És um switcher? Fala de tua justiça.

Olá a todos.

Eu estou, ainda, em processo de conversão do PC para Mac.

Tudo começou há algum tempo atrás. Enquanto fazia tempo à espera da minha mulher e aproveitava para ver as novidades na ***** do Cascais Shopping vi um arrebatador iMac 24" que me chamou à atenção... Aproximei-me e exclamei para comigo: Que máquina fantástica! Fiquei ali algum tempo a apreciar a qualidade do display e de outros pormenores. Não pude mexer porque não tinha rato nem teclado.

Alguns dias depois em conversa com colegas no escritório comentei com um colega que tem um macbook e foi aí que fiquei a saber que estes novo iMac tinham processadores Intel e que corriam muito bem Windows.

Aqui convem fazer uma introdução da minha relação com os computadores:
Ainda antes de ter o meu primeiro PC tive um breve contacto com os Apple Macintosh quando a empresa de publicidade onde o meu pai trabalhava comprou os primeiros computadores. Olhei para "aquilo" e não consegui fazer anda... :) Mas era bonito de olhar para aquele "ambiente de trabalho". Isto foi no final dos anos 80.
Algum tempo depois na faculdade comecei a ter contacto com os PC e o magnifico DOS. Segui-se o Windows. Resumindo um bocado a história: As coisas evoluiram de forma a que desde 1995 que trabalho em desenvolvimento de software em ambientes windows. Mas desde essa altura que nunca deixei de olhar para as alternativas existentes: Distribuições linux. Experimentei várias durante estes anos mas, por uma razão ou por outra, voltei sempre ao windows. Curiosamente o Mac nunca foi opção até ao meu encontro imediato com o "tal" iMac 24".
Desde o inicio do ano que a Apple me chama à atenção principalmente por causa do iPhone e este novo mac só aguçou mais a curiosidade.

Comecei a consumir tudo o que era Apple related e especialmente testes dos novos iMac (os de aluminio e vidro). Fartei-me de ver vídeos "Unboxing" dos novos iMac e a vontade de ter um a crescer dentro de mim. Quando soube que a ***** do Cascais Shopping tinham os novos iMac tratei logo de comprar um. E foi assim que comprei um iMac 20" 2.4GHz com 1Gb RAM.

Que máquina bonita, sem dúvida... :) Como disse um colega meu: O que chateia nos iMac é o barulho das ventoínhas... Chega a dar saudade...:lol: É incrível como é silencioso. É preciso não haver mais barulho nenhum à volta para se conseguir ouvir barulho deste computador. A imagem é fabulosa (talvez por causa do monitor de vidro).

Em casa tenho, neste momento, um PC para jogos (eu só uso simuladores de automóvel para corridas online), o PC antigo (que a minha mulher teima a manter para uso >( ) e o novo iMac. Para além disso tenho o portátil da empresa (mas que neste momento está fixo no escritório porque já estava farto de andar com "aquilo" atrás de mim de um lado para o outro).

Quanto à minha experiência com o MAC OS tem sido agradável. Tenho tentado me adaptar e perceber o que tenho que fazer para ter uma máquina como eu gosto e o quais os hábitos que tenho de mudar para trabalhar com o iMac. Já tive dois crashes/frizes de ter que desligar o computador para me safar (mas aqui também pode ser falta de conhecimento de como recuperar o sistema) que penso que tenham sido originados pelos testes que estava a fazer com o VNWare Fusion e windows no mac os.

A minha intenção com o iMac é ter uma máquina para os "trabalhos domésticos": mail, navegar na net, tratar fotografias, fazer umas brincadeiras com videos, etc. E para isso considero uma máquina fantástica desde que se tenha a paciencia e o conhecimentos para instalar o necessário para termos compatibilidade com os vários formatos de ficheiros com os quais trabalhamos diariamente. Mas, mesmo assim, confesso que não recomendaria um mac a quem não se sente à vontade com computadores. Não pelos computadores em si, mas sim porque requerem algum trabalho adicional como já referi e normalmente não há muita gente a quem recorrer em caso de emergência. É miuto mais fácil ter alguém na família que ajude com um pc do que com um mac.

