Escolha complexa de máquina DSLR

MADDMAXX

Power Member
Boas caros amigos.
Estou com um sério dilema entre mãos:005:.
Sempre tive uma paixão por foto, adoro ver boas fotos, mas sempre tive "máquinas de brincar", a ultima uma Sony H50.
A minha esposa decidi oferecer-me um workshop de fotografia, pois ando há alguns anos a bater na tecla que gostava de saber fotografar.
O workshop irá ser realizado ainda não sei bem quando, pois a empresa tem que ter um mínimo de participantes para dar inicio ao mesmo.
De qualquer forma, tenho vindo a ler várias coisas pela internet, tenho comprado a revista " O mundo da fotografia digital", pois a ideia é mesmo conseguir fazer algo de jeito.
Sucede-se que eu ainda não entendo nada mas nada de máquinas nem de lentes.
Estou na fase que quero comprar uma máquina mas como um leigo que sou não consigo escolher nenhuma.
Eu não pretendo nada de profissional, pois o orçamento também não permite, mas não queria algo muito básico que daqui a pouco tempo já esteja com ideias de trocar.
Face ao existente no mercado, e sem fundamentos fiquei com o olho em duas:

  • Canon 60D
  • Canon 650D
Além destas ainda deitei o olho a uma Nikon D3200, mas numa loja disseram-me que os acessórios Nikon são mais caros.

O facto de eu não entender muito, e pelo site da canon a 60D estar na gama semi-pro, deu-me ideia que seria superior à 650D, e daí fiquei com inclinação para essa, embora sem fundamento algum. E na ***** vi este pack
http://www.*****.pt/Canon-EOS-60D-EF-...To=0&Nu=3&Fr=0

Já me disseram que as lentes de packs nunca são famosas mas esta não é daquelas normais penso que é uma já com certa qualidade não?
Ponderei também adquirir o corpo e mais uma lente separada, mas eu não entendo nada de nada, e fazer uma escolha sem fundamento seria espetar-me pela certa.
Surgiu a ideia (dada a ignorância) de comprar o corpo e uma lente que cobrisse de 18-270mm
http://www.*****.com/pt/pt/886607...-mm-f-3-5.html

Mas a ideia que tenho é que isto é tipo lente que faz tudo e acaba por não fazer nada direito.
Embora eu não tenha conhecimentos não queria comprar algo sem qualidade, pois futuramente iria ter noção das coisas e depois arrependo-me.
O uso será puramente amador de tudo um pouco, e pretendo algo que não seja desperdício no futuro.

Dentro daquilo que disse, pelo encarecidamente que quem entenda do assunto me ajude na escolha, ou até mesmo se disser que será erro comprar já, que é melhor esperar...

Resumindo, queria um corpo e uma lente tipo o normal 18-55 ou aquela do primeiro pack 17-85 para que pudesse começar a desbandar, e no futuro ainda se mantivesse actual, gostava de ter outra lente caso a ideia de uma "todo o terreno" for má, comprar uma com algum zoom.

Agradeço qualquer tipo de ajuda.
Penso que não fui muito confuso a transmitir a minha ideia, mas quero explicar os meus intentos todos de uma vez e posso caír no erro de misturar tudo.

Muito obrigado





  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina + lente
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
  3. 1000/1200 +/-
  4. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, desporto, longas exposições, de tudo um pouco, estou numa fase inicial.
  5. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
  6. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Muito amador, pretendendo evoluir fortemente.
  7. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Sony H50
  8. COMO É A TUA "REDE"
  9. ONDE COMPRAR: Qualquer lado, aceito conselho.
 
Não há razão para ir para a 650D a não ser que queiras usar o video com AF, e mesmo nesse caso vais ter de pelo menos dar uns toques de focagem manual. É preferível a 600D ou a 550D se ainda se arranjar barata.
A D3200 não vale a pena. A D5100 é um patamar acima e está mais barata (!).

