És um switcher? Fala de tua justiça.

oh.. não fiques deprimido

- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?


Comprei um Macbook Pro 15" (os primeiros da geração intel) e usei-o durante um ano e tal e voltei para o Windows e estou mais feliz que nunca com o Windows. Voltei porque o hardware da Apple era caro e de má qualidade dispenso um portátil "queima tomates" e o OS X não é nada de especial, falta-lhe muita coisa.

- Estás satisfeito com o "switch"?

Não, hardware da treta, foi para arranjar demorou 1 mes a arranjar e veio igual... em vez de assumirem os problemas de aquecimento daquele modelo cagaram de alto para os clientes.

Muitos problemas com a falta de qualidade do portátil em si era bonito e tal...Só tinha 2 portas USB e aquela treta do magsafe é td menos prático.

Tenho agora um portátil da HP foi muito mais barato e em termos de configuração de hardware era melhor que o melhor Macbook Pro da altura tem melhor qualidade de construção e não é um forno

Que uso é que davas ao Mac para aquecer tanto? Windows?
O Magsafe práctico? Explica lá isso melhor...
 
Que uso é que davas ao Mac para aquecer tanto? Windows?
O Magsafe práctico? Explica lá isso melhor...

dreamweaver, photoshop, World of Warcraft e mais algumas coisas... mas nem é preciso de tanto para ele ficar a ferver é mesmo da primeira geração de macbook pros intel.

Sim o Magsafe é uma palhaçada... graças a grande qualidade das baterias... a minha embora tenha sido trocada no final da garantia do portátil deixou de ser reconhecida e como as vezes preciso de mexer o portátil para outro sitio... e o magsafe é tão bom que se solta e o portátil desliga-se... mt prático para mudar da secretaria para a cama ou sofá tenho que desligar e voltar a ligar, enquanto que num portátil normal aquilo não se solta e pronto..
 
dreamweaver, photoshop, World of Warcraft e mais algumas coisas... mas nem é preciso de tanto para ele ficar a ferver é mesmo da primeira geração de macbook pros intel.

Sim o Magsafe é uma palhaçada... graças a grande qualidade das baterias... a minha embora tenha sido trocada no final da garantia do portátil deixou de ser reconhecida e como as vezes preciso de mexer o portátil para outro sitio... e o magsafe é tão bom que se solta e o portátil desliga-se... mt prático para mudar da secretaria para a cama ou sofá tenho que desligar e voltar a ligar, enquanto que num portátil normal aquilo não se solta e pronto..

Quanto ao aquecimento ao usar os programas que usavas o máximo que tenho é as fans a trabalhar. Se uso Windows no Bootcamp aí sim o portátil aquece e bem, drivers mal configuradas por parte da Apple.

Dizer que o Magsafe é uma treta só porque tinhas a bateria avariada :o e não se solta assim com tanta facilidade, é preciso que leve pelo menos um puxão ou que o cabo fique enganchado em qualquer coisa.
 
Quanto ao aquecimento ao usar os programas que usavas o máximo que tenho é as fans a trabalhar. Se uso Windows no Bootcamp aí sim o portátil aquece e bem, drivers mal configuradas por parte da Apple.

Dizer que o Magsafe é uma treta só porque tinhas a bateria avariada :o e não se solta assim com tanta facilidade, é preciso que leve pelo menos um puxão ou que o cabo fique enganchado em qualquer coisa.

Mas isso é o teu porque nao deve ser de primeira geração intel.... o meu ficava com as ventoinhas no maximo se tivesse no dreamweaver firefox photoshop e msn era triste mesmo... bastava abrir só o browser para começar o zumbido.

E sim o magsafe é uma treta supostamente deve proteger de puxões mas depende do angulo em que puxas, o portátil caiu uma vez de um banco pq eu empurrei o fio sem querer... é a realidade aquilo é só propaganda na realidade não é assim tao útil
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?


