És um switcher? Fala de tua justiça.

O burn não tem algumas funcionalidades mais avançads. Alternativas pagas é o Toast da Roxio como ja tinha dito e o Disco, tb é pago, mas tenho ideia de ser mais barato que o toast, como uso pouco, não olho muito a este tipo de software.
 
Não são todos nada, ora faz zoom ao com a wheel do rato (ctrl + rodar para cima) aonde está a maçã? Poie é. Alguem rompeu a linha do espaço tempo......

A maioria sim, usa a maçã, mas não são todos, alias sabias que podes mudar os atalhos para o que quiseres? Com maçã, sem maçã.

e mais uma vez trazes o windows a baila, mesmo sem ninguem o ter chamado pra dançar....

Ah, zoom é um comando?!?
O zoom a que te referes tem algum comando nos menus? Se tiver, podes crer que é um comando que usa a tecla Command.
O zoom a que te referes é uma função, não um comando.
Pela tua linha de raciocínio, então usar maiúsculas também é um comando e então, mais uma vez, "eu estaria errado", já que este "comando" usa o shift e não o command.
Vejam se aprendem um pouco de nomenclatura e conceitos de GUI antes de falar.
Sim, podemos mudar os comandos para o que quisermos. Mas se quisermos seguir as directivas de GUI (a sua maioria definida pela Apple, mas muitas delas universais), pelo menos num Mac, os comandos "DEVEM" usar a tecla Command.

Rui Batista
 
Rui...

Qual é o raio da diferença entre comando e função?

Defenição de comando:
Instrução ou comando na informática é a representação atômica e elementar de uma ação do computador, podendo ser invocada por usuário, sistemas aplicativos ou programas.

Agora diz lá qual a diferença de uma função para isto. E não vamos pegar em programação nem matemática pois não?

Mac faz zoom... ctrl + wheel pra cima
Mac copia o texto seleccionado..... maçã + c
 
Em GUI de Mac, COMANDO é uma acção disponível num menu ou botão, que desencadeia algo e que é acessível via click de mouse ou comando de teclado associado.
Uma função (peço perdão, devia ter-lhe chamado funcionalidade), é algo que, podendo desencadear uma acção ou alterar um modo de acção, não está disponível via menu ou botão.
Exemplos de funcionalidade são as utilizações de modificadores (Ctrl, Alt, Shift, Caps-Lock, etc). O Zoom que te referes é um desses exemplos. Premindo Ctrl (um modificador) está-se a alterar o funcionamento de algo (rodar o wheel). Premir Shift ou Command (devia ser Ctrl, mas essa tecla já está pré-destinada para funcionar como activador dos menus contextuais), para fazer selecções múltiplas, é outro exemplo.
Pelas directivas da Apple, todos os comandos que existem em menus ou botões e aos quais os programadores querem adicionar a activação via teclado, devem usar a tecla Command. Não são obrigados. Mas se querem manter o GUI da Apple, devem fazê-lo. E, felizmente, só mesmo programadores amadores, de vão-de-escada, é que não o fazem.

Rui Batista
 
Pela tua defenição o dashboard (acessivel por click na dock) é um comando, mas tb pode ser acedido por teclado atravez de uma ou mais das teclas de f9 a f12 e não maçã + wtv... em que ficamos?
 
Não, não é um comando. Não é acessível via menu nem um botão (a Dock não tem botões). Um botão é algo do tipo o que tu tens aqui em baixo, a dizer "Posto Quicl Reply" ou "Go Advanced".
Se tivesses um comando de menu que dissesse "Dashboard" ou um botão que o evocasse, podias dizer que tinhas um "Comando de evocação de Dashboard".

Rui Batista
 
Ahh pronto a dock não tem botões, tem vento né?
Mas ainda não desisti.
E aquela coisa de inverter as cores (Maçã + Alt + Ctrl + 8), que rico comando me saiu aquilo, não fosse ele uma funcionalidade do universal access, não investiguei, mas não vejo nem entrada de menu, nem botão para isso. Ou agora o System preferences já conta?
 
Fork, estás apenas a querer alimentar o ego com esta discussão. O rui_mac tem razão, a especificação para criação de aplicações em Mac OS X indica que TODOS os comandos devem ser executados usando a maçã. Não é por acaso que a tecla com a maçã é chamada "command".

Poderás encontrar excepções por erro ou opinião mais vincada de um programador mas a regra está aqui.
 
