Escolha de Maq. Fotografica Digital (HELP)

lazyandcrazy

Power Member
Estou com algumas duvidas, e queria ajuda da malta...

Estou um pouco liso, por isso não queria passar dos 1000 Euros - 1200 Euros, e ando a 'namorar' as maquinas:

-Nikon D80
-Sony A100
-Canon EOS400D

Qual o vosso feedback?

A minha opinião para já é que a melhor é a Nikon, mas...

Mas a Canon tem assistencia técnica no Porto, e mais tarde ou mais cedo será preciso limpar o sensor....

A assistencia da SOny, algum feedback?? É tão má como a assistencia TV??

Os cartões de memória? Os mais caros são os da Sony, certo?

Abrç. e Obrg.
 
Estive no mesmo dilema que tu... Escolhi a 400D e não estou nada arrependido...

Quando à Nikon ser melhor... No papel é... Na prática pagas mais 250 euros por uma máquina que não tem limpeza de sensor (bastante útil), e que segundo as reviews tem uma qualidade de imagem igual à Canon em RAW, mas pior (como podes ver por ti próprio:http://www.dpreview.com/reviews/nikond80/page22.asp) em JPEG... Ou seja, se quiseres a mesma qualidade da Canon tens que tirar as fotos todas em RAW e processa-las depois... Quanto à Sony, usa o mesmo sensor que a Nikon, logo, está tudo dito... Canon são menos 250 euros e mais qualidade de imagem!:)
 
Na prática pagas mais 250 euros por uma máquina que não tem limpeza de sensor (bastante útil)
útil qd funciona, o que pelas reviews que vi não é verdade nem na A100 nem na 400D..

a grande maioria dos fotografos que conheço fotografam em RAW, eu fotografo em RAW+JPEG que é o que me dá mais jeito mas sem dúvida que um RAW bem processado é sempre superior a uma fotografia em JPEG (para não falar nas outras vantagens de edição). por isso não penso que isso também seja um problema..

eu não comprava nenhumas dessas mas sim uma Pentax K10D (960€ o corpo na *****).
 
útil qd funciona, o que pelas reviews que vi não é verdade nem na A100 nem na 400D..

a grande maioria dos fotografos que conheço fotografam em RAW, eu fotografo em RAW+JPEG que é o que me dá mais jeito mas sem dúvida que um RAW bem processado é sempre superior a uma fotografia em JPEG (para não falar nas outras vantagens de edição). por isso não penso que isso também seja um problema..

eu não comprava nenhumas dessas mas sim uma Pentax K10D (960€ o corpo na *****).
A limpeza não funciona a 100%, mas é muito melhor que nada!:)

Eu fotografo sempre jpeg+raw, mas só uso o raw quando o jpeg não me satisfaz... Regra geral, o jpeg saí bem e poupo o tempo do Pós-processamento.

A 400d custa 696 (o corpo) na Techkindirekt... Ainda é uma grande diferença para a Pentax.

Eu não tenho dúvidas que a 400d oferece a melhor relação preço/qualidade, logo para mim é a opção mais inteligente, logo foi a que comprei!:)
O dinheiro que poupei em relação às outras opções ainda chegou para compra uma lente e um bom flash externo...:)
 
Dessas três pessoalmente gosto mais da D80 porque oferece uma experiência de uso mais agradável. A qualidade de imagem como se sabe é praticamente igual a todas as outras máquinas de 10 Mpix.

Eu uso uma câmara reflex no mínimo dos mínimos uns 5 anos portanto pagar um bocadinho mais para ter uma experiência superior faz sentido. O corpo da D80 é melhor construído, é mais ergonómico, tem um visor bastante superior (basicamente é o da D200) e tem o controlo com dual dial que é muito prático para controlar simultaneamente a bertura e a velocidade do obturador. Se a D80 tivesse a carcaça em magnésio seria equivalente à EOS 30D.

Estas diferenças surgem por a gama da Canon não encaixar na eprfeição na da Nikon. A D50 tem 6 Mpix mas tem um corpo semelhante à 350/400D que no entanto tem 10 Mpix e é mais cara que no entanto não tem a qualidade do corpo da D80 que não tem a velocidade e High ISO e magnésio da 30D que no entanto é inferior ao corpo da D200 que tem selagem ambiental e outras coisas.

Também acho que a gama de lentes da Nikon é mais interessante para amadores. Estou-me a referir a lentes como a 18-70, a 18-200 ou mesmo a 18-55 que não é tão fraquinha como a equivalente da Canon. Em lentes profissionais pessoalmente considero a Canon superior mas estamos a falar de lentes +1000€ à peça. Lentes como a EF 50 f1.2 ou a 80 f1.2 ou as várias telefotos Canon todos com USM e IS (no entanto a Canon já só mantém vantagem a partir dos 400mm). Lentes que nunca comprarei porque para mim é absurdo dedicar tanto dinheiro a isto.

Como o nabo referiu a Pentax K10D que aí vem oferece um pacote ainda mais atraente que a D80 ou a 400D. Um super canhão. Vale bem a pena esperares para ver se te agrada. O único defeito é não estar acoplada a um sistema da dimensão e qualidade da Nikon ou da Canon. SE fores o tipo de user que compra um corpo e uma lente e vive feliz duvido muito que não seja a tua melhor opção.
 
já tendo cada um mostrado a sua opinião, vou para outro ponto importante que o lazy perguntou. a assistência técnica.

antes de mais lê isto:

» http://www.forumfotografia.net/index.php?showtopic=22811
» http://fotografia.5.forumer.com/index.php?showtopic=22403

enfim, já se sabe que quando se trata de garantias tenta sempre tudo fugir..

