escolha de dissipador para CPU

eu tou numa de escolher um que mande o ar pra cima da MB, assim não tenho de comprar mais ventoinhas e ponho a ventoinha de 25 a ajudar o dissipador (em teoria funciona)
eu estava numa de comprar o da noctua, mas depois deparei-me com esta review em que põe os dois lado a lado com a mesma ventoinha, e o SI 128 SE ganha por alguns graus.
Entretanto essa historia do ultima 90 tambem me deixou interessado, mas axo que se puser uma fan de 12 no gajo ele vai bater na ventoinha lateral na mesma, e alem disso não encontro nenhuma review com o ultima e o 128 lado a lado, o que poderia tirar algumas duvidas.


outra duvida parva, a minha mobo tem uma entrada de 4 pins para a ventoinha do processador, posso por lá uma ventoinha só com 3?

e já agora se comprar uma Scythe ULTRA KAZE de 2000 rpm e no speed fan a baixar para 1000 ela fica igual a uma que venha com 1000RPM de fabrica, ou elas têm um design diferente adaptado a cada tipo de rotação?

Tou na mesma situação que tu, curiosamente. Estou disposto a sacrificar uns graus no cpu e refrescar os mosfets/nb/pwm/ram com um cooler downblower. Não sei até que ponto procuras silêncio... eu optaria pelo Noctua em detrimento desse Thermalright, porque já traz uma fan jeitosa e pasta térmica. E se quiseres mesmo silêncio, o Noctua pode provar-se melhor já que as lâminas estão mais espaçadas, o que é favorável quando o airflow é menor. Por outro lado, se fores a outro site como o Frostytech, os resultados já não são tão parecidos...
Estou mesmo seriamente a considerar comprar um desses Noctuas.


Sim, podes usar uma ventoinha 3 pin num entrada de 4 na motherboard.

A Scythe Ultra Kraze de 2000rpm se a baixares para 1000rpm ficará igual à de 1000rpm de fábrica em termos de airflow e barulho.
 
sim, irei colocar uma fan atras a tirar ar
outra questão... como é que se mete a psta termica naquilo? nos meu XP2400+ era em cima do quadradinho do meio, mas pelas imagens que tenho visto agr os cpus são tds lisos...
aquilo tem alguma "marcação" ou é barrar tipo manteiga no cpu/dissipador?
 
sim, irei colocar uma fan atras a tirar ar
outra questão... como é que se mete a psta termica naquilo? nos meu XP2400+ era em cima do quadradinho do meio, mas pelas imagens que tenho visto agr os cpus são tds lisos...
aquilo tem alguma "marcação" ou é barrar tipo manteiga no cpu/dissipador?

-_-'! O que não falta aqui no forum são tópicos a explicar como colocar pasta termica...

-Limpar bem limpo (alcool, acetona, etc etc)
-Colocar uma bolinha (cerca de metade de um grão de arroz) e expalhar com um cartao de plastico ate que toda a pasta esteja uniformemente aplicada por todo o dissipador. ( à quem meta no processador, eu ponho no cooler).
Eu não faço assim, meto aos bocados pequenos e vou metendo até achar que está com uma camada porreira.
-Done!

Se estiver algo mal, risquem isto xD, e digam como fazem.
 
-_-'! O que não falta aqui no forum são tópicos a explicar como colocar pasta termica...

-Limpar bem limpo (alcool, acetona, etc etc)
-Colocar uma bolinha (cerca de metade de um grão de arroz) e expalhar com um cartao de plastico ate que toda a pasta esteja uniformemente aplicada por todo o dissipador. ( à quem meta no processador, eu ponho no cooler).
Eu não faço assim, meto aos bocados pequenos e vou metendo até achar que está com uma camada porreira.
-Done!

Se estiver algo mal, risquem isto xD, e digam como fazem.

