escolha de media center (dvd, hdd, consola, pc)

temp9300

Power Member
Estou a pensar em avançar para um media center e gostava de saber quais as opções e qual será a mais indicada.

Identifiquei as seguintes hipóteses, começando pela mais barata:

1-leitor dvd com suporte usb (não suporta conteudos HD (MKV) )
2-leitor hdd portatil com media center (com suporte MKV)
3-consola PS3
4-PC media center.

A opção 3 e 4 parecem-me um bocado dispendiosas e não são livres de incómodos (bugs, ruido no caso do pc, etc)
A opção 1 não suporta HD portanto torna-se pouco interessante.
Resta a opção 2, que tem como desvantagem poder ficar desactualizado.

Há mais opções a considerar? (Se forem sem HD não vale a pena, mais vale ficar por um leitor dvd com usb barato).
 
Eu aconselho-te PC... podes sempre começar com uma configuração básica e ir melhorando. Vantagem maior: expansibilidade/actualização garantidas...
 
o problema do pc é que obriga logo a um investimento inicial mais elevado e é dificil ter a garantia de que irá funcionar sem problemas nem ruído. alem disso a caixa deve ser maior e mais pesada e gera mais calor. :(
 
o problema do pc é que obriga logo a um investimento inicial mais elevado

Um leitor multimedia que leia MKV fica quase ao mesmo preço. O Popcorn fica pelos 250 € vindo dos States mas por cá pode ficar pelos 300 €, acho eu, e ainda tens que juntar um disco ou ter outro PC para fazer streaming. Os outros (DVICO?) são mais caros. Há HTPCs por 400 €.
 
Não concordo, no caso do Popcorn fica sempre mais barato até porque dá para comprá-lo por Espanha se não me engano. Até porque um HTPC minimamente decente (isto é que não se engasgue com rips 1080p) deve ficar sempre por volta dos 500€.

Diria que se poupa por volta dos 200€. Se a comparação fosse com um TVix aí a vantagem de preço seria bem menor e nalguns casos até poderia ficar mais caro.

Depois há a questão da facilidade de utilização, há quem prefira ter uma coisa que seja simplesmente ligar e funcionar ao invés de um PC o qual dá sempre mais trabalho de configuração/manutenção, embora permita um maior número de funcionalidades.


Cumps
 
500€ por um PC que não engasgue é, no mínimo, exagerado. Sim, os discos multimédia tem vantagens e desvantagens, mas não precisas de exagerar valores para marcar a tua posição... por 350€ já consegues um HTPC que não engasga (nem em 1080p, a menos que estejas a jogar COD4 ao mesmo tempo, coisa que me parece que os discos multimédia não fazem... pronto também mandei a minha piada) e que poderás melhorar progressivamente. Mas claro que, por melhor que o configures, tens sempre um sistema operativo por trás que requer sempre alguma manutenção.
 
Bom estou sempre a aprender e se me mostrares aí uma config de media-center por 350€ que pape tudo retiro o que disse. Confesso que todas as que tenho visto e que considereo satisfatórias andam pelos 500€...
 
NOx Media Black - 47,90€
Fonte Xilence 400W 120mm - 19,50€
ABIT FATAL1TY - 81,50€
Processador E2180 - 58,90€
Memoria DDR2 667Mhz - 28,90€
DVD-/+RW - 23,90€
Disco 250Gb - 47,90€
Teclado+Rato MKPlus - 39,90€

TOTAL = 348,40€

É evidente que pode ser muito melhorado, mas é garantido que não engasga com rip's 1080p. Podem ser encontradas soluções AMD mais baratas mas não as domino, por isso usei INTEL na configuração.
 
Um conselho, gasta aí mais qq coisita e compra um cooler para o CPU que consegues um OC do outro mundo com esse CPU...
 
Além do coller (permite OC e baixa o ruido) muitos outros componentes podem ser posteriormente adicionados:
- Placa de captura de TV
- Drive Blu-Ray (quando os preços forem competitivos)
- Mais um disco (com maior capacidade)
- placa de som dedicada (para os mais puristas...)
- placa gráfica dedicada (para jogos a on-board apenas desenrasca e mal...)

