Erros memoria ram

blazt

Banido
boas. eu tenho dois dimms SDRAM de diferentes marcas de 256 pc133 um deles double outro nao single, e um de 64 pc 133 single... se puser 256 detecta so 128 tanto doble como single sided. so consigo por um de 256 mais outro de 64. se puser 256 + 256 + 64 da erro depois de fazer o loading do windows aparece um ecra azul k desaparece rapido e reinicia o pc mesmo antes de aparece o ecra com para o login dos utilizadores. portanto so posso por 256 + 64 mas no windows so aparece 192...?? alguem sabe o k será?

Motherboard QDI Advance 9

ITEM
DETAIL
Chipset
VIA Apollo Pro 133
VIA VT82C693A North Bridge
VIA VT82C596B South Bridge
Bus Type 5 PCI slots
2 ISA slots
1 AGP 2X slot
CPU Support Socket 370 processors
Intel Pentium III FC-PGA processors at 500E/533EB/550E/600E/600EB/650/667/700/733/ 750/800MHz
Support Intel Celeron CPU at 300A/333/366/400/433/466/500/533/566/700/800MHz
On-board 1.5V,2.5Vregulators
A9 PCB3.0 mainboard Support 1.1GHz CPU
System Memory Three 168-pin 3.3V PC133 DIMM sockets
Support up to 768MB SDRAM
Support 66/100/133MHz Synchronous DRAM and 66MHz EDO
QDI Innovations RecoveryEasy,SpeedEasy,LogoEasy,
BIOS-ProtectEasy,ManageEasy
BIOS Licensed advanced AWARD BIOS
2Mb DIP Flash ROM
Support Plug and Play
Support ACPI and OS Directed Power Management
Graphics Support AGP 2X
Transfer rate up to 512MB/s
I/O Feature All I/O ports can be enabled/disabled by BIOS setup
2 USB prots support USB 1.1
1 PS/2 keyboard prot
1 PS/2 mouse port
2 high speed Serial Ports(16550 fast UART compatible)
1Enhanced parallel Port (SPP, EPP, ECP)
IrDA port supports up to 115.2KB/sec transfer rate
Advanced Feature Supports wakeup on Lan/Modem
power-on by keyboard password
Trend ChipAway Virus on Guard
PC/PCI(SB-Link)
PC-cillin with killing
Bus Speed 66/100/133MHz FSB
Over clock up to 155MHz
Selectable by both Jumper setting and SpeedEasy
Board Size 305 x 193mm (ATX)
 
boas
bem vindo ao forum
lamento naõ te poder ser grande ajuda....mas vamos tentar;)
qual e o teu cpu?
vga?
em que slots estas a usar as mems?
ja viste se ha alguma bios mais recente para a tua mobo?

cumps
 
É um pentium 3 733
Geforce 3 ti200
neste momento tenho 256mb doble no dimm1 + 64mb no dimm2 e no windows apenas 192mb. se puser no dimm 3 mais 256 da erro...
Vou tentar actualizar a Bios entao a ver se resolve.
Obrigado!
 
boas. eu tenho um problema identico....será que tem mesmo a ver com as memorias? epá eu espero k nao!! nem me digam uma coisas dessas!
Um abraço

P.S.- ao fim de varias tentativas consegues entrar no windows? pff exprimenta. É que no meu caso nao entro a primeira mas entro a 2 ou a 4 ou depende. Exprimenta lá sff e dps diz aki ***** coisa
 
ao que parece a tua board so suporta 128MB por slot...

ou seja, o dimm de 256MB a trabalhar com apenas 128MB...


128MB + 64MB = 196MB que te sao detectados ;)


Faz um update a Bios, pode ser que isso seja resolvido... ou nao!
 
blazt disse:
É um pentium 3 733
Geforce 3 ti200
neste momento tenho 256mb doble no dimm1 + 64mb no dimm2 e no windows apenas 192mb. se puser no dimm 3 mais 256 da erro...
Vou tentar actualizar a Bios entao a ver se resolve.
Obrigado!
eu tive(tenho um problema similar)
comprei 256 MB pro pc de um amigo(tb é um 733 a board n sei) adicionei aos 64 MB q ja tinha e so me detecta 196MB total
sera k essa board n aceita + q x MB por slot?
se resolveres o teu prob diz tb me deve ajudar
cumps
 
O manual da board diz "Support up to 768MB SDRAM" logo penso que 128Mb por DIMM nao pode ser o maximo... Eu experimentei noutra board que tenho de um Celeron 433 Mhz e cada DIMM tb nao dava mais de 128Mb mas ja suportava os 3 DIMMs juntos ficando com 320Mb de ram no windows...
 
boas

ja viste k bios e k tens?
e quantas e k sairam depois da tua...
se sairam muitas se calhar era boa ideia actualizar isso...
ja foste ao site do fabricante?
cumps
 
Ja sairam duas depois da que tenho. Passei para uma disquete os ficheiros AWDFLASH e o xxxxx.BIN e arranquei o PC pela disquete e fiz A\> AWDFLAH xxxxx.BIN e aquila abre la a configuração mas esta-me a dar um erro "Unknown Flash Type" e volta para a linha de comandos... :sad:
 
pois
e melhor que alguem mais habilitado do que eu com estas questoes do flash a bios possa responder
eu so uso winflash(porque a minha mobo permite) e tremo de cada vez que flasho a bios


cumps
 
Ainda não resolvi o meu problema mas aqui este texto que encontrei:

Question:
Q:Why can t my system detect the full amount of the total memory I have assembled?

