Escolha de Hardware [Projecto]

pee2002

Power Member
Boas!

Há já algum tempo que queria contribuir para este projecto. Mas faltava-me os € visto que não queria correr no meu PC.


Resumindo, o mini-projecto é o seguinte:


Comprar 4 computadores e com um KVM liga-los todos a apenas um monitor + rato + teclado. O objectivo final escusado será dizer ke é pa estar a foldar 24h/dia.


As minhas perguntas são:


1 - Para um processamento rapido das Wus, aconcelham PIV ou AMD?
(ex: INTEL PENTIUM 4 530J SOCKET 775 3000MHZ ou AMD ATHLON 64 SOCKET 939 3000+ 90nm 512K BOX)

2 - Conhecem alguem que tenha um KVM? (ja o viram a funcionar?)


Eu tinha mais perguntas... grrr :S

cumps
 
Eu tenho um KVM que funciona muito bem.
Provavelmente iria para Intel pq corres duas threads em simultâneo.
 
para processamento rapido,acho que os intel ganham...

mas vai ver à thread de benchmarks.. E podes ver;)

Parece-me mts €'s para este projecto.. Mt fixe! mas olha,se tiveres numa de fazer mesmo isso.. porque nao um cluster? eras capaz de poupar guito... Pelo menos a ideia que tenho de um cluster é que sao varias boards ligadas,e controladas por outra board. Assim era mais complicado mas penso que nao precisarias de discos e graficas em todas...



_zZz_
 
Última edição:
muito bem vindo :)

O que o Metro keria dizer é que podes correr dois clientes, não threads.. ;)

isso é uma solução algo usada mas que não tenho grande experiencia pessoal.. :rolleyes:

No fundo, o que queres é uma pequena farm só com boards, processadores, ram e disco, tudo ligado entre si, certo?

Não sei mesmo qual será a melhor opção...de qualquer forma Pentium parece-me bem, embora esteja mt contente com o meu AMD ;)

Dps lembras-te das outras perguntas ;)

[[ ]]
 
hmmm

a imagem mais exemplificativa que enconttrei foi esta... :S

pic_cluster04_map.jpg


--------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------
n da pa perceber muito bem, mas se isto é +/- assim, é pa esquecer a ideia do cluster :D

axo ke saia-me mais caro :S
--------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------



em relação à caixa, tava a pensar nesta Antec:

Overture.jpg



ja vem com a seguinte fonte:

- TruePower 380Watt ATX12V


Montados os 4 uns em cima dos outros, todos com discos seagate 40gb e 512mb de RAM


opiniões precisam-se :D


cumps
 
Ok, ja tive a ver os componentes assim por alto e optei por isto:


2 x
----------------------------------------------------------------------------
caixa + fonte: Antec Sonata
Board: P5P800 (c/suporte EM64T)
processador: PENTIUM 4 630 SOCKET 775 3000MHZ (c/EM64T)
Memorias: 2 x Kingston 256Mb PC3200 DDR400 (Dual Channel)
disco: Seagate 7200rpm 40GB IDE
leitor DVD
disketes
----------------------------------------------------------------------------

+ KVM + rato + teclado + monitor


se optar por este so posso ter 2 computadores e consoante as minhas possibilidades vou aumentando.


Agora vou ler o link ke me deste :D

EDIT: Dazkarieh, o minimo é discos de 40gb, acredita que se existisse discos mais pequenos eram esses que vinham ;)

cumps
 
pee2002 disse:
em relação à caixa, tava a pensar nesta Antec:

Overture.jpg



ja vem com a seguinte fonte:

- TruePower 380Watt ATX12V


Montados os 4 uns em cima dos outros, todos com discos seagate 40gb e 512mb de RAM


opiniões precisam-se :D


cumps

Há caixas bastante mais baratas que essa do mesmo género... Provavelmente preferes comprar na ***** pela tua sig mas da' uma vista de olhos pela *****, eles tinham la' mtas caixas dessas mais baratuxas...
 