De PC para mac.
Bem, acreditem ou não, mudei por uma questão sobretudo monetária. Precisava de um portátil muito transportável, mas com alguma potencia. Os requisitos eram um mínimo de 12 e um máximo de 13 polegadas, 2kg no máximo dos máximos e o menor volume possível. Faço questão no teclado com teclas físicas separadas porque cheguei à conclusão que escrevo mais rápido nesses teclados. Também fazia questão num mínimo de qualidade, por isso portáteis de plástico estavam foram de questão. Depois de excluir os low voltage (para lento já tinha um netbook), desenvolvi a minha primeira panca pelo o Vaio Z. Potente q.b., muito rápido, mas eram 1600 euros de máquina. Procurei em 2.ª mão sem grande sucesso. Um dia reparei nos mac. Nem sequer estava a considerar a hipótese de mudar de SO, mas aquele 13'' encaixava que nem uma luva. Pequeno, com processador a 'sério', bem construído e sempre eram menos 500 euros que o vaio.

Fiquei muito hesitante e na dúvida se fazia sentido mudar de SO, optei por comprar um MBP de 2008 em 2a mão para ver se me dava bem com a coisa. Na pior das hipóteses não ia perder muito dinheiro na experiência.



- Estás satisfeito com o "switch"?

Sim. Nos primeiros tempos andei um bocado à nora. O primeiro problema foi andar constantemente a tentar transformar o mac em windows. Não percebia porque é que as janelas não maximizavam como deve ser. Não percebia porque é que os programas continuavam a correr e a consumir memória depois os ter encerrado. Para além das dificuldades habituais da mudança de interface.

Ao fim de 3 meses de uso, percebi que o sistema funciona de maneira diferente. Não é suposto encerrar completamente as aplicações só porque já não estamos a ler aquele documento. Já percebi que posso ser feliz sem ter a aplicação que estou a usar a ocupar o ecrã todo. A coisa começa a fazer sentido e já não me parece despropositada.

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?

Não posso deixar de falar da qualidade do hardware. Estes MBP são mesmo bem construídos. Depois há um conjunto de pormenores que funcionam mesmo bem. Os gestures, por exemplo. Quando nos habituamos a usá-los, fazer backspace ou scroll num portátil da concorrência parece um regresso à idade da pedra.

Depois há o time machine, é absolutamente genial. Como é que ninguém se lembrou disto antes?

Visto que tenho um portátil, tenho de falar no consumo. Por razões que me escapam, o windows suga-me a bateria que nem um desalmado. É a diferença entre ter 5h (no mac OS) ou 3h. E não é que faltem animações despropositadas no OSX.
Ok, admito que isto não seja relevante para muito gente, mas para mim faz toda a diferença.


- Voltarias atrás? Porquê?

Não me considero um purista em termo de sistemas operativos. Neste momento e ao contrário do que pensava à priori o mac enche-me as medidas para uso pessoal. Vou continuar a usá-lo enquanto a premissa se mantiver, mas se for preciso mudar também não vou ter problemas.

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Não. Em termos profissionais é-me impossível. Por essa razão tenho o windows vista em bootcamp e o Xp virtualizado e uso-os quase diariamente.

Mas 80% do tempo uso o Mac OSX. Em casa (o único sítio em que tenho verdadeiramente hipótese de escolha) uso-o exclusivamente.
 
Última edição:

Não é suposto encerrar completamente as aplicações só porque já não estamos a ler aquele documento. Já percebi que posso ser feliz sem ter a aplicação que estou a usar a ocupar o ecrã todo. A coisa começa a fazer sentido e já não me parece despropositada.


Lol... Amigo, não é suposto as aplicações ficarem a correr em background.. Se assim fosse, chegava a um ponto q tinhas 11 ou 12 aplicações e a máquina começava a ressentir-se seriamente na performance. A diferença é que quando clicas no X da maioria das janelas das aplicações, ele não as minimiza para estas não aparecerem no exposé. Para fechares completamente o programa recorres ao cmd + q.
Claro que não faz sentido nenhum as aplicações ficarem a correr em background quando já não são necessárias...
 
e o magsafe é tão bom que se solta e o portátil desliga-se... mt prático para mudar da secretaria para a cama ou sofá tenho que desligar e voltar a ligar, enquanto que num portátil normal aquilo não se solta e pronto..