A 60D é melhor que qualquer uma delas mas obviamente que isso se paga.

Eu não acho que a 17-85 seja uma lente para aprender devido a pequena abertura. Acho que há uma enorme diferença entre lentes de kit com f/4-5.6 e lentes "a sério" com f/2.8 tanto na utilização como, obviamente, nos resultados e no que se pode fazer.

Um bom conjunto para começar (o que eu compraria hoje) seria 600D/D5100 + Tamron 17-50 f/2.8 + Canon 55-250 IS ou Nikon 55-200 VR. Com isto já dará para perceber o que queremos e/ou gostamos de fazer, e só depois disso é que se pensará na objectiva seguinte.
 
Última edição:
Esquece a D3200.
Se quiseres um bom body que te vai servir para muito tempo (ate se quiseres seguir uma coisa mais profissional) eu iria com esse orçamento para uma D7000. para mim e a melhor camara DX do mercado, e o corpo custa a volta dos 800e, nas lojas mais baratas.
Acho que aconselhar ja duas lentes nao seria uma boa escolha, porque como es iniciante ainda nao sabes qual e o teu "terreno" eu daria uma boa lente inicial boa para começar (como a tamron 17-50mm f2.8, que tem desde o wide angel para fotos em familia ou paisagens, a retratos e street photography). Acho que o conjunto D7000 mais a tamron era uma excelente escolha.
Nao percebo porque aconselham a mesma camara para um orçamento de 700€ e de 1200€... Com o post do user pelo qe percebi gosta muito de fotografia e talvez siga para uma coisa mais "a serio". O orçamento de 1200€ permite.lhe ter uma camara bem melhor do que uma 600d ou d5100, porque nao??

Apenas uma opiniao!
 
Simples, quais são as vantagens na prática de uma D7000 vs a D5100? Achas que vale a pena quase o dobro do preço (que por si quase já paga a Tamron)?

Em Portugal há um hábito generalizado de comprar modelos topo de gama que nunca entendi.
 
Também acho que faz mais sentido comprar o corpo mais barato e usar o resto do budget em lentes e outros acessórios, visto que em termos de performance do corpo não é assim tão significativa, é como a diferença entre a 550D\600D\60D o sensor é precisamente o mesmo, muda os extras.
 
ja aqui disse varias vezes, parem de recomendar as combinações que são as ideias para vocês e tentem perceber o que a pessoa necessita... quer a nivel de corpo quer a nivel de lentes.

existem dezenas de combinações que se pode fazer com o orçamento dele... a proposito do qual recomendo a compra numa loja de confiança no estrangeiro (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=583646) onde se pode obter preços bem mais convidativos que na *****.

a escolha do corpo e das lentes depende do tipo de fotografia que ele quer fazer, e dizer "desporto" não ajuda em nada se não especificar quais, porque o numero de FPS, o alcance da lente e a abertura varia completamente de acordo com o desporto que queremos fotografar (se é indoor/outdoor, se nos podemos colocar a 5m ou apenas a 50m, etc)
 
Primeiro queria agradecer as vossa dicas e a disponibilidade em responder.
Não pude responder antes porque no final de semana foi complicado.
No entanto estive a ler tudo com bastante atenção e fico perplexamente confuso com tudo :-D

Não há razão para ir para a 650D a não ser que queiras usar o vídeo com AF, e mesmo nesse caso vais ter de pelo menos dar uns toques de focagem manual. É preferível a 600D ou a 550D se ainda se arranjar barata.
A D3200 não vale a pena. A D5100 é um patamar acima e está mais barata (!).

A 60D é melhor que qualquer uma delas mas obviamente que isso se paga.

Eu não acho que a 17-85 seja uma lente para aprender devido a pequena abertura. Acho que há uma enorme diferença entre lentes de kit com f/4-5.6 e lentes "a sério" com f/2.8 tanto na utilização como, obviamente, nos resultados e no que se pode fazer.