Por acaso ja tinha visto na ***** tb, mas a unica que encontrei alem da Antec foi esta da Ilook. Mas em relação a esta a informação é escassa e não tenho possiblidades de me deslocar à ***** para ver a caixa :S

http://www.*****.pt/index.php?mode=list&action=details&id=798

cumps
 
O KVM switch é da D-Link mas eles já não o têm à venda. Foi descontinuado.
Tem atenção ao seguinte.
Compra KVM com transformador. Frequentemente os ratos opticos não funcionam nos que não têm alimentação externa.

Qd estiver em casa já vejo qual é o modelo.
 
pee2002 disse:
Por acaso ja tinha visto na ***** tb, mas a unica que encontrei alem da Antec foi esta da Ilook. Mas em relação a esta a informação é escassa e não tenho possiblidades de me deslocar à ***** para ver a caixa :S

http://www.*****.pt/index.php?mode=list&action=details&id=798

cumps

Epah existem la' pelo menos mais duas desse género, mas não tas sei indicar no site pois eu vejo-as e' na loja muitas vezes... Akela caixa k mostraste e' básicamente uma caixa de baixo orçamento bem barata em plástico e tal, nada de grande qualidade como a k mostraste da Antec mas a diferença de preço deve ser abismal e para ti k nos keres tanto ajudar era uma maneira de poupares...

Penso k a ***** venda como a ***** coisas para fora por transportadora/correio mas n sei...
 
Em relação ao switch KVM recomendo este:
ftp://ftp.linksys.com/pdf/sview04ug.pdf

Em relação à tua configuração, eu optaria antes por outra, em q +- pelo mesmo dinheiro conseguia comprar de certeza 3 pc's ;)

Se a finalidade dos pc's vai ser só foldar acho q:

1º Estás a gastar muito dinheiro com as caixas.
Qq caixa micro/mini Atx vai servir (tens bons modelos dentro da Chieftec/Antec entre os €50/70)

2º A board obviamente será tb uma microAtx com gráfica e lan integrada.
(na config q escolheste terias q comprar tb a gráfica)

3º Optava por um cpu com uma velocidade um pouco mais baixa. É q com o dinheiro q poupavas poderias quase comprar um terceiro e o ganho de produção de certeza q era superior.
Posso estar errado mas o q é q teria mais rendimento:
2 x P4 630 3.0 GHz ou 3 x P4 520 2.8 GHz ?

Mems, ok :)
Discos era melhor mais pequeno mas como neste momento é difícil, ok :)
Dvd, ok :)
Disquete?? Pra q?? :D
Teclado, rato e monitor, qq coisa serve ;)

No final, um SO a trabalhar o mais 'levezinho' possível para aproveitar o max de recursos para o Folding :D
 
O KVM switch é da D-Link mas eles já não o têm à venda. Foi descontinuado.
Tem atenção ao seguinte.
Compra KVM com transformador. Frequentemente os ratos opticos não funcionam nos que não têm alimentação externa.

Qd estiver em casa já vejo qual é o modelo.
tks :D

Epah existem la' pelo menos mais duas desse género, mas não tas sei indicar no site pois eu vejo-as e' na loja muitas vezes... Akela caixa k mostraste e' básicamente uma caixa de baixo orçamento bem barata em plástico e tal, nada de grande qualidade como a k mostraste da Antec mas a diferença de preço deve ser abismal e para ti k nos keres tanto ajudar era uma maneira de poupares...

Penso k a ***** venda como a ***** coisas para fora por transportadora/correio mas n sei...

