Escala do monitor a 125% com letras desfocadas

tWoBrO

Power Member
Estou aqui com um pequeníssimo problema que gostava de perceber se alguém tem solução para isto.

Tenho dois monitores de 32" com resoluções diferentes ligados a um PC com Windows 11. O monitor secundário tem a resolução de 2560x1440 e o principal 3840x2160. Preciso de modificar a escala do texto/UI para 125% no monitor 4k, sem mexer no secundário, no entanto quando o faço algumas aplicações ficam com o texto embaçado, a ver-se mal. Ver fotos em baixo.

Depois de muito pesquisar encontrei alguém, algures, que disse que se alterasse a escala para 124% este problema desaparecia. Ora mudando para 124%, de facto, resolve o problema, otimo, mas cria outro.

Ao meter a 124% no monitor 4k muda também no monitor secundário, que eu não quero. Não dá para usar um valor personalizado nos monitores de forma independente um do outro. Apenas os valores padrão são possíveis de usar desta forma.

Alguem tem ideia de como resolver isto?


Já testei com a placa integrada e externa, e também mudei as definições de cleartype sem qualquer sucesso.


Exemplo do que acontece com a escala a 125%:

sSvIM2P.png


Escala personalizada a 124%:

raotdas.png


Por alguma razão depois de meter a escala a 124% o Windows assume 350% no monitor 4k e 225% no de 1440p.
 
Pois estás a sofrer um problema que ocorre quando se usa dois monitores de resoluções diferentes, ao mexeres num influencia o outro, e ainda por cima estás a fazer upscaling pior ainda, tenta ver se consegues fazer alguma coisa pelo gestor da gráfica, se não der não há nada que possas fazer.
 
Tentei algo bem simples e parece que resolveu.

Desliguei o segundo monitor, mudei a escala do primeiro para uma percentagem padrão de 125% e ficou com o texto nítido. Depois liguei o segundo monitor, continua tudo nítido e com a escala certa em cada um deles. 100% num e 125% no outro.

Vamos lá ver se depois de reiniciar não vai tudo por água abaixo. 😂


Edit:

Ah, afinal nem tudo são rosas. Ao fazer isto fico com o texto nítido no monitor principal (125%) mas agora é o segundo que apresenta o problema (com escala 100%).

Enfim. Dentro de todos as más opções que tenho, esta é a menos má.
 
Última edição:
Back
Topo