Escolha exigente de máquina! 400€.

el Bosco

Power Member
Caros aficionados da fotografia

Tenho uma escolha dificil para fazer.... Passando ao questionário.

O QUÊ: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina com lente + bolsa transporte.

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
Não mais que 400€ pela máquina. Bolsa à parte. Caso se justifique poderei esticar até aos 500€, mas excepcionalmente...

PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
É uma máquina para trabalho (arqueologia) e deverá por isso ser o mais multifacetada possível. Paisagens, pormenores, em complexas condições de luminosidade.

PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?

Exteriores de dia na sua esmagadora maioria e em situações complexas de luminosidade (luz e contraluz e sombras).

COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?

Incompetente. Percebo muito muito pouco de fotografia.

JÁ TENS: Qual é o teu equipamento actual?

Nenhum.

COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?

Irrelevante para o caso.

ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?

Preferencialmente loja física, mas caso compense (por mais de 50€) também equaciono loja online.

Resumindo...
Preciso de uma máquina semi-profissional, que aguente bem as duras condições do trabalho no campo (poeiras!!!) e seja capaz de realizar boas fotos em exigentes condições de muita luminosidade, contraluz e sombras, não ultrapassando os 400€.

Edit: Deverá também puder fazer vídeo em qualidade aceitável.

Tarefa dificil ou até mesmo impossível?

Obrigado pela atenção
 
Última edição:
Diria mesmo impossivel, pelo menos nova.
Tens a canon 50D por esse valor usada. ja que queres semi profissional.
Ja agora nao é a camera que é luminosa, é a lente.
 
Pensei em semi-profissional por achar que era o perfil de máquina que se adequava mais à descrição que fiz.

Edit:

Já vi que estão a recomendar noutros tópicos a Canon EOS 1100D.

Já no limite do meu orçamento tb já vi a Nikon D3100.

Será que se adequam ao que pretendo?...
 
Última edição:
Com esse orçamente acho muito difícil e esgota-se na máquina em segunda mão para ter alguma protecção e corpo resistente. Depois pelo que dizes tens que comprar 2 objectivas, uma para paisagens e outra para pormenores.
O pior de tudo é que dizes que percebes muito pouco de fotografia e com certeza irás tirar fotos tão boas numa dSLR como numa compacta. Infelizmente a máquina não faz tudo, na realidade não faz basicamente nada para além de registar o que queres e como queres . Podes sempre colocar em automático, mas em situações de contra luz e luz com sombra o automático perde-se. Mesmo em manual ou semi-manual não não fáceis de registar e normalmente é necessário acessórios extra.
 
O que queres não existe. Imagino que arqueologia requeira tanto uma grande angular (para apanhar estruturas/edificios/ruinas(?) inteiras) como uma macro (para objectos a alguns cm da máquina). Isto em DSLR requer duas lentes. Lentes seladas contra pó são 1000€+ e se não forem seladas pura e simplesmente não podem apanhar com ele, que entra logo para o mecanismo.

O melhor é mesmo arranjares uma compacta "travel zoom", que tenha grande angular e macro decente. Obviamente que não é robusta, mas se morrer não é grande rombo na carteira, e tem a vantagem se poder meter no bolso e ter sempre à mão.

Eu não recomendo mesmo nada andar com DSLR ao pó, sobretudo areia e vento. Já tenho uma objectiva com areia lá dentro, apenas numa tarde...
 
Já temia que fosse dificil o que propus...

Mas dar mais que 600€ por uma máquina está fora de questão para o meu orçamento.

Sendo assim, o que me aconselham que mais de adeqúe ao que indiquei, mesmo não cumprindo todos os (exigentes) requisitos que estipulei?

E já agora, por quanto ficaria uma máquina selada nestas condições? Com que orçamento? E modelos?
 
Se for tudo novo e só apontado para a Canon
Máquina : Canon 60D ~ 850€
Objectiva para paisagem : Canon 16-35mm f/2.8L II USM ~ 1400€ ou Canon 17-40mm f/4L USM ~ 750€
Pormenores : Canon 100mm f/2.8L Macro IS USM ~ 850€
 
Última edição:
Se for tudo novo e só apontado para a Canon
Máquina : Canon 60D ~ 850€
Objectiva para paisagem : Canon 16-35mm f/2.8L II USM ~ 1400€ ou Canon 17-40mm f/4L USM ~ 750€
Pormenores : Canon 100mm f/2.8L Macro IS USM ~ 850€

Deduzo que seja o orçamento para uma selada. Correcto?
 
Se vai usada na esmagadora maioria em exteriores de dia, podes eventualmente ficar bem servido com uma compacta. Tem várias vantagens, nomeadamente o facto de ser muito mais pequena que qualquer DSLR, não te vai atrapalhar no dia-à-dia, podes tirar uma foto, meter num bolso largo e continuar a trabalhar. As compactas também costumam ter macro aceitável, melhor que a típica lente de kit 18-55mm que não tem ampliação de jeito. Algumas têm GPS que também pode dar jeito.

Por outro lado não estou a ver a andares com a DSLR e várias lentes atrás e a mudares em sítios poeirentos consoante o que for necessário. Mas vai depender do tempo e vontade que tenhas para dispender com o material.

De resto tens compactas todo o terreno, à prova de água, quedas, etc, podem ser uma boa opção para o queres, mas não conheço esta gama que te possa fazer uma recomendação.

Edit
Dá uma vista de olhos nas seguintes máquinas:

  • Pentax Optio WG-2 (tens versão com e sem GPS)
  • Olympus Tough TG-1 iHS
  • Olympus TG-820 iHS
  • Panasonic Lumix DMC-FT20
  • Panasonic Lumix DMC-FT4
  • Canon PowerShot D20
  • Fujifilm FinePix XP150
  • Fujifilm FinePix XP50
São os modelos deste ano que encontrei, não faço ideia se prestam.
 
Última edição:
Por cerca de 700 euros compras um Pentax K-30 com a lente de kit, que é weather sealed, portanto com sorte arranjas uma usada à volta dos 600.
 
Back
Topo