1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escolha de Placa Gráfica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por meiros, 5 de Dezembro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 928)

1. meiros

meiros Power Member

Tenho um Pentium IV a 3.4GHz com 1Gb de RAM em que tenho instalada uma pláca gráfica ATI RADEON 9600 a Motherboard deste PC é a ASUS P5P800. Acontece que em jogos actuais (GTR2) as Frames / Sec já não passa dos 40 fps e sem muitas opções gráficas activas.

Estou portanto a pensar em comprar uma nova gráfica, pelo que percebi as PCI Express terão muito melhor desempenho que as AGP.

As perguntas são:

1- Será que vale a pena comparar uma gráfica (AGP) para melhorar a performance e qual a que me aconcelham?

2- Caso mude de Motherboard (para ter ligação PCI EXPRESS) queria aproveitar tudo o resto (Disco, processador, memórias RAM etc) qual a que me aconcelham? Neste caso depois qual seria a Gráfica (PCI Express) que vcs me sugeriam.

Interessa informar que não queria gastar mais de 500€ se gastar menos melhor!!! Fica para as prendas de Natal.

THANKS

2. timber

timber Zwame Advisor

Qual é o socket do teu Pentium 4?

500€ praticamente compras um PC novo sem monitor. Acho que fazes a festa por bem menos

3. meiros

meiros Power Member

Desculpa a Ignorância mas não sei o que é o socket, contudo dou aqui umas caracteristicas que saquei da net sobre a Motherboard:

P5P800:
    Intel LGA775 Pentium 4 CPU
    Intel 865 PE Chipset
    AGP8X
    AI NOS
    AI NET
    Dual- Channel DDR400

Será que com isto respondo à tua pergunta?

Quanto aos 500€ é um limite superior mas queria uma boa gráfica realmente.

4. skandal

skandal Power Member

Tlvz uma Asrock-VSTA + X1950pro... ficavas com o resto e mais tarde fazias o upgrade.

5. timber

timber Zwame Advisor

Socket, de forma simplificada, é o tipo de encaixe do processador na board. O teu usa o 775

Nesse caso, eu trocava a board visto que é bastante antiquada e que o facto de ser AGP limita-te seriamente a escolha de gráficas (as boards PCI-E não são necessariamente mais rápidas apenas existem em muito maior variedade e geralmente mais baratas)

Já vi que isso memória DDR que também teria que ser trocada por DDR-2. Isto não te traria mais performance mas sim apenas memória compatível com uma board PCI-E típica.

Bem talvez a factura aí fique demasiado alta para o que se pretende. Podes simplesmente comrpar uma 7600 GS AGP que é uma placa gráfica bem mais potente que essa 9600 que tens.

Que PC é esses que tens? Compraste isso faz quando tempo? Tendo o LGA775 isso não é lá muito antigo pois não? Pela configuração parece-me que quem te vendeu isso não foi particularmente honesto.

Última edição: 5 de Dezembro de 2006
  6. meiros

meiros Power Member

O meu PC tem uns 2 anos, talvez 1 anos e meio. È um PC normal (não é portátil) com as especificações que disse no inicio deste tópico. Na altura comprei com 512 Mgb de RAM e mais tarde comprei mais 512. Não sei se era isto que pretendias como resposta.

Achas que com esta gráfica vou ter uma performance realmente melhor?

7. skandal

skandal Power Member

com a 7600gs poupas dinheiro para um upgrade futuro..... mas a Asrock + a X1950pro tb não era mal pensado, pq podias manter o sistema todo... mas com um P4 não sei se limita a gráfica...

8. timber

timber Zwame Advisor

Sim era mais ou menos o que queria saber.
    O PC na hora da compra estava um bocado desiquilibrado. Parece-me que levou o processador mais caro que se conseguia comprar e depois teve compromissos em todos os outros componentes (como a memória e a placa gráfica). Se o PC tivesse sido melhor configurado em termos all-round provavelmente agora ainda não estarias com vontade de fazer upgrades.

Com uma 7600 GS tenho a certeza que terás uma performance melhor do que com essa 9600. isto é absolutamente garantido. E gastas uns 100€ nisto.

