxconn g31mx
core2quad q9505
hdd WD 500gb
fonte 235w (generica)
linux mint 19.3

tinha antes 2 modulo ddr2 667mhz de 1gb+2gb. pc comecou a bloquear sem razao aparente e apos alguns testes/despistes o modulo 2gb apresentava varios erros naquele teste padrao. adquiri entretanto 2*2gb iguais para substituir. assim recebi realizei teste q nao detetou nada mas ao fim de 2/3h com pc ligado este comecou a ter sintomas anteriores e a bloquear do nada. refiz teste e como resultado acima 30 erros com teste a meio (nao tive paciencia aguardar ate ao fim).
o que acham que pode estar originar isto?
ry2tZ7P.png
 
o problema pode ser é da motherboard e não das memorias, e com a idade que o pc já tem, se for usado com frequência, não é nada de anormal aparecerem problemas, para fazeres um despiste, obrigava a teres peças para trocar e testar.
 
Valida se a voltagem da RAM está certa na BIOS, caso esteja aumenta um pouco a voltagem ver resolve o problema.
Ou então poderá ser essa fonte genérica que já não esteja nas melhores condições.
 
Só pelo sim ou pelo não, o controlador de memória está no chipset G31, podes verificar se o northbridge está a aquecer?

Mais, vais à bios e pões tudo no Auto, CPU, memória e à boards onde também é possivel alterar a voltagem do chipset, põe tudo no auto e volta a correr o teste de memória.
 
tenho algumas pecas, actualmente a unica coisa q nao tenho é outra board (ate tenho uma parada mas com condensadores todos inchados....)
tenho cpu's (e2xxx, e5300...), tenho outras ram 1gb+512mb q ate estas "novas" de 2gb chegarem era as q estavam no pc mas eu comprei outro pc entretanto tbm e acabei por guardar este nao dei mt uso com essa combinacao embora durante tempo q usei nao detetei nenhum problema e teste memoria passou sem erros. fonte tbm, nao mt boa qualidade de 600w q troquei mas na altura nao resolveu voltou a 235w tem ligacoes sata.
hje com estas novas ram's ainda n fiz grandes testes estando trabalhar estou limitado no tempo mas antes testei com troca de cpu, fonte, hdd/ssd. unica coisa que detetei foi erros com modulo 2gb (antigo) dai ter partido para comprar 2*2gb iguais
 
Valida se a voltagem da RAM está certa na BIOS, caso esteja aumenta um pouco a voltagem ver resolve o problema.
Ou então poderá ser essa fonte genérica que já não esteja nas melhores condições.
sem sucesso, pc n inicia dps disso
Só pelo sim ou pelo não, o controlador de memória está no chipset G31, podes verificar se o northbridge está a aquecer?
sim aquece

vou procurar testar cada slot/memoria individualmente. assim concluir mais alguns testes dou feedback.
obrigado
edit:
apos alguns testes, parece efectivamente sera da ram. um dos pentes apresenta smp erros enquanto outro funciona normal. mantive anterior 1gb + novo 2gb e tem funcionado
 
Última edição:
aproveitando este topico, nova situacao com outro pc (o substituto do lga775)
hp prodesk 600 g1 sff
i5-4570
bios L01 v02.30 22/04/2014
este pc tem 4*slot para ram vinha com 1*4gb ddr3 pc3-12800u-cl11 1600mhz. adquiri entretanto 2*4gb com mesma especificacao (pc3-12800u-cl11 1600mhz). se tentar o boot so com modulos novos este inicia coolers mas da aviso de ram nao prosseguindo. ao ligar pc se tiver o modulo inicial+novos este consegue ligar mas nao reconhece os modulos adicionais reconhecendo apenas 4gb dos 12gb (3*4gb). ja tentei outras combinacoes e testei a ram nova nos 4*slots individualmente.
alguma ideia do q possa estar originar esta incompatibilidade?

edit: tenho conjunto 2*2gb ddr3 1333mhz q tbm funciona tranquilo se instalar so estes dois pentes.
 
Última edição:
Nao completa o boot com as novas memorias a nao ser q estas estejam a usar mesmo canal q memoria antiga e mesmo nesse caso nao reconhece as novas apenas a antiga
 
Back
Topo