Desligar do windows não posso porque, como já o disse, tenho que trabalhar com ele e tenho que jogar com ele. Mas para o resto penso não vir a necessitar de outra máquina para além do meu novo iMac.

Com o tempo vou percebendo o slogan da Apple: "Why you'll love a Mac" :)
 
Nuno Markl: um switcher.

"Mesmo a guerra PC-Mac no computador chega por vezes a píncaros de ofensa que me levam a temer pela sanidade mental das partes envolvidas. Sou muito prático nessa guerra, como sabem: os meus PCs sempre me deram tantos problemas que por isso mudei para Mac e agora não quero outra coisa. A produtividade é maior, as preocupações muito menores. Mas fundamentalismos religiosos envolvendo consolas e computadores, convenhamos: é totó."

in: http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/232033.html
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?
"Por motivos!" :D mas foi principalmente porque comecei a gostar do que vi em relação ao SO, toda a interacção de algumas apps, segurança, etc.

- Estás satisfeito com o "switch"?
Estou, desde Outubro que ando por aqui, na altura ainda experimentei o tiger mesmo tipo puto que gosta de fazer asneiras, só mais tarde instalei o leopard e nunca tive nenhum problema desde então.
Só não gosto de ter que levar o MBP até à impressora para imprimir...
A impressora está ligada a um portatil com windows, que está ligado a um switch, que liga a um router onde este mac também está ligado. Consigo ver o portatil em questão, mas nunca consegui imprimir...

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?
Não sei dizer do que mais gosto no SO, mas sei que quando uso windows tenho o habito de levar o rato aos cantos do ecrã para activar o exposé/desktop e fico desiludido porque o windows não reage... isso é das coisas que mais falta me faz no windows, e antes de mudar não sentia falta delas.
Outra coisa que no inicio me fez alguma confusão mas que agora não deixaria por nada, é a maneira como o SO se relaciona com as apps abertas. No windows tinha sempre montes de janelas abertas e não gostava de ver a barra do iniciar cheia de janelas. Aqui no mac posso facilmente saber que apps estão abertas olhando para a dock e facilmente encontro a janela que preciso com o exposé.
Não me quero alongar muito, mas o timemachine também me dá bastante confiança sabendo que posso trabalhar sem estar muito preocupado se apago o ficheiro errado ou se me desaparecem ficheiros.

- Voltarias atrás? Porquê?
Não, pelos motivos que disse em cima.

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?
Não, porque ainda é o SO que a maior parte do pessoal usa, e como tenho várias vezes que voltar a ir ao windows (no meu caso) dá-me jeito que não me esqueça como funciona e que truques tem.
 
Eu comprei o meu primeiro mbp em Dezembro.

Decidi faze-lo porque trabalho essencialmente com ilustração e edição de imagem. Toda a gente do meio (ou quase) dizia maravilhas do OSx. Devo dizer que ainda ofereci alguma resistência. Feito parvo e porque precisava de um portátil que me permitisse trabalhar em qualquer lugar ( em casa continuo a ter um pc, bem constituido) comprei um toshiba qualquer coisas que me custou um balúrdio ( embora menos que o MBP =) . Conclusão: Lento como uma noite de inverno, o Vista papava quase toda a ram existente, o disco de 4200rpm arrastava-se quando estava a trabalhar em photoshop a 300dpi e com tamanhos de jornal.......

Só tive uma saida, vende-lo num leilão online e tive sorte de não ficar a perder muito dinheiro nesses 3 meses de (penosa) utilização .


coprei então o MBP 17" hi res que já tem 4 Gb de RAM e.............Fantástico!!!!!
aguenta-se à bronca com por exemplo um "plano" do "Expresso" a 300 DPI com >100 layers, anda vou ouvindo um som enquanto faço umas descargas e seleciono fotos online para utilizar.

A utilização a nível estético é muito boa ( poderia ser mais versátil em termos de personalização, mas o windows sem "third part software" tb é um calhau. Estável, agradável e intuitivo. Estou rendido.

Entretanto a motherboard do PC pifou ( ainda na garantia) em janeiro e ainda está em reparação.....não me importei nada e o pior vai ser quando a máquina chegar não me apetecer nada voltar ao windows :/

embora haja um ou dois programas que peciso e que não está disponível em mac. mas são poucos..


