Escolha de reiceiver/colunas

neo2008

Power Member
Gostaria de pedir a vossa ajuda na construção de um sistema de som adequado as minhas necessidades:
- o sistema será apenas para assistir a filmes. Os filmes serão maioritariamente rips em BR, com som DTS ou AC3.
- dado que não pretendo nos próximos tempos ter um Blu Ray original, o sistema não necessita de fazer descodificação dos novos formatos HD.
- os €€ não são muitos :(

A meu ver tenho duas hipóteses:
- ou escolho um sistema com receiver + colunas (do género do Sony HTDDWG800 : http://www.*****.com/producto.php?id=615)
- ou escolho um receiver isolado e compro as colunas aos poucos.

Como prefiro a segunda opção, gostaria de vos perguntar qual o receiver que aconselham (na ordem dos 250€) ?
Pelo que estive a ver, o novo onkyo 307 parece-me uma óptima escolha e deverá andar nessa ordem de preços. Tenho também como alternativa os Yamaha, ou mesmo os Sony.

A minha duvida maior prende-se com a questão das colunas. Gostava de ir comprando aos poucos, há medida das possibilidades. Nesse caso, qual seria a ordem de compra das colunas e que opções recomendariam ?
 
http://*****/cas/site/especiales-ficha.asp?id=358
http://*****/cas/site/especiales-ficha.asp?id=354
http://*****/cas/site/especiales-ficha.asp?id=352

ve esses negocios. bons preços
 
A minha maior duvida, no caso de escolher comprar o receiver e depois ir adicionando as colunas, é saber qual a ordem de compra das colunas, assim como saber qual a funcao que estas desempenham. Procurei em varios topicos, mas nao consegui encontrar uma resposta concreta a esta pergunta.
 
Normalmente começa-se pelas frontais, depois pela central, e por final as traseiras. O sub é mais discutível, mas para mim só se pode falar em home cinema com um sub, de modo que aconselho a sua compra logo a seguir às frontais.

Quanto ao que fazem, tens de imaginar que estás no meio da cena que está a ser reproduzida do filme, e pensares que as colunas reproduzem os sons provenientes dessas localizações. Para além disso, o sub reproduz o canal ".1" (normalmente designado por LFE - Low-Frequency Effects) e a coluna central trata da grande maioria dos diálogos (aqueles que estão "on-camera").


Cumps
 
Sim é fácil.

Tens de especificar a sala que tens.

Por exemplo se fores por 1 subwoofer este lida com os infra graves (graves mas os mais intensos). Ou seja podes comprar 4 monitoras (normalmente não tem tanto peso (falta de graves) e o subwoofer trata de tudos.

Por exemplo este ano a Onkyo (marca conceituada de receivers) adoptou o conceito da yamaha. Ter saida para 2 subwoofers.

Permite comprar subs mais pequenos (1 para a frente e 1 para trás). Ou seja compras 4 monitoras (falta a central claro) e 2 subs.

Mas isto depende das salas. Numa sala de 20 m2 um sub de 250/300 euros já tem 1 impacto bem forte.

As monitoras tem 1 vantagem. Como sao especializadas (agudos e médios) tem um som mais focado. Para concertos e assim é muito bom.

As colunas deves comprar sempre as frontais. Tens é de pensar se vais meter um sub ou nao. Isso influencia comprar de chao ou monitoras.

É que sem sub colunas monitoras podem soar sem peso (claro que isto é tudo relativo ao orçamento...tens colunas monitoras de 1000 euros e colunas de chao de 250 em que as monitoras tem mais peso)
 
Desculpa superfast, mas nao entendi totalmente :(

Para uma simples configuração 5.1, pelo que percebo preciso de :


Frontal 1 ....................... Central + Sub ....................... Frontal 2
..............................................|
.............................................TV
..............................................|
..............................................|
..............................................|
........................................... Sofa
..............................................|
..............................................|
Traseira 1 ...................................................................Traseira 2


A minha duvida :

1 - Que tipo de colunas sao as Frontais/Traseiras. São as que chamam como "chão" ou como "monitoras".

2 - Qual a melhor ordem para ir comprando aos poucos? Pelo que aconselhou o "vacalouca", seria : Frontais => Sub => Central => Traseiras. Está correcto ???
 
Última edição:
do resto nao sei mas eu p mim era...
frontais, sub, central e por fim traseiras.
acho q tem mais logica assim ja q da central nao iras usufruir tanto ou nada cm do sub numa configuracao 2.1 em vez de 3.0...
 
Não existe 1 solução simples.

A localização do subwoofer é secundária. Tens de saber para que serve. Ele serve p dar peso.
Explosões, tiros, sons graves (o som de 1 helicoptero, a vibração de 1 terramoto).

Para mim, o subwoofer deve ser o ultimo. Porque tens de ver o que falta ao sistema completo.

Monitoras são colunas de prateleira. De chão é como o nome diz.

A necessidade por uma ou por outras depende da sala etc.

Por exemplo uma sala com 8 * 5 m(normal em vivendas) precisas de 4 colunas de chao e 1 bom sub. Ou 4 monitoras (de prateleira) e 2 subs.

