Escolha de Placa Gráfica

meiros

Power Member
Tenho um Pentium IV a 3.4GHz com 1Gb de RAM em que tenho instalada uma pláca gráfica ATI RADEON 9600 a Motherboard deste PC é a ASUS P5P800. Acontece que em jogos actuais (GTR2) as Frames / Sec já não passa dos 40 fps e sem muitas opções gráficas activas.

Estou portanto a pensar em comprar uma nova gráfica, pelo que percebi as PCI Express terão muito melhor desempenho que as AGP.

As perguntas são:

1- Será que vale a pena comparar uma gráfica (AGP) para melhorar a performance e qual a que me aconcelham?

2- Caso mude de Motherboard (para ter ligação PCI EXPRESS) queria aproveitar tudo o resto (Disco, processador, memórias RAM etc) qual a que me aconcelham? Neste caso depois qual seria a Gráfica (PCI Express) que vcs me sugeriam.

Interessa informar que não queria gastar mais de 500€ se gastar menos melhor!!! Fica para as prendas de Natal.

THANKS
 
Desculpa a Ignorância mas não sei o que é o socket, contudo dou aqui umas caracteristicas que saquei da net sobre a Motherboard:

P5P800:
Intel LGA775 Pentium 4 CPU
Intel 865 PE Chipset
AGP8X
AI NOS
AI NET
Dual- Channel DDR400

Será que com isto respondo à tua pergunta?

Quanto aos 500€ é um limite superior mas queria uma boa gráfica realmente.
 
Socket, de forma simplificada, é o tipo de encaixe do processador na board. O teu usa o 775

Nesse caso, eu trocava a board visto que é bastante antiquada e que o facto de ser AGP limita-te seriamente a escolha de gráficas (as boards PCI-E não são necessariamente mais rápidas apenas existem em muito maior variedade e geralmente mais baratas)

Já vi que isso memória DDR que também teria que ser trocada por DDR-2. Isto não te traria mais performance mas sim apenas memória compatível com uma board PCI-E típica.

Bem talvez a factura aí fique demasiado alta para o que se pretende. Podes simplesmente comrpar uma 7600 GS AGP que é uma placa gráfica bem mais potente que essa 9600 que tens.

Que PC é esses que tens? Compraste isso faz quando tempo? Tendo o LGA775 isso não é lá muito antigo pois não? Pela configuração parece-me que quem te vendeu isso não foi particularmente honesto.
 
Última edição:
O meu PC tem uns 2 anos, talvez 1 anos e meio. È um PC normal (não é portátil) com as especificações que disse no inicio deste tópico. Na altura comprei com 512 Mgb de RAM e mais tarde comprei mais 512. Não sei se era isto que pretendias como resposta.

Achas que com esta gráfica vou ter uma performance realmente melhor?
 
com a 7600gs poupas dinheiro para um upgrade futuro..... mas a Asrock + a X1950pro tb não era mal pensado, pq podias manter o sistema todo... mas com um P4 não sei se limita a gráfica...
 
Sim era mais ou menos o que queria saber.
O PC na hora da compra estava um bocado desiquilibrado. Parece-me que levou o processador mais caro que se conseguia comprar e depois teve compromissos em todos os outros componentes (como a memória e a placa gráfica). Se o PC tivesse sido melhor configurado em termos all-round provavelmente agora ainda não estarias com vontade de fazer upgrades.

Com uma 7600 GS tenho a certeza que terás uma performance melhor do que com essa 9600. isto é absolutamente garantido. E gastas uns 100€ nisto.

Outras opções são
1 - Comprar uma board 775 PCI-E DDR-2 normal e escolher uma gráfica qualquer e trocar a memória para suportar
2 - Que foi o que o skandal referiu, era comprar uma board como a ASROCK VSTA que suporta DDR, DDR-2, AGP, PCI-E .... e trocar só a gráfica. Pessoalmente não simpatizo com esta solução porque não gosto do material base (chipet VIA) desta board e também não gosto de soluções tutti-frutti que estas boards conduzem. No entanto se quiseres ter acesso às gráficas PCI-E (que são muito mais variadas que em AGP) esta é a solução mais barata.
 
Essa AsRock VSTA não encontrei nos sites de lojas online que costumo consultar. Será que tem outra designação comercial?