Voltaria atrás quando comprei o pc.....devia ter logo comprado um Mac Pro.

Não pretendo cordar o cordão umbilical mas se pudesse não lhe chegar perto não pensava duas vezes.

aqui vou ser feliz :)
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?


Fiz o switch em Dezembro. Já mexo em computadores desde o windows 3.1, até há 3 anos atrás não conhecia quase mais nada senão windows. Foi então que decidi, por estar farto de todos os males que o windows acarreta (não vale a pena estar a enumerar) cortar radicalmente e usar somente Linux. Durante estes 3 anos quase só usava windows na faculdade e em casa, quando precisava de alguns programas para a minha área (Design Multimédia), porque software proprietário de grande empresas para Linux é para esquecer ...

Ora foi precisamente este último ponto que me fez tomar a decisão de mudar para Mac. Tenho tudo o que preciso (edição de vídeo e imagem), numa plataforma estável (tão estável como Linux) e a um preço não tão exagerado quanto isso, nas actuais circunstâncias de mercado. Outra razão essencial e determinante para o switch foi o factor autonomia. Nenhum portátil da mesma gama ou mesmo de gamas superiores se aguenta à bronca com 4 horas e meia de bateria, com wireless ligado e afins.

- Estás satisfeito com o "switch"?

Não poderia estar mais satisfeito. Software excelente, tenho tudo o que preciso (mas tudo mesmo), a plataforma é super rápida e estável, enfim, tem tudo no sítio ... vá, quase tudo (o Finder é uma maravilha, curto e grosso)

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?

Ter uma autonomia descomunal com o Macbook, permite-me estar uma tarde inteira sem precisar de uma tomada, e a estabilidade e rapidez absurdamente superior dos programas. Dou como exemplo o Photoshop CS3. É inacreditavelmente mais rápido que a versão windows, numa máquina mais ou menos idêntica.

- Voltarias atrás? Porquê?

Não, nunca.

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Esta pergunta é engraçada, porque depreende que o sistema antigo era o windows, que não é o meu caso. Logo, respondo negativamente. Não pretendo cortar com o sistema antigo, até porque ainda sou utilizador de Linux, nomeadamente a nível de servidor.

Cheers.
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?

Precisava de um portátil por causa da universidade. Agora que tenho cadeiras de CAD e que irei precisar de usar programas dentro dessa gama e dos 3d, além do Photoshop e Maya, achei que era a altura ideal para comprar um portátil. Já sabia da boa fama dos Mac quanto à sua performance em programas do género mas ainda estive indecisa entre um MBP e um Toshiba X200 - graças a Deus ou uma outra dessas divindades que por aí andam e nos abrem os olhos, pedi opinião a colegas meus com ambos os portáteis mas acabei por deixar um pouco ao critério do meu pai a escolha, uma vez que era ele quem ia pagar pela máquina. O meu pai é um altamente, e deu-me o Mac!

Claro que a uma certa altura, depois da pesquisa, inclinei-me para o Mac - principalmente a partir do momento em que vi na ***** o tal Toshiba e deparei-me com o bicho que aquilo era! Para não falar do peso! Tendo em conta que a portabilidade me interessa (ando com ele na mão todos os dias + a tralha habitual de quem estuda Arquitectura) convenci-me mesmo que o melhor era o Mac.

- Estás satisfeito com o "switch"?
Penso que não podia estar mais contente :) Fique deliciada com a simplicidade do OSX. Já tinha brincado com ele em Macs de pessoas conhecidas, mas nada que me permitisse ter a opinião definitiva de que o prefiro ao Windows. Já tive o meu Kernel Panic lol! mas fora isso, sem problemas - ao contrário do Windows, que ainda há bocado me crashou o Internet Explorer. Acho que ainda assim não explorei todas as capacidades, mas até agora não tenho queixas do Mac nem me arrependo da escolha.

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?
O OSX para começar. A autonomia, brilhante. E as características físicas do portátil (aspecto, leveza, etc). É sublime! Estou com toda a vontade de o testar mais a sério, quando começar a utilizar o Photoshop CS3 e aí sim ver as diferenças.