É preciso saber a sala, o tipo de conteudos etc. Por exemplo se for so filmes (nada de concertos etc) nao precisas de fidelidade.

Ou seja 4 monitoras razoaveis e 1 sub bombastico. O que interessa é haver grave. O investimento já será mais a nivel do sub.

Se for como eu concertos a coluna central é mto importante pelo timbre da voz. As 4 colunas p criar o efeito de estádio etc.

O sub será para reforçar os bombos etc.

Agora 1 sala de 10..15 m2 nunca conseguiras o mesmo efeito que uma sala de 30 e esta uma de 60.

Uma sala de 60 m2 a distancia entre colunas consegues perceber o movimento dos sons. Numa sala de 15 não.

É preciso analisar cada situação
 
Superfast, tens razão, é preciso ter em atenção o propósito do sistema, neste caso é quase exclusivamente para ver filmes.
Quanto as dimensões da sala, não sei ao certo, mas será num sotão exclusivamente para o efeito, com cerca de 20/30m2.

Nesse caso, faria sentido começar por duas centrais e acrescentar o SUB assim que possivel. Mais tarde colocaria mais duas traseiras.

Ja agora, qual a diferenca entre as colunas de chao ou monitoras ao nivel da diferença de som e de proposito ?
 
Última edição:
2 Centrais não. Começar pelas 2 frontais.

A diferença entre monitoras e de chão sao os graves.

Como disse antes, para mim o sub seria a ultima escolha.

Primeiro veria o som que tenho com as 5 colunas (frontais, traseiras e sub).

Mas isto sou eu
 
2 Centrais não. Começar pelas 2 frontais.

A diferença entre monitoras e de chão sao os graves.

Como disse antes, para mim o sub seria a ultima escolha.

Primeiro veria o som que tenho com as 5 colunas (frontais, traseiras e sub).

Mas isto sou eu

Não consigo perceber a tua argumentação, para o sub ser a última coisa a escolher. Basta já ter as frontais para se saber que sub precisa. O que é que as traseiras têm a ver com o sub, por exemplo?


E porque uma imgem vale mais que mil palavras:

Coluna monitora/ de estante
1020.jpg


Coluna de chão
1050.jpg


Cumps
 
Última edição:
Não consigo perceber a tua argumentação, para o sub ser a última coisa a escolher. Basta já ter as frontais para se saber que sub precisa. O que é que as traseiras têm a ver com o sub, por exemplo?

Cumps

Fácil vacalouca.

Tudo depende do sistema que estás a pensar meter.

Tenho 1 amigo que comprou 2 b&w 603 e meteu um sub yamaha (isto foi ha uns anos).

Quando meteu mais a Central (da série 6..nao me lembro) e mais 2 DS6 (que descem até aos 60) que sao dipolares aconteceu o seguinte:

1 sub já nao fazia nada (não esquecer que se tiver a mm fase o grave de 5 colunas nada tem a ver com o de 2).

E meteu um 2º sub (tem 1 receiver da yamaha).

Se tivesse comprado as 5 colunas sabia que apenas um Rel Quake ou superior tinha sentido.

E isso ve-se jogando com o receiver. As colunas frontais estão a 5 metros. Ligando so estas a falta de grave é notória.

Ligas as 5 colunas sem sub e notas 1 melhoria assinalável. Mas ter o yamaha ou não é a mm coisa.

Por isso não é linear. Porque o grave de 5 colunas não é o mesmo de 2.

Na minha opiniao comprar 1 sub com base nas colunas frontais que podem ficar super longe.

Vai muito depender da qualidade das colunas traseiras.

Claro que 99% das pessoas mete satelites rascas ou colunas que abaixo de 100 hz nada fazem. Ai entendo a tua posicao.

Se tiveres umas DS6 ou mesmo colunas normais de chao tipo a 683.

4 683 não é igual nem de perto nem de longe a 2 683 a 5 metros de distancia.

Normalmente as colunas traseiras ficam ao teu lado especialmente as dipolares
 
Esta imagem pode ajudar ou não a perceber:

bild


A coluna dipolar traseira fica mm encostada. Esta coluna (a esquerda mais a direita) vai alterar o grave sentido na sala
 
http://*****/cas/site/especiales-ficha.asp?id=358
http://*****/cas/site/especiales-ficha.asp?id=354
http://*****/cas/site/especiales-ficha.asp?id=352

ve esses negocios. bons preços

andei a ver estes e gostei....:)

Ja dao para formatos HD de som?

o que tem de mal para estarem tao baratos?

o odissey vale a pena?
 
Percebo o teu raciocínio, mas isso é válido para casos em que as 5 colunas reproduzam o mesmo canal; no caso dum formato X.1, cada coluna (ou par de colunas para não complicar demasiado), as colunas traseiras são usadas para uns quantos efeitos e pouco mais. Nunca vai ser o papel delas reproduzir graves ou sub-graves. Isso ficará a cargo do sub, e em menor parte, das frontais e central.

Acho que no caso do teu amigo, fez uma má escolha em termos de sub. Não é necessário um Quake para se notar melhorias em relação a essas B&W, um "mero" BK de 300€ já acrescenta algo às colunas em questão.


Cumps
 
Back
Topo