A X1950pro que nmarca aconcelham?

Qual será o preço sujo (aproximado) que devo conseguir comprar isto?

E para vender este material que vai sobrar, qual será o preço justo para tentar vender?
 
Última edição:
Consulta aqui
http://www.*****.pt/produtos.php?catalogo=1&Prod_ID=21458
Tens várias lojas com essa board

Essa realmente não é VIA
E é melhor opção visto que ele não precisa do socket AGP para nada

Mas estava a falar da VSTA

EDIT: Não tinha reparado... Essa 775 Twins não suporta o Conroe
Comprar uma board 775 nova sem isto parece-me grande banhada
 
Última edição:
Agora fiquei baralhado.... concordo que a Board deve suportar Conroe (processador certo?) para isso então qual o modelo que devo comprar?

E os preços de venda da minha board e placa gráfica, alguém me pode dizer?

Este forum é mesmo altamente!!!! THANKS
 
o Conroe é o nome de código do processador que actualmente compõe a gama da intel para desktop (e é o que se pode genericamente considerar como o melhor processador do mercado). O nome oficial dele é Core 2 Duo. Também existem Core 2 Duo da série Allendale
Dizer "suporta o Conroe" equivale genericamente a dizer que suporta todos.
Já agora o teu Pentium 4 suponho que seja um Prescott (teria que ver melhor para ter a certeza)

Se queres uma board com algum futuro (conroe, PCI-E, DDR-2) suportando ainda a tua memória DDR parece-me que não arranjas outra além da tal ASROCK VSTA

Convém dizer que isto é solução um bocado estranha. Não há praticamente board nehuma do mercado que suporte DDR e DDR-2. Acho até que a ASROCK é o único fabricante que se dedica a estes produtos híbridos.

Quanto ao preço da tua board não faço bem ideia (mas será pouco). A gráfica algo abaixo de 50€. É dificil precisar porque já está na zona do não vale quase nada.
 
OK...pelos vistos o meu problema vai ser arranjar algo para "ontém" ... costumo comprar cenas na ***** e pelos vistos a Asrock não há prazo de entrega e a X1950 Pro demora pelo menos uma semana.....resumindo estou lixado...lá se vai mais uma corrida.

Na ***** informaram-me que a Intel Chipset 946 GZ tb permitia tudo isso e ainda por cima demora 1 dia a chegar....o que Vos parece (fora o preço que é um pouco mais cara)???
 
OK...pelos vistos o meu problema vai ser arranjar algo para "ontém" ... costumo comprar cenas na ***** e pelos vistos a Asrock não há prazo de entrega e a X1950 Pro demora pelo menos uma semana.....resumindo estou lixado...lá se vai mais uma corrida.

Na ***** informaram-me que a Intel Chipset 946 GZ tb permitia tudo isso e ainda por cima demora 1 dia a chegar....o que Vos parece (fora o preço que é um pouco mais cara)???
Suponho que te refiras a esta board
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=19117&cat=1160
A ***** não te está a ajudar visto que o que tu precisas é uma board que suporte DDR e DDR-2 e essa board só suporta DDR-2 (como quase todas)
Aliás lendo as especificações do chipset 946 da intel não se encontra nenhuma referência a DDR
http://www.intel.com/products/chipsets/946PL_946GZ/index.htm
E não era de esperar outra coisa visto que a intel deixou de usar DDR faz já bastante tempo. Mesmo a tua board actual é um produto um pouco raro (LGA775 com AGP e DDR)

Naturalmente podes sempre vender as memórias e comprar umas DDR-2 e mudar completamente para algo com futuro.
 
Talvex vale-se a pena trocar d board tipo uma Asus - P5B isto custa cerca de 139,99€http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=19050&cat=1160
e uma Geforce 7600Gt isto custa 180,00
mais uma memorias Kingston_ValueRAM - DDR2 1024Mb 667MHz CL5 custa 120€

isto da a volta de 440€

se na puderes investir tanto opta por uma grafica mais barata como a Geforce 7300Gt
assim com este upgrade a board ja poderás entrar daqui a uns "tempos" nos dual core
Na minha apiniao e a melhor solução
 
Última edição:
Back
Topo