1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ESCLARECIMENTO] O que é isso do XGL/AIGLX e Compiz/Beryl?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por ruimoura, 13 de Dezembro de 2006. (Respostas: 156; Visualizações: 21084)

  1. ruimoura

    ruimoura Power Member

    O AIGLX (desenvolvido pela comunidade Fedora em conjunto com o XORG) e o XGL (desenvolvido pela Novell) permitem ter aceleração 3d indirecta por hardware no servidor X (vulgo desktop).
    A grande diferença (e onde reside a grande vantagem do AIGXL) é que este está integrado no XORG, desde a versão 7.1 (Mandriva 2007, Fedora 6, Ubuntu 6.10 e Gentoo) e funciona, portanto, totalmente integrado no sistema. O XGL necessita de correr na sua própria sessão, o que provoca maior lentidão, instabilidade e de um modo geral é complicado meter tudo a funcionar como deve ser.

    Depois vem o Beryl e o Compiz, que são dois "compositing window managers", e que necessitam do AIGLX ou do XGL para funcionarem. O Compiz, que é patrocinado pela Novell, é conhecido por ser muito mais estável, leve e prático que o Beryl (que foi criado a partir do Compiz, pela comunidade). As principais distros "orientadas" para desktop trazem o Compiz (como, por exemplo, o Fedora 6) , não o Beryl, porque é muito simples e estável, e permite ter um sistema mais fluído. O Beryl, por seu turno, é mais "instável", mas tem mil e uma capacidades, plugins, efeitos, etc.

    Depois surge a Suse, com o XGL+Compiz (é a única distro que aposta no XGL de momento, naturalmente).

    Para quem tem placas ATI mais antigas (entre a 7000 e a x850, da série r100 à série r400) o AIGLX+Compiz ou Beryl funciona "out of the box", com os drivers opensource que são automaticamente instalados, em qualquer das distros acima referidas (não nas distros suse).

    Quem tem placas mais recentes da ATI, ou uma placa da Nvidia, tem que instalar drivers proprietários. Aqui é que surge o problema para quem tem placas ATI recentes, porque a ATI não disponibiliza suporte para AIGLX nos drivers proprietários.

    Ps: se existir alguma incorrecção façam o favor de dizer.

    Edit: versão corrigida, com melhor Português ...
     
    Última edição: 18 de Dezembro de 2006
  2. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

    Boa ideia teres escrito este tópico, isto devia estar como stiky ou mãe de todas as threads, sempre evitavase ter de voltar a explicar :)

    Para a Nvdia é necessário ter a versão mais recente dos drivers para ter suporte para AIGLX, é só uma questão de confirmarem a versão que têm instalada.

    Para Ati é como dizes, ainda se vai ter de esperar.

    Fica.
     
  3. bseixas

    bseixas Power Member

    E qual será a melhor combinação ?

    XGL+Compiz
    XGL+Beryl
    AIGLX+Compiz
    AIGLX+Beryl

    Calculo q isso varie tb com a gráfica em questão ATI/Nvidia e possivelmente com a distro usada Suse, Fedora, Mandriva?

    Ainda hj fiz o update do Suse 10.1 para o 10.2, tinha o XGL+Compiz instalado, e aquilo n me fez o update ao XGL e fiquei com o ambiente gráfico hiperlento...calculo q isso tenha acontecido p n ter desactivado o XGL ou por causa dos drivers Nvidia e kernel novo q foi instalado...já agora sugestões para resolver o problema?
     
  4. ruimoura

    ruimoura Power Member

    A melhor combinação é AIGLX+Compiz (a mais estável e fluída). No entanto a ATI não tem suporte para AIGLX com os drivers proprietários. Se tiveres NVIDIA estás no paraíso, porque podes ter qualquer combinação.
    Acerca do opensuse prefiro não me pronunciar muito, porque acho ridículo o que eles fazem, mas enfim ... O 10.2 saiu com o XORG 7.2, que não é suportado, por enquanto, nem pela ATI nem pela NVIDIA. É melhor esperar uma ou duas semanas para os drivers serem lançados.

    Claro que também depende, como falo no post, da placa (depende na ATI, na NVIDIA é tudo igual). Abaixo das 9700 a melhor solução é deixar o sistema instalar o driver open source (Mandriva, Fedora 6, Ubuntu 6.10, pelo menos). Claro que com o driver open source se quiseres jogar, por exemplo, WoW, não vai dar muito bem ...

    É, no fundo, uma questão de escolha. Se tens NVIDIA, escolhe o que quiseres (ou o que conseguires), se tens ATI ... well ... faz como eu ... mete na cabeça que nunca mais compras um pc ou laptop com ATI ;)
     
  5. Sephiroth

    Sephiroth Power Member

    segundo percebi é possivel ter o AIGLX a funcionar sem o beryl certo? agora como? é que neste momento nao estou a usar os efeitos do AIGLX porque o beryl é instável.
     
  6. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não estás a usar os efeitos do Beryl ... O AIGLX não tem efeitos nenhuns :)
    Se estás a usar Fedora 6, Gentoo, Ubuntu 6.10 ou Mandriva 2007 o AIGLX está embutido no sistema. E o beryl não está muito instável. Poderá de vez em quando ter um ou outro problema, mas muito de vez em quando mesmo. Por aqui, tudo ok.