...
E sim o magsafe é uma treta supostamente deve proteger de puxões mas depende do angulo em que puxas, o portátil caiu uma vez de um banco pq eu empurrei o fio sem querer... é a realidade aquilo é só propaganda na realidade não é assim tao útil

Mas afinal em que ficamos? O magsafe solta-se por tudo e por nada, excepto quando é preciso que se solte mesmo?! Tiveste azar, arranjaste um macbook com um magsafe do contra!:cool:

O magsafe não será 100% eficaz em todas as situações possíveis e imaginárias, mas lá que é brutalmente mais eficaz do que os sistemas convencionais, ai isso é de certeza.
 
Lol... Amigo, não é suposto as aplicações ficarem a correr em background.. Se assim fosse, chegava a um ponto q tinhas 11 ou 12 aplicações e a máquina começava a ressentir-se seriamente na performance. A diferença é que quando clicas no X da maioria das janelas das aplicações, ele não as minimiza para estas não aparecerem no exposé. Para fechares completamente o programa recorres ao cmd + q.
Claro que não faz sentido nenhum as aplicações ficarem a correr em background quando já não são necessárias...

Sim já tinha percebido que para encerrar completamente uma aplicação só com cmd+Q.

No meu MBP os processos continuam a correr depois da janela fechada. Claro que o consumo de processador é minimo, visto que a aplicação está basicamente inactiva. E do que tenho visto macOS gere bem a memória. Mas o processo está lá a correr (ou isso ou tenho uma cópia defeituosa :P).

Agora que me habituei, não me faz confusão. Tipicamente tenho o computador ligado dezenas de horas seguidas, por isso acabo por usar as mesmas aplicações vezes sem conta, com alguns intervalos pelo meio. A únicas aplicações que faço questão de encerrar com cmd+Q é o photoshop e o parallels. No resto não noto vantagem.
 
Última edição:
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?

De PC para mac.
À três anos comprei um Vaio FE21B, e já na altura andava de olho nos mac, mas como não sou independente financeiramente, tive que me sujeitar um bocado ao orçamento que os meus pais me disponibilizaram, embora, fazendo bem as contas com 1500€ que dei, já dava para comprar 1mac, mas naquela altura achava que abaixo das 15.4 polegadas era demasiado pequeno, até ter que começar a carregar com o pc às costas para a universidade todos os dias e sentir o peso de um 15.4, e por isso não considerei o mb white opção válida, assim, este ano quando os meus pais decidiram ficar com o meu portátil para eles e comprar 1 novo para mim, decidi que não poderia voltar a cometer os mesmos erros, comprei o mb alluminum de 13" e aproveitei e comprei logo 1 mighty mouse wireless.

- Estás satisfeito com o "switch"?

Era impossível estar mais satisfeito.No início receei um bocado devido à falta de compatibilidades, mas rapidamente reparei que isso é já um mito urbano...as minhas costas andam mais descansadas com a diferença de peso, a duração da bateria (embora ainda não seja built-in) faz com que possa sair de casa sem o transformador, isto para não falar na construção fabulosa e na qualidade dos materiais, onde não existem folgas em ecrã, nem teclas a perder cor, nem touch pads a ficarem negros do uso (sim pois o meu vaio era branco, e embora eu tivesse bastante cuidado, o touch pad acabou por ficar amarelado e o A do teclado desapareceu...).


- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?

Agrada-me além do que já referi acima o SO, o durante uns tempos fui utilizador de UBUNTU, por estar farto de ter que andar a actualizar antivirus e anti-spyware e agora mais um update do windows, e depois mais uma actualização de segurança, etc...mas embora reconhecesse que o UBUNTU era bom, não o considerava alternativa verdadeiramente credivel por também ser um bocado instável e por não ser tão intuitivo, agora todos esses problemas acabaram, o meu maior medo era a adaptação, mas passado 1 semana estava dominado o funcionamento completo do sistema e desde então tenho experimentado tudo o que o computador me proporciona:
desde sincronizar o AddressBook com iCal, Mail, Facebook e telemovel, ao iPhoto e aproveitado para "brincar" com as fotos, recentemente adquiri um iPod Touch registei-me na iTunes Store e tnho utilizado o Genius no iTunes, ando a explorar o iWorks....enfim acho o sistema operativo 5*

- Voltarias atrás? Porquê?

Nunca...por tudo o que referi acima...