Ok, eu em principio vou tratar desse problema na segunda quando for dar uma vista de olhos nas lojas aqui das redondezas (espinho) :D

Em relação ao switch KVM recomendo este:
ftp://ftp.linksys.com/pdf/sview04ug.pdf

Ja tinha visto esse, mas n tinha a certeza se era alimentado externamente. Obrigado :D

1º Estás a gastar muito dinheiro com as caixas.
Qq caixa micro/mini Atx vai servir (tens bons modelos dentro da Chieftec/Antec entre os €50/70)

O problema esta precisamente aí. Eu n quero uma caixa micro/mini ATX e as unicas caixa que vi à venda que são "standard" ATX foram a da ILOOK e essa da ANTEC. :S

3º Optava por um cpu com uma velocidade um pouco mais baixa. É q com o dinheiro q poupavas poderias quase comprar um terceiro e o ganho de produção de certeza q era superior.
Posso estar errado mas o q é q teria mais rendimento:
2 x P4 630 3.0 GHz ou 3 x P4 520 2.8 GHz ?

Tens toda a razão. Eu é que estava iludido com os 64bits e na altura pensei em comprar 64bits para estar "actualizado" nessa materia. Mas deixo isso para outra altura. Porque para foldar a difrença é pouca.

Disquete?? Pra q??

E como é que ia flashar a BIOS? :D


cumps
 
tens noção que 3 PC's juntos a foldar vão fazer imenso calor? aconselhava-te a deixa-los a foldar numa divisão da casa que n seja o teu quarto! :p
 
Se fosse eu a montar um esquema desses ( e tenho várias maquinas em casa a correr DC ), eu optava por comprar 3x Northwoods 2.8/3.0, mais umas boards i865 que devem estar ao preço da chuva, fazia um ligeiro overclock para 3.2/3.4 e pelo preço que custa, BEST BANG FOR BUCK IMHO para projectos DC. Boa velocidade, HT, pouco calor, pouco barulho... tudo o resto é irrelevante... Ah, e qualquer caixa ATX rasca serve perfeitamente para o efeito, desde que tenha uma ventoinha de extração junto ao cpu ;)
 
tens noção que 3 PC's juntos a foldar vão fazer imenso calor? aconselhava-te a deixa-los a foldar numa divisão da casa que n seja o teu quarto!

Vão estar numa cave, onde no Verão até congelas com o frio :D
que tal? ;)


Se fosse eu a montar um esquema desses ( e tenho várias maquinas em casa a correr DC ), eu optava por comprar 3x Northwoods 2.8/3.0, mais umas boards i865 que devem estar ao preço da chuva, fazia um ligeiro overclock para 3.2/3.4 e pelo preço que custa, BEST BANG FOR BUCK IMHO para projectos DC. Boa velocidade, HT, pouco calor, pouco barulho... tudo o resto é irrelevante... Ah, e qualquer caixa ATX rasca serve perfeitamente para o efeito, desde que tenha uma ventoinha de extração junto ao cpu

you got my point :D
 
Continuo a dizer q para o Folding não vais precisar de mais do q isto (q já é bastante só para estar a foldar :D ):

Uma caixa deste género:
http://www.hipertimetech.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=5967
Tenho uma deste tamanho/marca (não este modelo) e é 5* para este tipo de serviço. E se o interior for igual à q cá tenho (deve ser) dá para levar uma fan de 120 à frente e uma de 80 atrás.

Com uma board mAtx deste tipo:
http://www.hipertimetech.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=6538
Não há (mesmo) nenhuma necessidade de estares a comprar uma board atx normal se não vais usar sequer um único slot (agp/pci) dela.

E com um cpu P4 skt775 do mais barato q ainda conseguires encontrar no mercado ;)

Para o folding quanto mais pequeno for o pc menos atrapalha lá por casa ou onde quer q esteja. Se forem vários pior ainda ;)

É a minha sugestão ;)

PS: Os links da loja são só um exemplo e foi pq me lembrei q eles tinham lá a foto do tipo de caixa q estava a falar.

PSD: Quanto ao flashar da bios, podes fazer isso só com uma drive e um cabo para todos os pc's. Nem tens q montar a drive. Não vais mais usá-la de qq maneira... ;)
 
Back
Topo