é o que dá n montar um pc há 3 anos
a duvida é se é suposto cobrir o cpu todo ou só parte dele
o vendetta vem com pasta ou é preciso colocar?
 
sim, irei colocar uma fan atras a tirar ar
outra questão... como é que se mete a psta termica naquilo? nos meu XP2400+ era em cima do quadradinho do meio, mas pelas imagens que tenho visto agr os cpus são tds lisos...
aquilo tem alguma "marcação" ou é barrar tipo manteiga no cpu/dissipador?
é o que dá n montar um pc há 3 anos
a duvida é se é suposto cobrir o cpu todo ou só parte dele
o vendetta vem com pasta ou é preciso colocar?
Tal como os antigos AMD, nos CPU's actuais só deves colocar pasta térmica sobre o encapsulamento dos núcleos do processador, nunca fora dessa área, pois podes correr o risco de provocar curto-circuitos em ou entre componentes como resistências, condensadores, etc, no CPU ou na board se a pasta "babar" para fora do conjunto CPU/dissipador. E isso é morte certa para o CPU e/ou Board.
Antes era só naquele quadradinho no centro do CPU, agora é em toda aquela superfície metálica que parece alumínio.

Tem em atenção o seguinte:

1º - Para melhores resultado usa uma pasta térmica "especial" de boa qualidade em vez da pasta normal, que vem com muitos dissipadores, mas tem muito cuidado com as pastas térmicas condutores eléctricas como a Artic Silver 5 e afins, pois um pequeno descuido pode ser o suficiente para queimares o CPU e/ou a Board.
2º - Segue, com atenção, as instruções de aplicação que vêm com a pasta térmica, CPU e dissipador. Caso se contradigam em algum ponto, usa o bom-senso e segue a seguinte prioridade CPU > Pasta Térmica > Dissipador.
3º - Consulta algumas dicas que possas encontrar aqui pela Teczone, pela net e também em algumas reviews, como a sobre a Zalman STG1 ou sobre a Arctic Cooling MX-2 vs. Noctua NT-H1. Pois em principio quem faz estas reviews tem alguma experiência e às vezes os fabricantes dão instruções muito genéricas.
4º - Nunca apliques muita pasta térmica, apenas a suficiente para cobrir toda a superfície metálica do CPU, que vai ficar em contacto como o dissipador, com uma película muito fininha.

Nota: Idealmente não seria necessário colocar pasta térmica, pois as superfícies do CPU e dissipador seriam de tal maneira perfeitas que o contacto entre ambos seria perfeito sem irregularidades, sem espaços preenchidos por ar e sem bolhas de ar... Pois o objectivo da pasta térmica não é melhorar a condutividade térmica entre 2 componentes metálicos, mas sim evitar bolhas de ar e preencher as irregularidades que existam nas superfícies do CPU e do dissipador, pois os metais de que são feitos os CPUs e dissipadores são melhores condutores que qualquer pasta térmica do mercado e o ar é muito mau condutor de calor (comparado com os metais e a pasta térmica).


Em relação ao OCZ Vendetta:

Se consultares o site do produto, poderás ver que eles indicam lá o seguinte:
Includes:
92mm Fan with rubber connectors

Mounting Hardware for all above CPUs
Thermal Compound
Em princípio o "Thermal Compound" não vem aplicado, pois bastaria tocares nele ao abrir a embalagem para estragar tudo. Em princípio virá numa pequena bisnaga ou seringa.
Mas esse "Thermal Compound" deve ser uma pasta térmica normal, por isso se conseguires deitar a mão a uma pasta térmica "especial", como a Zalman STG1, a Arctic Cooling MX-2 e a Noctua NT-H1 que indiquei atrás, ficarás mais bem servido e quase de certeza que vais conseguir baixar a temperatura do teu CPU em 2 a 4ºC (Idle e Full Load), comparando com o uso da pasta térmica normal...