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Se pudesse fazia-o, mas proficionalmente é impossível, pois estando a tirar um curso de Electrónica e Telecomunicações, sou sempre forçado a utilizar o Windows quando uso computadores na aula e penso que a nível futuro será igual quando tiver emprego...
Mas a nível pessoal o Windows e os computadores não apple não voltam a entrar em minha casa :)
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?

De pc para Mac. Fi-lo porque sempre fui curioso em conhecer e tanto andei a vasculhar o linux (varias distros), como com Mac e achei que Mac foi mesmo o que mais gostei, que mais me atraiu.

- Estás satisfeito com o "switch"?
Completamente. De inicio há aquela coisa de "estou perdido as teclas estao todas trocadas. Que confusão", mas agora gosto.

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?
Foi interessante o modo como me mudei pa mac. Primeiro arranjei o iPC x86 e com o kext helper instalei os meus drivers. A primeira impressão foi estranha, tal como falei porque as teclas estavam trocadas, assentos, etc. Mais tarde com a experiencia viciei-me completamente. O "cmd+q; cmd+w,cmd+h" foram pra mim as maiores descobertas! :p
Não me arrependo por ter feito o hackintosh porque quis primeiro saber se ia gostar. Não quis arriscar.

- Voltarias atrás? Porquê?
Penso que não. Afinal de contas estoiu satisfeito! :)

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Não. Isto para já é impossivel, pelo menos no meu caso. Há sempre software que só há pra win.. e de momento não posso fazer isso. Mudar de So não implica obrigatoriamente o tal "cortar o cordão umbilical com o SO anterior".
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?

Primeiro, esta insatisfeito com a qualidade da assistência do meu LG, e com a degradação que se sucedeu em tão pouco tempo... queria algo melhor, algo com melhor qualidade de construção, melhor aspecto, e estava-me a fartar do Windows e seus problemas... queria algo limpo e diferente.

- Estás satisfeito com o "switch"?
Completamente.

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?
Interface, principalmente a interface, faz parecer a interface do windows uma porcaria, aquilo, não interessa se é 7, Vista ou XP, tudo parece completamente idiota, não se pode fazer as coisas intuitivamente. A performance real também é bem melhor, dado que as aplicações, regra geral parecem funcionar bem... e o facto de ser UNIX também me agrada muito.

- Voltarias atrás? Porquê?
Nunca na vida!

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?
Sim. Praticamente não o uso, a única vantagem do Windows é mesmo para jogar (o que no meu portátil, com o antigo 950 não dá para nada de interessante), tenho o Windows instalado, mas nunca vou lá... Também sinto falta de algumas aplicações, mas o Wine costuma dar-se bem, e são raras a vezes que preciso delas...
 
- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?


Ainda não sou um "switcher" mas pretendo sê-lo assim que conseguir... devo conseguir fazer half-switch em Dezembro, mas comprar um computador Mac novo, é extremamente difícil conseguir fazê-lo nos tempos mais próximos ou sequer perto disso - se conseguir é quando começar a trabalhar, algo que ainda está a muitos anos de distância...

- Estás satisfeito com o "switch"?

Sinceramente espero ficar muito satisfeito. Vi esta semana um colega meu a usar um Macbook de 13" e... ui, face ao Windows até da dor! Dei me ao trabalho de contar mais ou menos o tempo que aquilo demorava a iniciar tudo [é um portátil Macbook Aluminium da série anterior, mas daquela série especial que vinha com acabamento do ecrã em preto reflector], e aquilo é rápido e rápido é dizer pouco...

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?

Quando fizer, de certeza que vou gostar da interface moderníssima (fora o ecrã de log-in, que está ao nível do normal :P), velocidade (30-40 segundos para iniciar o Mac e 5 segundos (!!!) para poder começar a trabalhar e ter acabado de carregar tudo), estabilidade (super super estável, é um espectáculo), funcionalidade (muito boa e útil para mim que sou entusiasta), performance que consta que em alguns jogos é superior ao Windows e por bastante (muito embora quando adquirir um mac passe a jogar em consolas) e sem dúvida o software e a falta de preocupações que aquele bicho dá... não nos preocuparmos com ecrãs "pop-up" de antivírus pesadotes a dizer "Actualização XXXXX, tamanho YY MB/GB, quer actualizar" ou mesmo actualizações automáticas desses bichos, que consomem imensos megas de RAM, e que penduram o sistema um bocado... entre outras coisas, tantas coisas que nem dá para aqui pôr, e que me levam a achar que Mac é o futuro... e olhem que eu fui sempre utilizador de PC, desde o 95, e não achei piada nos primeiros tempos aos Mac, mas desde aquele design branquinho dos Mac, e depois de terem passado a Intel, que me fui tornando mais e mais fã!

