TL;DR => Neste momento, a vantagem para novos clientes em 3P Fibra (Tv+Net+Tlf fixo) é para mim a Vodafone Fibra (TV=130, Net=100/100, Voz fixo ilimitado)=26,90€.
___
No
sub-tópico da Vodafone há relatos de novos clientes que em loja conseguiram o pacote dos 26,9€ com a oferta da box sem grandes problemas e sem incluir telemóveis. Via comercial porta a porta também pode acontecer mas é importante que tudo, mas mesmo tudo o que for acordado fique escrito e assinado pelo comercial. Nada de promesas apalavradas que depois a empresa vai alegar desconhecer e não aplica.
Recordar que o contrato feito à distância (por telefone, internet ou comerciais fora de uma loja) permitem cancelar o mesmo nos 14 dias seguintes sem penalização e sem justificação. Depois disso estás fidelizado e sujeito a eventuais penalizações financeiras por cancelamento antecipado (24 meses na maior parte dos casos para novos clientes).
Normalmente:
- Contratar inicialmente um serviço de 3P (TV+Net+Voz) é mais vantajoso (preços, facilidade de renegociação e retenção no futuro) do que um serviço agregado 4P (TV+Net+Voz+Telem) ou 5P (TV+Net+Voz+Telem+Net Móvel). Depois de teres um 3P podes adicionar outros produtos que precises à conta, é até habitual o cliente 3P receber ofertas para adicionar outros serviços a preços não divulgados nos sites das operadoras.
- Em loja ou com um comercial é possível obter melhores preços (e/ou outras ofertas/promoções) do que o preço de tabela anunciado nos sites das operadoras. Nada como visitar mais do que uma para comparar e avaliar o mercado
- Com o contrato assinado o período de fidelização é com a operadora (Cabovisão, MEO, NOS, Vodafone) e não com um determinado serviço ou produto da mesma. i.e poderás alterar e renegociar desde que te mantenhas como cliente da operadora durante o período dos 12 ou 24 meses acordados.
- Mostra este fórum e a minha experiência como cliente que a NOS é quem tem sido a mais permissiva para os seus atuais clientes em renegociar quer durante o período de fidelização (obtendo melhores preços ou alterações de tarifários) quer após terminar (propondo melhores condições para o cliente prolongar o contrato +12 meses).
Os pontos mais fortes, dependendo claro do perfil do cliente e das necessidades, e de acordo com os relatos que vou lendo são, genericamente:
- MEO/VODAFONE: estão mais próximas em termos de oferta comercial, qualidade da box de tv, qualidade e velocidade da net. São quem tem a maior quantidade de canais RF (sem necessidade de box). Melhor qualidade da rede 4G (relevante para quem usa ou pensa vir a usar).
- A Vodafone apresenta melhores preços para novos clientes.
- A NOS... sou cliente (3P+Telems+Net Móvel) porque ao fim de algum tempo os valores oferecidos pela retenção para os serviços que tenho não há mais nenhuma operadora que me faça nem perto disso. Tem uma boa qualidade de imagem se a TV é importante para ti. A box ficou parada no tempo, a velocidade da internet ficou parada no tempo, a rede móvel (3G e 4G) depende da zona, mas ficou classificada em último lugar nos mais recentes testes nacionais comparativos da ANACOM por exemplo. O apoio ao cliente dizem ser um pouco melhor e uma maior abertura para renegociar a partir dos primeiros dias como cliente, coisa que a MEO e a Vodafone não são reconhecidas por fazer. A NOS já foi pioneira, mas deixou de ir ao ginásio e já não tem pedalada para acompanhar os outros (TV Box, up/down NET e pings, canais RF, TV mobile, canais HD, rede móvel,...). Agora, oferece bons preços na retenção de atuais clientes e pouco mais.
Alternativas e se quiseres ter algum trabalho e "perder" tempo em negociações:
- Pelo menos na NOS,
há relatos de quem tenha conseguido nos últimos tempos o 3P (TV+Net 100/8+Voz) como novo cliente (por telefone ou agente comercial porta a porta), e depois durante os 14 dias iniciais tenha solicitado o desligamento por "ter recebido uma melhor oferta da Vodafone" e em retenção lhe tenha sido proposto o mesmo valor da Vodafone, mas Net=100/8. [Não me recordo de ter lido algum relato sobre o mesmo com a MEO.]
- Encontrar algum cliente de uma operadora que esteja interessado em terminar o serviço e aceite transferir a titularidade e a morada do serviço para teu nome beneficiando assim das condições de cliente antigo. Por vezes aparecem "ofertas" aqui no fórum de quem é cliente da operadora X e quer terminar mas ainda está fidelizado...
- Antes de decidir, "perder" tempo comparando os preços entre os mesmos tipos de serviços/produtos similares quer nos vários pacotes da operadora quer entre operadoras. É mais fácil e normalmente mais económico começar como cliente com um pacote mais básico(desde que suficiente para as necessidades) e depois renegociar já como cliente e questionar "quanto é que me fazem se eu quiser mais 'isto'?"
Se eu fosse um novo cliente (valorizo mais a internet) e com a concorrência dos 3 operadores na minha residência, a minha ordem seria: Vodafone Fibra, MEO Fibra e só depois a NOS Fibra/HFC. Mas nada como comparar as ofertas, e ler umas quantas páginas aqui no fórum dos 3 operadores para ter uma ideia do que se passa.