Em tenho uma Zalman STG1 e apliquei-a em 2 CPUs diferentes, num AMD Duron 1300 e num Intel Core 2 Duo E6300.
Nunca tinha feito tal coisa quando a apliquei no AMD, mas foi muito simples de aplicar e vi logo a diferença de temperaturas, mesmo a usar o Stock Cooler que tem da AMD, mas também quase nunca mais liguei o PC.
No Intel tenho essa pasta aplicada desde que troquei o Stock Cooler pelo Zalman 9500, pelo que a pasta está lá há mais de 1 ano, o PC está ligado cerca de 18horas/dia e não noto qualquer quebra de performance comparando com os primeiros dias em que coloquei o CPU.
 
ou seja será para espalhar por toda a superficie metalica

401.jpg

mas n deixar ir para as partes verdes correcto?

btw estive na ***** a ver cooler e caixas e assustei-me MT com o tamanho dos coolers.
o max orb era gigantesco e o axus silent idem.
espero bem que o vendetta n seja um pouco mais pequeno

edit: COOLERMASTER PASTA TéRMICA HTK-002-U1-GPLink Produto: Cooler MasterDescrição: -Fácil aplicação
-Excelente performance
-Não condutoraGarantia: 2 ano(s)Preço:2.9€

esta diz que n é condutora
 
Última edição:
ou seja será para espalhar por toda a superficie metalica
(...)
mas n deixar ir para as partes verdes correcto?

btw estive na ***** a ver cooler e caixas e assustei-me MT com o tamanho dos coolers.
o max orb era gigantesco e o axus silent idem.
espero bem que o vendetta n seja um pouco mais pequeno :shock:

Sim, basicamente é isso, aplicar só na superfície metálica que vai ficar em contacto com o dissipador, como podes ver nesta imagem da review da Zalman STG1:
cpu_applied.jpg


O problema é mais com os processadores antigos, que têm resistências e condensadores do lado de cima do processador, em alguns casos muito perto do Core do processador, como é o caso dos Athlon e Duron para socket A.
Que bastava colocar pasta térmica a mais ou ter um azar, que ela escorria para cima dos condensadores e resistências. E se a pasta fosse condutora o mais certo é que ias queimar o CPU!

Duron 1300:
duron_DHD1300AMT1B_ahlda.jpg




Eu não tinha bem a certeza sobre os AMD, mas já fiquei esclarecido pela imagem que aqui colocaste, nos CPU's modernos já não há componentes na parte de cima do CPU, estão todos na parte de baixo. Portanto os riscos são menores, mas mesmo assim existem.
Mas é preciso ter muito azar ou ser muito trapalhão para que a pasta escorra até à parte verde e passe para a parte de baixo do CPU. Mas se isso acontecer e a pasta for condutora, já estás a ver o problema que isso é! Lá se vai CPU, Board, etc!

Intel E7200:
chips.jpg


Por isso o meu conselho é:
Utiliza uma boa pasta térmica, mas sem ser condutora de electricidade, tem tanto ou mais cuidado como se ela fosse condutora. E está sempre atento a "derrames" que possam acontecer durante e após a aplicação do dissipador.


Quanto ao Vendetta, acho melhor estares a contar que seja grande, no mínimo maior que os Stock Coolers da AMD e Intel, que são pequenos e compactos, mas mesmo assim maiores que os dissipadores dos CPU's mais antigos.
Só para teres uma ideia, guia-te pelo peso do Vendetta e o peso máximo recomendado pela Intel e AMD: 430g. E parte do principio que o Vendetta é menos compacto, como parece pelas fotos.
 
Última edição:
possivelmente compro aquele que aconselhaste que vem com pincel.
a outra imagem desse site em que diz para meter pasta tb no cooler é que me faz alguma confusão como vou acertar com a parte onde o cooler encaixa, ou então meto só no cpu e chega

realmente os cooler actuais são enormes. comprados com o dragon orb que tenho agr aquilo é um monstro.
o max orb ocupava quase 1/4 da board :lol:
 
la fui hj comprar as cenas, mas ainda me falta a caixa.
agr tou aqui com um problema... pedi o vendetta, mas qd cheguei a casa reparei que me tniham dado o vanquisher...
ok isto é o menos grave. amanha troco

agr o que me esta a preocupar é o encaixe daquilo. a board que comprei apenas permite que aquilo encaixe com a fan para cima ou para baixo ou seja, vai mandar ar contra a fonte ou mandar o ar que a fonte tá a expelir

o vendetta sobre do mm mal? a board é uma msi k9 ***** koisa
ou é normal isto ser assim?
 