    Eu tenho o Compiz normalmente activado (no Fedora 6 vem embutido e portanto está super optimizado), mas quando quero ter mais "pornografia" visual desligo o "desktop effects" (é um menu no Fedora para activar/desactivar o compiz) e activo o Beryl. Já não consigo é estar sem um dos dois :)
     
  7. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Já agora, quem tiver os ultimos drivers da nvidia (a partir da versão 9629), estes incluem suporte para criar um ambiente de acelaração 3d sem necessidade do XGL nem do AiGLX, é instalar os drivers e por isto no xorg.conf:

    Código:
    Section "Screen"
            Option      "AddARGBGLXVisuals" "true"
    EndSection
    
    Section "Extensions"
            Option      "Composite"   "enable"
    EndSection
    Em seguida é só instalar o Compiz/Beryl :)
     
  8. Ricardo.RPL

    Ricardo.RPL Power Member

    Como é que eu posso instalar o Compiz no Ubuntu 6.10? Já andei a ver alguns tuturials na net, mas aquilo é tudo feito por pessoal que parte do pricípio que todos os que lerem aquilo já têm longa experiência com Linux...
    Obrigado!
     
  9. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

  10. HecKel

    HecKel The WORM

    Excelente ideia ;) E excelente post :)

    Já adicionei à lista de artigos :)

    abraços, HecKel
     
  11. Ricardo.RPL

    Ricardo.RPL Power Member

    Pois, ese foi log uns dos primeiros que visitei, mas ainda não consegui acabar os tuturials que eles lá têm (umas vezes por falta de conhecimentos da consola básicos que nem se dão ao trabalho de explicar, outras vezes porque começa a dar não sei quantos erros...).
    Algum de vocês tem Ubuntu 6.10 + Compiz activado? Se sim, quais foram os passos todos? Haverá paciência para explicar a alguém tão n00b como eu?
     
  12. CR_

    CR_ Power Member

    Da maneira como tu tens estás a usar AIGLX.
     
  13. sapropel

    sapropel Power Member

    isto ta no site do AIGLX:

    eu sei que r400 não é propriamente recente, mas é pra quem tiver este "range" de placas não pensar que os drivers não suportam.
    obrigado pelo guia :)
     
  14. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Obrigado. Irei rectificar o post com essa informação.
     
  15. Dark Fenix

    Dark Fenix Power Member

    Ajuda no beryl

    Boas ppl, tenho um problema qd tento instalar o beryl, é o seguinte:
    ontem instalei o ubuntu, e em seguida instalei os drivers mais recentes da nvidia apartir daki: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/in...ntrolador_Gr.C3.A1fico_Mais_recente_da_Nvidia
    Depois disto, fui para instalar o beryl, como é indicado aki: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Aiglx_Beryl_Nvidia_Edgy,

    seguindo os passos;

    Instalar o Beryl
    • Confirmar que o sistema está actualizado -
    • Adicionar Repositórios:
    gksudo gedit /etc/apt/sources.list
    • Adicionar as linhas seguintes ao final do ficheiro
    32bits:
    deb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main-edgy
    deb http://beryl-mirror.lupine.me.uk/ edgy main-edgy

    Até aqui correu tudo bem... dp e k vem a festa...
    • Adicionar chave para autenticar pacotes:
    wget http://beryl-mirror.lupine.me.uk/1609B551.gpg -O- | sudo apt-key add -

    -> aqui surgiu o primeiro erro que foi:

    Bem... nao intendi nada do k disse o erro... e passei este ponto a frente (eu sei k era para requesitar a key, mas ainda tinha alguma esperança... e fiz o seguinte:

    fiz o update da lista dos pacotes e dp:
    • Instalar Beryl
    sudo apt-get install beryl emerald emerald-themes

    e puf..... eis se nao quando... o erro fatidigo...

    E pronto.... apartir daki.... nao fiz mais nada porque nao sei como me desenrascar!! sera que alguem me pode dar uma ajuda? desculpem o post tar tao grande, mas era para k nao existissem duvidas de qual o erro!! lol

    Cumps ppl!
     
  16. xgam3r

    xgam3r Power Member



    o erro é que o endereço que inseriste (http://beryl-mirror.lupine.me.uk/1609B551.gpg) estão fora do ar ou já nao existem daí ele dizer: A resolver beryl-mirror.lupine.me.uk ... falhou: Name or service not known.
    gpg: nenhum dado OpenPGP válido encontrado.

    tens que substituir esse endereço por outro que esteja operacional!
     
  17. Dark Fenix

    Dark Fenix Power Member

    Ok obrigado, e ja agora, nao me sabes indicar um que eu possa usar??

    [edit:] Ja resolvi o meu problema... ;) thks ppl [/edit]
     
    Última edição: 19 de Dezembro de 2006
  18. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

    Ontem decidi testar a versão do compiz 0.3.4 e está bem mais rápida que no beryl no meu sistema ( centrino 1.6, 512 ram, ati 9200 64 mbs ).

    Apesar de ter menos efeitos, o que a mim não faz diferença, porque acho que os que tem são os essenciais para mim, eu gosto do sistema simples. é mais estavel e mais rápido. Esperemos que o beryl consiga apanhar o compiz :)
     
  19. Phantasia

    Phantasia [email protected] Member

    Será que alguém me consegue arranjar ou fazer um guiazito simples de como por o AIGLX a trabalhar com o com o Compiz no Ubuntu?
    É que eu ao por o XGL com o Beryl, cada vez que inicializo a sessão, o layout do teclado passa-me sempre para Inglês e tenho que estar sempre a trocar manualmente para PT.
    O AIGLX pelo que percebi, necessito de ter os últimos drivers da nvidia (beta) instalados, estes por sua vez, sempre que actualizo o kernel, tenho de os reinstalar. Outro problema, é que nunca percebi muito bem como se instalam os drivers beta da nvidia (será que com o automatix bleeder é suficiente para os instalar?).

    Enfim, não queria tar a complicar demais! Mas parece que já o fiz! :D
     
  20. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

Partilhar esta Página