1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escolha e compra de fans e coolers

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por IndridC, 12 de Setembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 788)

1. IndridC

IndridC Power Member

Viva,
    preciso da opinião do pessoal nas mkinhas duvias (vou tentar explicar-me sem ser confuso).

Tenho uma caixa da 3R System uma R240 (http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=case&idx_num=68) e queria saber se compensa colocar lá mais algumas fans.

Tenho espaço para uma fan de 80mm, tem lá um "VGA Cooling Hole" que é capaz de dar para desenrascar para lá alguma coisa e tem um espaço à frente que é capaz de dar para meter uma de 120mm.

A minha duvida é se vai ter algum resultado visível decente, ou se basta meter um cooler no cpu e talvez na gráfica que chega?

2. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Se não tens nenhuma ventoinha na caixa, é melhor meteres pelo menos uma atrás a extrair o ar quente de dentro da caixa, pois assim, tens algum airflow. O aconselhável é ter outra à frente a deitar ar para dentro da caixa, fazendo assim uma corrente de ar: o ar frio que entra à frente e em baixo, torna-se menos denso devido ao calor gerado pelos componentes e este sobe e é retirado pela fan traseira que o extrai. Se quiseres fazer overclock, também deves comprar um cooler novo.

3. IndridC

IndridC Power Member

Ve esta imagem (http://www.3rsys.com/english/products/case/r240/r240_03.jpg)
    tenho uma fan de 80mm na traseira (na mesma localização que na foto), e à partida posso meter outra (tenho de ver se há espaço) para meter outra de 80mm (que ficará na parte de baixo).

à frente é que tem lá um sitio onde tenho de ver se dá para meter uma fan (http://www.3rsys.com/english/products/case/r240/r240_03.jpg) porque tem um painel à frente e não me parece que exista grande fluxo ar.

tenho tambem de lado uma fan de 80mm (http://www.3rsys.com/english/products/case/r240/r240_03.jpg)

Se isto já for suficiente vou apostar entao num cooler para cpu

4. ASUS_SUPPORTER

Podias pôr outra fan de 80mm, assim tinhas melhor airflow. Quanto à da frente, se aquilo não tiver nenhum espaço livre para que o ar entre, então é melhor deixares estar. Quanto ao cooler do CPU, um cooler novo (tipo o arctic freezer 7 pro, por exemplo) é bem melhor que o stock cooler.

5. IndridC

IndridC Power Member

Se houver espaço devo meter outra de 80mm atrás que até são baratas e razoavelmente silenciosas.

Dado que n vou gastar nd em fans devo entao gastar ai uns 20/25 euros num cooler para o cpu.
    o Artic Freezer 7 Pro custa +-15€ juntando mais 5/10 já arranjo algo melhor (de preferencia que seja silencioso!) :P

E para a Hd 4850 haverá algum cooler por 10/15€ silencioso e melhor que o de origem?

6. ASUS_SUPPORTER

Para a placa gráfica tens o arctic Accelero S1 (Rev.2) (cerca de 20€) e para o CPU, um Zalman 7700 Al-Cu (26€) não ficam mal.
    Cumprimentos

7. Peddro

Peddro [email protected] Member

Eu também tenho uma 3RSystem e na parte da frente dá para por uma ventoinha de 12cm. Sempre ajuda a entrar ar...

8. IndridC

IndridC Power Member

é uma R240?
    é que como aquilo tem o painel (que por acaso nem o metia a funcionar ainda) para controlar temparaturas e fan a entrada de ar parece mesmo fraca....

9. Peddro

Concordo com um um Zalman 7700 Al-Cu ou todo em cobre para ajudar os dissipadores passivos da board a "libertarem" o calor...

10. Peddro

É uma questão de organizares os cabos...

Uma sugestão que te dou, se puderes, é abrires um pouco mais a entrada de ar na frente... (até mesmo com um alicate de corte)

Partilhar esta Página