Escola Digital "E-Escolas 2021" internet grátis?

Que operador vos calhou no programa Escola Digital?

  • MEO

    Votes: 12 36,4%
  • NOS

    Votes: 6 18,2%
  • Vodafone

    Votes: 15 45,5%

  • Total voters
    33
Parece que vivemos num país de anarquia em que não há regras. Parece é que há muita gente que se esquece que este tipo de progrmas e-escola e respectivos portáteis e acessos à internet são para ser usados no apoio ao método escolar e nada mais. Claro que ninguém tem de ser rígido ao ponto de se um puto abrir o tik tok ou outra porcaria do género bloquear o portátil. Agora em caso de abusos…. Como formatar o SO de um computador que não nos pertence , acho óptimo que apareça uma conta para pagar, ou que bloqueiem aquilo immediatamente como supostamente o CUCO permite. Queria vos ver a formatar um portátil de uma empresa…e arriscarem-se a ir para o olho da rua…depois o tribunal que vos salve.
Mas eu não disse que concordo que a formatação, tanto que não a fiz.

E não vivemos em anarquia nem em, apesar de alguns acharem, numa ditadura.

Ou seja, nós não podemos fazer tudo o que queremos, assim como o governo e entidades relacionadas também não o podem.

Dito isto, estou a ser genérico, nem sei bem o que o programa faz ou o que controla.
 
Os "novos" HP não vêm com CUCO, já podem dormir à noite... :205:

Eu acho uma boa medida o CUCO. Não só para bloquear em caso de roubo ou perda do equipamento, como para mau uso.

E isso de bloquear quando o computador é formatado também é muito bom. Já vi ai muita malta armada em informático e depois vai tudo para garantias e técnicos especializados... Não se esqueçam que os computadores depois de devolvidos vão para novos alunos.
 
@KiKo_200 para haver uma monitorização dos computadores tal deveria estar definido e autorizado peloo contrato. Não estando, para mim viola os direitos à privacidade

Concordo plenamente. A questão é que deve haver um software que ajude na segurança do equipamento para que este não seja danificado por mau uso e que possa ser utilizado mais tarde por outros alunos.
Mas sim, deveria estar descrito no contrato esse ponto.
 
@araujo88 porque não? O Windows 11 tem funcionalidade que o Windows 10 não tem e vice-versa. Sabes lá se o ministério quer que os computadores deixem ou passem a ter determinadas funcionalidades? E não deixa de ser uma grande alteração de software. E alterações de software violam os direitos do comodato.
 
Boas. Tenho aqui um portatil insys com o bloqueio cuco, ja fiz o calculo do codigo no site e ele desbloqueia sem problemas, mas volta a pedir a cada restart do pc.
Tentei instalar o update do cuco mas nao funciona dá o erro O Sistema Operativo instalado nao foi o fornecido pela INSYS!
Tentei ligar pra assistencia mas tem muitas chamadas em espera...
Isto é do filho de um amigo meu e precisa dele pra amanha.
Não ha forma de dar a volta a isto? estive a analizar o .BAT do update e penso estar com links off, um deles vai ter aqui: https://cuco.softi9.pt/uagent/cuco-firmware.com
 
Boas. Tenho aqui um portatil insys com o bloqueio cuco, ja fiz o calculo do codigo no site e ele desbloqueia sem problemas, mas volta a pedir a cada restart do pc.
Tentei instalar o update do cuco mas nao funciona dá o erro O Sistema Operativo instalado nao foi o fornecido pela INSYS!
Tentei ligar pra assistencia mas tem muitas chamadas em espera...
Isto é do filho de um amigo meu e precisa dele pra amanha.
Não ha forma de dar a volta a isto? estive a analizar o .BAT do update e penso estar com links off, um deles vai ter aqui: https://cuco.softi9.pt/uagent/cuco-firmware.com
Resolvi isso desta maneira: desativei todos os anti-vírus tipo avast e deixei só o windoes defender, atualizei o windows e segui os passos de update aqui https://cuco.*****.pt/updates/

(vou-te mandar o link por mensagem privada, não sei porque está a bloquear, é o link que o ministério dá)
 
Resolvi isso desta maneira: desativei todos os anti-vírus tipo avast e deixei só o windoes defender, atualizei o windows e segui os passos de update aqui https://cuco.*****.pt/updates/

