Escolha de cooler

WolfMan

Power Member
Então é assim.

Tenho aqui uma máquina que o meu pai usa para edição de video, e que tá super bem equipada (xp 2000+, discos SCSI, Ti4600, etc, etc).

Tem um Volcano 7, as temps do sistema estão porreiras, mas o homem queixa-se do barulho que isto faz :)

Então agora ando à procura de um heatsink de alta performance, de modo a poder por-lhe uma ventoinha mais silenciosa, mas sem perder muita eficácia de cooling.

Então andei a ver, e estou a ponderar algumas hipóteses:

- SLK-800, mas o peso daquilo (+/- 600g) preocupa-me um pouco.

- AX-7 (também um pouco pesada, e o clip que vi não era igual ao do SLK-800, de 3 pontos)

- Alpha PAL8045 (gostei do facto de usar os buracos à volta do socket)

Tem de ser um bom combo performance/silêncio, porque a máquina passa montes de tempo em full-load (não só de cpu, mas discos também)

Gostava de saber as vossas opiniões, a nível de heatsinks que aconselham, e já agora de ventoínhas boas e silenciosas.
 
Ao que parece a SLK eh o melhor cooler do momento... :)

PS: o cooler eh pesado mas se usares um coper reduzes N vezes a possibilidade de wrekares o core do bixano.
A hipotesse do soket vir atrahs do cooler para mim continua a ter que ser tida em conta, mas taçe :D
 
É assim como vais usar uma ventoinha fraca para não fazer muito barulho, o melhor é usares o AX-7, pois os coolers SLK com ventoinhas fracas perdem muita da sua performance !
 
Originally posted by WolfMan

...Tenho aqui uma máquina que o meu pai usa para edição de video, e que tá super bem equipada (xp 2000+, discos SCSI, Ti4600, etc, etc)...

OffTopic ... :) Não podia deixar passar esta :P Super bem equipada para jogar, porque essas placas para edição de vídeo ....

Quanto ao Cooler, já puseram a hipótese de WC? Assim seria bem mais eficaz... Menos ruído, possibilidade de arrefecimento de CPU, Chipset, gráfica e discos... Gasta-se algum dinheiro (no meio dessa máquina nem se deve notar...:P) mas fica-se com uma coisa à maneira :)

Inté
 
Originally posted by WolfMan
...

- AX-7 (também um pouco pesada, e o clip que vi não era igual ao do SLK-800, de 3 pontos)
...


A AX7 prende nos 3 apoios do socket em cada lado... e olha que vale (imho) a pena, tenho uma sunon de 80 e ta jeitosa as temps.... ( alias, a ventoinha que se ouve mais deve ser a da fonte ). Depois um pouco de artic silver 3 entre o coller e o core sempre ajuda um pouco.
 
Bem, parece que será o AX-7 o escolhido...

Quanto a ventoínhas de 80 mm, o que recomendam? E não digam Delta´s, porque tem de ser relativamente silenciosas :)

Ainda estou a considerar uma daquelas smartfan´s II da thermaltake, sempre dava para regular a velocidade. Que acham?

Já agora, copper shims, o da thermaltake que se vende por aí é bom??


OffTopic ... Não podia deixar passar esta Super bem equipada para jogar, porque essas placas para edição de vídeo ....

A máquina é primordialmente para edição de vídeo. E para além da Ti4600, tem um Pinnacle DV500 DVD (acho que é este o modelo)... A Ti4600 tá lá porque era a melhor placa do momento, e numa máquina destas até parecia mal por outra coisa :D E nem pensar em lá por um jogo! A máquina é "off-limits" :(
 
Nao necessitas de copper shim.

Eu se fosse a ti metia a Slk-800.

Podes comprar uma ventoinha de 80mm do genero das sunon que até uma potencia jeitosa, e compras um controlador de velocidade da zalman.

Assim podes controlar a performance/barulho como kiseres (e o controlador zalman é por potenciomentro, nao é como akeles controladores feios da TT que so dao para por 3 posiçoes..)

:003: boa compra
 
Em relação às ventoínhas, e como queres silêncio, opta por uma da Papst.

São boas e silenciosas qb :)

E quanto a dizeres que a Ti4600 é (ou era...)a melhor placa do mercado e que a máquina não é para jogos, é uma contradição enorme!!

Para aquilo que queres a máquina, até a minha Ati Rage Fury Pro 32 MB VIVO é de longe MELHOR que essa ;)
 
Originally posted by [BIOHAZARD]
Nao necessitas de copper shim.

Eu se fosse a ti metia a Slk-800.

Por 7 euros vale a pena poupar? e com um coler tao pesado? e mesmo havendo a possibilidade de lascar o core? ( nao tive esse azar mas nunca se sabe... )
 
penso que os copper shim so saum necessarios (quando sao necessarios..) em watercooling.

O facto da slk800 ser pesada nao faz mais pressao no cpu, mas sim no socket, nao te eskeças k a mobo ta em pe e akilo de lado.

O Gancho (nao me lembro do nome) k prende a slk800 a board tem a medida certa po socket, nao precisa de copper shim.

corrigam-me se tou enganado :)
 
O shim só serve para prevenir cantos esmagados e como os waterblocks se montam (ou deviam montar) paralelamente em relação à CPU (ao contrário dos coolers normais que se prendem num lado e depois no outro) os shims não lhes fazem falta.
 
ele que faça como eu, tirei a ventoinha que vinha no vulcano 7, e pus uma de caixa de 3000 rpm konstantes. Ruido quase nenhum e as temps aumentaram 2/3C. Ou seja ta tudo na boa....
A ventoinha e uma de caixa (n me lembro da marca), de 38C @ 3000 rpm
 
Originally posted by gonx_me
ele que faça como eu, tirei a ventoinha que vinha no vulcano 7, e pus uma de caixa de 3000 rpm konstantes. Ruido quase nenhum e as temps aumentaram 2/3C. Ou seja ta tudo na boa....
A ventoinha e uma de caixa (n me lembro da marca), de 38C @ 3000 rpm

Com essas specs deve ser uma Sunon ;)
 
Back
Topo