Escola para aprender programação

Tal como 2 utilizadores referiram em cima, eu também comecei com Pascal. É bastante acessível e uma boa linguagem para quem começa. Só que antes de optar por uma linguagem, convém já ter algum raciocínio desenvolvido. Na faculdade começámos com Python e via-se que o grande problema de quem nunca tinha programado nem era tanto a nível de sintaxes, mas sim de falta de raciocínio. Acho que deves começar, seja onde for, por uns fluxogramas. Foi assim que eu comecei e foi essa "introdução" que me permitiu entrar no Pascal com o pé direito. Sim, já sei que vão dizer que Pascal é antigo, ultrapassado e uma perda de tempo. Mas eu pergunto: não chega para o efeito?

No entanto, acho que Python não seria uma má escolha. Muito pelo contrário. É das linguagens que mais me impressionou e que mais me cativou até agora. É simplesmente espectacular verificar que pode ser usada desde POO a IA sem problemas.
 
Se calhar por não ter bibliotecas e mais facil de entender para quem sabe um pouco de ingles read=ler write=escreve if=se. E quase so raciocinio
 
Vou comprar o livro, então.

É este: http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...os&category=informatica&product=9789727221561 ?

Depois de aprender C vou para o php :)
 
Pessoal, uma coisa.

Então se eu for comprando livros, pesquisar no google, ver tutoriais, pesquisar aqui na TZ, etc. (isto tudo durante muito tempo, vou dedicar-me mesmo a isto, vou passar as aulas todas da escola com os livros e pesquisas :P) consigo melhor aproveitamento que entrar para uma escola para aprender programação?
 
Também sou da opinião que C pode não ser o ideal para começar, até porque pode desmoralizar um bocadinho, aconselhava-te por exemplo java mas se a decisão está tomada força, até porque esse livro para começar em C é muito bom, tendo em conta que a leitura não é muito aborrecida, explica bem e tem exercicios no final de cada capitulo.

Resumindo sugiro que leias o livro, faças todos os exercicios do livro que só assim é que as coisas entram na cabeça, podes ler, ler e ler e não entrar quase nada. No final do livro, tenta arranjar um mini-projecto para fazer e aplicares o que estiveste a ler.

Boa sorte e sem dúvida que para aprender se te tentares safares sozinho é o melhor, depois até podes tirar algum curso só para ficares com o diploma etc mas mesmo que o queiras mesmo tirar, vais aproveita-lo melhor já sabendo qualquer coisa.
 
Também sou da opinião que C pode não ser o ideal para começar, até porque pode desmoralizar um bocadinho, aconselhava-te por exemplo java mas se a decisão está tomada força, até porque esse livro para começar em C é muito bom, tendo em conta que a leitura não é muito aborrecida, explica bem e tem exercicios no final de cada capitulo.

Resumindo sugiro que leias o livro, faças todos os exercicios do livro que só assim é que as coisas entram na cabeça, podes ler, ler e ler e não entrar quase nada. No final do livro, tenta arranjar um mini-projecto para fazer e aplicares o que estiveste a ler.

Boa sorte e sem dúvida que para aprender se te tentares safares sozinho é o melhor, depois até podes tirar algum curso só para ficares com o diploma etc mas mesmo que o queiras mesmo tirar, vais aproveita-lo melhor já sabendo qualquer coisa.
Sim, a decisão está tomada, é C com que vou começar.

Obrigado pelas dicas. Essa do mini-projecto vou fazer de certeza :D

O curso devo tirar daqui a 1/2 anos, ainda sou novo e tenho tempo para isso :)
 
Back
Topo