1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escolha exigente de máquina! 400€.

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por el Bosco, 22 de Setembro de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 941)

1. el Bosco

el Bosco Power Member

Caros aficionados da fotografia

Tenho uma escolha dificil para fazer.... Passando ao questionário.

O QUÊ: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina com lente + bolsa transporte.

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    Não mais que 400€ pela máquina. Bolsa à parte. Caso se justifique poderei esticar até aos 500€, mas excepcionalmente...

PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    É uma máquina para trabalho (arqueologia) e deverá por isso ser o mais multifacetada possível. Paisagens, pormenores, em complexas condições de luminosidade.

PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?

Exteriores de dia na sua esmagadora maioria e em situações complexas de luminosidade (luz e contraluz e sombras).

COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?

Incompetente. Percebo muito muito pouco de fotografia.

JÁ TENS: Qual é o teu equipamento actual?

Nenhum.

COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?

Irrelevante para o caso.

ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?

Preferencialmente loja física, mas caso compense (por mais de 50€) também equaciono loja online.

Resumindo...
    Preciso de uma máquina semi-profissional, que aguente bem as duras condições do trabalho no campo (poeiras!!!) e seja capaz de realizar boas fotos em exigentes condições de muita luminosidade, contraluz e sombras, não ultrapassando os 400€.

Edit: Deverá também puder fazer vídeo em qualidade aceitável.

Tarefa dificil ou até mesmo impossível?

Obrigado pela atenção

Última edição: 22 de Setembro de 2012
  2. Cardosus

Cardosus Power Member

Diria mesmo impossivel, pelo menos nova.
    Tens a canon 50D por esse valor usada. ja que queres semi profissional.
    Ja agora nao é a camera que é luminosa, é a lente.

3. el Bosco

el Bosco Power Member

Pensei em semi-profissional por achar que era o perfil de máquina que se adequava mais à descrição que fiz.

Edit:

Já vi que estão a recomendar noutros tópicos a Canon EOS 1100D.

Já no limite do meu orçamento tb já vi a Nikon D3100.

Será que se adequam ao que pretendo?...

4. MEIA

MEIA Power Member

Com esse orçamente acho muito difícil e esgota-se na máquina em segunda mão para ter alguma protecção e corpo resistente. Depois pelo que dizes tens que comprar 2 objectivas, uma para paisagens e outra para pormenores.
    O pior de tudo é que dizes que percebes muito pouco de fotografia e com certeza irás tirar fotos tão boas numa dSLR como numa compacta. Infelizmente a máquina não faz tudo, na realidade não faz basicamente nada para além de registar o que queres e como queres . Podes sempre colocar em automático, mas em situações de contra luz e luz com sombra o automático perde-se. Mesmo em manual ou semi-manual não não fáceis de registar e normalmente é necessário acessórios extra.

5. Wildstar

Wildstar Power Member

O que queres não existe. Imagino que arqueologia requeira tanto uma grande angular (para apanhar estruturas/edificios/ruinas(?) inteiras) como uma macro (para objectos a alguns cm da máquina). Isto em DSLR requer duas lentes. Lentes seladas contra pó são 1000€+ e se não forem seladas pura e simplesmente não podem apanhar com ele, que entra logo para o mecanismo.

O melhor é mesmo arranjares uma compacta "travel zoom", que tenha grande angular e macro decente. Obviamente que não é robusta, mas se morrer não é grande rombo na carteira, e tem a vantagem se poder meter no bolso e ter sempre à mão.

Eu não recomendo mesmo nada andar com DSLR ao pó, sobretudo areia e vento. Já tenho uma objectiva com areia lá dentro, apenas numa tarde...

6. Cardosus

Cardosus Power Member

Nao se adequam de todo.
    Nao trabalham bem com ISO altos, nao sao seladas a poeiras sao maquina de entrada de gama = principiantes.

7. el Bosco

el Bosco Power Member

Já temia que fosse dificil o que propus...

Mas dar mais que 600€ por uma máquina está fora de questão para o meu orçamento.

Sendo assim, o que me aconselham que mais de adeqúe ao que indiquei, mesmo não cumprindo todos os (exigentes) requisitos que estipulei?

E já agora, por quanto ficaria uma máquina selada nestas condições? Com que orçamento? E modelos?

8. MEIA

MEIA Power Member

Se for tudo novo e só apontado para a Canon
    Máquina : Canon 60D ~ 850€
    Objectiva para paisagem : Canon 16-35mm f/2.8L II USM ~ 1400€ ou Canon 17-40mm f/4L USM ~ 750€
    Pormenores : Canon 100mm f/2.8L Macro IS USM ~ 850€

9. el Bosco

el Bosco Power Member

Deduzo que seja o orçamento para uma selada. Correcto?

10. Cardosus

Cardosus Power Member

sim

11. el Bosco

el Bosco Power Member

Ou seja, uma versátil mas com qualidade (inclusive de vídeo) e dentro do meu orçamento (400-500€)?

12. Cardosus

Cardosus Power Member

Diria que a a unica com que fara isso agora quem perceber de video se pronuncie, a Canon 550D ou 1100D

13. el Bosco

el Bosco Power Member

14. Almeida100

Almeida100 What is folding?

Se vai usada na esmagadora maioria em exteriores de dia, podes eventualmente ficar bem servido com uma compacta. Tem várias vantagens, nomeadamente o facto de ser muito mais pequena que qualquer DSLR, não te vai atrapalhar no dia-à-dia, podes tirar uma foto, meter num bolso largo e continuar a trabalhar. As compactas também costumam ter macro aceitável, melhor que a típica lente de kit 18-55mm que não tem ampliação de jeito. Algumas têm GPS que também pode dar jeito.

Por outro lado não estou a ver a andares com a DSLR e várias lentes atrás e a mudares em sítios poeirentos consoante o que for necessário. Mas vai depender do tempo e vontade que tenhas para dispender com o material.

De resto tens compactas todo o terreno, à prova de água, quedas, etc, podem ser uma boa opção para o queres, mas não conheço esta gama que te possa fazer uma recomendação.

Edit
    Dá uma vista de olhos nas seguintes máquinas:

• Pentax Optio WG-2 (tens versão com e sem GPS)
    • Olympus Tough TG-1 iHS
    • Olympus TG-820 iHS
    • Panasonic Lumix DMC-FT20
    • Panasonic Lumix DMC-FT4
    • Canon PowerShot D20
    • Fujifilm FinePix XP150
    • Fujifilm FinePix XP50
    São os modelos deste ano que encontrei, não faço ideia se prestam.

Última edição: 23 de Setembro de 2012
  15. el Bosco

el Bosco Power Member

Vou espreitar essas hipóteses. Obrigado! :o

16. macr0

macr0 Power Member

Por cerca de 700 euros compras um Pentax K-30 com a lente de kit, que é weather sealed, portanto com sorte arranjas uma usada à volta dos 600.

Partilhar esta Página