1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida eSata vs Sata

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Dickinho, 18 de Julho de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 1973)

1. Alguém me pode explicar a diferença entre eSata e Sata?
    Comprei um painel frontal com uma entrada Sata e outra Sata mais leitor de vários cartões e duas USB 3.0 que se ligam a uma PCI - E e ainda tenho uma entrada para ligar um cabo para fornecer energia a porta Sata e eSata suponho eu!
    A Sata e eSata ligam-se a condutores Sata da motherboard. Como só tenho uma ligacao Sata 6 Gb livres posso ligar a eSata nessa entrada?

2. ferius

ferius Power Member

Penso que Sata é interno e eSata é através de cabo externo USB que liga por exemplo a um disco externo. Espera por mais opinioes pois nao tenho a certeza.

3. guitarh

guitarh Power Member

O Sata é o que normalmente se liga dos discos ou drives de cd's direto a motherboard como uma ligacao fixa e o eSata como diz o nome "external Serial ATA" serve para interligares discos externos a uma velocidade igual a como se fosse de um disco externo ... como o USB é mais lento é como uma "alternativa" para ligar os discos externos.

4. RedHeart

RedHeart Power Member

Se a ligação é eSATA não pode ser feita por cabo USB ;)
    ...embora haja caixas externas que permitam ligar por eSATA ou USB.

Tanto quanto me é dado ver - e eu não sou engenheiro, por isso podes confiar em mim - SATA e eSATA são basicamente a mesma coisa, usando o mesmo controlador. A diferença estará apenas (acho eu) nas fichas que, no caso do eSATA, são feitas para serem mais resistentes, daí a diferença para as fichas SATA.

5. Boas

A informação que o RedHeart indicou é correcta.
    A diferença entre SATA e eSATA será só o formato das fichas, o que realmente é bastante melhor que por USB2.0, pois as velocidades são bastantes superiores a estas.

No que toca a ligações na Board, esta tem de ter ligação eSATA para poderes ligar o controlador, senão nada feito.

Cumps

6. ntafacil

ntafacil Power Member

e nao te esuqeças do cabo para alimentar o disco.

Partilhar esta Página