Escolha entre configurações

michael c

Power Member
Boas Pessoal!

Em primeiro lugar, como sou novo por aqui, queria dizer "olá" a todos. Posto isto vou colocar-vos algumas dúvidas que me têm tirado o sono no ultimos tempos .

Sou profissional na àrea da multimédia desempenhando funções na àrea de Web Development, Design Gráfico, Video e 3D. Por isso, trabalho com diverso software dito "pesado", nomeadamente: Dreamweaver, Flash, Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere, After Effects, Encore DVD e Maya.

À medida que fui evoluindo na utilização das ferramentas que citei em cima, o PC que possuo actualmente foi deixando, naturalmente, de estar à altura. Por isso, pretendo este mês adquirir uma workstation para trabalhar ( reforço a ideia de que é mesmo para trabalhar, não tenho nenhum interesse em criar uma plataforma para jogos).

Como possuo alguns conhecimentos ao nivel do hardware, elaborei já 3 configurações possiveis para a workstation, duas baseadas em plataforma AMD Opteron e uma outra em Intel Core 2. Neste momento, e por razões óbvias que se prendem com a arquitectura e para os fins de utilização, estou mais inclinado para
uma solução baseada em AMD Opteron. Pus de lado uma plataforma baseada na nova série XEON 5100 porque as memórias utilizadas neste tipo de sistemas é demasiado cara (utilização de memórias FB DIMM). As configurações que elaborei são as seguintes:



_______________PLATAFORMA DUAL OPTERON_________________________________________________________

Placa-Mãe
TYAN Tiger K8WE (S2877) ANRF
300 €
Processador
2x AMD Opteron 270 Inbox Dual Core (2.0 Ghz)
500 €
Disco 1
Western Digital Raptor 74 GB (10.000 RPM)
180 €
Discos 2
2x Hitachi Deskstar T7K250 (SATA II) Raid 0
222
Memórias
2x Kingston - Memoria - 2 GB - DIMM de 184 patillas - SDRAM / PC2100 - ECC.
650
Placa Gráfica
Asus Radeon X1900XT 256MB PCI-E
260
DVD Leitor
Samsung 16x
15
DVD Gravador
Samsung DVD +/- R Lightscribe
50
Caixa
Silverstone TJ06 Black
70
Fonte
Eurotech 560 W Silent
70


2.317 €




_______________PLATAFORMA SINGLE OPTERON_________________________________________________________


Placa-Mãe
TYAN Tomcat K8E-SLI 2866 A2NRF
255 €
Processador
AMD Opteron 175 Inbox Dual Core 2,2 Ghz
300 €
Disco 1
Western Digital Raptor 74 GB (10.000 RPM)
180 €
Discos 2
2x Hitachi Deskstar T7K250 (SATA II) - RAID 0
220
Memórias
2x Kingston 2GB DDR Non ECC 3-3-3 Kit Dual Rank
500
Placa Gráfica
Asus Radeon X1900XT 256MB
260
DVD Leitor
Samsung 16x
15
DVD Gravador
Samsung DVD +/- R Lightscribe
50
Caixa
Silverstone TJ06 Black
70
Fonte
Eurotech 460 W Silent
50

TOTAL
1.900 €



_______________PLATAFORMA CORE 2______________________________________________________

Placa-Mãe
Asus P5B Deluxe Intel / LGA 775 / FSB 1066 Mhz / PCIe / SATA II / Gigalan / Audio HD
190 €
Processador
Intel Core 2 Duo E6600 2,4 Ghz
350 €
Disco 1
Western Digital Raptor 74 GB (10.000 RPM)
180 €
Discos 2
2x Hitachi Deskstar T7K250 (SATA II) - Raid 0
222
Memórias
2x Gskill 2GB 800 Mhz = 2x Memória 1024 MB Dual Channel
540
Placa Gráfica
Asus Radeon X1900XT 256MB PCI-E
260
DVD Leitor
Samsung 16x
15
DVD Gravador
Samsung DVD +/- R Lightscribe
50
Caixa
Silverstone TJ06
70
Fonte
Eurotech 460 W Silent
50

TOTAL
1.927 €



Tenho algumas dúvidas relativamente às memórias utilizadas em todas as plataformas. Conseguirá a plataforma Core2 ter um desmepenho superior à plataforma Single Opteron? Enfim, todos os esclarecimentos e sugestões são bem vindos. Espero que me possam ajudar na configuração de uma boa máquina de trabalho. Acrescento apenas que só pretendo fazer OC se adquirir a máquina baseada em Core2.

