escolha de MainBoard e CPU

CorreiaRS

Power Member
boas, é a primeira vez que ponho um post neste forum, até agora era so mesmo ler :)

a duvida é a seguinte:

-como o velho pc de casa esta ultrapassado, comecei a juntar uns $$ pra comprar um novo. a questao é que a normal configuraçao das casas de inf. nao me satisfaz em qualidade/preço.

daí que a curto prazo a aquiziçao vai ser caixa+board+cpu , vindo os outros elementos +lentamente.

ao começar a informar-me melhor, dei com uma série de duvidas na escolha, que em muito enfluenciam o preço final.

quanto a CPU, os celeron 2.6/2.8 Ghz tem bom preço, mas a memoria cache é só de 128kb, se passar para os 512kb dos P4 o preço duplica.
qual é a real importancia desta memoria?
e a velocidade de Bus?
e entre estes dois, qual o melhor? (diferença de 10euros pro AMD)
-Intel Celeron 2.6Ghz, Bus 400 Mhz, 128kb cache
-AMD XP2600+ , Bus 333, 348kb cache.


quanto à motherboard:
-uma que acuse Bus400 pode levar CPU's com velocidade BUS diferente?
-existem Socket A (pra AMD) que suportem Hyper-Threading (vulgo "Fire-Wire")?
é que placas a suportar HP ainda só vi as Socket 478 (P4).


ainda estou um bocado nabo nisto, mas estou a tentar aprender :cool:
 
Originally posted by CorreiaRS
boas, é a primeira vez que ponho um post neste forum, até agora era so mesmo ler :)

a duvida é a seguinte:

-como o velho pc de casa esta ultrapassado, comecei a juntar uns $$ pra comprar um novo. a questao é que a normal configuraçao das casas de inf. nao me satisfaz em qualidade/preço.

daí que a curto prazo a aquiziçao vai ser caixa+board+cpu , vindo os outros elementos +lentamente.

ao começar a informar-me melhor, dei com uma série de duvidas na escolha, que em muito enfluenciam o preço final.

quanto a CPU, os celeron 2.6/2.8 Ghz tem bom preço, mas a memoria cache é só de 128kb, se passar para os 512kb dos P4 o preço duplica.
qual é a real importancia desta memoria?
e a velocidade de Bus?
e entre estes dois, qual o melhor? (diferença de 10euros pro AMD)
-Intel Celeron 2.6Ghz, Bus 400 Mhz, 128kb cache
-AMD XP2600+ , Bus 333, 348kb cache.


quanto à motherboard:
-uma que acuse Bus400 pode levar CPU's com velocidade BUS diferente?
-existem Socket A (pra AMD) que suportem Hyper-Threading (vulgo "Fire-Wire")?
é que placas a suportar HP ainda só vi as Socket 478 (P4).


ainda estou um bocado nabo nisto, mas estou a tentar aprender :cool:

Bem-vindo ao fórum.
Na minha simples ignorância poderei dizer o seguinte:
- Hyper-Threading é uma tecnologia residente da Intel. A AMD não tem Hyper-Threading. Apenas os modelos mais recentes têm Hyper-Threading, penso que os que têm fsb 800 mhz têm todos (a confirmar).
- Penso que um mobo de bus 400 mhz pode levar um cpu com bus inferior, nunca superior.
- Entre os 2 cpu's eu escolheria o AMD.

Se queres um conselho, compra o seguinte:

- Mobo: Epox 8RDA+ (chipset nforce 2)
- Cpu: Amd Barton 2500+, com bus 333 e cache 512.

Ficas com um bom conjunto a um bom preço.
E caixa, pela relação preço/qualidade uma M@trix penso ser uma boa escolha, se poderes comprar uma Chieftec ficas mais bem servido pois as fontes são geralmente muito boas.
 
n compres Celeron pois esses sukam a diferença de preço não reside apenas na cache mas na propria velocidade a que o processador corre este é bastante + lento que qualquer cpu intel pentium 4 mesmo que se trate da versão 2.4A com o mm bus do celeron, os AMD são uma boa solução valem bem o preço, mas em vez e comprares um 2600+ baseado no core antigo thunderbird B escolhe antes um 2500+ baseado no barton k tem o dobro da cache e é mais barato, mas se tás interessado em overclock vê se escolhes um bom para isso procura um que gaste pouco no Vcore e pede para examinar o core se este reagir à luz com 1 tom azulado costuma ser bom, mas de qq maneira o barton 2500+ é sempre uma boa compra pelo preço baixo k apresenta e é muito superior a um Celeron 2,8 uma vez k esses a 2,8 Ghz nem chegam a bater o Pentium 4 2.4 GHz tipo B ou C
 
este nao é pra overclock (plo menos a curto/medio prazo) , mas no fornecedor que tinha em vista, AMD Barton, só dos 2800+ pra cima 8o , se calhar vou-me ficar plo thb 2600+ 2700+ ou com 384kbcache e 333buss

a motherboard, estava a pensar na ASUS - A7N8X-X , já que a diferença pra Deluxe ainda é bem grande, apesar de a deluxe ter FireWire e Dual channel. .... mtas contas se fazem....
 
Back
Topo