Erros ortográficos e de sintaxe

crisfari

Power Member
Aproveito o Dia de Portugal para lançar a discussão acerca da legitimidade, obrigação e dever que todos temos de corrigir ou ser corrigidos quando erramos ortográfica e sintaxicamente. Devemos corrigir erros ortográficos e de sintaxe neste fórum? É um acto que melindra o alvo da correcção porque julga que, de alguma forma, o corrector o está a achincalhar ou a chamar uma coisa feia qualquer mas a maioria dos erros são vícios e até contrariam o que as pessoas aprenderam na escolaridade mais tenra, resultando, sobretudo, de abrasileiração ou do uso indevido de informalismo na escrita.

Já agora, os ondulados que os sistemas colocam nas palavras, não são enfeites de Natal nem serpentinas de Carnaval. Não corrigem tudo porque ainda não há forma das máquinas entenderem o sentido do que estamos a escrever mas devem ser aproveitados. Especifica é diferente de específica mas as máquinas não distinguem quando queremos escrever um verbo ou um adjectivo.

Deixar escapar um ou outro acento e até uma vírgula não é o objecto deste thread. Não é a estes casos que me refiro. Acabei de ler um tópico em que o membro, em quase uma dúzia de linhas, desenvolve o esparguete com erros ortográficos, de sintaxe e sem uma vírgula. Quem está do outro lado que se desenrasque a entender. Ficamos sempre sem perceber se, de facto, há dificuldade na escrita ou dislexia, ou se, e aproveitando o ditado, "para quem é, bacalhau basta", alguém há-de responder.

Nota 1: não me refiro a utilizadores Brasileiros, que escrevem, naturalmente, usando o Português do Brasil;
Nota 2: erros de digitação, topam-se a léguas pela proximidade à letra correcta mas também não custa perder uns segundos a ler o que se escreveu, evitando assim que a atenção dos membros se prenda nos erros e se desvie;
Nota final: como qualquer pessoa, não sou infalível e por isso mesmo, sujeito a uma calinada ou outra.
 
Não é a primeira (nem certamente será a última :)) vez que uma tentativa de debate deste assunto é iniciada aqui. Sugiro uma pesquisa dentro desta secção ("Sugestões e Questões Relativas ao Fórum") pelos termos "erros ortográficos". Nos resultados aparecem um punhado de tópicos relacionados exactamente com isto, de discussões em anos passados.

Tecnicamente é impraticável andar a fazer correcções ortográficas e gramaticais em todas as mensagens colocadas no fórum: manualmente é um trabalho impossível de justificar, e automaticamente é um problema que ainda hoje está por resolver, já que línguas naturais são vastamente ambíguas, e derivar significado e intuito do que foi escrito é necessário para determinar se uma expressão está errada, e por vezes necessário para determinar uma forma de corrigir.

Um dos pontos no Código de Conduta do fórum é precisamente ter cuidado com a escrita:
4. Tenha cuidado com a gramática e a ortografia.
Está num fórum publico, e apesar de ninguém aqui mandar em si e poder escrever como bem lhe apetecer, agradecíamos contudo que ao colocar uma duvida que queira ver esclarecida tente ser o mais correto possível.
Alguns tópicos criados são bastante impercetíveis, seja pelo uso de abreviaturas seja pela construção frásica, uma dica que ajuda bastante, antes de carregar em Submeter utilize o Ver Antes torne a ler o texto e se de facto está percetível carregue no Submeter.

Se os utilizadores não conseguirem perceber a sua dúvida como é que pretende ver a mesma esclarecida?

É precisamente aquela última frase a mais importante, na minha opinião. A claridade da escrita é primariamente importante para quem escreve se fazer entender, seja a colocar uma dúvida ou a expressar uma opinião ou um facto.
 
Nunca é demais puxar o rabo ao gato para as pessoas perceberam o mal que estão a fazer à língua e o estado em que já está. A manter-se este, digamos, assassinato que se lê em todo o lado, daqui a uns anos estaremos irremediavelmente engolidos pelo Português do Brasil e a incapacidade de distinguir o plural do singular ou o uso do gerúndio em tudo o que é verbo, serão uma realidade. Nem vai ser preciso AO para aproximar a nossa da do Brasil. O verbo haver, por exemplo, é um mártir e já é frequente encontrar-se à porta dos restaurantes: "hoje tem caracois".
De resto, não me refiro a correcções automáticas porque são, para já, impossíveis, nem à correcção por iniciativa deste ou daquele moderador mas sim à correcção de um membro a outro, tendo em conta que é um tema com algum melindre e deve ser abordado com civilidade.

Pode ou deve um membro corrigir outro? A questão é esta.
 
Algo a ter em mente é o seguinte: quer se goste, quer não, a língua portuguesa está em permanente evolução, tal como todas as outras línguas em uso hoje em dia. O português que eu e tu aceitamos como o português correcto tem distorções aberrantes para os falantes de nem há um século.

Quanto ao tópico, a minha opinião enquanto membro do staff é que, exceptuando os casos em que seja muito difícil entender, responder publicamente apenas com "escreveste X mal, e Y mal, devias ter escrito de forma Z" é offtopic e potencia o descarrilamento do tópico, por isso deve ser evitado.
Nada impede qualquer membro de enviar uma mensagem privada a outro a sugerir mais cuidado na escrita, e é certamente um meio mais adequado para isso do que responder publicamente.
 
A evolução é natural nas línguas vivas e nem me incomoda que ainda haja povo a escrever contracto, mesmo que o significado seja diferente de contrato, mas é um caso em que existe passado próximo e uma justificação. Alguém que escreva pharmácia, prohibido, estylo ou psalmo, é porque ressuscitou...
Se enviar mensagem privada é a solução, não alinho.
De qualquer maneira, obrigado pela opinião/informação.
 
Back
Topo