Mas enfim, penso q escolhi um media center de entrada de gama perfeitamente funcional. Não lhe peçam milagres com 350€.
 
gostei da ideia mas tenho uma questão, esta solução não será um bocado ruidosa? A fonte barata nao deve ser muito silenciosa e a ventoina do cpu (especialmente se levar OC) também não deve ajudar. Será que ficaria muito mais caro conseguir um sistema + silencioso?

Em relação à PS3, acho que só continua a perder na questão dos jogos (e no bluray mas por enquanto interessa pouco), especialmente se for com várias pessoas na sala, é dificil bater as consolas.
 
Só conheço esta fonte por terceiros que me dizem que é melhor que as "OEM". Eu uso uma LCPower com fan de 140mm que custa mais 20€ e nessa não se ouve nada...

Quanto à PS3 tens toda a razão, mas isso depende das necessidades de cada um.
 
Última edição:
em relação às outras ventoinhas, usaste algum cooler especial para o pc? Não se ouve mesmo barulho nenhum de ventoinha enquanto está a funcionar?

E que sistema operativo usas? Essa é outra questão que tenho, depois de ter o HTPC montado, quanto mais tempo será necessário perder a configurar aquilo?
 
Tenho uma gráfica dedicada que produz o maior ruído do HTPC. Não a comprei para esse fim senão teria comprado passiva. O coller da CPU não me parece ser crítico, mas depende da tua exigência. O que faz mt barulho mesmo é a drive, mas com o Nero Drive Speed está o assunto resolvido.

Eu uso o XP com o MediaPortal por cima (arranca automaticamente com o XP). Estou a começar a meter-me no Ubuntu mas estou mt verde...
 
Eu estou um bocado na mesma situacao se nao houver problema aproveito o topico...

Vou comprar um plasma full hd em breve.

e gostaria de ter algo que me fizesse algo como isto...:

Ler dvd, divx, filmes em HD, com upscale (onde possivel) e que me desse a melhor imagem possivel para a tv.

Uma coisa silenciosa e fiavel... Que pudesse ate estar ligado em rede ao pc , mas nao importante...

Ate se fosse um disco externo multimedia que lesse HD era fixe...

No Fundo e para tirar rips HD e depois ler na tv em full hd.

Penso que o melhor seria o popcourn... ou algo semelhante... mas como esta de firmware e de future proof?


Tambem nao me importava que fosse algo como a ps3 que ligava um disco externo usb e depois lia tudo, aliado ao leitor de BR e jogos ( que ate arranjo alguns emprestados assim como filmes BR...), pena nao ler MKV.... que sabe uma possivel ps3 slim ja leia MKV.....


depois ha a hipotese do HTPC... mas sera que ja le bem os mkv...?

Nao me interessa tanto os jogos no pc e navegar na net no plasma..., mas sim a capacidade de ver filmes...

Mas para isso vou ter o pc na sala e posso ligar a tv ou a ps3...

ou ate um portatil fixe que servisse de leitor HD....

Estou de volta destas duvidas...

uma vez que ja tenho um PC medio que me da para o que preciso... com saida DVI ate podia ligar a TV.... o pc faz upscale?


Penso que o popcourn seria uma boa opcao para o que queria adicionado a um disco, a questao e se podia ligar um leitor dvd ou o pc ao popcourn... e se o popcorn faz upscale dos divx.... e dvd.


Ja agora o pop corn pode fazer como a ps3, ligar se em rede ao pc e ir buscar os ficheiros que estao nos discos do pc e ler?

obrigado pessol

desculpem tanta pergunta, mas se me puderem ajudar....
 
Não diria isso, há alguns hdd multimedia que tambem conseguem ler mkv.

outra questão, como é a qualidade de ligações video e audio de um htpc à volta dos 400eur?
Com um conversor dvi->hdmi penso que a questão da imagem fica resolvida, mas e o som? A placa onboard pode não ser grande coisa e será que pode estar sujeita a interferências e ruídos devido aos outros componentes?
Este problema em princípio não sei poe com uma ps3 ou hdd multimedia.
 
Back
Topo