Abraços a todos, aguardo feedback vosso

Gatekeeper
 
Têm...nomeadamente explosões 8|

A última configuração é, sem dúvida, a melhor opção. Ninguém te vai recomendar a compra de Opteron's nesta altura.
 
Última edição:
Explosões????

Minha nossa, nessa caso obrigado a dobrar:-D Já tive a ver a fonte que recomendaste, pelas especificações parece-me bastante completa.

Axas mesmo que a configuração Core2 é a melhor? Repara que para os fins em questão (Criatividade) a arquitectura AMD goza de acesso directo à memória uma vez que o controlador está imbutido no cpu...o que faz, teoricamente, com que o desempenho aumente em softwares que têm grande necessidade de utilização de memória. Mesmo assim, brigado pela opinião, se pudesses fundamentar porque dizes que a configuração CORE2 é melhor agradecia porque essa é uma das duvidas que, efectivamente, tenho.

Abraço
 
Pois reamente tenho que me justificar ^^

Core 2 Duo: maior performance em praticamente todos os testes (um E6600 bate um FX-55, acho que é este), menor consumo energético (os C2D têm a melhor relação performance/Watt).

Mesmo com essa característica dos AMD que referes, não creio que as outras opções sejam bons investimentos.
 
Sim, realmente tens toda a razão nesse aspecto...os C2D são, neste momento imbativeis em quase tudo. Dou-te razão em tudo o que dizes. Em confronto directo até acredito, e isto em termos de performance, que bata o Opteron 175, embora eu não tenha a certeza do que estou a dizer. Já os dois Opteron 270 não acredito porque estamos a falar de sistemas diferentes - Dual Core VS QuadCore.

Mesmo assim, e só para concluir o meu raciocinio, uma workstation é muito mais que performance, é também estabilidade e capacidade de expansão para o futuro. Gostaria que a analise fosse não só ao cpu mas a toda a configuração escolhida, desde a motherboard, memórias, placa gráfica, etc...sempre tendo em atenção os fins a que se destina. Obrigado pelos teus replys.

Abraço
 
Claro, contra dois Opteron's, cada um Dual Core, não deve ser melhor.

Em relação às memórias, acho que fazias melhor em comprar 2x1GB DD2-667 (deve ser metade do preço).

Expansão para o futuro: salvo erro essa motherboard (P5B Dlx) já tem suporte para os Quad Core que estão para vir.

Estabilidade: em relação à placa e à fonte (tenho uma), não há nada a dizer.

Placa gráfica: não me parece má, mas não tenho opinião formada em placas dessa gama de performance.

Também acho que estás a gastar demasiado dinheiro no Raptor. Afinal, compras com 180€ um SATAII de 400GB e ainda te sobram umas notas. E o ganho de performance com 10k rpm (e de ruído também) não compensa o preço.

Também não me soa bem Hitachi's de larga capacidade para RAID 0. Eu iria para uns Western Digital ou Seagate.

Caixa: ventoinha à frente do disco (80/92/120, quanto maior melhor) e uma traseira com pelo menos 92mm.
 
Qto às memórias enganei-me...esses preços são realmente para módulos de DDR2 667...repara que são 4GB no total 2x2GB Dual Chanel = 4x1GB, daí os 500€, mas axo que até custam mais um bocado, para aí 600:-D

Qto aos discos a ideia era que o raptor, uma vez que é de 10.000RPM ficasse como disco principal para instalação de SO e programas...contudo, nesse aspecto concordo ctg, não sei se será um bom investimento. Esses discos Hitachi são simplesmente os mais rápidos que há no mercado na gama de 250GB, são largamente utilizados em RAID 0 praticamente em todas as workstations que eu tenho visto e analisado

Qto à refrigeração, não estou muito por dentro mas sei que é importante...será q me podias dar umas dicas, o que é importante para se ter um bom sistema de referigação? Essa caixa traz um headpipe que faz a circulação de ar junto processador, tipo tunel. Se kiseres dar uma vista de olhos http://www.silverstonetek.com/products-tj06.htm

Abraço
 
Última edição:
Qto às memórias enganei-me...esses preços são realmente para módulos de DDR2 667...repara que são 4GB no total 2x2GB Dual Core = 4x1GB, daí os 500€, mas axo que até custam mais um bocado, para aí 600:-D

Pois não reparei :-D parecia-me ter lido 2x1GB.


Qto aos discos a ideia era que o raptor, uma vez que é de 10.000RPM ficasse como disco principal para instalação de SO e programas...contudo, nesse aspecto concordo ctg, não sei se será um bom investimento. Esses discos Hitachi são simplesmente os mais rápidos que há no mercado na gama de 250GB, são largamente utilizados em RAID 0 praticamente em todas as workstations que eu tenho visto e analisado

Sendo assim, retiro o que disse.



