Fibra Óptica Escolha de ISP

Manique990

Power Member
Boas,
Eu de momento sou cliente da Optimus clix, tenho supostamente 24MB, dos quais, apenas usufro 7-11mb dependendo do dia.
Tenho em contrato separado a cabovisão que me dá telefone e TV.

Para condensar tudo num só serviço, queria mudar de operadora, mas quero aproveitar para ter já acesso a Fibra em casa.
Tenho apenas duas operadores por onde pegar, Meo, ou Zon, ou o "mágico" upgrade da Cabovisão que assim por graça do Senhor, fazia os cabos passar a fibra.

O meu interesse numa operadora nao está focado na televisão, mas sim praticamente na internet.
O que me deixa reticiente é mudar para algo que me vá dar mais chatices.
Já tive a minha dose de chatices com a Optimus Clix que quero evitar com outra operadora.

Tanto a Zon como o Meo, tem boas funcionalidades nas boxes e isso, acho muito interesse ao MeoGo, e coisas semelhantes.


Agora, o que me leva a hesitar a decisão..
- Uso agressivo de net, quero um ISP com minimo TS possivel, sinal estável e boa relação de DL e UL.
- Tenho 4 TVs em casa, e só vou querer 1 box a menos que queiram oferecer mais alguma. Mas na zon só tenho 35 canais sem box, no meo tenho 75 sendo fibra.
- Tenho algum receio também de ser equipamento a mais e confusão a mais.
Para além disso, penso não ter mais nenhuma condicionante, a não ser, ter a permissão do senhorio para instalar um serviço novo.

Estou a pensar entre os Meo Total 100 (49,99€ com oferta de uma box por 2 anos, instalação, activação, equipamento)ou o Zon Iris 100 Light (44,99€ com oferta de box por dois anos, instalação, activação, mas penso que apenas não me dão um telefone).
De momento pago 21,41€ da optimus
Cerca de 35-40 da CB dependendo das chamadas realizadas ca em casa.
Por isso, queria uma opinião honesta mas que me deixasse bem servido, porque se o Meo for mesmo melhor que a Zon para os efeitos que apontei, os 5€ a mais valem a pena.

Qual aconselhar-me-iam ?

Obrigado,
Cumps
 
Se do 3Play o ponto mais importante para ti do serviço é a internet então sem dúvida Meo Fibra. Nesse pacote que pensas meter (Meo Total 100 Mb) terás mais de 20 Mb de upload (bónus do Meo) coisa que nem em sonhos terias na Zon ou na Cabovisão.
 
Se do 3Play o ponto mais importante para ti do serviço é a internet então sem dúvida Meo Fibra. Nesse pacote que pensas meter (Meo Total 100 Mb) terás mais de 20 Mb de upload (bónus do Meo) coisa que nem em sonhos terias na Zon ou na Cabovisão.

E na Meo Fibra e Sapo Fibra tens o pior router de sempre (Thomson), que só dá problemas.

A estabilidade é coisa que não existe (jitter e packet loss), fazer port forwarding é para esquecer (pois se for feito afecta a estabilidade etc).

É só uma breve pesquisa no Google e encontras n casos.

O serviço que teoricamente seria o melhor deita tudo a perder por causa do equipamento.

Cumprimentos.
 
E na Meo Fibra e Sapo Fibra tens o pior router de sempre (Thomson), que só dá problemas.

A estabilidade é coisa que não existe (jitter e packet loss), fazer port forwarding é para esquecer (pois se for feito afecta a estabilidade etc).

É só uma breve pesquisa no Google e encontras n casos.

O serviço que teoricamente seria o melhor deita tudo a perder por causa do equipamento.

Cumprimentos.

Até parece que o router da Zon ou da Cabovisão é melhor... Eu concordo que o router do Meo não seja grande coisa. Aliás todos os routers actualmente fornecidos e "obrigados" a usar pelos ISPs são fracos. Por isso mesmo é que sou Clix Fibra. No entanto entre as escolhas que ele tem sem dúvida o Meo Fibra é a melhor opção. E o bónus que o Meo dá no upload é simplesmente excelente.
 
Até parece que o router da Zon ou da Cabovisão é melhor... Eu concordo que o router do Meo não seja grande coisa. Aliás todos os routers actualmente fornecidos e "obrigados" a usar pelos ISPs são fracos. Por isso mesmo é que sou Clix Fibra. No entanto entre as escolhas que ele tem sem dúvida o Meo Fibra é a melhor opção. E o bónus que o Meo dá no upload é simplesmente excelente.

Estás a brincar certo? Não digas uma coisa dessas. O Router da Zon é infinitamente melhor do que o da Meo, ponto final. Digo mais, o Router da Zon é um dos melhores routers no mercado (fornecido pelos ISP's).

Diz-me lá, já entraste em contacto com o router da Thomson para dizeres uma coisa dessas? É que aquilo é só problemas. Tanto a nível doméstico, como empresarial.