la fui hj comprar as cenas, mas ainda me falta a caixa.
agr tou aqui com um problema... pedi o vendetta, mas qd cheguei a casa reparei que me tniham dado o vanquisher...
ok isto é o menos grave. amanha troco

agr o que me esta a preocupar é o encaixe daquilo. a board que comprei apenas permite que aquilo encaixe com a fan para cima ou para baixo ou seja, vai mandar ar contra a fonte ou mandar o ar que a fonte tá a expelir

o vendetta sobre do mm mal? a board é uma msi k9 ***** koisa
ou é normal isto ser assim?

AMD? Penso que sim, existem muitos coolers com esse "problema".
 
sim amd.
n sei pq mas parece-me que esta opção então n será mt funcional...
a fan da fonte tira ou mete ar?
em qq das situações n me parece bem...

ou retiro o que sai da fonte para o cpu ou envio o que sai do cpu para a fonte...

preciso de uma alternativa até amanha sff

edit: como ainda me falta a caixa vou ver se consigo uma nota de crédito a abater no preço da caixa e comprar o cooler na GD.

até agr estou com estes debaixo de olho:

Cosmo Cool LC-CC-91 Aluminium
XIGMATEK APACHE EP-CD901

edit2: ou fico mas é com o stock cooler e como a caixa tem uma fan de 25cm nem me vai aquecer acima dos 50º?
 
Última edição:
Bom, com essa é que fiquei pasmo, não fazia ideia que o Vendetta tinha esse problema, principalmente porque não tenho um, o CPU que tenho é Intel e o dissipador que tenho dá para orientar quase como quero, desde que seja horizontalmente...

Quanto ao sentido do ar da fonte, eu acho que é: puxa o ar dentro da caixa (junto ao CPU) e expulsa-o pela traseira da fonte/caixa.
Eu acho que é assim, porque aqui no meu PC sai ar pela traseira da fonte e sai bem mais quente que o que sai pela ventoinha que puxa o ar que vem do CPU. Mas não tenho a certeza absoluta disso...
Mas também soprar o ar quente para cima do CPU não faz sentido, mas já vi cada coisa que isso não me admirava nada...

Sinceramente, se a tua única preocupação é a temperatura e não o ruído, experimenta usar o Stock Cooler da AMD, que pelo que vi agora traz heatpipes, e logo vês se te satisfaz. Se não ficares satisfeito, trocas depois, só tens é mais trabalho, porque pagas o mesmo :D

Quanto à board, parece-me que escolheste a melhor marca. Eu tenho uma ECS no meu AMD Duron e uma MSI no meu Intel C2D, e apesar de ter tido de fazer 1 RMA a uma board MSI neste PC, resolvi continuar com MSI, porque antes já tinha tido um acidente a actualizar a BIOS (bloqueou) e não tive problemas em fazer esse RMA, por isso na pior das hipóteses a MSI mostrou que tem um bom serviços pós-vendas. E a 2ª board que pidou sem ser por eu mexer na BIOS, parece-me que ficou defeituosa nas mãos dos gajos da loja e não na MSI :D

Nunca fiz nenhum RMA à ECS, mas também nunca lhe mexi muito a não ser para limpar o Stock Cooler e trocar a memória RAM, e parece-me ser uma marca mais fraca que a MSI.


Portanto, só uns conselhos, caso ainda não saibas:
1º Nunca actualizes a BIOS, excepto se precisares muito, muito mesmo.
2º Se o fizeres, usa sempre a aplicação de arranque pelo DOS, nunca use a aplicação de actualização online enquanto estás no Windows, foi assim que me meti em trabalhos e fiquei sem PC até ter uma board nova...
 
