Escolha, Mantenho o XP ou migro para VISTA?

duartons

Power Member
Depois de andar a ler e a reler aqui no fórum chego a conclusão que as opiniões são varias e diversificadas... e que na pratica a duvida persiste...(pelo menos a minha)
Logo peço ajuda para respostas directas e baseadas em factos :)

Tenho "direito" ao DVD do VISTA visto ter adquirido o portátil nos meses que a Microsoft "oferece" o VISTA, já tratei das formalidades e apenas espero a chegada do DVD
Agora, vale a pena manter o XP ? O VISTA está melhor ? ...estou satisfeito com o XP por agora e tenho receio que ao mudar me vá arrepender e ter chatices a nível de desempenho e drives.
Tenho um ACER ASPIRE 5634 WLMi.
Pelo que tenho indagado a sensação que tenho é que o VISTA ainda está para cozinhar um pouco mais...
A jeito de informação, Uso Firefox, OpenOfice, AOL antivirus, zonelab, easycleaner, e toda a panoplia de programas livres que por aqui recomendam, esses vão há vida com o VISTA ?
 
Boas..Eu tenho o vista instalado e estou muito satisfeito com ele,nunca me deu problemas e na minha opiniao esta muito melhor que o xp tem mais funcionlidades e e mais rapido.Eu no teu lugar trocava para o vista.
 
guarda o dvd e espera que o "puto" cresça...
e, com alguma sorte, quando estiveres tentado a instalá-lo, a m$ anuncia um novo e fantástico os....
 
Bem, hoje no meu portatil tentei várias coisas :

- instalar uma impressora partilhada ( bem ) pela rede
-> nao consegui com sucesso, nao detectava a impressora ( 2 até )

- Instalar os drivers de uma impressora da hp em porta usb
-> brecava sempre o pc ao instalar os drivers

- configuração de algumas permissoes
-> muito dificil e atrofiante


Resultado : amanha formato o portatil e volto para o XP
sorry nao consigo

Pontos positivos : o ter o relógio para ver as horas no work lol
 
ja tive o Vista e o XP em dual boot
resultado -> 3 semanas depois apaguei o vista

penso que poderá vir a ser um "bom" OS mas por enquanto ainda não me cativa o suficiente

(btw, n fui muito com a barra de inicar escura)
 
Bem, hoje no meu portatil tentei várias coisas :

- instalar uma impressora partilhada ( bem ) pela rede
-> nao consegui com sucesso, nao detectava a impressora ( 2 até )

- Instalar os drivers de uma impressora da hp em porta usb
-> brecava sempre o pc ao instalar os drivers

- configuração de algumas permissoes
-> muito dificil e atrofiante


Resultado : amanha formato o portatil e volto para o XP
sorry nao consigo

Pontos positivos : o ter o relógio para ver as horas no work lol

Fiz isso tudo sem problemas, comprei por exemplo á umas semanas uma HP Photosmar 3180, tinha instalado com o CD no XP, xeguei ao vista e mal arrancou já tava completamente instalada

-------

Quanto ao topico, pah.. depende! Antes de mais parece que inda vais ter de esperar pelo teu DVD do vista, pois ainda há muitas pessoas que ainda não receberam o SO delas...

Se não jugares, ou o teu PC for bastante "forte" tas a vontade em ir para o vista, apesar de os drivers das graficas ainda não são 100% Vista compatible...