O port forwarding tem que ser feito remotamente. Quando é feito, a instabilidade é patente. Tráfego UDP é para esquecer. P2P idem.... Queres jogar? É para esquecer... Queres tráfego real time (estilo teamspeak, etc? ) É para esquecer. Uma simples pesquisa no Google revela-te n tópicos, mas se tiveres com problemas a encontrá-los diz que posto aqui uma lista.

Conheço pessoas (falo com elas diariamente) que estão desesperadas devido a esse(s) router. Já lhes foram trocados n vezes e o problema persiste. Já para não falar de que eu trabalhei com eles por isso sei bem do que falo.

Se o Meo Fibra era a melhor opção? Provavelmente seria, com outro router. Com este não é de certeza.

Cumprimentos.
 
O router é simplesmente horrivel do meo , então o wireless nem se fala , não tem alcance nenhum.

O trafic shapping do meo ultimamente também tem sido agressivo, mas em relação a estabilidade do serviço no seu todo é muito bom só para não falar que o pacote 100 tem 90/20 melhor que os anunciados 100/10.
 
The Coin Operator parei de ler nesta parte: "Router da Zon é um dos melhores routers no mercado (fornecido pelos ISP's)."

Router da Zon faz apenas o básico e nada mais que isso. Em relação ao Meo para acabar com as coisas fica a saber que é possível substituir o router. Como tu dizes "É só uma breve pesquisa no Google e encontras".

Como disse também concordo que o router do Meo não seja grande coisa. Mas para utilizadores mais exigentes há a possibilidade de o substituir. É só se informar e proceder a essa alteração.
 
Última edição:
O pessoal está farto de falar num método de usar um segundo router para gerir a Internet e resolver esses problemas todos. Por exemplo aqui:

http://pplware.sapo.pt/networking/meo-um-segundo-router-para-gerir-a-ligacao-a-internet/

Cumprimentos

Ahhh Então um segundo router resolve tudo. UM SEGUNDO ROUTER. O que isso invalida o que eu disse? Só me estás a dar razão... Chega ao cumulo de o cliente ter que comprar um segundo equipamento e dar umas voltas para configurá-lo de maneira a resolver uma limitação de um equipamento fornecido que nunca deveria existir.

The Coin Operator parei de ler nesta parte: "Router da Zon é um dos melhores routers no mercado (fornecido pelos ISP's)."

Router da Zon faz apenas o básico e nada mais que isso. Em relação ao Meo para acabar com as coisas fica a saber que é possível substituir o router. Como tu dizes "É só uma breve pesquisa no Google e encontras".

Como disse também concordo que o router do Meo não seja grande coisa. Mas para utilizadores mais exigentes há a possibilidade de o substituir. É só se informar e proceder a essa alteração.

Relativamente à compra de um segundo equipamento, já disse o que tinha a dizer em cima. O facto de um utilizador precisar de um segundo equipamento é uma vergonha, e não invalida nada o que eu disse acerca do router do Meo ser uma verdadeira porcaria, aliás, só me vem dar razão.

Faz apenas o básico?
Está bem que não é nenhum dd-wrt mas tem funcionalidades avançadas, nomeadamente access control entre outros. E se o utilizador desejar utilizar outra equipamento, o bridge mode activa-se facilmente.

Mas já agora poderias partilhar que ISP fornece um router melhor que a Zon?

Cumprimentos.
 
Sim faz apenas o básico e mal. Quando o tinha o port forward era defeituoso pois entrava em conflito com o UPNP (que só abria as portas quando lhe apetecia). Escolher a Zon em prol do Meo é ficar com menos do dobro do upload, menos do dobro dos canais sem box, ficar com uma box muito mais lenta e esperar mais problemas pois a ligação HFC com muitos clientes é o que dá. Pode ter a sorte de não ter TS na Zon, mas a PUA é mais que certa. Se ele gastar mais tráfego que o normal dos utilizadores (e nem é preciso muito >= 500 GB) lá se vai a internet. A única coisa que a Zon tem de vantagem sobre o Meo é o RestartTV/Timewarp que para quem vê muita televisão são óptimas funcionalidades. Para quem usa mais Internet e faz um uso regular da TV o meo é a solução indicada. E não disse que há routers melhores ou piores que o da Zon, deves ter lido mal, eu pessoalmente não usaria nenhum deles. Desde que tenho Clix Fibra só uso router para wireless. Ligo o computador directamente ao ONT e quem gere ligação sou eu no meu computador.
 
Pelo que estou a ver o Meo tem melhor serviço geral mas pior equipamento?
Algum feedback de malta com os 100mb do Meo? (visto que é o pacote que meto em principio)
 
kapataz,
por acaso ja me informei, e disseram que por ser fibra, na TV com MeoBox, tenho todos os canais, e nas restantes sem box, tenho até 75 Canais
Na Zon, com box tenho todos os canais, sem box tenho apenas 35, e tenho de gastar mais 1 euro para usufruir de uma box simples.
 
net boa > meo
tv fixe > meo
mas lembra-te que na meo tens de ter para cada tv uma box e na zon nao é perciso.

