Escolha de placa wireless pci

d_only_1

Power Member
Pois é, mais um tópico de "o que aconselham a escolher?" :007: (fiz uma procura mas só encontrei a falar de routers)

Tenho um router wireless Linksys WRK54G (do kit wireless da netcabo) e ando à procura de uma boa (mas barata) placa wireless pci pra instalar noutro pc. A distância do router ao pc será de aproximadamente 15m, com 2 paredes pelo caminho. Para estas condições será preciso algo bom para assegurar um bom sinal ou nem por isso..?

Estava a considerar as seguintes placas:
b_wl138g.jpg

Asus WL-138G PCI 54 Mbps

http://www.*****.net/produtos/imagens/conceptronicspciw.gif
CONCEPTRONICS PCI 54MBIT - C54RI

http://www.*****.net/produtos/imagens/msipciwireless.gif
MSI 54MBIT PCI PC54G2

http://www.*****.net/produtos/imagens/smcpciwireless.gif
SMC EZ CONNECT 108MBPS - SMCWPCIT-G

http://www.*****.pt/img_upload/produtos_informatica/17368_2.jpg
Linksys 54Mbps - WMP54G
Linksys 54Mbps SpeedBooster - WMP54GS

Haverá alguma vantagem em ir para a de 108Mbits? Ou a da MSI com antena à parte será melhor para captar o sinal?
Aceitam-se mais sugestões.
Tkx

-------
adicionadas placas da linksys
 
Última edição:
das que tive chance de experimentar, tenho a seguinte opiniao:

a SMC durou-me 5 minutos nas mãos. a antena simplesmente partiu-se quando a ia a montar :)
tem uma qualidade fraquíssima.

a asus, que comprei imediatamente depois da SMC, também não me satisfez muito, tem uma captação de sinal um pouco fraca. no mesmo quarto, tinha um portátil com sinal muito bom, na placa tinha sinal muito baixo... a não ser que tivesse uma parede de chumbo no quarto, que duvido, a captação da placa não era das melhores.

eu daí talvez fosse para a que tem a antena extensivel.

cumprimentos.
 
Haverá alguma vantagem em ir para a de 108Mbits? Ou a da MSI com antena à parte será melhor para captar o sinal?

acho q e melhor investir numa boa de 54mbps, do que numa do mm preco de 108mbps um pco mais fraca.. ja que o router so da 54 mbps..

ps: digam la ai uma placa boazita que eu tou a pensar comprar tambem :P
 
Compra uma D-Link. Linksys... conceptronic ja tenho uma a 2 anos e funciona bem. compra uma qualquer. a que tem a antena com o cabo dá jeito para sitios mais manhosos mas tambem perdes m bocado de sinal (pouco)
 
d_only_1 aconselho-t a optares pela msi. digo-o por causa da antena embora haja smp a posiblidad de comprares separado mas ja k vais comprar e vais compras ja com antena extensivel.
tenho k comprar 1 antena desas pk a minha fica mt baixa e nao tou a aproveitar o sinal todo e inda por cima tenho o pc em cima da desk. :wow:
 
Asus usa xip marvell, As 2 seguintes sao praticamente iguais (em funcionalidade) pois usam mesmo ***** :p ralink. tem 1 desempenho jeitoso, e costuma ser estável. SMC é que ja é outro nivel, mas compensará o $ extra??
Pessoalmente tou a pensar comprar e devo ir pra msi, por causa da antena extensivel, que vai ser extremamente necessaria. Mas o que importa é o ***** usado e nao a marca..
tenta compatibilizar o xip7 da pci com o router.
 
Última edição:
re:

Essa asus leva um chipset da marvel que não é lá muito bom.

Eu aconselhava a comprares uma placa com chipset broadcom, atheros ou aircogen.

Marcas aconselhaveis? buffalo, linksys, d-link, netgear. (As da asus PCI não são recomendaveis, por enquanto... ).


Anyways uma coisa que devia por atenção é a questão retro compatibilidade entre as redes wifi.

Isto é tudo muito bonito com as normas e tal mas a realidade é que em regra geral... terás que comprar uma placa com o mesmo tipo de chipset do teu router se quiseres a melhor performace. Se desejares ter a melhor de todas é comprares a placa PCI feita pela marca para o efeito. Bom sem contar com o QoS fraquinho que existe é apenas WMM e poucos routers tem.