Quanto á memoria se tiveres 1Gb tas bem, mas só te sentes á vontade com 2GB, apesar que com alguns tweaks cosegues por o "bixo" a comer quase tanto como o XP (meu caso que o Vista gasta cerca de 300Mb depois do arranque....) e continuo com o AERO

e então este é um ponto crucial... SÓ TE RECOMENDO A mudares se tiveres uma grafica que suporte o AERO, se não fica calmamente no XP :P

Depois ficas tb avisado que o Vista consome mais energia, apesar que não é uma coisa assim por ai alem, mas ficas com menos uns minutos.. :P

MAs se ao fim e ao cabo usas o portatil para trabalhar e para ver uns filmes e ver umas fotos, p.ex. na tua sala ligado á TV, entao Vista all the way, a não ser mesmo que tenhas o MEdia Center mas mesmo assim, se o teu interesse principal são os jogos, acho que não tens problemas em ires para o Vista.


e.. Ei! se não correr bem, podes sempre voltar ao XP :x2:


cumps
fica bem
 
Mudar só por causa do Aero?! :lol:

Não disse isso... eu disse é que uma das mais valias no Vista é o facto de que ao teres o AERO as operações da GUI que eram habitualmente trabalhadas no CPU passam agora para o GPU, tendo mais estabilidade, por isso acho que se tivessemos mesmo decididos a mudar para o vista e a grafica não suportasse o AERO, o melhor era mater o XP pois era melhor. Já li em algumas reviews, que se ganha mais desempenho em termos de "Navegação" no PC (não tem nada a ver com a net) em ter o AERO do que o Basic.

SE LERES TUDO! ves que não disse para mudar por causa do AERO, para isso há WindowsBlinds e os temas do vista.....
 
eu já mudei de vez para o Vista.
os jogos muito dependentes da placa gráfica ainda têm uma perda ligeira de performance, mas os que são CPU e comedores de memória comportam-se brilhantemente no Vista, ainda para mais se usar o readyboost, de facto uma mais-valia enorme deste Vista.
Em termos de operações do dia-a-dia, gostei mais dele para trabalhar em imagens enormes de photoshop. e multi-tarefas, notei muito menos acessos ao disco.
Impressoras, chipset, graficas, etc, tudo reconhecido, só me faltam os drivers para o meu teclado, que a logitech esta a demorar a atirar cá para fora, embora me façam pouquissima falta.
 
Bem ...por agora vou manter o meu XP e quando chegar o "puto" :) trato de fazer uma repartição á parte e instalar para ver a coisa ... depois logo se vai vendo ;)
 
Pois, só que fiz esse reparo porque fizeste este Ultimato::007:

:rolleyes:

Claro! se não tivers uma grafica que suporte o AERO vais perder alguma performance no Windows, visto que o objectivo do AERO é os gráficos da GUI do vista irem para a grafica deixando o CPU e a memoria mais "soltos"

claro que isto não é impeditivo.. apenas disse que recomendo
 
Depois de andar a ler e a reler aqui no fórum chego a conclusão que as opiniões são varias e diversificadas... e que na pratica a duvida persiste...(pelo menos a minha)
Logo peço ajuda para respostas directas e baseadas em factos :)

Tenho "direito" ao DVD do VISTA visto ter adquirido o portátil nos meses que a Microsoft "oferece" o VISTA, já tratei das formalidades e apenas espero a chegada do DVD

Offtopic:
Qual foi estea meses? Adquiri em Dezembro... tenho direito? E qualquer loja que venda um portatil nestas alturas e que diga "Windows Vista Capable" é obrigada a isto?
 
Enquanto tudo o q utilizar no XP n fôr migrado para o Vista e vir bluescreens ao instalar um AV (se bem q o problema tb se deve ao instalador do AV) q dp nem em safe mode me deixa desinstalar o dito problema, acho q dificilmente usarei só o Vista...

Aquele controlo do user q estás a desabotoar os botões das calças e ele te vai perguntando "Tens a certeza q queres mijar ?" a cada botão, sinceramente tb n me convenceu...

Gráficamente (eye-candy) está mt bom, melhor q o XP, mas n tão bom qt um Suse com Nvidia e Beryl, isto na minha opinião, em relação ao XP, o q n falta aí são skins à maneira...

Acho q o Vista tem potêncial, mas acho q ainda vai demorar um bocado a abdicar do XP, talvez lá para o SP2 do Vista... :)
 
Back
Topo