Um bom conjunto para começar (o que eu compraria hoje) seria 600D/D5100 + Tamron 17-50 f/2.8 + Canon 55-250 IS ou Nikon 55-200 VR. Com isto já dará para perceber o que queremos e/ou gostamos de fazer, e só depois disso é que se pensará na objectiva seguinte.

Agradeço-te a dica e coloquei na equação a 600 e retirei a 650D.
Estive na ***** e peguei na 60D com a lente EF 17-85mm f/4-5.6 IS USM, e depois peguei na 600 com a lente normal 18-55, e a 60D deslumbrou-me. Muito mais robusta e depois a própria lente, com qualidade de construção bem acima da 18-55 Normal.
No entanto equaciono a 600D+Uma lente f2.8.
Embora não consiga entender porque é que a que vem no pack EF 17-85mm f/4-5.6 IS USM, não é muito aconselhável para iniciar, a abertura pelo que andei a ler controla apenas a quantidade de luz, certo? E essa quantidade de luz não pode ser compensada pela velocidade de obturação? (apenas uma questão que me surgiu). Não será uma lente parreira "todo o terreno" para fazer de tudo um pouco, até investir posteriormente noutra? (isto claro no caso de vir a 60D que traz essa lente).
Falo mais um pouco disto no final.


Esquece a D3200.
Se quiseres um bom body que te vai servir para muito tempo (ate se quiseres seguir uma coisa mais profissional) eu iria com esse orçamento para uma D7000. para mim e a melhor camara DX do mercado, e o corpo custa a volta dos 800e, nas lojas mais baratas.
Acho que aconselhar ja duas lentes nao seria uma boa escolha, porque como es iniciante ainda nao sabes qual e o teu "terreno" eu daria uma boa lente inicial boa para começar (como a tamron 17-50mm f2.8, que tem desde o wide angel para fotos em familia ou paisagens, a retratos e street photography). Acho que o conjunto D7000 mais a tamron era uma excelente escolha.
Nao percebo porque aconselham a mesma camara para um orçamento de 700€ e de 1200€... Com o post do user pelo qe percebi gosta muito de fotografia e talvez siga para uma coisa mais "a serio". O orçamento de 1200€ permite.lhe ter uma camara bem melhor do que uma 600d ou d5100, porque nao??

Apenas uma opiniao!

Essa Nikon é sem dúvida uma máquina excelente, já me tinham falado dela, no entanto eu coloquei-a de lado por 2 questões:
  1. Preço muito elevado (e já agora agradeço que me dês a dica onde estão a 800)
  2. Os preços dos acessórios Nikon pelo visto são mais caros que para Canon (esta foi a razão principal)
Mas não se pode tirar o mérito, pois tenho lido reviews e todas dizem bem dela.
Mas não sei comparativamente à 60D onde ambas se encontram, também era curioso saber.

ja aqui disse varias vezes, parem de recomendar as combinações que são as ideias para vocês e tentem perceber o que a pessoa necessita... quer a nivel de corpo quer a nivel de lentes.

existem dezenas de combinações que se pode fazer com o orçamento dele... a proposito do qual recomendo a compra numa loja de confiança no estrangeiro (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=583646) onde se pode obter preços bem mais convidativos que na *****.

a escolha do corpo e das lentes depende do tipo de fotografia que ele quer fazer, e dizer "desporto" não ajuda em nada se não especificar quais, porque o numero de FPS, o alcance da lente e a abertura varia completamente de acordo com o desporto que queremos fotografar (se é indoor/outdoor, se nos podemos colocar a 5m ou apenas a 50m, etc)

Agradeço a dica que para mim é sempre importante, no entanto agora e sobre as lojas, alguma em especial que aconselhes?