- Voltarias atrás? Porquê?

Não, claramente. Quando for para Mac, é uma ida sem volta, mesmo que tenha de executar software Windows (posso usar o Wine, ou o VMWare), porque é uma mudança para melhor... e para melhor muda-se sempre!

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Sim. Eu fui utilizador de Windows desde o 95, e até por volta de 2005/2006 achava "piada" aos crashes do Windows, porque gostava de andar a mexer naquilo, mas desde essa altura, e principalmente desde o arranque do Vista, que deixei de achar tanta piada... e actualmente, não gosto de sistemas comedores de memória, que me tão sempre a usar o disco e cujo ficheiro de indexação interfere altamente com o desempenho, entre outras coisas no Windows que também o afectam, e a péssima gestão de energia, e uma falta de sinergia entre o hardware, o software, os drivers e a experiência computacional [uau, isto soou a pro xD] que... bom... nem digo mais.

Aliás, outro dia tive a ver o iMac de 24 polegadas, e aparte a velocidade do rato (que gosto de que esteja sempre ao melhor possível), a máquina é linda. Diria mais: é um maquinão!

E naturalmente que repetirei uma frase que tava aí atrás: "Once you go Mac, you never go back!". Em português, "Quando compras um Mac, ficas em paz, nunca mais voltas atrás!". E é o que farei, assim que puder - mesmo sem ter nada ainda Apple, passei a ser um Mac fan (o que não quer dizer que compre tudo e mais alguma coisa Apple - ainda tenho cabeça, se houver uma coisa tão gira ou mais e que faça mais do que a que a Apple faz, então compro, claro está). Recomendo!
 
Mais um Switcher

- És "switcher" de Mac para PC ou de PC para Mac (afirmação). Porque decidiste fazer o
"switch"?

Sou um Switcher de Pc para Mac. Comprei um MacBook White unibody 2009
Um dos motivos, foi a curiosidade de usar um MAC. Outra foi estar farto de, como já li neste forum, ter de me adaptar aos erros e falhas de um sistema operativo como o Windows.

- Estás satisfeito com o "switch"?

Sim estou. Tenho o meu Mac há dois dias. Parece muito pouco tempo para ter uma opinião fundada, mas a verdade é que já não posso ir a casa de banho ou buscar algo pra beber enquanto o pc arranca, porque o Mac faz isso num tempo que nem eu me acreditava. Na faculdade não tive de me preocupar com encontrar uma tomada para ligar o carregador, pois o meu mac vinha com 45% de bateria e deu pra usa-lo das 17 as 22 horas sem precisar de por a carregar... e ainda fiquei com 24% quando me vim embora...

- O que te agrada mais, agora que fizeste o "switch"?

Para além do que disse na pergunta anterior, agrada-me a confiança que, mesmo sendo algo ainda não comprovado a 100%, a marca transmite, agrada-me o hardware. Na usabilidade, demorei 5 minutos a perceber que tinha um Touch-pad muito funcional que com 4 dedos posso fazer mais do que com atalhos de teclado e rato no windows ou linux...
Temos de ser sinceros quanto ao design... apesar de ser branco... está uma máquina muito bonita.
É um portatil silencioso e isso agrada-me muito.
O sistema de som está atraente e bem definido
O Ecran... está fenomenal.

- Voltarias atrás? Porquê?
Na compra que fiz, voltar a trás nao. pois pelos motivos que dei, adorei esta máquina.

- Pretendes cortar o cordão umbilical com o sistema antigo definitivamente? Porquê?

Não posso, infelizmente, as ferramentas de trabalho, são como por exemplo o visual studio para programar... pode ser que daki a uns tempos surja um visualstudio para MAC =D


Quanto a defeitos do portátil, não ter pensado em comprar mais cedo
 
Back
Topo