#edit#

timber, o sistema da pentax tem (para além das lentes próprias, a única com pancake lens) uma vasta gama da Sigma e da Tamron também.. embora mais "pobre" que os sistemas N&C é provavelmente o terceiro com mais e melhor oferta, principalmente para quem gosta de primes.
 
Última edição:
qualquer uma das 2 são boas.. não incluo a sony.. porque para mim sony não são maquins fotográficas.. são artigos de concorrência!

Eu escolheria a d80 sem dúvida.. talvez seja suspeito por ter uma d70s mas concordo em tudo que o timber disse! a lente de kit da minha maq é uma 18-70mm e isso é uma mais valia com uma qualidade espectacular comparado com a do kit da 350d/400d.

Nikon vs Canon vai ser uma luta sem fim.. digo sempre o mesmo e não canso de referir..
são ambas boas mas mais importante que tudo desde inicio é teres e poderes experimentar antes de comprar o corpo de ambas na tua mão para ai saberes qual se adequa a ti. Eu nunca na vida conseguiria usar uma 350d.. é muito pequena e leve para a minha mão e de muitos outros!

Escolhe bem.. porque como o timber disse.. isto é camara a longo prazo ;)

Ps.. n te fies no filtro do sensor.. é uma ilusão.. :lol: nem sequer vejo necessidade do filtro.. as trocas que já fiz no meu trabalho.. andar com a maquina aberta para trocar lentes a correr literalmente para o saco.. nunca tive problema algum.. nem eu nem os meus colegas de trabalho..
 
timber, o sistema da pentax tem (para além das lentes próprias, a única com pancake lens) uma vasta gama da Sigma e da Tamron também.. embora mais "pobre" que os sistemas N&C é provavelmente o terceiro com mais e melhor oferta, principalmente para quem gosta de primes.

A Nikon tinha uma 45mm f2.8 panqueca (mas era MF para usar principalmente nos corpos FM2 e FM3) mas penso que já não vendem.
Mas pronto isso é um bocado irrelevante.
A Pentax de facto é muito forte em lentes fixas até 100mm (a partir daí não é grande coisa). Ou seja lentes relativamente baratas, compactas, leves e com excelente qualdiade óptica que apenas requerem o zoom "pésal". E a Pentax actualmente trabalha com a Samsung por isso é assim digamos complicado que os gajos fiquem agarrados no futuro.

Também acho que a Sony não deve ser desprezada. A Sony desenha e fabrica os sensores de toda a gente excepto a Canon (e o sensor rasca da Nikon D2hs), tem a engenharia da Minolta para lhe desenhar os corpos (além das lentes Minolta). A Sony vai ser um caso sério.
 
Antes de mais o meu obrigado a todos....
E vou revelar agora o meu feeling, já tenho uma Nikon Analógica e se calhar gostaria de ter uma Nikon D80 (sonho ao deitar com D200..), alem de tudo tenho no meu PC Portatil uma entrada directa para SD, o que facilita as coisas...Porquê as duvidas?? Pq acho o preço da Canon muito competitivo e estava a pensar comprar uma lente extra (sem ser da Canon, posso fazer??). A Sony tem um kit por menos de 1000 Euros com duas lentes...é esse o meu dilema
 
Podes claro, desde que tenha baioneta EF

Mas o que te deve motivar (digo eu) são as lentes da Canon. Eles é que definem o sistema Canon. As lentes da sigma, tokina, tamron, etc... tb encontrarás para a baioneta F da Nikon se for o caso.
 
qual o preco da lente macro para a canon?

eu queria uma d400 com a lente macro e flash anelar para fotografia intra oral e nao encontro por ca...

nos states ja vi que e muito mais barato... se calhar mando vir de la a lente e flash...

a maquina na ***** pro
 
qual o preco da lente macro para a canon?

eu queria uma d400 com a lente macro e flash anelar para fotografia intra oral e nao encontro por ca...

nos states ja vi que e muito mais barato... se calhar mando vir de la a lente e flash...

a maquina na ***** pro

Porque é que não compras um extensor para a lente... É mais barato que uma lente macro, e produz bons efeitos!:)
Mas tens lentes macro, flashes anelares para macro e extensores na technikdirekt.de... Sempre é europeia, evitas alfandegas e respectivas taxas!:D
 
qual o preco da lente macro para a canon?
eu queria uma d400 com a lente macro e flash anelar para fotografia intra oral e nao encontro por ca...
nos states ja vi que e muito mais barato... se calhar mando vir de la a lente e flash...
macro:
Sigma EX 50mm f/2,8 Macro DG Canon AF - 258€

flash:
Sigma EM 140 DG EO-ETTL - 338€

preços *****.de
 
Dúvida final

Desculpem, só uma ultima questão: as tres maquinas (Sony A100, Canon EOS400D e Nikon D80) permitem efectuar Bracketing? Ou seja tres fotos com exposiçoes diferentes?
 
Desculpem, só uma ultima questão: as tres maquinas (Sony A100, Canon EOS400D e Nikon D80) permitem efectuar Bracketing? Ou seja tres fotos com exposiçoes diferentes?
Sim qualquer SLR digital faz isso

A S5 da Fuji custa um balúrdio... E tem pouca resolução. Só tem a vantagem do dynamic range.
 
Back
Topo