SObre o que pretendo da maquina e nesta fase é de tudo um pouco, pois à medida que a coisa evolua a necessidade surge e a ideia é ir fazendo upgrades aos acessórios.

Após ler tudo não posso deixar de ficar ainda mais confuso/indeciso.

Voltando ao pack que referi acima que está na ***** ***** custa 1369euros e vem a Canon 60D+ Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM, que penso ser uma lente bem razoável dado o preço dela nas lojas se é assim tão cara não deverá ser muito má.
http://www.canon.pt/For_Home/Product...f4-5.6_IS_USM/

Será má opção? Eu consigo este pack por 1000euros, e esta lente penso ser bem melhor que a 18-55 Normal que acompanha as câmaras todas.

Ontem estive na *****, e em conversa com o funcionário, coloquei a hipótese de adquirir este pack ou uma 650D, e ele disse-me para nem pensar 2x, pois a 60D é mais máquina para futuro.
E fez-me pegar nesse preciso pack e a nível de imponência nem se compara, e mesmo a lente, comparando com uma normal 18-55 é totalmente diferente, mais pesada tem acabamento e materiais bem superiores, enquanto a outra é plástica.

Ponderei também e dado que cada vez procuro mais info e cada vez mais encontro informação diferente, ir para uma 600D que lá está a 700euros em pack com uma lente 18-55. Ou procurar um corpo sem lente e adquirir uma lente porreiro.

Penso mal?

Mais uma vez deixem agradecer a fantástica ajuda que me têm dado, que com certeza vai ser decisiva no final.
Eu é a primeira vez que compro uma máquina desta ordem de grandeza (€), e a indecisão está em fazer uma escolha acertada e não comprar algo que daqui a dias esteja arrependido de não ter comprado melhor e perder assim dinheiro.

MUITO OBRIGADO
 
se fores para canon da uma vista de olhas na digiwowo, é a que costuma ter melhores preços para a marca.

a 17-85IS apesar de ser melhor que a 18-55IS, acaba por nao ser nada de outro mundo, assim do genero a 15-85 é consideravelmente melhor (mas tb mais cara). tb ficavas bem servido com uma tamron 17-50 f/2.8 se preferires abertura constante (melhor para retratos ou situações de pouca luz), mas sacrificas na distancia focal e a velocidade de foco tb nao é boa. ou entao podes completar a falta de abertura das primeiras lentes com uma 50mm f/1.8 (100€) que te ira servir para retratos.

sem duvida que 60D > 650D > 600D, agora é questao de saber se justifica ou nao a diferenca de preço, e isso depende apenas das tuas necessidades e da forma como pensas vir a evoluir.
 
Tenho que corrigir uma afirmação que fazes, a abertura não influencia apenas a entrada de luz para o sensor/filme, também influência a profundidade de campo.
Para mim a gama xxD não dá hipóteses à gama xxxD. Para amadores tenho a certeza que a 600D dá perfeitamente.
Quanto à 17-85mm vi umas poucas fotos e tem uma qualidade de imagem superior à 18-55mm, mas acho-a um pouco lenta. Sem dúvida que a Tamron 17-50mm f/2.8 tem que entrar na equação, grande abertura e boa qualidade de imagem com o contra de ter um auto-focus um pouco mais lento e mais ruidoso.
 
Pois, a abertura não controla apenas a quantidade de luz, mas sobretudo a profundidade de campo. As objectivas f/4-5.6 não permitem grande controlo da profundidade de campo, sobretudo para sujeitos humanos numa máquina destas (máquinas de rolo ou full frame já são diferentes), e por isso "roubam" ao fotógrafo um grande grau de liberdade e possibilidades estéticas/artísticas.