Errado. Isso era se fosse Meo ADSL, mas estamos a falar de Meo Fibra. E aí ele pode ter 70 canais (ao que parece agora até são 75) em todas as televisões sem box. Ou seja mais do dobro do que a Zon disponibiliza sem box (30 e poucos).
 
Errado. Isso era se fosse Meo ADSL, mas estamos a falar de Meo Fibra. E aí ele pode ter 70 canais (ao que parece agora até são 75) em todas as televisões sem box. Ou seja mais do dobro do que a Zon disponibiliza sem box (30 e poucos).
Exacto, tal como disse, não me valia a pena mudar para outro serviço ADSL porque não iria melhorar nada que fosse explicavel uma mudança.

Pelos comentários, o Meo parece ser então melhor no geral?
Gostaria de alguém com o Meo Total 100 ou com a Zon Iris 100 light a dar-me algumas opiniões se possível.
 
Exacto, tal como disse, não me valia a pena mudar para outro serviço ADSL porque não iria melhorar nada que fosse explicavel uma mudança.

Pelos comentários, o Meo parece ser então melhor no geral?
Gostaria de alguém com o Meo Total 100 ou com a Zon Iris 100 light a dar-me algumas opiniões se possível.

Tenho ZON IRIS e não trocava por nenhum pacote de outro ISP presente no mercado. Para mim e para o que necessito, o global dos serviços prestados supera de longe qualquer coisa que a concorrência ofereça. O router, tenho o HUB 1.0 há mais de 4 anos e até hoje nunca deu qualquer tipo de problema nem stress nas várias configurações necessárias para o funcionamento da rede cá em casa (11 equipamentos pendurados na rede). Já há vários meses que nos permite a activação do modo bridge, de forma a ser usado como um modem e o cliente poder usar o router que bem entender.

Claro está que cada cliente é um cliente diferente, e com ele, vem necessidades e requisitos diferentes, e pelo que tu dizes precisar ou dar maior importância, a Internet, qualquer operador de Fibra (Vodafone, Clix e neste caso em particular, MEO) será sempre uma melhor escolha do que a ZON derivado não só ao tipo de tecnologia usada, mas, à estabilidade e garantia das velocidades contratadas. No caso da MEO a taxa de UL fornecida é simplesmente espectacular.
 
Tenho ZON IRIS e não trocava por nenhum pacote de outro ISP presente no mercado. Para mim e para o que necessito, o global dos serviços prestados supera de longe qualquer coisa que a concorrência ofereça. O router, tenho o HUB 1.0 há mais de 4 anos e até hoje nunca deu qualquer tipo de problema nem stress nas várias configurações necessárias para o funcionamento da rede cá em casa (11 equipamentos pendurados na rede). Já há vários meses que nos permite a activação do modo bridge, de forma a ser usado como um modem e o cliente poder usar o router que bem entender.

Claro está que cada cliente é um cliente diferente, e com ele, vem necessidades e requisitos diferentes, e pelo que tu dizes precisar ou dar maior importância, a Internet, qualquer operador de Fibra (Vodafone, Clix e neste caso em particular, MEO) será sempre uma melhor escolha do que a ZON derivado não só ao tipo de tecnologia usada, mas, à estabilidade e garantia das velocidades contratadas. No caso da MEO a taxa de UL fornecida é simplesmente espectacular.
Agredeço esta sinceridade que foi exposta sem qualquer fanatismo da Zon/Meo :)
 
Até agora penso que o Meo tem a dianteira, alguém com o Total 100 que me possa dar um feedback do serviço que tem, como foi feita a instalação e isso?
 
O equipamento da Zon para um utilizador mais exigente também não é suficiente. Não passa de um simples modem-router 2 em 1, limitado tal e qual como o router da MEO, da Clix e da Vodafone (os 3 operadores de Fibra).

Quanto a isso, a que dá mais liberdade é mesmo a Clix Fibra pois tens o ONT que faz a gestão de tudo (Telefone, TV e Internet). A partir dai, se queres um router bom wireless, desligas o deles (que também é Thomson) e compras um a teu gosto. Se quiseres ter PCs ligados directamente ao ONT também podes ter (cada uma com um IP público diferente). Portanto, no meu ver, a Clix Fibra é a que dá mais liberdade para o cliente escolher as ligações como achar melhor.

Quanto à Cabovisão, o nome Fibra é meramente comercial que, assim como na Zon, usam FTTB (Fiber To The Block).
 
O port forwarding tem que ser feito remotamente. Quando é feito, a instabilidade é patente. Tráfego UDP é para esquecer. P2P idem.... Queres jogar? É para esquecer... Queres tráfego real time (estilo teamspeak, etc? )

Tudo sempre funcionou, quando tive MEO com o TG784

Port fowarding não precisava porque o UPNP funcionava bem, P2P sobre udp ou tcp sem qualquer problema, Counter-Strike sem problemas. Skype sem problemas.

Bastava apenas fazer 3 simples coisas, desligar a firewall, desligar o ids e desligar o hostmgr por telnet

Comandos

firewall config state=disabled
ids config state=disabled
dsd config state=disabled
hostmgr config state=disabled
 
Última edição:
Back
Topo