- Voltarias atrás? Porquê?
Não. E, sinceramente, não me vejo a faze-lo num futuro a médio prazo. A não ser por razões que me sejam alheias, sejam elas, por exemplo, profissionais - o que também não me parece que aconteça, porque foi exactamente a pensar nisso que optei pelo Mac.

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?
Também não. Pelo menos para já, e num futuro relativamente próximo, irei mesmo precisar do Windows porque me oferece coisas que o Leopard ainda não oferece, como alguns programas e uns jogos (de importância menor, se fosse só por isto não instalava Windows no MBP). De qualquer maneira, continuo a gostar do Windows, não sou radical nesse tipo de questões. E é sempre bom ir acompanhado o que se passa ao lado.



EDIT: fiz o switch em Novembro :)
 
Boas.

Mudei para mac, há cerca de um mês, e digo kom toda a certeza, que foi a melhor escolha que pude fazer no que toca a informatica.

De inicio, devo confessar que nunca me passou pela cabeça comprar um mac. Olhava para os mac, como sendo computadores bonitos e tal, mas "por dentro" nao valiao nada, longe de mim saber o que sei hoje, mas continuando. Estava decidido em comprar um vaio, ate que um dia, um conhecido que tinha um mac, começou.me a falar sobre o sistema operativo e vantages e "bla bla bla", e fiquei deveras curioso, foi entao que pouco tempo depois, após ter pesquizado em inumeros sites e videos de reviews e opinioes sobre a mac, que o "bichinho" foi crescendo.

Foi entao que adquiri o macbook.
Fantástico! :)

De inicio, tive um bocado de receio, por so ter experiencia de 5minutos!! de uso de um mac, mas após algum tempo (1hora e tal) de uso intensivo, isto é, explorar TUDO mesmo , senti-me já á vontade no sistema operativo, desde as noçoes basicas, aos simples comandos etc. O Dock, onde todos os programas estao la "xapados", sem ter k criar atalhos e bla bla bla, de inicio cauza um bocado de impressao mas depois qualquer um apaixona-se pela simplicidade e utilidade do mesmo. Ha tantas coisas que ocuparia uma pagina interia a falar sobre "tudo". Adiante! xD

Devo dizer que estou super satisfeito com o "switch". Ao usar um mac, sinto verdadeiramente que o computador é eficiente. Faz tudo o que quero, sem me "xatear", e ao mesmo tempo ajuda. É muitooo! :-D É a eficiencia, a rapidez, a segurança e a qualidade tudo num so sistema operativo.

Estou plenamente convicto de que, muito provavelmente, nunca mais voltarei a gastar dinheiro kom sistemas da windows. Quem nunca teve um mac, pode nao perceber muito bem porque, nao faz a minima (e falo por experiencia propria), que existe "por aí" um sistema operativo exelente, como o da apple.
Uma pergunta para os utilizadores da windows: Ja se imaginaram num sistema operativo sem virus? Sem erros? Sem aquelas tipicas janelinhas irritantes sempre a apereçer? Sem ter que esperar eternidades para um programa abrir, sem ter necessariamente que ter um computador de "topo de gama"? Pois, eu tambem nao me imaginava, mas agora que estou "deste lado", é qualquer coisa de fantastico!

A todos os que sentem qualquer tipo de curiosidade, a melhor forma é experimentar. Vao a uma loja e mexam! Fiquem lá por uns minutos e "fossem" no sistema. É a melhor forma.

Só mais uma coisa. Para quem quer um computador para jogos, mac, obviamente nao e uma escolha viável. Mesmo com o windows paralelo, para os "hardcore players" nao vale a pena. Mas falando por experiencia propria, pra quem gosta de jugar de vez em quando pra se distrair, jogos tipo The sims2 ou pro evoluiton por aí, satisfaz plenamente.

Cumprimentos.
 
Nuno Markl: um switcher.