Outras opções são
    1 - Comprar uma board 775 PCI-E DDR-2 normal e escolher uma gráfica qualquer e trocar a memória para suportar
    2 - Que foi o que o skandal referiu, era comprar uma board como a ASROCK VSTA que suporta DDR, DDR-2, AGP, PCI-E .... e trocar só a gráfica. Pessoalmente não simpatizo com esta solução porque não gosto do material base (chipet VIA) desta board e também não gosto de soluções tutti-frutti que estas boards conduzem. No entanto se quiseres ter acesso às gráficas PCI-E (que são muito mais variadas que em AGP) esta é a solução mais barata.

9. meiros

meiros Power Member

Essa AsRock VSTA não encontrei nos sites de lojas online que costumo consultar. Será que tem outra designação comercial?

A X1950pro que nmarca aconcelham?

Qual será o preço sujo (aproximado) que devo conseguir comprar isto?

E para vender este material que vai sobrar, qual será o preço justo para tentar vender?

10. skandal

skandal Power Member

11. timber

timber Zwame Advisor

12. meiros

meiros Power Member

Agora fiquei baralhado.... concordo que a Board deve suportar Conroe (processador certo?) para isso então qual o modelo que devo comprar?

E os preços de venda da minha board e placa gráfica, alguém me pode dizer?

Este forum é mesmo altamente!!!! THANKS

13. timber

timber Zwame Advisor

o Conroe é o nome de código do processador que actualmente compõe a gama da intel para desktop (e é o que se pode genericamente considerar como o melhor processador do mercado). O nome oficial dele é Core 2 Duo. Também existem Core 2 Duo da série Allendale
    Dizer "suporta o Conroe" equivale genericamente a dizer que suporta todos.
    Já agora o teu Pentium 4 suponho que seja um Prescott (teria que ver melhor para ter a certeza)

Se queres uma board com algum futuro (conroe, PCI-E, DDR-2) suportando ainda a tua memória DDR parece-me que não arranjas outra além da tal ASROCK VSTA

Convém dizer que isto é solução um bocado estranha. Não há praticamente board nehuma do mercado que suporte DDR e DDR-2. Acho até que a ASROCK é o único fabricante que se dedica a estes produtos híbridos.

Quanto ao preço da tua board não faço bem ideia (mas será pouco). A gráfica algo abaixo de 50€. É dificil precisar porque já está na zona do não vale quase nada.

14. meiros

meiros Power Member

OK...pelos vistos o meu problema vai ser arranjar algo para "ontém" ... costumo comprar cenas na ***** e pelos vistos a Asrock não há prazo de entrega e a X1950 Pro demora pelo menos uma semana.....resumindo estou lixado...lá se vai mais uma corrida.

Na ***** informaram-me que a Intel Chipset 946 GZ tb permitia tudo isso e ainda por cima demora 1 dia a chegar....o que Vos parece (fora o preço que é um pouco mais cara)???

15. skandal

skandal Power Member

Nem eu, e tens razão não suportando C2D não vale a pena.

16. timber

timber Zwame Advisor

Suponho que te refiras a esta board
    http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=19117&cat=1160
    A ***** não te está a ajudar visto que o que tu precisas é uma board que suporte DDR e DDR-2 e essa board só suporta DDR-2 (como quase todas)
    Aliás lendo as especificações do chipset 946 da intel não se encontra nenhuma referência a DDR
    http://www.intel.com/products/chipsets/946PL_946GZ/index.htm
    E não era de esperar outra coisa visto que a intel deixou de usar DDR faz já bastante tempo. Mesmo a tua board actual é um produto um pouco raro (LGA775 com AGP e DDR)

Naturalmente podes sempre vender as memórias e comprar umas DDR-2 e mudar completamente para algo com futuro.

17. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Talvex vale-se a pena trocar d board tipo uma Asus - P5B isto custa cerca de 139,99€
    e uma Geforce 7600Gt isto custa 180,00
    mais uma memorias Kingston_ValueRAM - DDR2 1024Mb 667MHz CL5 custa 120€

isto da a volta de 440€

se na puderes investir tanto opta por uma grafica mais barata como a Geforce 7300Gt
    assim com este upgrade a board ja poderás entrar daqui a uns "tempos" nos dual core
    Na minha apiniao e a melhor solução

Partilhar esta Página