Esclarecimentos sobre bits de cor

NuNiTo L

Power Member
Boas pessoal, precisava que os mais entendidos me dessem um pequeno esclarecimento.

Sei que ha TV com painel de 8bits, outras de 10bits, hoje vi que a philips diz que tem 17bits e cada vez estou mais confuso. esses bits são comparaveis aos bits dos monitores? quais as cores que cada 1 tem?

só mais uma pergunta e parece que seja a mais pertinente, é perceptivel ao olho humano a diferença de bits?

cumprimentos
 
R-G-B c/ painel de 8 bits => 2^8 * 2^8 * 2^8 = 16.777.216 de cores

R-G-B c/ painel de 10 bits => 2^10 * 2^10 * 2^10 = 10.737.418.24 de cores

R-G-B c/ painel de 17 bits => 2^17 * 2^17 * 2^17 = 2.251.799.813.685.248 de cores

O crescimento é exponencial.

Quanto maior o n.º de cores, melhor. Isto porque existe mais detalhe nas transições, nas sombras, e mais riqueza de cor. Este efeito é perceptível quando comparas um painel de 8 e de 10 bits.

No entanto, é preciso algum cuidado nestas coisas, não raras vezes os paineis não suportam o n.º de bits anunciado mas sim o motor de processamento de vídeo interno da TV. Por exemplo, processa o sinal a 14 bits e depois o painel é de 10.
 
Obrigado pelo esclarecimento mais explicito não era possivel:p

agora outra coisa como é que podemos saber qual o painel da TV? é pelas specs da marca? e se nao disser?

esta por exemplo http://www.consumer.philips.com/con..._10_PT_CONSUMER/Televisor-plano+32PFL9603D-10

pelo que vejo é só o processador que faz 17bits correcto?

esa li algures na net que o painel era 10bits logo não se tira partido dos 17bits. é mais uma manobra de markting ou estou enganado?

cumprimentos
 
Obrigado pelo esclarecimento mais explicito não era possivel:p

agora outra coisa como é que podemos saber qual o painel da TV? é pelas specs da marca? e se nao disser?

esta por exemplo http://www.consumer.philips.com/con..._10_PT_CONSUMER/Televisor-plano+32PFL9603D-10

pelo que vejo é só o processador que faz 17bits correcto?

esa li algures na net que o painel era 10bits logo não se tira partido dos 17bits. é mais uma manobra de markting ou estou enganado?

cumprimentos

As especificações não dizem absolutamente nada sobre o painel, apenas e só sobre o processamento de vídeo. Se a informação que retiraste estiver correcta, tens um motor a trabalhar a 17 bits para um painel de 10... enough said :p.

No entanto, e no que respeita a LCD's, a Philips é das melhores coisinhas que temos por aí, os paineis são home made e o motor de processamento é dos melhores que há... pena depois os bugs que os televisores trazem. Não há bela sem senão.

Se optares por esse Philips não ficas mal servido. Tenta encontrar uma unidade que tenha sido fabricada no segundo semestre deste ano.
 
As especificações não dizem absolutamente nada sobre o painel, apenas e só sobre o processamento de vídeo. Se a informação que retiraste estiver correcta, tens um motor a trabalhar a 17 bits para um painel de 10... enough said :p.

No entanto, e no que respeita a LCD's, a Philips é das melhores coisinhas que temos por aí, os paineis são home made e o motor de processamento é dos melhores que há... pena depois os bugs que os televisores trazem. Não há bela sem senão.

Se optares por esse Philips não ficas mal servido. Tenta encontrar uma unidade que tenha sido fabricada no segundo semestre deste ano.


eu propriamente nao penso em comprar até pq já aquiri um 40A656 mas tenho um conhecido que está a pensar nessa e ao qual eu disse que pelo mesmo preço comprava tambem um 40A656, mas houve um funcionario da ***** que lhe disse que a philips fazia "ziliões" de cores a mais que a outra e o homem ficou doido lolol. e era para esclarecer bem este assunto para poder ilucida-lo de que as coisas nao são bem assim...

vou ver se descubro onde vi a informação do painel....
 
Depois ainda há a questão das fontes, se não as tens em 10 bits, não ganhas nada com o processamento da TV ser efectuado em 10 bits nem com o painel suportar 10 bits.

Ou pelo menos é o que me parece pela lógica, mas posso estar enganado.
 
Back
Topo