Qto à refrigeração, não estou muito por dentro mas sei que é importante...será q me podias dar umas dicas, o que é importante para se ter um bom sistema de referigação? Essa caixa traz um headpipe que faz a circulação de ar junto processador, tipo tunel. Se kiseres dar uma vista de olhos http://www.silverstonetek.com/products-tj06.htm

Abraço

Basicamente, aquilo que te disse em cima é o mínimo para teres uma refrigeração aceitável (e para não te acontecer o que me acontece no PC do quarto ao lado, quando fecho a caixa a temperatura do CPU sobe 5ºC em segundos.

Já agora, aquilo não é um heatpipe, é um tunel de vento (como diz no site). Tens aqui uns heatpipes: http://www.techpowerup.com/reviews/Thermalright/V1Ultra/images/heatpipes.jpg

São do melhor que há para refrigeração (não é por acaso que os melhores dissipadores a ar têm heatpipes :))

E não percebo o objectivo do tunel de vento, pois nem é furado. Será que querem arrefecer a caixa com o ar que passa dentro do tunel? É que para isso fazia mais sentido usar um material com maior condutividade térmica que um plástico (alumínio, por exemplo).
 
Bem, já aprendi o q é um heatpipe:-D Decididamente não percebo nada de referigação.:lol:

O tunel de vento serve apenas para arrefecer o processador, uma vez q melhora a circulação de ar, isto pelo que eu li...a caixa parece-me bastante boa, mas acredito que haja melhores...também não é mto cara. Vou ter de pensar a sério nisso da referigação. No PC que teño actualmente existem vários problemas a esse nivel o que provoca um ruido irritante!

Obrigado pelas dicas

Abraço
 
Deve ser só em relação à refrigeração :p (olha bem como se escreve a palavra)

Só agora reparei que nesta caixa a motherboard fica "ao contrário" (do habitual), daí não ter percebido o objectivo daquela "coisa".

Se fosse eu tirava-a e deixava a ventoinha de 120mm traseira a injectar ao para o processador.

Não precisas de uma grande refrigeração (os C2D aquecem pouco), não convém é que o ar quente fique "parado" dentro da caixa (especialmente se estiver dentro de um móvel)
 
:-D Ok, refrigeração (qd escrevo à pressa não dou mta importância ao português,sabia que estava a escrever mal):-D .

Nessa caixa a "refrigeração" é feita de uma forma engraçada, a MB é montada ao contrário, para que o tal tunel de vento fique junto ao processador e possa, desta forma, melhorar a circulação de ar...assim, o tunel leva 2 ventoinhas de 120 em cada extremo. Pelo que eu percebi uma mete o ar e outra tira, isto faz com que o ar nunca fique parado junto aos processadores. Esta caixa já tem uns anos e provavelmente foi feita a pensar nos pentium 4 socket 478, como o q teño actualmente, que têm problemas de aquecimento.

Tens razão, os C2D não aquecem muito...a menos que se lhe aplique um OC e se faça funcionar um E6600 2,4GHZ a 3,4GHZ ou mais...e aí, talvez este sistema de tunel de ar já faça algum sentido...de qq forma tb não sei, não percebo nada de "refrigeração".:-D

Abraço
 
Pois reamente tenho que me justificar ^^

Core 2 Duo: maior performance em praticamente todos os testes (um E6600 bate um FX-55, acho que é este), menor consumo energético (os C2D têm a melhor relação performance/Watt).

Mesmo com essa característica dos AMD que referes, não creio que as outras opções sejam bons investimentos.

Acho que é o fx60.
 
O meu CPU actual (Pentium 4 - 3.06 GHZ socket 478) dificilmente está abaixo dos 50º, nem mesmo no inverno. Quando ponho isto a fazer um render em Premiere ou Maya isto dispara para perto dos 80º graus e às x durante horas seguidas!!!! Nem sei como é q ainda não keimou:) Enfim, sorte talvez.
 
Pois, realmente já devia ter investido nisso. Agora já não vale a pena uma vez que o vou dar à troca pela nova mákina que, muito sinceramente, ainda não decidi qual vai ser...uma coisa é certa, vai ser uma dessas três, e acho que com qualquer uma delas fiko bem servido.

Já agora, vejo que tens um sistema similar em alguns pontos com o sistema que possuo actualmente...

Se o desses à troka por uma das três configurações de cima, qto pedias por ele?!

Abraço
 
Back
Topo