(vou-te mandar o link por mensagem privada, não sei porque está a bloquear, é o link que o ministério dá)
Nao devias usar mais de um antivirus ao mesmo tempo. sim eu tentei isso e tambem desativei o UAC... nao resolveu.
Mas depois estudei melhor o BAT e o erro que da é por falta de um ficheiro agent.exe que deveria existir em C:\recovery\OEM\ e em C:\recovery\OEM\Scripts
Saquei o agent que por acaso tinha o link no BAT e coloquei-o onde deveria estar e ja deu ecra verde, reiniciei mas pediu novamente o codigo!
tentei novamente executar o BAT desta vez com UAC desligado e antivirus desligado, executei mais que uma vez pra ter a certeza e reiniciei e VOILA, Ja nao pediu o codigo.
fica aqui a dica para quem tiver o mesmo problema.
 
Alguem sabe se o limite de 12GB é por mês ou por ano lectivo ?

Tenho dois cartões, um deles é utilizado á vez pelos miúdos desde o inicio do ano, e recebu um SMS a dizer que chegou a 80% do tráfego.
O outro cartão, que nunca tinha sido utilizado, assim que o liguei recebeu uma mensagem a dizer que atingiu 100% do tráfego e não passa de 2 megas de velocidade
 
O 1º cartão era novo e fui eu que abri o envelope onde vem o SIM, o 2º cartão claramente já tinha sido utilizado até porque o SIM vinha no hotspot e o hotspot tinha o SSID alterado do de origem.

O problema é que já mudou o mês e continua limitado a 2 megas , já liguei para o apoio técnico da MEO e tiveram de escalar o assunto para outra linha. Quando me ligaram a resposta foi que apesar de eu ter o cartão com o PIN e PUK comigo não me podiam dar informações sobre o tarifário, porque pertence a uma conta empresarial ! Nem me confirmaram o básico se os 12GB são mensais ou não, foi um bocadinho surreal.
 
O problema é que já mudou o mês e continua limitado a 2 megas , já liguei para o apoio técnico da MEO e tiveram de escalar o assunto para outra linha. Quando me ligaram a resposta foi que apesar de eu ter o cartão com o PIN e PUK comigo não me podiam dar informações sobre o tarifário, porque pertence a uma conta empresarial ! Nem me confirmaram o básico se os 12GB são mensais ou não, foi um bocadinho surreal.
Surreal mesmo. Na VDF renova sempre a dia 1, MEO não sei
 
Ok, já vi que não sou o unico. Já conseguiste alguma explicação ?

A MEO diz-me que tem de ser o agrupamento a ligar , mas no agrupamento já nem me respondem aos mails.

Nem por isso... Eu entretanto já desisti porque eu ligo para lá e não fazem nada e a malta da escola já me reencaminhou os diversos e-mails em que pedem esclarecimentos e dizem só para aguardar uma resposta...
 
Estava aqui a pensar nesta cláusula

  • "Para retomar a velocidade máxima do plano é necessário efetuar carregamento de €5 por cada 2GB adicionais."


Que sentido tem isto se os cartões do Escola Digital não forem para dar uso pessoal? é que dizem ah e tal "o uso é exclusivamente para efeitos escolares" e depois obrigam a apagar 5 euros por cada 2 GB adicionais. Se os cartões fossem para uso profissional, então era a Escola que devia pagar os 5 EUR e não os pais ou professores. Não podem estar a restringir o uso como restringem contratualmente quando ainda por cima são os pais e professores a assumir qualquer despesa extra do tarifário.

Além disso, um aditivo 5 EUR 2GB é muito acima dos valores de mercado...


Isto para mim parece um daqueles casos como o do Frederico Pinheiro em que a bruxa da chefe de gabinete dizia que o número e tarifário dele era exclusivamente para uso profissional e que ela podia tinha acesso à vontade ao extrato de comunicações. Mas depois vimos os juristas na TV a desmentir e a dizer que o Frederico Pinheiro podia usar o telemóvel pessoal, o número dele e o computador para o que quisesse.

Assim eu fico sem saber... Muito gostam de juridiquices neste país... Eu ao longo dos anos fui-me informando para me defender desta gente que todos os dias criam novos problemas
 
@RRJoao Só agora é que vi o teu post. Inacreditável... O pior mesmo são aqueles que receberam este ano os cartões de alunos do ano passado e já têm o tarifário bloqueado. Então e se eu carregar o cartão ele volta a devolver os 12gb mensais ou tenho que estar sempre a carregar?
 
Back
Topo