1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escolha de monitor para trabalho grafico. Preciso de ajuda, obrigado.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por No_Kode, 16 de Agosto de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1491)

1. No_Kode

No_Kode Power Member

Olá a todos,

Pretendo comprar um novo monitor (alias, um pc novo com componentes equilibrados, mas essa é outra guerra).

O monitor vai ser essencialmente para trabalhos graficos, edição de imagem, 3D, etc.

Tenho preferência por um tamanho grandito, até certos limites (principalmente preço). Estava a pensar em algo na ordem das 22". Se alguém que faça trabalhos na area grafica tiver outra opinião estou aberto a sugestões.

Agora, a minha principal dúvida é entre CRT e LCD... sei que para graficos, o CRT costuma levar vantagem, principalmente na reprodução das cores, e não tem o problema do contraste e angulos de visão marados...

MAS, há que ir entrando nas novas tecnologias, e agrada-me o LCD devido ao tamanho (espessura), peso e acima de tudo, penso que é mais "leve" para os olhos, segundo tenho lido não agride tanto a visão.

Finalmente há a questão do preço, não tenho disponibilidade financeira para grandes aventuras com topos de gama... Tenho visto preço na ordem dos 300Eur. ou até 400Eur. Mais é complicado...

EDIT: Lembrei-me agora, não necessito de um monitor cheio de gadgets xpto, tipo usb e essas coisas. Provavelmente também não devo precisar de HD's e companhia... e daí no futuro n sei... Mas enfim, é um monitor de trabalho e não de lazer. Por acaso tive a ver um da ASUS, n sei o que acham: MW221U - http://pt.asus.com/products.aspx?l1=10&l2=89&l3=356&l4=0&model=1382&modelmenu=2

Agradeço toda a ajuda possivel, quer em opiniões, quer em conselhos para algum modelo especifico, pois quero comprar basicamente uma ferramenta de trabalho que me seja fiável e não um empecilho.

Muito Obrigado.
    Rui.

Última edição: 16 de Agosto de 2007
  2. edusantos

edusantos Power Member

Na minha opinião eu prefiro um CRT para trabalhar nesses ambientes, desde que seja de qualidade e tenha uma boa capacidade de hertz (75/85 - 100 = chega).

Como não vais jogar ou ver filmes e etc... eu não ia para um LCD-TFT. Mas por um lado poupa-te muito a visão e isto é muito importante. Visto a saúde estar em 1º lugar talvez o LCD-TFT. Mas um CRT com uma boa frequência (100) já não causa tantos probs.:)

3. _Fighter_

_Fighter_ Power Member

Segundo as leis da ergonomia, nunca se deve ter os olhos a menos de 50 centimetros nem a mais de 1 metro do monitor. Se a tua secretária for pequena e meteres lá um crt, acabas por ficar à rasca dos olhos. Não sou nenhum expert em monitores mas só te queria relembrar destes factos importantes já que a saúde está em primeiro lugar;)

Cumps,
    Fighter

4. Warlord

Warlord [email protected] Member

pessoalmente os TFT cansam-me menos a vista, no entanto os CRT teem melhor reproducao de cores e teem a vantagem de funcionar a diferentes resolucoes, enkanto nos TFT so deves usar a nativa...

5. setekh

setekh Power Member

ora bem...eu vou ser a voz dissonante lol

não compensa comprar um CRT nesta altura. period.

para trabalho gráfico, queres um monitor com 20, 21, 23 ou 24 polegadas (notar que não falei de 22...TODOS os modelos de 22 tem paineis nada indicados para esse tipo de trabalho)

se o orçamento for para o apertado, tens o NEC 20WGX2 (20''...excelente monitor!)

se puderes esticar mais, tens o Samsung 244T ou o Dell 2407WFP que, mesmo tendo paineis de qualidade inferior, tem uma resolução maior (o que dá sempre jeito ;))

EDIT: em termos de monitores..foge de tudo o que for Asus!

6. No_Kode

No_Kode Power Member

Boa, não sabia desse facto, de as 22 polegadas não serem indicadas. Obrigado pelo aviso, e também por não escolher asus.

20 polegadas penso que será insuficiente, talvez a opção passe pelas 23 / 24 polegadas.

Mais opiniões, e dicas de modelos de confiança aceitam-se! (e boa relação qualidade/preço)

Obrigado.

7. setekh

setekh Power Member

xiça...que tipo de trabalho estás a fazer? lol

1680x1050 chegam-me e sobram :P e tendo tu um orçamento apertado, vai ser complicado encontrar um monitor porreiro com 1920x1200

8. No_Kode

No_Kode Power Member

LOL

Não pretendo fazer nada de fantastico, apenas tenho feito tudo em monitores pateticos de 17. E sem ter um grande monitor ao lado para comparação, faço a diagonal imaginária das 20 e tal polegadas, e não me parece ser nenhum monstro...

Mas pronto, imaginar é uma coisa, ter mesmo á frente é outra.

O problema é que com a maioria do software, se utilizam muitas barras de ferramentas, etc, que desperdiçam muito espaço util de monitor para o trabalho. Tenho de estar sempre a arrumar e mexer nas barras...

Também já pensei usar 2 monitores, e por as ferramentas só num, e deixar outro todo livre para trabalhar.Mas já usei um sistema desse tipo num homestudio e não gostei muito (ou não me habituei).

9. setekh

setekh Power Member

é isso que eu faço :) as barras de ferramentas todas são irritantes é verdade :P

nesse aspecto o de 20'' até é interessante - quando lado a lado, um 17'' 4:3 e um 20'' 16:10 têm a mesma altura

10. MystiqueGirl

MystiqueGirl Power Member

desculpa, podias explicar a razão? é q comprei recentemente um de 22" da HP e fiquei intrigada pq n fazia mesmo ideia q n seria indicado para trabalhos gráficos..
    tks

11. setekh

setekh Power Member

digo isto porque (segundo o meu conhecimento), todos os paineis lançados com 22'' são TN...o que significa que a reprodução de cores é má...e os ângulos de visão curtos...2 coisas que não dão jeito nenhum para trabalhos que se dependem da cor ;)

12. setekh

setekh Power Member

13. No_Kode

No_Kode Power Member

Foi aqui referido o pormenor dos formatos 4:3 vs 16:10...

Esse é um ponto que também não tinha pensado. Qual será melhor para trabalhar?

No 16:10 devo perder em altura (perder não deve ser o termo correcto, simplesmente não ganho muito). Mas por outro lado é capaz de ser uma boa ideia para resolver o problema das barras de ferramenta não?

Posso arrumar tudo num lado, e fico com uma área "quadrada" livre para trabalhar. Estou certo???

14. Sim, é mais ou menos isso... com uma elevada resolução sobra-te bastante espaço para colocares as barras do outro lado. Agora, compra um monitor 16:9 maior do que 21", porque os ícones nos programas (entenda-se fora do Windows) ficam minúsculos num de 22" 16:9 que aqui tenho. Muito pouco maior num 22" TFT 16:9 a 1280 do que num de 17" 4:3 a 1024. Mas mesmo MUITO POUCO maior. Quase não vejo. Estive mesmo para vender e comprar um de 24". Entretanto habituei-me, mas não fiquei nada satisfeito, pois não esperava isto, não é?

Partilhar esta Página