E agora com a norma .11n draft por ai a usar 40hz... as incompatibilidades ainda são maiores portanto é melhor tomarem cuidado, existe tambem os casos de certos aparelhos destruirem por completo o sinal da vizinhança em .11g e b. Enfim espero que quando sair a 11.n esteja tudo formalizado e sem bugs. Pelo menos ja existem acordos com a dlink ( atheros ) e linksys ( broadcom ) para trabalhar em conjunto em relação à questão da retrocompatibilidade entre normas e placas.
 
Obrigado pelas sugestões pessoal. parece que vou ter que averiguar melhor o assunto. vou ver se encontro alguma linksys a bom preço. eu também pensei que a da msi seria boa ideia pois o pc vai estar no chao e ao canto do quarto, pelo que uma placa com antena normal ia ficar um bocado escondida... assim podia meter a antena na secretária. mas se dizem que é possível comprar outras antenas extensiveis se calhar a preocupação irá mais para uma boa compatibilidade e qualidade da placa, e depois logo compro outra antena se for necessário.
 
re:

Penso que é uma boa opção ir pela compatibilidade....


Nos dias de hoje comprar uma antena extensivel não é assim tão caro como a placa.
 
Encontrei placas da linksys que já são um pouco mais caras, mas parecem ter antenas melhores. Há uma versão que tem SpeedBooster:
Com a utilização da nova tecnologia SpeedBooster, o desempenho real da rede sem fios aumenta até 35%! Ao contrário de outras tecnologias de melhoramento da velocidade, a SpeedBooster é compatível com a norma 802.11, totalmente compatível com redes Sem fios G padrão e compatível com outros dispositivos e tecnologias sem fios, utilizando um único canal de 2,4GHz, conforme especificado pela norma sem fios oficial. E, ao contrário de outras tecnologias, com a SpeedBooster poderá verificar um melhoramento da velocidade global mesmo em redes mistas de dispositivos SpeedBooster e Sem fios G normais.

será que vale a pena ou só servia se o router também tivesse esta tecnologia..?


Dizem que devo escolher uma placa com o mesmo chipset que o router. Existem outras marcas com esse chipset ou só mesmo da linksys?

Outra dúvida que queria tirar era em relação ao bluetooh. Tenho uma "pen" BT usb que uso para transferir cenas do tel. Será que o sinal BT pode interferir com o sinal wifi, prejudicando a captação?
 
Última edição:
re:

Depende do aparelho que tens.... se a pen usb foi feita como deve ser e exactamente de acordo com as normas... em principio não irá trazer problemas.


SpeedBooster é uma tech normal em chipsets da broadcom...

Normalmente quando eles lançam um router com isso, tambem lançam as placas para o mesmo. Eu digo "normalmente", pelo facto que isso nem sempre isso é verdade como acontece com asus.

Qualquer das formas aqui tens o site do OpenWrt tem uma tableofhardware:

http://wiki.openwrt.org/TableOfHardware

Esta tabela não está muito actualizada, com as ultimas placas etc.. mas qualquer das formas sempre serve para alguma coisa.



Para terminar e para expliar melhor do que eu falo eu encontrei agora uma review no toms networking:

http://images.tomshardware.com/2006/06/14/draft_802/table1.gif

http://images.tomshardware.com/2006/06/14/draft_802/table2_big.gif

*Nota: Estas tabelas são testes com a nova norma 802.11n draft, mesmo assim este tipo de resultados acontece mais ou menos com routers na norma 802.11b/g. Anyways o que se deve tirar aqui é que para opteres e melhor performace terás que adquirir não so uma placa com o mesmo chipset, mas tambem da mesma marca para o router. Atenção que os problemas de canais e de vizinhança não existem no b/g, portanto não ligues muito ao que é apresentado na tabela.
O objectivo foi apenas de tentar mostrar as coisas com alguns numeros.
 
Obrigado, já vi o artigo.

Realmente a diferença de velocidades com chipsets diferentes é grande, mas penso que o problema será maior no tal sistema N.

Pela tabela parece que o router linksys wrt54g tem chipset broadcom 54g (embora o modelo nao seja igual ao meu, mas penso que o chipset seja o mesmo). Alguém conhece outras placas com este chipset sem ser da linksys?
 
re:

Sim o problema é mais grave agora na norma 802.11n draft. Tambem eu alertei isso em post's anteriores.