Sim, Ctrl+Eject faz surgir uma janela com as opções: Restart, Sleep, Cancel e Shutdown.
Mas eu não disse que NUNCA havia excepções. Creio que o correcto era ser Command+Eject. Isto é particularmente errado, sendo um comando definido pela Apple. Até porque há mais dois comandos associados à tecla Eject e esses incluem a tecla Command (Command+Ctrl+Eject - Quit de todas as aplicações e Restart, Command+Alt+Eject - Sleep)
Agora que 99.99% das vezes, um comando é despoletado por uma sequência de teclas que inclui a tecla Command, isso é a mais pura das verdades.

Rui Batista
 
A tecla Maçã..... só sei que quase todos os atalhos têm a maçã pelo meio... da imenso jeito (pra mim pelo menos)

Não são quase todos. São TODOS!
É uma questão de coerência. TODOS os comandos dos Macintosh que têm atalho por teclado, usam a tecla COMMAND.

Vá lá que já deixámos esta questão resolvida :).
BTW, sem querer entrar muito em off-topic, arriscava-me a dizer que a Apple escolheu este atalho para estar ao alcance de uma única mão. Enquanto que para combinações como command + c, command + esc, etc. dá mais jeito, em termos ergonómicos, usar a tecla command, que está mais centrada, neste caso já não dá tanto jeito como isso, porque se torna impossível de utilizar apenas uma mão no processo, pelo menos sem ganhar lesões no processo.
 
voltando ao ontopic , tenho o meu macbook pro a cerca de 3 semanas , aproveitei o baranço e coloquei linux na minha caixa de win ( aora o meu fiel servidor ainda em testes) , nunc antes tinha trabalhado com mac os , tenho comsedera a transiçao bastante agradavel , acima de tudo pela establidade do sistema , nunca craxou nunca deu erro , ligeirinho agradavel , sim simples de utilizar , se bem que os truques que o tornam verdadeiramente particular vao se aprendendo no dia a dia e devagarinho , de facto erritame fazer ctrl+c e instintivamente ir ao fn e nao a maça mas iso sao vicios de mao de quem ja se abituou a muitos atalhos , noto isso especialmente em programas de adiçao de video e imagem , sao coisas que temos de nos abituar , adoro a forma simples como faz tarefas triviais coo gravar isos , detetar redes wireless e por cabo , considero que fiz uma boa aquisiçao e estou bastante contente
 
Fork, estás apenas a querer alimentar o ego com esta discussão. O rui_mac tem razão, a especificação para criação de aplicações em Mac OS X indica que TODOS os comandos devem ser executados usando a maçã. Não é por acaso que a tecla com a maçã é chamada "command".

Poderás encontrar excepções por erro ou opinião mais vincada de um programador mas a regra está aqui.
Ego? lool

Eu disse quase todos, vem o rui e diz com caps e tudo que são todos, depois vem a ver e já há exepções.... Que foi o que disse com o quase... Os "egos" é que não podem dar o braço a torçer..... Eu concordo com o Ricardo. Quase totos usam a maçã, por simplicidade e ergonomia. Até porque nos portaties o Ctrl e Alt só existem de um lado.
 
Deixa então que me corrija (mea culpa, mea culpa).
TODOS deviam usar o Command, segundo as directivas da própria Apple.
Felizmente, salvo raras excepções, é isso que acontece. Porque é assim mesmo que devia acontecer.
Basta ver este exemplo de um menu no Mac:

arx1189433374u.gif
mac_menu.jpg


E de um no Windows:

arx1189433494f.gif
max_menu.jpg



Rui Batista
 
Última edição:
fugindo a vossa discussao...tenho uma reclamacao a fazer. porque é que as aplicacoes para mac ocupam tanto espaco??Falo pelo menos dos downloads. Por exemplo um trial do photoshop ocupa quase o dobro do que o photoshop para windows. Para nao falar do firefox que a versao windows tem 5mb e para mac tem 16mb :'( para consumir trafego é uma maravilha
 
Não consigo ver as imagens,
Epá eu não sou contra a directivas da Apple, nem coisa que os valha, apenas disse que quase todos, porque ha sempre excepções. Alias eu nem fiz distinção entre funcionalidades e comandos, para mim é tudo atalhos de teclado....
 
fugindo a vossa discussao...tenho uma reclamacao a fazer. porque é que as aplicacoes para mac ocupam tanto espaco??Falo pelo menos dos downloads. Por exemplo um trial do photoshop ocupa quase o dobro do que o photoshop para windows. Para nao falar do firefox que a versao windows tem 5mb e para mac tem 16mb :'( para consumir trafego é uma maravilha
Acho que se deve ao facto das aplicações serem universais, esta contêm codigo intel e código PPC, o codigo intel ocupa mais ou menos metade (geralmente mais)
 
Back
Topo