Mas como o Warlord mencionou, podes sempre arranjar uma 50mm f/1.8 para esse tipo de utilização... Só que uma vez que apanhes o "bichinho" depois podes não querer voltar à f/5.6 :P
 
Boas!
Mais uma vez obrigado.
Ainda hoje estive com a 60D com a objectiva 17-85 e fico "tolo" com a 600D não me parece tão robusta sólida, parece até um pouco "brinquedo" perto desta não sei.
Hoje andei a analisar a Tamrom, mais precisamente esta: http://www.tamronportugal.com/tamron-sp-af17-50mm-f/28-xr-di-ii-vc-ld-aspherical-if.
O único problema dela é mesmo que não vem em kit, logo o preço sobe logo.
De qualquer forma nem que tenha que esperar mais 1 ou 2 meses e adquirir a maquina com esta lente, já que é assim tão diferente da 17-85 da canon. Que parece?
A máquina estou inclinado para a 60D, simplesmente gosto.
 
essa lente nunca a vais apanhar em kit, por isso tens 2 opcoes: ou compras apenas o corpo e a lente a parte. ou compras o corpo com uma lente de kit (tipo a 17-85) e depois vendes-a para comprar outra.

de resto a tamron tem vantagens e desvantagens em relacao a 17-85, algumas delas ja mencionei aqui. outras ficaram de fora, como o peso e diametro do filtro.
 
É mais recomendável a Tamron 17-50 sem VC. É mais nítida, mais barata e nessa gama focal o estabilizador não tem grande utilidade (a não ser para video, mas o estabilizador da Tamron também não é bom para video).

Sem dúvida que a 60D é melhor que as xxxD. Se realmente a arranjares mais barata com a 17-85 podes sempre vender a objectiva mais tarde.
 
vcs e a mania que a estabilização não é util em grandes angulares... na maior parte das vezes que estou em situações onde a iluminação é reduzida, quero na mesma DOF. para o tipo de fotografia que faço estarem la os 2.8 nao serve de nada... preferia fotografar a 5.6 e ter estabilização.
 
Sim eu sei que em Kit, não a apanho, pois nem fazia sentido.Por isso digo em comprar o corpo e a lente em separado, mas para isso e dado que já ultrapassa o orçamento teria que aguardar.
Mas sendo assim prefiro claro.
 
como disse atras, tens sempre a opcao de comprar o corpo + lente de kit agora e mais tarde revender a lente. assim sempre vais tirando fotos ate lá e exprimentas outra lente, ficando a perceber as diferencas entre lentes.
 
Sim, mas depois posso não conseguir vender e perco muito dinheiro.
Possivelmente teria que a vender o desbarato (é uma opinião), e mesmo assim.
Mas é sem dúvida uma possibilidade.
Depois surgiu-me a ideia que estamos a caminhas para o final do ano, não costumam haver rebaixas nestas ocasiões?
É sensato aguardar ou por norma pouca ou nenhuma diferença faz?

Obrigado.
 
como compras em conjunto com o corpo, fica-te abaixo do preço de venda da lente nova em caixa. i.e. se somares o preço do corpo apenas com o preço da 17-85IS a venda em separado, vais ver que fica acima do preço do conjunto que queres comprar. ou seja ai ganhas alguma margem de manobra na altura da revenda. potenciais clientes sao todos aqueles que compraram uma xxxD ou 1xxxD com a 18-55IS. mas e questao de dares um salto ao forumfotografia e veres quais os preços que andam a pedir por uma 17-85IS em segunda mao e ver se te compensa ou nao.
 
vcs e a mania que a estabilização não é util em grandes angulares... na maior parte das vezes que estou em situações onde a iluminação é reduzida, quero na mesma DOF. para o tipo de fotografia que faço estarem la os 2.8 nao serve de nada... preferia fotografar a 5.6 e ter estabilização.
Para mim não é mania, não preciso mesmo de estabilização numa normal com f/2.8. Ainda por cima quando isso vem à custa de nitidez e do estabilizador "saltitante". Se estas coisas não fossem verdade, não faria a recomendação. Apenas o faço porque de facto tem essas desvantagens.
 
Back
Topo