Escolha distro

joaotnumis

Power Member
Olá a todos. Estou a pensar instalar uma distro Linux num portátil que tenho em casa. Ele tem 4GB de RAM e tem 80GB livres no disco e tem um Pentium.
Gostava de uma distro que fosse fiável e segura e que desse para este PC. Estava a pensar no Ubuntu 17.10. acham boa ideia? Obrigado.
 
Não tenho bem noção do desempenho, mas pessoalmente evitava o Ubuntu num computador com processador Pentium. Se queres o ecossistema do Ubuntu tentava talvez o Xubuntu, Lubuntu ou Ubuntu MATE. Utilizam ambientes gráficos mais leves o que pode favorecer um melhor desempenho. Mas podes sempre experimentar em Live USB para verificar o desempenho com qualquer das versões.

Depois existem outras hipóteses, dependendo de quão confortável estás com Linux e daquilo que pretendes.
 
Se queres uma distro fiável e segura, como disseste, é provavelmente melhor que qualquer versão de Ubuntu. Se é ou não adequada é uma questão de experimentares.

Mas, mais uma vez, não sei exactamente se Gnome é o ideal para esse computador, pelo que talvez queiras experimentar outro ambiente gráfico se tiveres problemas de desempenho. 4 GB de RAM é mais do que suficiente, à partida, mas não sei se o computador beneficiaria de algo mais simples e que possivelmente requeira menos do processador.

Uma das vantagens de ser software livre é que não se paga para experimentar.
 
Última edição:
Olá a todos. Estou a pensar instalar uma distro Linux num portátil que tenho em casa. Ele tem 4GB de RAM e tem 80GB livres no disco e tem um Pentium.
Gostava de uma distro que fosse fiável e segura e que desse para este PC. Estava a pensar no Ubuntu 17.10. acham boa ideia? Obrigado.

Se queres estabilidade Debian, mas já out-of-the-box. Tenta o LinuxMint com xfce ou mate.

 
Olá! Como tens 4 GB da RAM, não me parece que possas ter limitações com algum desktop environment. Possivelmente vais notar algumas perdas de performance nas animações ou assim, mas mais que isso, tenho dúvidas.

Se tens conhecimentos de Linux, se dominas a instalação de pacotes, configuração do sistema e tweaks de embelezamento (vais precisar!), e queres um sistema ultra estável e seguro, Debian 9 Stretch. Não recomendo de maneira nenhuma Debian com MATE, pois está cheio de bugs, nem LXDE porque vais ter uma grande dor de cabeça a configurar as teclas FN.
Posto isto, se queres algo muito bonito e cheio de coisas para encher o olho, Gnome 3 (mas sem animações), se queres algo muito rápido e leve e que virtualmente nunca crasha, avança com XFCE.
XFCE de origem é horrível, pior que o Windows 95. Contudo já tenho alguma experiência em torná-lo em algo apetitoso e sem perderes performance. Estou aqui para ajudar, sente-te à vontade para mandar mensagem privada se assim entenderes.
KDE não gosto e Cinnamon nunca experimentei.
 
Com 4GB Ram podes usar KDE que é o top dos tops em desktop , é o que mais consome com os efeitos ligados.
O teu problema não está aí mas sim no Pentium depende de que relógio tem (GHZ) se é modelo antigo ou novo é algo que não descreves e é importante porque podes estar a falar de um 32 bit pae enabled ou não, podes estar a falar de um x86_64 hibrido, ou de um 64.
Isto porque certos processos que não todos sobrecarregam mais os processadores e aí se juntares a picos de stress processador o uso de KDE por exemplo vais sofrer mais de bloqueios largos do que usando um ambiente leve que use programas que por sí façam pouco uso de chamada a processador por via de terceiros programas ou não.

Poder poder, podes usar KDE mas no teu caso eu dir-te-ia uma coisa mais leve, O Gnome é o que é consome bem , o Unity mais do mesmo é derivado, o Mate é um Gnome2 já começa a melhorar, o Cinnamon acho uma coisa balofa que nunca gostei, o XFCE é mais ou menos bonito com consumos aceitáveis e depois entras nos leves o LXQT razor-qt derivado com librarias KDE mas leve, o LXDE o mesmo de sempre e os gestores janela * box ou outros.
Tens também os independentes um que está na moda é o Deepin que é derivado Gnome e o Solus que tem um ambiente derivado do Gnome2 creio.

Fica à tua escolha tens uma distro portuguesa o AçorOS que tem tudo em PT e tem XFCE , LXDE etc...

Eu tenho um pc com 4GB Ram e uso LXDE prefiro ir sobrado e ter extrema funionalidade de configurações que andar com desktops que dão problemas andam sempre a mudar e não são tão fáceis de configurar manualmente com edição de um arquivo apenas.
Se sobra tens de onde tirar se não sobrar não há de onde tirar e toca reinstalar outra distro.
O LXDE é hoje dos mais usados.
Um distro voadora para esse pc seria o Antix que está na moda e vem com Fluxbox isso é um bom ponto de partida se os Debians se dão bem contigo.
 
Com essas specs usa uma destas abaixo, é ires testando a que te agrada mais:

Mint
Ubuntu
Mageia
Debian
Fedora
openSUSE
Arch
PCLinuxOS
Slackware
 
Provavelmente vou optar pelo AçorOS. Só mais uma coisa, o debian 9 scretch é compatível com 32 bits? Obrigado.

Sim no projecto Debian tens as ISO's 32 Bit tens nopae e as pae (Phisical adress extension)
Para saber se o teu pc booteia ISO pae usa o comando cat /proc/cpuinfo se estiveres num Ubuntu.
Dar-te-á o retorno de umas flags se tiver lá nesse contexto - pae - então é pae enabled.

BVq9K8GUMptj.png


O AçorOS tem uma versão LXDE e demais também para 32 podes experimentar.

Na semana que passou tive um problema bastante curioso com um Debian o Minino Galpon o qual queria instalar porque é um LXDE e era num pc pae-enabled e a ISO comprovada em hash para 32 bits e não booteava de maneira nenhuma , são casos excepcionais , booteava noutros pcs e não no que queria meter a distro. Ainda não faço ideia tanto eu como os desenvolvedores do porquê disto e é um Debian com LXDE muito limpo e porreiro.
Aqui podes ver o tema → https://minino.galpon.org/es/imposible-bootear-con-el-hash-comprobado-y-bien
 
Back
Topo