Answer:
A:General trouble shooting suggestions:

1) Please check the manual first and ensure that what the maximal capacity your motherboard can support, the total amount should be no more than the capacity declared;

2) Upgrade to the latest available BIOS;

3) Using sticks from same manufacturer is a preferable choise if you want to assemble several sticks simultaneously onto the system;

4) Try clear the CMOS and different slots;

5) If all of the above general troubleshooting have not resolved the issue, so please change different memory sticks, the reason we advise that you should change another memory is because there should have compatibility between the memory and the chipsets or the motherboard, and why this happens might be that at the time when your model went into mass production, some kinds of memory were not even available for compatibility testing. The vast majority of memory stick that should be supported work with the model with no problems. But some modules or trademark, however, because of we can not buy them for validation, are not compatible and the incompatibility cannot be resolved for the lack of such memory. QDI understand that some end users may be unhappy about this situation, however no manufacturer can guarantee compatibility with future products.
 
Boas

Eu acho que isso tem a ver com o facto de teres chips de mems nos 2 lados do módulo de 256, e a tua board só detecta um "lado" do módulo, logo só te dá acesso a 128MB, agora o módulo de 64 e detectado na totalidade porque só tem chips dum lado ( single sided )...
(not sure about this stuff)


Eu ja tive nessa situação 256MB+64MB que davam 192MB numa board antiga com um celeron 400, mas há muito tempo quando mudei para os 1ºs p4 com boards que davam para DDR ou SDram aí sim lá tinha os 320 MB de Ram

O melhor acho que é trocares esses módulos (os de 256...) por uns que sejam single sided, isto se realmete queres ter esse pc a funcar :)

Agora em relação aos erros parece-me que tens ai um conflito de timings. Experimenta pores os timings mais relaxados possiveis ou entao experimenta limpar a poeirada dos slots de mem, às vezes até pode ser um mau contacto


Cumprimentos
 
Acho que o jorge tem razão... provavelmente a tua board só tem suporte para memórias double sided [mais caras e mais raras hoje em dia], por isso só te encontra 128Mb...
 
Bzaina disse:
boas. eu tenho um problema identico....será que tem mesmo a ver com as memorias? epá eu espero k nao!! nem me digam uma coisas dessas!
Um abraço

P.S.- ao fim de varias tentativas consegues entrar no windows? pff exprimenta. É que no meu caso nao entro a primeira mas entro a 2 ou a 4 ou depende. Exprimenta lá sff e dps diz aki ***** coisa

Reinicia duas vezes mas depois aparece o ecra de escolha de modo normal ou modo de segurança e encrava aí...

Eu ja fiz o update à BIOS mas nao resolveu o problema. Se eu puser os DIMMS ao mesmo tempo o PC não arranca... Ha uma posição em que eu ponho as dois DIMMS de 265 que o Windows detecta não 512Mb como deveria mas sim 256Mb mas se entro num jogo "pesado" ele corre os menus do jogo mas depois do loading reinicia. Ou então reinicia-se sozinho sem mais nem menos no Windows.
 
do site oficial... QDI Advance 9

Three 168-pin 3.3V PC133 DIMM sockets
Support up to 768MB SDRAM
Support 66/100/133MHz Synchronous DRAM and 66MHz EDO

nao faz qualquer referencia a haver problemas com dual-sided ou nao.

eu tenho uma QDI Legend V (mais antiga que essa) e aceita na boa os modulos dualsided (até veio da loja a funcionar com um 32Mb dual sided)

já tentaste com algum modulo de Ram emprestado, que esteja a funcionar ok noutro pc?
 
O windows detecta 192 Mb de ram e no programa CPU-Z:

Memory
DRAM Type SDRAM
DRAM Size 320 MBytes
DRAM Interleave none
CAS# Latency 3.0 clocks
RAS# to CAS# 3 clocks
RAS# Precharge 3 clocks
Cycle Time (TRAS) 6 clocks
# of memory modules 2
Module 0 AMD SDRAM PC133 - 256 MBytes
Module 1 Memory Card Tech. SDRAM PC100 - 64 MBytes

8o
 
Jorge Candeias disse:
Boas

Eu acho que isso tem a ver com o facto de teres chips de mems nos 2 lados do módulo de 256, e a tua board só detecta um "lado" do módulo, logo só te dá acesso a 128MB, agora o módulo de 64 e detectado na totalidade porque só tem chips dum lado ( single sided )...
(not sure about this stuff)


Eu ja tive nessa situação 256MB+64MB que davam 192MB numa board antiga com um celeron 400, mas há muito tempo quando mudei para os 1ºs p4 com boards que davam para DDR ou SDram aí sim lá tinha os 320 MB de Ram

O melhor acho que é trocares esses módulos (os de 256...) por uns que sejam single sided, isto se realmete queres ter esse pc a funcar :)

Agora em relação aos erros parece-me que tens ai um conflito de timings. Experimenta pores os timings mais relaxados possiveis ou entao experimenta limpar a poeirada dos slots de mem, às vezes até pode ser um mau contacto


Cumprimentos

no meu caso usei 64 + 256 ambos os modulos single sided e mesmo assim so detecta 196MB total
n sei se se sera por isso

cumps
 
SideWalker disse:
Dizes que 256+256+64 dá erro e que 256+64 dá 192. E 256+256? Sem lá meteres o de 64? Dá 256 ou tb dá erro?

256+256 da 256 mas experimentei pouco tempo. Aconteceu que tentei entrar num jogo pesado e depois de fazer o loading reiniciou o pc. Depois tava apenas a navegar na net e voltou a reiniciar sozinho... Eu tive a ver o forum da pagina da QDI e vi la mais casos de utilizadores de uma mobo QDI Advance 9 que acontecia exactamente o mesmo que a mim. So nao percebo porque a QDI anuncia que esta mobo "Support up to 768MB SDRAM".
 
Back
Topo