Os problemas de vizinha quase que não existem na 802.11b 802.11g. Mas as diferenças entre velocidades e sinal são notorias.

Em geral as velocidades com qualquer placa deverao estar nos 20mbs.... agora com umas podes ter mais do que isso... com outras poderás ter menos como podes ver.

Normalmente as que tem chipset da broadcom..

Siemens, buffalo, linksys, netgear ( normalmente esta costuma ter placas com varios tipos de chipset ).


Bom o teu router é um da linksys. Eu tive na página da marca e não consegui o modelo que tu tens.

Quase todos os routers da linksys se não todos, levam chipset da broadcom.. portanto percisas pelo menos uma placa com o mesmo tipo de chipset e de preferencia da mesma geração e marca.

A da asus está fora de questão, leva chipset da marvell ( e o modelo em questão, de acordo com os forums do oleg's não é lá grande coisa ).

- A SMC de 108Mbits singifca que é possivelmente uma placa com o chipset da atheros ( foi uma tech para combater a da broadcom que faz 125mb


Portanto eu fica mais virado para a placa da linksys. Agora o mau da linksys é vender as coisas a preços bastante caros.


---------------

Já agora para arranjar a placa mesmo adequada para o router que tu tens era melhor dizeres o modelo do router que tens.

Página onde procurei:
http://www.linksys.com/servlet/Sate...939789&pagename=Linksys/Common/VisitorWrapper
 
Eu também já tive à procura no site da linksys mas já não encontro este modelo, penso que deve ter sido descontinuado..
É o WRK54G, que veio no kit wireless da netcabo (ja tinha dito no 1º post).

Andei pelo forum do wireless.com.pt e já vi falarem sobre este modelo, e parece que já é um bocado antigo. Mas não encontrei nenhuma referência ao chipset.

Houve um user lá que me aconselhou uma Asus com chipset Ralink RT2560F que estava na secção de usados.
 
re:

Parece ser interessante e tem antena extensivel como pretendias.

Esse chipset da railink desconheço... mas se for como o user diz parece funcionar bem com os produtos da asus. O preço também penso que não seja mau de todo.

Os chipsets dos routers da asus e da linksys tem sido quase todos broadcom.
 
Após procurar em várias lojas por uma linksys, sem sucesso, fartei-me e resolvi comprar uma conceptronic 54Mbps. E infelizmente parece que foi má opção..

Ora instalei hoje a placa e a força do sinal detectado anda sempre no Very good (4 barras de 5), mas a velocidade escolhida anda sempre nos 11Mbits pra baixo, chegando aos 5.5Mbits. E o pior é que o acesso à net é mais lento que um modem 56k, com timeouts quase constantes. Será que se deve aos tais atrofios entre marcas diferentes?? Eu acho ridiculo, se a norma é igual devia funcionar bem. Será por estar a usar WEP?
No mesmo local com um portátil a ligação varia entre Very good e Excelent e funciona sem problemas, com downloads a 6Mbits/s dos 8 da netcabo.

Ideias..?

Senão lá vou ter que trocar a placa..

-----------------
edit

Problema em principio resolvido

Não é que a antena gosta é de estar deitada..? Fui mudar a posição da antena só mesmo naquela, e foi uma mudança da noite pro dia. Com a antena na vertical não apanhava nada, agora na horizontal com a ponta a apontar para o lado que está o router já apanha rede até 54Mbs... vá-se lá perceber..
 
Última edição:
Bom acho que vou ressuscitar este tópico para não estar a criar um novo, uma vez que a dúvida até é semelhante:

Preciso de comprar uma placa PCI wireless, e depois de ler este tópico começo a perceber que o barato até pode sair caro; assim sendo estou a pensar em pôr de parte a opção menos custosa (comprar a placa WL-138G da Asus) e comprar uma da Linksys que me dê mais garantias.

Assim sendo, fico indeciso entre 2 modelos dessa marca: o WMP-54G (o modelo dito nomal) e o WMP-54GS que anuncia uma velocidade de 108Mbps graças à tecnologia Speedbooster. Valerá a pena os 5€ a mais que a última custa, tendo em conta que o router wireless é de outra marca (Asus WL500G Premium) e dificilmente será compatível com a tal tecnologia Speedbooster?


Desde já obrigado por qualquer esclarecimento que me possam prestar.
 
Back
Topo