"Mesmo a guerra PC-Mac no computador chega por vezes a píncaros de ofensa que me levam a temer pela sanidade mental das partes envolvidas. Sou muito prático nessa guerra, como sabem: os meus PCs sempre me deram tantos problemas que por isso mudei para Mac e agora não quero outra coisa. A produtividade é maior, as preocupações muito menores. Mas fundamentalismos religiosos envolvendo consolas e computadores, convenhamos: é totó."

in: http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/232033.html
O Markl?! Isto para mim seria um óptimo motivo para voltar de pedra e cal aos PC's....
 
Se procuras um computador para jogos, obviamente mac nao é a escolha acertada. Acho que ninguém o discute. Mas em relação a TUDO o resto, "convenhamos", mac está muito, mas muito á frente de qualquer outro sistema operativo!
Isso depende muito das necessidades de cada um. Mas para alguem que so joga de vez em quando, mac satisfaz, atençao, nunca chega a ser windows, mas satisfaz. E tendo em conta todos os pros e contras, mac é a melhor escolha. Sem dúvida! Repito, pra quem nao é um "hardcore player"!
 
Sem dúvida! Repito, pra quem nao é um "hardcore player"!

Quem tem capacidade financeira para comprar um MBP pode aventurar-se bem nos jogos hardcore:

http://www.youtube.com/watch?v=h4jvz7qa-e8

Só para dar um exemplo com o jogo mais pesado da actualidade. Vejam o resto dos vídeos do mesmo autor com jogos. De notar que é um MBP dos anteriores ...

Citando o autor dos vídeos, em relação ao Crysis:
All graphic settings are on High (highest) except the shaders and shadows are set on Medium.
 
Última edição:
Quem tem capacidade financeira para comprar um MBP pode aventurar-se bem nos jogos hardcore:

http://www.youtube.com/watch?v=h4jvz7qa-e8

Só para dar um exemplo com o jogo mais pesado da actualidade. Vejam o resto dos vídeos do mesmo autor com jogos. De notar que é um MBP dos anteriores ...

Citando o autor dos vídeos, em relação ao Crysis:

Pois, bootcamp. Para mim o windows é dentro de uma maquina virtual. Estava á espera de ver aquilo com o wine.
 
Posso sublinhar isso e reforçar que também se joga muito bem COD 4. Dois colegas meus jogam isso, um com MBP 2.2 e outro com MBP 2.4, configurações de fábrica. O meu colega que tem o 2.2 joga o Crysis, corre na perfeição, mas puxa a sério pelo portátil!

Estranhamente um amigo meu tem um processador 2.2 no pc dele overclocado para 3 e com uma grafica também igual mas overclocada também fica tudo a minimo.... isso é que não percebo os macs usam melhores os recursos??
 
Estranhamente um amigo meu tem um processador 2.2 no pc dele overclocado para 3 e com uma grafica também igual mas overclocada também fica tudo a minimo.... isso é que não percebo os macs usam melhores os recursos??

Tenho um MacBook 2.0GHz com 2GB RAM com o Mac OS Leopard e o Vista instalados.

Experimentei correr o Geekbench em ambos os sistemas operativos, dado que como o hardware era o mesmo eu podia comparar melhor a performance dos dois.
O Vista obteve cerca de 2100 pontos e o Leopard cerca de 2600 pontos.

Eu diria que esta diferença deve-se ao facto de que o Leopard foi optimizado para correr num reduzido número de configurações. Enquanto que o Vista tem que ser generalista o suficiente para correr em qualquer PC, por isso não pode estar tão optimizado como o Mac OS.
 
Mas no filme ele está a correr o crysis em Windows por isso é que não percebo mesmo como pode ser

Yep, crysis e os outros todos, é pelo bootcamp. Sinceramente nao sei pessoalmente se a 8600GT (com 256MB) consegue correr aquilo com aquelas definições num pc windows normal, mas que ali corre não há a menor dúvida. Aqui em casa corre na boa, mas com tudo em medium, numa ATi 1900 XT (256MB) e um C2D, e corre na boa mas com algumas settings em low (ou la o que o mínimo) numa ATI x1600 XT (256MB) com um P4 3.06. Sao os pcs dos meus colegas de casa. Ambos a 1024x768. No MBP corre com settings em high na boa ... bem, é realmente impressionante.
 
Back
Topo