Escolha de uma nova Fonte de Alimentação (PSU)

fadr

Membro
Boas,
Gostaria de pedir ajuda aos peritos nisto para comprar uma nova fonte de alimentação que a minha velha berrou e felizmente não levou nada com ela :-D
Queria uma fonte silenciosa que suportasse o meu sistema sem stresses (ver My System).

Não quero fazer overclock nem usar SLI nem nada disso, não sou gamer nem uso aplicações que puxem muito o computador.
No entanto, às vezes acontece puxar o CPU a 100% de load quando me ponho a fazer mil e uma tretas ao mesmo tempo.

Em suma, o que é realmente importante é a fonte ser extremamente silenciosa e o mais barato possível, claro.
Já andei a fazer testes num site para ver quantos watts são necessários para a minha configuração e aquilo acho que dava 550w, mas pareceu-me bastante (digo eu, que não percebo muito disto), no entanto há fontes e fontes.

O meu orçamento ronda os 50€, mas se não precisar de dar 50€, melhor.
 
Coisas normais que se fazem no PC no dia-a-dia nunca vão puxar o CPU a 100%, só mesmo benchmarks.

A XFX Pro 450W Core Edition dá perfeitamente para aí. Ótima fonte, 49.9€ na *****. Ficas com uma fonte decente para configurações futuras e ficas com margem de manobra nesse se quiseres atualizar.
 
E se eu eventualmente quiser começar a jogar jogos tipo Need for Speed Most Wanted com os gráficos tanto no máximo quanto a minha gráfica suporte?
Ou converter vídeos, que é algo que às vezes ainda faço, esses 450W chegam?
Fora disso os 450W chegam e não fazem barulho nenhum?
 
Ok, arranjei uma Corsair CX600 porque consegui pelo mesmo preço da XFX.
De qualquer maneira, já instalei a fonte e tal, só que continua a fazer imenso barulho.
Não é nenhum estardalhaço nem nada parecido, mas ouvem-se perfeitamente as ventoinhas a fazer VVVVVVVV e ao fim de algum tempo cansa se não tiver música ou outros sons a abafar.
Eu não percebo muito disto, mas o que sei que tenho dentro da torre é a ventoinha e dissipador do CPU que vêm de origem, a PSU (agora a Corsair) e uma ventoinha quase do tamanho da PSU que está por baixo da PSU mesmo.

O que é que dá para fazer para se reduzir este vvvv?
 
Provavelmente é a fan do Stock Cooler... Para isso basta desligares a fan que está por baixo da PSU para verificares se o mesmo barulho se mantém!
 
troca o cooler do cpu por um aftermarket com uma fan silenciosa, e trocas também as outras fans que tens por umas silenciosas, e ficas com um pc a fazer muito menos barulho e mais fresco
 
Descobri com o RivaTuner que o barulho vem mesmo da gráfica :D
Agora ando com as ventoinhas a 30% quando quero estar na net à noite para estar mais calminho.
Quando é para jogar, salta para os 90% mais ou menos que é para não aumentar muito as temperaturas.

65º sem fazer nada (apenas net e coisas dessas) é normal?
E qual é o limite de temperatura aceitável para a XFX 8800GT a jogar?
 
Descobri com o RivaTuner que o barulho vem mesmo da gráfica :D
Agora ando com as ventoinhas a 30% quando quero estar na net à noite para estar mais calminho.
Quando é para jogar, salta para os 90% mais ou menos que é para não aumentar muito as temperaturas.

65º sem fazer nada (apenas net e coisas dessas) é normal?
E qual é o limite de temperatura aceitável para a XFX 8800GT a jogar?

Não sei qual será a temperatura ideal de funcionamento de uma 8800GT, mas parece-me que 65º só a navegar na net é um bocadinho puxado...

Não sei se não será boa ideia mudar o cooler da gráfica, ou, pelo menos, fazer-lhe uma limpeza.

\w/
 
Não sei qual será a temperatura ideal de funcionamento de uma 8800GT, mas parece-me que 65º só a navegar na net é um bocadinho puxado...

Não sei se não será boa ideia mudar o cooler da gráfica, ou, pelo menos, fazer-lhe uma limpeza.

\w/

Aconselhas algum tipo de limpeza em especial como sprays ou afins? Ou apenas uma aspiradela normal na zona da ventoinha?
 
Aconselhas algum tipo de limpeza em especial como sprays ou afins? Ou apenas uma aspiradela normal na zona da ventoinha?

Bem, isso vai depender do cooler da gráfica. Eu tenho usado predominantemente gráficas passivas, como a 7600GS da Gigabyte, e a 7950GT da XFX; e nessas, eu só tinha que limpar o pó que eventualmente se acumulasse entre as laminas dos dissipadores. Mas se a tua tem uma fan, então já é mais como a minha 7600Gt da XFX que tinha uma coisa minúscula, e fazia o barulho de uma turbina a jacto. Mas as fans das minhas Gigabyte GTS 450/GTX660 são grandes, e espaçosas, por isso são mais fáceis de limpar.

Só aconselharia a desmontar a fan e todo o dissipador, se houver pasta térmica de prontidão para se tornar a fazer uma montagem "em condições".

\w/
 
Última edição:
Back
Topo