Druncen o meu mt obrigado pelas tuas ajudas.
tb eu n fazia ideia do problema do vendetta, mas pelo que pesquisei é problema geral de todos os coolers com heatpipes.
como o encaixe da amd é ao alto tem que se mudar o adaptador do cooler, fazendo-o atravessar entre os heatpipes, o que seja no vanquisher, vendetta ou outros (pelo que vi) vai originar sempre esse problema.

felizmente aceitaram-me o cooler de volta (nem sequer lhe tinha tirado o plastico de baixo) e abati como nota de crédito na caixa.

acabei por usar o stock cooler (n tem heatpipes, é apenas o bloco de aluminio com a fan) bem como a massa termica que ele trazia (apesar de ter adquirido uma artic silver 5) e devo dizer que o pc é extremamente silencioso (cooler, fan de 250mm na lateral e 120mm frontal, ainda n meti nenhuma atras a tirar ar)

ando agr à procura de um software que me de as temps do sistema

obrigado pelas recomendações. updates à bios pra mim seria como operar-me ao coração.
esse tipo de coisas sempre foram demasiado abstractas para mim

ja te agradeci na thread das configurações e agradeço-te aqui novamente pela disponibilidade e excelente ajuda que me deste (e a todos os que leram)

*boneco das cervejas*
 
Última edição:
Eu acabei por me decidir pelo noctua Nh-c12p, e não estou nada arrependido. o facto de trazer uma bisnaga de boa pasta termica e dois cabos para diminuir a voltagem das ventoinhas já me deu um jeitão (a montar um cooler na 8800gt) e a ventoinha que traz é muito silenciosa, e arrefece muito bem a 900RPM.

é preciso é ter cuidado com o tamanho do bicho, é que não é alto, mas é largo! eu tive de fazer um shunning á grelha da ventoinha da fonte de alimentação porque os pipes iam lá bater. foi só virar a grelha do avesso (por o logotipo, que era um bocado saliente, virado pra dentro) e já cabe tudo á medida.

já agora posso dizer que estou muito contente com o cooler da grafica que comprei, o AC accelero s1 rev.2, que passivo (leva com o ar da ventoinha lateral de 25 e da frontal de 12) baixou.me a temp max para 52º, sendo que com o glaciator que vinha de fabrica aquilo ficava a 58 em idle, e fazia um bocado de barulho.
 
Ainda bem que estás satisfeito com o Noctua, é bom sinal, sinal de que não é só fama.
Em relação à ventoinha já estava convencido com a relação arrefecimento/ruído. A que tenho na saída da minha caixa está na velocidade normal de 1200 RPM e para a ouvir tenho quase de encostar o ouvido à grelha por onde passa o ar. Essa que vem com o dissipador parece ser ainda melhor...

Pode ser que um dia ainda compre um bico da Noctua, mas isso só vai acontecer quando comprar um PC novo, o que não deve estar para breve (apesar deste já ter 1 ano e meio), pois até ver estou bastante satisfeito com o meu Zalman e por isso não vale a pena gastar mais € em dissipadores e pastas térmicas, etc...

Esse dissipador da placa gráfica não conheço, mas também para o que faço com o meu PC o dissipador da minha MSI 7600GT parece ser suficiente sem se tornar demasiado ruídoso, não o posso é deixar ganhar muito pó.
 
Starrk, se não te importasses, tiravas umas fotos? É que tenho a mesma caixa que tu, e dado que tens feedback positivo deste :P O Noctua fica apertado ou tem algum espaço à volta? Não fica demasiado perto da(s) ventoinha(s) traseira(s)?
 
Alguem sabe me dize se a XIGMATEK RS1283 HEATPIPE RED SCORPIO EDITION é silenciosa e se arrefece bem o Cpu?

É bastante silencioso (se puseres a ventoínha a rodar a rotações mais baixas) e extremamente eficiente a dissipar o calor do cpu.

Recomendo no entanto que o juntes a um bolt-thru kit ao invés de usares os pushpins de origem.

Tenho um pack deste encomendado, mas o raio do bolt-thru kit da Thermalright está demorado :mad:
 
pessoal acham que com este dissipador (ZALMAN 7000B-ALCU) consigo fazer um bom overclock (2.8/3.0ghz) ao q6600? A board é uma p5q... se nao qual aconselham? nao queria gastar mais de 30/35€
 
Back
Topo