Escolha de distro para portátil antigo

Geedunk

Power Member
Boa tarde pessoal,

Tenho um portátil fujitsu siemens si 1520, é um portátil de 12''. Como já é antigo, tem estado sempre parado.
Mas agora queria dar-lhe uma nova vida visto ser pequeno e às vezes dar algum jeito.
As especificações do mesmo são as seguintes:
intel core 2 duo 1.83
1gb de ram
placa gráfica GMA950 de 128mb

Qual é a distro que recomendam para isto?
A utilização do portátil deverá ser para programação em python e para utilização normal de internet.


Obrigado desde já.
 
A distribuição depende do que for mais familiar para ti, é mais importante que seja leve, tendo em conta a memória. Talvez algo com LXDE. Para python e internet não deves ter problemas.
 
Por exemplo lubuntu?
O mint já se torna um pouco pesado, não?

Eu nunca fui utilizador frequente de linux, já mexi e não me é totalmente estranho.
 
Por exemplo lubuntu?
O mint já se torna um pouco pesado, não?

Eu nunca fui utilizador frequente de linux, já mexi e não me é totalmente estranho.

Nunca usei mint, não sei se é mais pesado. Mas sim, lubuntu pode ser uma boa escolha, particularmente se não tens muita experiência com Linux.
 
Eu falei no mint porque gostei do aspecto dele, nada mais...
Mas o aspecto não é o mais importante para mim, o mais importante seria sem dúvida a sua leveza para trabalhar com o que eu necessito.

Vou então experimentar o lubuntu.


Muito obrigado pessoal,
 
Tens o Lubuntu, Xubuntu, Mint 13/14 XFCE ou MATE. Eu já usei qualquer uma dessas num Atom Single-Core com 1Gb e sempre me correram bem para uma utilização igual à tua. Mas o melhor mesmo é experimentares tu mesmo e depois escolheres!

Cumps
 
Zorin Lite, Puppy Linux , Bodhi, antiX, Damn Small Linux, wattOS, Galpon Mini, TinyMe, LegacyOs. Eu experimentava o Zorin Lite. Tenho o Zorin Lite em 2 netbooks e é excelente sobretudo aquela versão que imita o MAC OSX
 
Tens duas opções:

1- Debian se te sentires confortável com o apt-get
2- Arch se quiseres aprender um bocadinho. Este é mais leve que o anterior e é bleeding edge. (tens sempre os ultimos updates) - Instalas o core e o lxde (embora o XFCE tambem dê) + slim. E tens um sistema pronto a correr com DE. Depois instalas so as ferramentas que precisares e tens um sistema ultra-leve e sempre up to date!
 
Archlinux parece ser mais complicado de instalar e de manter, pelo menos é essa a ideia que eu tenho, estou correcto?

Já agora uma questão que é o seguinte, o ubuntu tem tipo uma 'store' para efectuarmos o download de programas. Os outros também têm? Todos os programas que se instalam no ubuntu também se instalam em qualquer outro linux? Sempre tive esta dúvida.

Daquilo que vi, gostei do lubuntu e do xubuntu... Qual correria melhor no portátil?



Obrigado.
 
Arch Linux é mais complicado de instalar, sim. De manter nem por isso. Com um único comando actualizas todo o sistema operativo.

Entre Lubuntu e Xubuntu é difícil escolher... ambos são levíssimos.

Relativamente aos programas a resposta é sim. Por norma todos os programas que funcionam em Ubuntu têm uma versão para cada distribuição em específico.
 
Nunca usei Arch, mas pelo que vou ouvindo deve ser mais complicado.

Essa store foi originalmente desenvolvida no Ubuntu mas também existe em Debian. Cada distribuição tem os seus repositórios e gestores de pacotes. Em geral, deve ser possível instalar qualquer programa, mas dependendo dos repositórios, bibliotecas, dependências, etc, pode ser mais fácil e seguro instalar certos programas na distribuição para a qual foram desenhados.

Já há muito tempo que não uso LXDE ou XFCE, mas suponho que o Lubuntu seja mais leve. Isso não quer dizer que corra melhor que o Xubuntu, podem correr os dois igualmente bem.
 
Das ultimas releases do L/Xubuntu gostei mais do Xubuntu mas o Lubuntu também está muito porreiro! Devias experimentar também o Linux Mint 13/14 MATE é bem porreiro e leve! Eu uso no meu netbook o 13 e está para as curvas! Com um IDE (geany) aberto, com uma janela do terminal aberto e mais umas janelas abertas com pdf´s e outras com ficheiros por abrir estou a usar 235MB (11.7%) de 2GB. Se abrir o chrome ou o Firefox sobe para os 300MB mas não noto quebras nenhumas em fluidez!
 
É complicado para instalar para quem nunca instalou.. Não sei como estás de disponibilidade, mas perdias uma boa horita a instalar va... duas ou tres vezes este SO.. depois de te habituares é sempre a andar... para além de que tens o AUR, que pode ser bom para a programação se não houver os programas que queres em repositórios oficiais.. Saca-te a source e compila-te sozinho.. é mais fácil do que seres tu a compilar. Normalmente está actualizado!

EDIT: instalar em virtualmachine..
 
Back
Topo